blog

segunda-feira, julho 02, 2007

Notas do defeso #4

- Começa hoje a época 2007/08 do Sport Lisboa e Benfica. A maioria dos jogadores terá que se apresentar nas instalações do clube, no Seixal, para se dar inicio aos trabalhos.

- Karagounis é dado como de saída do clube por razões familiares (a eterna desculpa). Será uma grande perda mas o seu alto ordenado permitirá colmatar a sua saída com alguem de créditos firmados (Rochemback?). Um "problema" que convêm resolver o mais rápido possivel.

- A boa noticia do momento é o mais que provável regresso de Manuel Fernandes. Infelizmente ainda não ouvi nenhum dirigente com responsabilidade a garantir taxativamente o regresso de Manelelé mas o jogador irá apresentar-se e tem tido um discurso optimista. Bom sinal.

- A novela Miccoli mantêm-se. Na estranha ausência da novela Simão, este ano fomos presenteados com a novela Miccoli. Agora é dado como certo no Palermo, dias depois de ter sido garantido que estava da cidade do Porto a negociar com um clubeco da zona...Felizmente para o Glorioso os lugares para o ataque estão preenchidos e não há nenhuma "fome" para contratar outro avançado. Miccoli será, sem dúvida, muito bem vindo mas o Benfica já não está desesperado por um avançado.

- Marco Ferreira no CSKA. Com pezinhos de lã o clube vai resolvendo as pontas soltas no plantel, arranjando colocação para os jogadores indesejados pelo treinador. Os próximos deverão ser Paulo Jorge e Anderson.

- Sretenovic, um central de 1.93 que também pode jogar à direita. 22 anos. Aposta pessoal de Luis Filipe Vieira. MEDO. Contratamos altos e fortes esta época.

- Tudo correu bem neste defeso. Apostou-se forte no reforço da equipa, aparentemente, contratou-se bem e para as posições carenciadas. Faltam limar algumas arestas fruto das possíveis saídas de Karagounis e Anderson mas o essencial está feito e garantido. Resta trabalhar com rigor, profissinalismo e paixão. As desculpas para Fernando Santos acabaram, a margem de manobra é inexistente. Apenas a vitória será tolerada.

FORÇA BENFICA.

23 comentários:

sosia da bola disse...

Venham ver onde fomos descobrir o paulo jorge...e o benficas a pensar que o menino estava der férias!!!

http://sosiasdabola.blogspot.com

zorg disse...

Se o Manuel Fernandes regressar, então só precisaremos de um reforço para o meio campo, caso o Karagounis saia. Nessa situação, matavam-se 2 coelhos de uma só cajadada com uma contratação no brasil, que envolvesse o Anderson como moeda de troca. Um lateral direito de raíz, para dar luta ao Nelson, também não era mal pensado.

Mas seja como for, o Benfica reforçou-se onde interessava, este ano. Temos muito mais alternativas para o ataque, mantemos a estrutura defensiva e, no meio campo, a troca de Beto por Manuel Fernandes é muito vantajosa. Acresce a entrada de Nuno Assis, que é um jogador útil, e de Coentrão que não deverá ter muito trabalho para fazer esquecer o Paulo Jorge.

Anónimo disse...

Karagounis: também tenho muita pena que saia, mas o regresso de Manel Fernandes atenua esta perda. Mas a confirmar-se acho que devemos contratar mais um médio de créditos firmados, apesar de não gostar da ideia Rochemback
Miccoli: tem sido a alegria da nossa imprensa, mas têm esse azar, não estamos desesperados. Também gostava de voltar a tê-lo, mas dentro do rigor financeiro que o Benfica tem tido e tem de continuar a ter
Marco Ferreira: boa sorte, nada a dizer dele como profissional, nunca levantou ondas, simplesmente não tem qualidade para jogar no Benfica
Strenovic: também não conheço, mas vamos ver... às vezes há grandes surpresas!
Fiquei algo preocupado com as declarações do Luisão de hoje, não reflectiram aquele grande profissional que ele é. Espero que não surja ali novela! E espero que o Andersson vá para a puta que o pariu, já estou farto de o ouvir a choramingar. Devia ter aprendido com o Ricardo Rocha que até a lateral jogava com toda a raça do mundo, e bem.
O plantel melhorou, é mais equilibrado que o da época passada, e o treinador tem de ganhar, não há dúvidas. Ainda faltam os últimos retoques, mas penso que já temos 15/16 jogadores em quem o treinador confia, já não é nada mau!
Tenho andado distraído, alguém sabe dizer a data do nosso 1º jogo televisionado da pré-época?

Anónimo disse...

O Rochemback é bem mais caro que o Karagounis no fim do mês.

Pedro disse...

Eu sei q o Roca é bem mais caro mas ele anda mortinho para regressar o q permitiria alguma negociação. Sinceramente tb não seria uma das minhas primeiras opções, pus a possibilidade do nome dele pq foi falado anteriomente e, segundo algumas fontes bem colocadas, houve mesmo alguns contactos.

