blog

segunda-feira, julho 30, 2007

Mantorras vs Vasconcelos

Na longa e penosa novela "Mantorras" uma das grandes dúvidas que sempre tive era o porquê de Bernardo Vansconcelos, ao serviço do SLB durante longos anos, sem problemas de maior a registar, saía do clube pela porta pequena e com o carimbo de ter quase destruído a carreira de Pedro Mantorras, ser alvo de fortes criticas e nunca ter usado a palavra para se defender. Dizia para mim que "quem cala consente"...

Com o lançamento do seu livro, Mantorras descreve tudo o que se passou e arrasa com Bernardo Vansconcelos. Mais duro e directo Mantorras não poderia ser.

"O médico do Benfica falhou, não foi competente. Enganou todo o mundo, incluindo os dirigentes, omitindo sempre o que na realidade estava a fazer. E devia saber o que estava a fazer porque é suposto que os médicos percebam de Medicina. Naquela altura eu deveria parar, em definitivo, para me tratar. Mas o doutor dizia que era o menisco, que faltava músculo, que se resolvia. Ele nunca contou a verdade"

Se depois disto Bernardo Vansconcelos não se vier defender será o total reconhecimento da culpa neste penoso processo da lesão de Pedro Mantorras.

Adenda ao post :

Afinal hoje no Correio da Manhã o médico Bernardo Vasconcelos diz que vai processar Mantorras. Já é qualquer coisa. Esperemos que todo este imbróglio sirva para, de uma vez por todas, se saber a verdade sobre a lesão de Mantorras.

31 comentários:

Unknown disse...

e se a presença de LFV, na apresentação de um livro que tb ataca Fernando Santos, significar a ruptura entre os 2, o que estará LFV á espera, para telefonar para Espanha e chamar Camacho???

Anónimo disse...

Vergonha! Já para não falar no que se fez ao homem (o mais importante, sem dúvida), como é que uma SAD permite que um médico destrua um activo de milhões? Amadorismo ao seu mais alto nível...

Anónimo disse...

destruiram a carreira do miudo...

Nuno Gamito disse...

Eu também acho muito estranho o Bernardo Vasconcelos servir o Benfica durante larguíssimos anos e nunca ter tido problemas, e nessa altura nunca houve novelas como nos últimos tempos em relação ao departamento médico, e agora surgir como "assassino" da carreira do Mantorras.
O Mantorras é e sempre foi um joguete nas mãos do LFV, é o LFV que diz ao Mantorras o que ele faz ou deixa de fazer.
Esta história tem muito dedo do LFV.
O que, para já, me dá a sensação é que o B. Vasconcelos assim que viu que o LFV se intrometia no departamento médico, vá-se lá saber com que intenções (o certo é que nos últimos anos se têm passado coisas muito estranhas naquele departamento), tentou de alguma forma demovê-lo dessa intromissão, facto que LFV terá considerado como uma barreira às suas intenções, levando-o a "fazer a cama" ao B. Vasconcelos.
Quase apostava como o livro do Mantorras foi praticamente redigido pelo LFV.
Um dia que LFV saia do SLB é que se virá a saber de tudo o que se passou e se vai passando entretanto e porquê!!
Há situações como esta e o recente afastamento de José Veiga que são deveras estranhas, e que só viremos a saber algo mais, se é que chegamos algum dia a saber a verdade, quando o LFV sair do Benfica.

Quetzal Guzman disse...

O Mantorras diz que o obrigavam a jogar... mas ninguém se lembra de uma pequena polémica com a Federação angolana uma semana antes do Mantorras encostar de vez para ser operado? Pois é, o departamento médico do Benfica não o queria deixar ir, o seleccionador angolano ameaçou o Mantorras, o jogador quis ir, o médico angolano viu-o e disse que estava tudo bem e o Mantorras jogou.
Eu não ilibo o Bernardo Vasconcelos, mas também não ilibo o Gaspar e o próprio Mantorras. Os primeiros porque foi graças a uma guerrinha pessoal que se licou o Mantorras. O segundo porque, contrariamente ao que diz, queria jogar mesmo quando os incompetentes o aconselhavam a parar.

Pedro disse...

Há um momento no qual não tinhamos avançados disponiveis e apareceu um "recuperado" Mantorras à última da hora para jogar.

