blog

quinta-feira, janeiro 26, 2006

A pressão de se ser melhor

À medida que o derby se aproxima, parece óbvio que há estados de espírito bastante diferentes entre os adeptos dos dois rivais.

Do lado benfiquista, transpira a confiança na equipa, na qualidade dos jogadores e na sua capacidade para ultrapassar um adversário relativamente enfraquecido. Já do lado sportinguista, há um nitido sentimento de inferioridade, de falta de confiança na equipa e de esperança em que aconteça uma surpresa, ou seja, que contra toda a lógica das coisas, o Sporting consiga não perder contra um adversário que lhe é manifestamente superior. Basta um olhar rápido pela blogosfera, ou alguma atenção nas conversas de café, para se perceber que o que aqui escrevo corresponde à verdade.

E este estado de coisas representa um perigo real para o Benfica, já que contribui para o aumento da pressão sobre os seus jogadores. Ou seja, se ninguém espera grande coisa do Sporting e se não é nenhum drama que perca o jogo (porque é mais fraco, tem piores jogadores, atravessa um momento pior, etc), o contrário acontecer (leia-se, um resultado menos positivo do Benfica) já seria uma tragédia de dimensões biblicas, precisamente pelas razões inversas. A qualidade traz responsabilidades acrescidas.

Koeman parece já se ter apercebido disto e tem procurado acalmar as hostes, desvalorizar a importância relativa deste jogo e aliviar um pouco a pressão. É importante que o faça e que saiba, no balneário, gerir esta situação.

Na minha memória estão bem presentes situações inversas, em que era o Sporting que se encontrava mais forte e motivado e se preparava para golear o Benfica, para depois lhe sair o tiro pela culatra e acabar por sair derrotado no derby.

Qual é o Benfiquista que não se lembra dos 6-3, depois de termos passado a semana toda a ouvir os lagartos a cantar de cima do poleiro? Ou da vitória por 1-0, com aquele golo do Sabry? Em ambos os casos, tínhamos pior equipa, atravessávamos um pior momento...e triunfámos.

É preciso que neste sábado não aconteça algo de semelhante. A equipa terá de demonstrar estaleca e maturidade, para lidar com esta situação.

9 comentários:

Pedro disse...

É nestas situações q se vê o estofo de campeão. Se o SLB quer revalidar o titulo tem q ganhar o jogo. Tem q aceitar essa pressão e ganhar o jogo.
Menos q isso é inaceitável!!

João Bizarro disse...

Concordo com o Pedro.

n_sardas disse...

não sei se és psicologo, mas se és não pareces ter muito jeito para tal profissão...

a unica coisa que preocupa os adeptos do Sporting é, em caso de derrota, o fim das possibilidades do ser campeão... de resto, tudo não passa de fantasias que reinam na tua cabeça!!!

Lá estarei no galinheiro para apoiar a dita equipa de bebes, como tu proprio referes...

zorg disse...

Não sou psicólogo, mas parece-me óbvio que o Benfica tem, neste momento, o melhor conjunto de jogadores e a equipa mais organizada e motivada. Não quer dizer que isso lhe garanta a vitória, ou que o Sporting não possa triunfar na luz, mas parece-me que é bastante evidente.

Acho que até um sportinguista concordará com isto...ou não?

n_sardas disse...

a tua resposta não tem a ver com a psicologia, mas sim com opiniões sobre o futebol de cada um... a psicologia está mais relacionada com: "Já do lado sportinguista, há um nitido sentimento de inferioridade, de falta de confiança na equipa e de esperança em que aconteça uma surpresa, ou seja, que contra toda a lógica das coisas, o Sporting consiga não perder contra um adversário que lhe é manifestamente superior"... as palavras foram tua... mas fica descansado, deste lado não há nenhuma falta de confiança na vitoria, como digo a unica coisa que preocupa o Sportinguistas é o cenario da derrota afastar o Sporting do titulo... o resto, sentimentos, falta de confiança, etc, etc... é pura fantasia do lado lampião!!! Lá estarei no galinheiro para ver quem tem razão!!!
Mas é bom saber que desse lado reina a confiança... já reinava em 2003/2004... 1-3, tal como em 2002/2003, tb faziam, acontecia... e 1-2 no jamor!!!

Pedro disse...

Este meu amigo Sardas é um prato...basta ler os blogs lagartos para sentir a pouca crença q têm na equipa mas eis q surge o jogo com o Glorioso e toca a acreditar como se fossem os maiores do mundo. Isto nada tem a ver com a perda do titulo (desde o inicio q está perdido para os lados do lumiar) tem sim a ver com o facto de irem jogar com o Glorioso e assim poderem salvar a época. Ganhar duas vezes ao SLB é o suficiente para esquecer mais uma época de jejum em titulos.
Qt à confiança, desde q me lembro, sempre tive confiança no SLB contra o scp e a história tem-me dado razão!!
Tal como na primeira volta, não ganhar será uma desilusão brutal!!

zorg disse...

Mas não achas que do lado dos sportinguistas há o reconhecimento de que a equipa do Benfica é melhor? Tu, com sportinguista que obviamente és, não concordas com esta avaliação?

Anónimo disse...

benfica melhor??? so se for no vosso mundo...

n_sardas disse...

só para ficar registado...
resultado: slb 1 SPORTING CP 3

obrigado pelas vossas palavras, pós jogo, são de rir e pedir mais!!!!