Tb não gostei das declarações do Luisão. Não q ele tenha dito algo de errado, apenas não demonstrou aquela alegria, aquela paixão q ele sempre tem qd fala do SLB e do futuro. Pode ser q tenha sido do cansaço da viagem...

Anónimo disse...

se ficar o nuno gomes não é necessário o miccoli, pois já temos 4 pontas de lança mais o simão e o fabio contrão (hoje as 19h15 vou vê-lo pela 1ª vez).
é pena sair o karagounis mas se voltar o manuel fernandes não é preciso mais ninguem.
o ponto mais fraco da equipa continua ser o lado direito da defesa onde só temos o nelson. tanto o zoro como o Strenovic são adaptações e eu queria mesmo um lateral direito a sério.
em relação as dispensas, foram todas bem feitas, faltando mesmo sair o anderson por falta de profissionalismo!
ps: k se foda o rochemback! e já agora o k disse o luisão?

Anónimo disse...

Drenth seria a melhor opção para colmatar Karagounis. Fala-se em 6 Milhões €.

Anónimo disse...

drenthe estava a ser disputado entre o Real e o Chelsea, isto não é o FM...

Pedro disse...

Com os 9 do Cardozo não devemos ter muito mais de sobra para gastar...

O Luisão não disse nada de especial. Talvez tenha sido esse o problema. Foi questionado sobre se ficava, se tinham existido propostas para sair, etc...ele negou q tenha existido alguma coisa, q o q interessava era debelar a lesão e começar bem a época. Mas não foi aquele Luisão q estamos habituados!!!

Anónimo disse...

se foi isso o k disse, não foi nada mais. nojo é o k diz o anderson.
drenthe? isso não é para os nossos dentes! como já disse só falta mesmo um LD. mas mesmo que fique assim, acho que esta vez o departamento de futebol fez um bom trabalho (só faltou mesmo contratar um treinador).

Anónimo disse...

Não são só as desculpas que acabaram para o FS. Tmb acabaram para o LFV. Em 7 anos apenas 1 campeonato e uma política de contratações ao Deus-daRÁ E TRAZER E APOSTAR NO sANTOLAS, NÃõ há clube que aguente.

Se n~ao vencermos o campeontao (a Taça é muito pouco em 3 anos) têm ambos que ser corridos.

Anónimo disse...

os objectivos minimos deste ano só podem ser o campeonato e passar da fase de grupos da liga dos campeões. menos que isso é um fracasso

Nuno Gamito disse...

Eu, por mim , com o Manuel Fernandes finalmente de volta ao plantel, apostaria num 4-3-3, onde o Petit jogaria um pouco mais recuado do que o Katsouranis pela meia direita e o Manuel Fernandes pela meia esquerda.

Este meio campo é de luxo, e com 2 bons substitutos à altura dos 3 que falei, e ficamos garantidos. Um deles poderá ser o Diego Souza, que infelizmente não tem nenhuma cláusula no contrato de empréstimo que lhe permita voltar já, até Agosto, podendo vir só no final do ano.

Então já estou a ver o 11, que, com as costas quentes, leia-se substitutos à altura no banco, andará à volta disto...para mim, claro, e num sistema de 4-3-3...

Moreira, Nélson, Luisão, André Luiz e Léo; Petit, Katsouranis e Manuel Fernandes; Bergessio (Coentrão), "Tacuara" Cardozo e Simão.

E perguntam vocês...mas onde está o Rui Costa!? Pois é, neste sistema de 4-3-3 com o triângulo do meio campo invertido o Rui não cabe, mas se inverterem o triângulo e ficar um homem do meio campo a jogar à frente de 2 um pouco mais atrás então já temos o Rui Costa inserido neste 4-3-3, penso até que mesmo só com um médio defensivo, ele pode ser um dos outros 2 mais avançados, sem problema. Por isso, para mim, um jogador como o Rui Costa, hoje em dia, se um treinador quiser, cabe em qualquer sistema. Depois é uma questão de saber gerir o esforço do Rui e saber também em que jogos deve ser mais utilizado, essa será uma boa questão porque não irá fazer os jogos todos da temporada a titular, julgo eu, dependendo também da capacidade de resposta dele ao longo da época.

Sinceramente não me agrada muito que, seja qual for o treinador, seja pressionado para arranjar um sistema de jogo para pôr à volta de um jogador. O normal será ao contrário, encaixar um jogador no sistema de jogo da equipa.

Agora, voltando ao 11 ideal, arranjem meia dúzia de rapazes, que se olharem bem até já têm contrato com o Benfica, de modos a ficarmos com banco à altura em qualidade e quantidade, e vão ver como baila a coisa na próxima época.

Isto quer dizer precisamente que a margem de manobra de erro desportivo por parte, quer do treinador, quer dos dirigentes é abaixo de zero, exigem-se títulos.

Pergunto eu, baixinho, como quem não quer a coisa, o que fariam, Humberto Coelho, Ericksson ou Camacho com um plantel destes?