Penso q foi aí q a lesão do Mantorras se complicou. A questão nunca foi esclarecida: ele jogou sem a aprovação do Dep. Médico ou ele jogou com o aval do Dep.Médico?

Bernardo Vansconcelos saíu do SLB e nunca explicou, nunca deu a sua versão dos factos, isto , apesar de ser sempre apontado como culpado...

É isso q eu estranho nisto tudo...pq ainda estava o Mantorras no Alverca e já se falava num problema no joelho....

Anónimo disse...

Quando Andersson chegou ao fcporto com 17 anos era um génio, um novo Pelé que provocou orgasmos por todo o pais, agora chegou Freddy Adu ao Benfica e....

Hugo Carvalho disse...

O que eu sei e o que vejo enquanto espectador é que no tempo do B. Vasconcelos não havia a quantidade de lesionados que o Benfica tem tido ultimamente.
Este ano foi o problema do Rui Costa e o Micolli. Os jogadores demoram uma eternidade a recuperar.
Atrevo-me mesmo a dizer que graças ao departamento médico do clube perdemos imensos pontos no campeonato. Jogar sem o Rui Costa e o Micolli durante tantos jogos foi fatal.

João Bizarro disse...

A verdade é que desde a saida do Bernardo Vasconcelos (que serviu sempre bem o Glorioso ao longo de vários anos) o departamento médico virou uma bandalheira.

João Bizarro disse...

E... o quê Telmo?

Anónimo disse...

Ha coisas que nunca deviam sair para fora, este é um desses casos, na altura, a direcção do benfica (lfv), veio em defesa do medico, agora já não, enfim....
Só falta dizer que o mantorras não foi vendido por 17 milhoes de contos por causa do medico.
Para mim é certo que quem escreveu este livro foi o mesmo que escreveu o "eu, carolina", enfim, o vosso presidente joga em todos os campos....
Ja se nota que alguns adeptos benfiquistas ja estão a perceber quem é o vieira, mais do que o sucesso do benfica, ele quer o seu sucesso, e atropela tudo e todos para conseguir os seus objectivos...
Ao menos o meu presidente é portista, e defende o seu clube, e é isto que causa tanto mal estar a tanta gente...

Anónimo disse...

por uma vez concordo com o jaco

Alexandre disse...

Eu só tenho a dizer que afinal era escusado terem matado o savimbi para tirar peças para o Mantorras.

Nuno Gamito disse...

Agora estiveste bem jaco!!

E não eram 17 milhões, eram 18, que trocados em euricos dá qualquer coisa hoje em dia como 96 milhões de euros (sobravam uns trocaditos depois de comprar o Kaká).

Eu sou um daqueles que não esqueço que o LFV um dia afirmou que o Mantorras valia 18 milhões de contos!
Imagino como deve estar desgostoso por não ter embolsado uma enorme mais valia com o desgosto de ver o Mantorras preso por arames...
Imagino também o que isso lhe custa a engolir.
Mas pergunto eu, se agora à conta da (i)responsabilidade vá lá saber-se de quem, iremos ter que dar um contrato de jogador profissional ao Mantorras até ao final da carreira dele, que talvez, nestas condições, a jogar 5/10 minutos por jogo,é para ele jogar até perto de ter 40 anos, digo eu baixinho que ninguém nos ouve..?

Quem paga sempre estas facturas é o Clube, independentemente do apuro de responsabilidades, portanto, o Clube acaba por, muito ou pouco, sair sempre prejudicado, e é isso que me custa ter que gramar nestas merdas todas.

Um presidente/director/gestor que reclama que a Instituição é gerida profissionalmente, apresenta depois , sistematica e frequentemente situações dúbias e estranhas, não me parece lá muito condizente com as suas palavras.

Como sabem tão bem como eu, existem no Mundo, milhões de benfiquistas que gostam e amam o Benfica, sem a mínima intenção de retorno que não seja ver a sua equipa a ganhar e no bom caminho. É natural que estes benfiquistas quando vêm algo que não está correcto em relação ao Clube que amam, se manifestem, e por vezes se sintam revoltados. Isso é perfeitamente natural. Mal era se assim não fosse.

Pedro disse...

