blog

terça-feira, janeiro 03, 2006

Reforços de Inverno

Muitos reforços de Inverno são sinónimo, normalmente, de mau planeamento no inicio da época.
No caso do Benfica, para já entraram 3 que, a acreditar nos rumores insistentes que por aí andam a circular (e que as minhas fontes ultra-secretas-e-quase-infalíveis parecem confirmar), irão ser 4 muito brevemente.

No entanto, apesar do número relativamente elevado de entradas, estas contratações são essencialmente reacções a contingências imprevisíveis, ou acréscimos de opções e não remodelações profundas do plantel. Não se está a contratar ninguém para ser o salvador da pátria e entrar de caras no 11 inicial, como já aconteceu várias vezes no passado por esta altura (quem não se lembra do "Dezembro gordo" do Vilarinho?), suprindo uma falha óbvia da equipa.

Está-se apenas a tentar dar mais alternativas ao treinador (casos de Manduca e Marco Ferreira), ou a dar resposta a um acontecimento imprevisível (Moretto como resposta à lesão de Moreira e o tal 4º reforço vindo de Coimbra, que virá ocupar o lugar deixado vago por Mantorras, que segue para a CAN).

Ou seja, está-se a tentar tornar ainda mais forte e versátil um grupo cuja qualidade já tinha ficado demonstrada, nesta primeira fase da época, quer com os bons resultados na liga dos campeões, quer através da excelente resposta dada à onda de lesões. Creio que os Benfiquistas têm, por isso, razões para encarar com optimismo esta segunda volta do campeonato (em que recebemos porto e sporting) e para sonhar com o bicampeonato.

É digno de realce também a mudança de prioridades, no que diz respeito ao mercado preferencial onde se "pescam" os novos reforços. O Benfica voltou a contratar preferencialmente no mercado nacional, beneficiando do facto dos novos reforços já virem com a rodagem feita e dispensarem períodos de adaptação mais ou menos prolongados. Parece-me que é uma aproximação que faz sentido, que já deu frutos no passado e que deve ser prosseguida!


3 comentários:

Pedro disse...

Não sei se o Marcel valerá os 3 milhões de euros q pedem por ele.
É daqueles jogadores q me deixa muitas dúvidas: ou vai ser uma estrela ou um bluf completo. Não vai haver meio termo..
Vamos aguardar.
Não te esqueças q se Simão sai vai entrar mais alguem...

André Marques disse...

Eu concordo contigo essas muitas contratações significa de má gestão no verão.
Sinceramente acho que o Porto não vai deixar vir o Marcel para o Benfica.
Mas espero que essa quarto não seja o Robert, por amor de deus já chega o Marco Ferreira.

Passa no Meu

Anónimo disse...

deixa-te de armar em treinador, todas as equipas fazem os seus acertos na abertura de dezembro.

No Benfica contrata-se mas paga-se, não é como no tempo do trafulhas, como bem sabes.