Ah...e já agora que o departamento médico do clube, e tudo o que o envolve, deixe de se relacionar frequentemente com casos estranhos de jogadores +/- lesionados.

Se não houver, quer da parte da justiça desportiva, no caso da "fruta", nem gravilha nas chuteiras do próprio departamento médico ou qualquer coisa parecida para chumbar a engrenagem à máquina, meus amigos, vamos a eles!!!

Pedro disse...

Nuno isso significaria abdicar do losango q tanto trabalho deu a Santos para implementar.

Não faz sentido termos tido o inicio de época q tivemos o ano passado para conseguir implementar o losango e depois deitar o trabalho todo fora na época seguinte. Para isso mais valia ter despachado o Santolas. O losango demorou a atinar mas qd atinou o Benfica jogou bem, essa é a unica mais valia q trazemos da época passada: o acerto táctico.

Mudar para outro sistema táctico seria quase começar do zero...para isso preferia ter mudado de treinador. Não acredito q isso aconteça.

Aposto no 442 losango. A minha unica dúvida é se o Cardozo encaixa neste sistema.

Nuno Gamito disse...

Pedro, um treinador de topo num clube de topo tem de estar preparado e preparar os jogadores para jogarem em mais do que um sistema de jogo, inclusivamente mudá-lo durante o jogo quantas vezes isso se tornar necessário. Isso parece-me evidente. Se dermos uma vista de olhos pelos melhores treinadores e pelas melhores equipas, verificamos que todos têm e modificam o seu sistema de jogo durante os jogos, inclusivamente.

Não vejo mesmo qual será o problema de o Santos jogar em 4-3-3. Ou iniciar em 4-4-2 losango e depois trocar o Rui Costa por um extremo e passar a jogar em 4-3-3.

Mal do treinador e respectivo clube que se agarre a um sistema de jogo e não consiga que os jogadores joguem em mais nenhum.

Por isto, mantenho o que disse no post.

Nuno Gamito disse...

Agora, se me disseres que o Santos viu-se na obrigação de jogar em 4-4-2 losango porque não tinha jogadores para jogar no 4-3-3 isso já faz mais sentido e será outro assunto.

Ora isso não se irá passar esta época , e foi uma das razões porque equacionei o 4-3-3 que o Santos chegou a experimentar no início da época passada. Agora terá um plantel mais rico e equilibrado e essa certamente será uma desculpa a menos, o de que ah e tal , não tenho jogadores para jogar noutro sistema. Essa agora já não pega. Por isso, Fernando Santos, ao trabalho!!!

visconde gay disse...

Bem podes fantasiar com equipas e sistemas, com este treinador serás sempre um perdedor!

O Visconde resolveu activar os comments, já podem chamar-lhe os nomes que quiserem:

Parabéns ás osgas: 101 Anos!

Anónimo disse...

Losango e acerto táctico da época passada? Essa é nova para mim. Com o losango o que mais se viu foi desacerto táctico!

Jogos em que se criaram poucas oportunidades, em que se deixaram os adversários anteciparem-se completamente no marcador (Boavista, Braga, Celtic, Porto, Espanhol). O tal acerto táctico deu aos adversários entre 50 (Porto, Espanhol) a 75 minutos (Naval) para eles fazerem o que queriam.

Aliás, quando começamos a jogar bem foi com o 4x4x2 com extremos que culminou com a vitória por 4 em Leiria. Passado 3 dias o Santolas mudou para o merdangulo em Glasgow com os resultados que nós já conhecemos.

Nesse aspecto mais vale atirar fora o losango mais o treinador. E como já disse ou é campeão e passa os grupos da LCE ou vai ele e o LFV borda fora para não serem incompetêntes e teimosos.

Pedro disse...

Uma coisa é capacidade do treinador e da equipa em mudar de esquema táctico qd necessário, outra coisa é ter um sistema táctico preferencial e assentar as rotinas de jogo nesse esquema. Foi isso q aconteceu o ano passado com o losango.

Anónimo disse...

Tolerância zero para treinador e dirigentes e,já agora,departamento médico.
Saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Novela Micoli segue:Diariamente:Ver as 7/8 ou por Vezes 9 Páginas do jornal do slb=a Bola.---Sretenovic 1.93mt é bom para servir de escadote para quando forem lavar os tomates ao Leão da estátua do M.Pomal ----F.Santos é como o Jesualdo F.ganham quando lideram equipas que foram feitas por outros,que são mesmo treinadores e não faz de contas,só hezistem para ganhar o larjam..

Pedro disse...

"só hezistem para ganhar o larjam"

Como é q é???

Anónimo disse...

os dois reforços que jogaram ontem deixaram boas indicações:
cardozo marcou um golo e deu uma assistencia (não vi o golo, pk fui para a cama ao intervalo, o paraguai tem um jogo muito chato)
coentrão fez uma muito boa exibição até ao 2-0 tornando-se depois muito individualista. quero vê-lo contra uma selecção a sério.
as imagens k vi do treino do glorioso foram fenomenais! os adeptos estão com muita fé! por favor santolas não borras a pintura...