Bem...eu não gosto do LFV mas essa dos 18 milhões já cansa.
Nunca ninguem disse q o Mantorras valia 18 milhões, ele tem é um clausula de rescisão de 18 milhões....tomara nós q o Simão tb tivesse uma...

E meus amigos se o Mantorras não tem tido este problema fisico bem q essa clausula nos tinha dado um jeitão...

Anónimo disse...

Quando há benfiquistas que concordam com o Jaco, está tudo dito. O Presidente disse que o Mantorras tinha uma CLAUSULA DE RESCISÃO de 18 milhões de contos, não que os valia. Foda-se está tudo burro ou quê??? Que o jaco não perceba, tudo bem, agora os outros?
E relembro a esses que o Benfica ainda é uma instituição democrática, apareçam nas AG's (se forem sócios) e queixem-se, apoiem listas contrárias, façam alguma coisa em vez de passar o tempo com lamúrias. E se quiserem lembrem-se como era o clube antes do Vieira, pode ser que queiram o regresso a esse brilhante passado.

Alexandre disse...

Nuno, só não concordo ctgo num ponto:

o principal prejudicado com isto é o jogador, não o clube. Põe-te no lugar dele e imagina que tens uma oportunidade única de ser um grande jogador e de repente por causa de outros, ficas sem nada.

Eu acho que toda a gente percebeu que ele está no benfica pq o benfica tem pena dele, pq ele já deixou de fazer falta ao clube.
É mau para o clube, mas é triste para o jogador.

Alexandre disse...

já agora, não me querendo meter ao barulho, o LFV, quando falou em 18 milhões, não estava a falar de clausulas de rescisão. Estavamos numa altura em que qualquer marreta era transferido por 40 ou 50 milhoes, e o LFV, nos seus discursos populistas, disse claramente que o mantorras valia 18 milhoes de contos. Como podem ver, alguns benfiquistas tb se lembram.

Nuno Gamito disse...

Pedro, eu não quero ser teimoso em relação a como foi a história dos 18 milhões de contos mas se não me falha a memória ouvi da boca do próprio em declarações ao jornal de desporto da antena1 num belo dia de sol, por volta do meio dia e meia.

Até admito ter percebido mal e que fosse o valor da cláusula de rescisão, mas se assim foi o Simão também ele badalou que SÓ saia pelos 25 milhões da cláusula de rescisão e, até ver só entraram 20, se é que já entraram.

Nuno Gamito disse...

Americano, a minha concordância naquele preciso comentário com o jaco, foi tão e somente na questão relativa ao Mantorras e ao que tem a ver com o Mantorras e a mais nada do que ele diz, porque o post é exactamente alusivo à situação do Mantorras, que fique claro.

Deve ter sido a primeira vez que alguém me viu a fazer referência a um comentário de um andrade neste blog, porque quem diz a verdade não merece castigo, independentemente da sua cor clubística.

Anónimo disse...

americano:

"Ha coisas que nunca deviam sair para fora, este é um desses casos, na altura, a direcção do benfica (lfv), veio em defesa do medico, agora já não, enfim...."

é mentira?

"Só falta dizer que o mantorras não foi vendido por 17 milhoes de contos por causa do medico."

isto é uma piado do jaco.

"Para mim é certo que quem escreveu este livro foi o mesmo que escreveu o "eu, carolina", enfim, o vosso presidente joga em todos os campos...."

podes jurar k esta afirmação é mentira? (no caso de "eu carolina" nem acho mau pk serviu para se descobrir a verdade)

"Ja se nota que alguns adeptos benfiquistas ja estão a perceber quem é o vieira, mais do que o sucesso do benfica, ele quer o seu sucesso, e atropela tudo e todos para conseguir os seus objectivos..."

também é mentira?

"Ao menos o meu presidente é portista, e defende o seu clube, e é isto que causa tanto mal estar a tanta gente..."

ai discordo. o k me causa mal estar são os meios k ele utiliza para defender o seu clube

Pedro disse...

Xiça...mas vocês ainda levam à letra tudo o LFV diz????

Naquela altura o Mantorras preparava-se para "explodir" e daí o enfase popularucho bem ao estilo de LFV dos 18 milhões, mas o numero não é um numero à toa mas sim o numero da clausula de rescisão.

A questão Simão é outra questão e esperemos q um dia fique bem claro a transferência na sua totalidade...

Anónimo disse...

pedro, já há algum tempo k deixei de levar a sério as declarações do LFV.

é demasiado egocentrico, populista e as vezes parece mais o dono do clube do que o presidente. a afimarção dos 18 milhoes é irrelevante.

Alexandre disse...

Já estou a ver alguma luz ao fundo do túnel. É obvio que 18 milhoes é irrelevante e tb foi dito numa altura em que qualquer um valia pelo menos metade disso.
Mas foi mais uma das afirmações que me fazem lembrar o Vale e Azevedo qdo chegou a presidente. Afirmações "popularuchas" e revolucionárias, mas também irresponsáveis e totalmente irrealistas.

Ainda na semana passada aquela do "qq treinador gostava de treinar o benfica" acho que nem os benfiquistas alinham nessa.

Anónimo disse...

Se me derem a escolher entre acreditar no Bernardo Vasconcelos ou no Mantorras, acredito no B.Vasconcelos. Este homem esteve quase tantos anos de serviço ao Benfica, quanto o Mantorras de vida. Foi sempre bom profissional, fartou-se de recuperar jogadores, não me lembro de problemas de maior enquanto foi médico. Só miudos sem memória é que não sabem que é este senhor e do muito que deu ao Benfica.

O problema foi quando vieram os ressabiados ex-FCP tomar conta do clube e trouxeram os amigalhaços...

Quanto ao Mantorras é um estroina: O passaporte rasurado, o cachecol do Sporting, apanhado a conduzir sem carta de condução. Isto não vos chegou para verem o valor da peça? Se em vez do LFV tivessemos um presidente a sério, este tipo já tinha sido impedido de treinar ate´aprender a comportar-se.

Em relação ao Dep. Médico até parece que a saída de B.Vasconcelos veio resolver alguma coisa, pelo contrário só piorou: As lesões graves do Moreira, do Miccoli, do Rui Costa, Luisão e do Nuno Gomes que persiste em não estar bom, demonstram que aquele Dep.M sem BV está uma nojeira total.

Ah, e se BV manteve silêncio é porque gosta realmente do Benfica e não é Benfiquista de última hora como algumas pessoas que tiveram/têm responsabilidades no nosso clube. Mas acho que ele se fartou de estar calado e que desta vez nem o facto de ter o clube no coração o irá impedir de falar.

zorg disse...

BV reagiu:

“Vou comprar o livro e falar com o meu advogado. Mas pelos excertos que já li na Comunicação Social posso dizer que vou avançar com um processo contra Mantorras, para pôr as coisas bem claras”, disse Bernardo Vasconcelos, não escondendo que ficou surpreendido com as declarações do jogador: “Vou ver se estamos perante um livro de ficção ou um livro de cronologia. E, por enquanto, não vou dizer mais nada. A não ser que vou tomar a iniciativa de meter um processo a Mantorras e pedir a várias pessoas que vão ao tribunal contar exactamente o que se passou. Repito, estou muito indignado e sentido.”

Foi contido, mas claro. Eu também tenho muitas dúvidas de que o BV tenha alguma responsabilidade na lesão do Mantorras. A história que eu ouvi foi bem diferente...

Pedro disse...

Starblade por isso é q sempre me fez confusão o silêncio dele...pq por muito benfiquista q ele seja tb tm a sua dignidade pessoal e profissional e a sua competência profissional foi posta em causa de forma bem grave.

Nuno Gamito disse...

Completamente de acordo com o que disse o starblade.

João Bizarro disse...

Às tantas o unico que sabia o que se passava com o Mantorras era o BV.

Quetzal Guzman disse...

"Ah, e se BV manteve silêncio é porque gosta realmente do Benfica e não é Benfiquista de última hora como algumas pessoas que tiveram/têm responsabilidades no nosso clube."

Na mouche. O BV é dos nossos. Basta ver quantos anos tem de ligação ao clube. É bom lembrar que antes de ser médico do clube já fora atleta de andebol do Glorioso.

Anónimo disse...

A razão é simples... basta ver o que aconteceu ao Feher... O que é se pode esperar de pessoas que enriqueceram a recauchutar diamantes em Angola