blog

quinta-feira, julho 12, 2007

Sobre o Pepe e os 30 milhões

Apesar deste ser um blog dedicado ao único clube a que vale a pena dedicar um blog, a verdade é que, de vez em quando, aparecem notícias tão improváveis e estapafúrdias, que semeiam a agitação entre as hostes... e que valem a pena comentar aqui!

Isto a propósito, claro, da venda do Pepe ao Real Madrid.

Ehehehehehehe.

Perdão. Não consigo escrever "venda do Pepe ao Real Madrid", sem sentir uma vontade incontrolável de gargalhar.

Ahahahhahahah.

Outra vez, pá! Desculpem-me. Adiante!

Falava eu da venda do Pepe a esse clube espanhol, cujo nome não vou referir para evitar gargalhar... bom, e se já é dificil de conceber a venda do Pepe a qualquer clube de topo europeu, é completamente inconcebível papar a tanga dos 30 milhões, sem enfiar 3 valiums, empurrados por 2 litradas de bom vodka soviético, daquele que é feito como ácido das baterias dos tanques T-34!

E porquê, perguntam vocês? Porque os T-34 já estão obsoletos e não há outra utilidade para aquilo... o quê? Estavam a falar da venda do toureiro e do ser inconcebível?

Pelo desculpa, percebi mal. Pensava que...Ok, não interessa! Siga! É inconcebível porque - e eu acredito que muita gente não saiba isto - os preços dos jogadores não são estabelecidos entre o clube comprador e o clube vendedor, mais ou menos ao calhas, como se estivéssemos na feira a negociar o preço de umas Levis contrafeitas com um familiar do Quaresma. Não. Eu sei que isto pode ser dificil de acreditar, mas em transacções que muitas vezes atingem as dezenas de milhões de euros, há a mania parva de estabelecer alguns critérios mais ou menos objectivos que ditam o preço base dos jogadores, sendo que as negociações normalmente incidem mais sobre formas e prazos de pagamento, do que propriamente sobre o preço em si. Pormenores como a idade, o número de internacionalizações e porque país, o percurso nas selecções jovens, o salário, os títulos conquistados, o grau de ridículo que o nome pelo qual o jogador é conhecido acarreta, entre outros, são o que, normalmente, dita o preço base.

E, no caso do Pepe, praticamente todos estes factores tornam completamente impossível que algum clube, pelo menos se estivemos a falar de clubes de futebol, pague 30 milhões por ele! E isto porque ele não é internacional por país nenhum, em nenhum escalão (e já tem 22 anos), porque o apogeu da sua carreira são precisamente estes 2 últimos anos no porto, em que só conseguiu assegurar a titularidade a meio de um e contra concorrência do calibre de Bruno Alves e Ricardo Costa, e o período que passou à experiência no sporting, antes de ser dispensado, e porque - e este é provavelmente o factor mais importante - "Pepe" é nome de toureiro espanhol ou de desenho animado mexicano!

Posto de outra forma, é completamente impossível que o Real Madrid, que não quis dar 15 milhões de euros pelo Chivu (que para além de ser muito melhor que o Pepe e ter um nome muito mais aceitável, ainda é capitão da selecção romena, pela qual já foi internacional 2500 vezes, pelo menos), ou pelo Jorge Andrade (idem ibidem o que disse para o Chivu, subsituindo apenas o "romena" por "portuguesa"), se ia dispôr a pagar o dobro por um gajo, cujo ponto alto da carreira foram 2 épocas no porto e meia dúzia de treinos em alvalade... e que ainda por cima tem um nome ridículo? Nem pensar! Se isto fosse verdade, era como eu chegar ao stand, a esguichar dinheiro pelo rabo, para comprar um super desportivo e depois de recusar o Lamborghini e o Ferrari, por serem demasiado caros, comprar o Punto turbodiesel, dos novos, pelo preço dos outros dois somados! Nem pensar nisso, impossível, fora de questão, nunca na vida... e por mais que os adeptos do stand desejem o contrário! E, atenção, que em clubes como o Real Madrid, muito mais importante do que o consumo, ou o preço das revisões, é o desempenho em estrada! E o Pepe não tem aceleração nem velocidade de ponta para o Real Madrid! Como já escrevi uma vez num blog de inspiração cristã, o Real não pagaria 3o milhões pelo Pepe, nem que o Pinto da Costa pegasse numa lata de Pringles, a enchesse de pedras preciosas contrabandeadas dos PALOPs pela sua quadrilha de bandidos e a espetasse no rabo do gajo, antes de o enfiar no avião para Madrid!

Aliás, qualquer pessoa racional (leia-se, que não seja adepta do porto) percebe isto, sem ter de se esforçar! E, com esforço, até um adepto do porto consegue perceber. E com esforço, um ferro em brasa e uma lobotomia, até o MST percebe!

É por isso que na imprensa espanhola, depois da surpresa que depois deu lugar às gargalhadas generalizadas, agora se começa a questionar seriamente este número dos 30 milhões (que, curiosamente, o Real Madrid nunca confirmou). Eu diria mais: se a imprensa portuguesa tivesse um mínimo de... qual é a palavra? "Qualidade", é isso! Se a imprensa portuguesa tivesse um mínimo de qualidade, dizia eu, também teria recebido esta tanga dos 30 milhões com o cepticismo que ela merece e não com os lançamentos de foguetes e as sessões de lambidela de cu à equipa de gestão do porto que, recorde-se, é a SAD em pior situação financeira em Portugal e a única cujos dirigentes máximos são arguidos em processos de corrupção desportiva, como aconteceu. Mas pronto, em Portugal temos o azar de ter lacaios do Quim Oliveira que, por acaso, trabalham em orgãos de comunicação social, em vez de jornalistas e, por isso, é que a gargalhada geral que esta tanga dos 30 milhões merecia, foi substituída pelo repugnante ruído de línguas a roçar nos glúteos flácidos do Pinto da Costa, em parte abafado, felizmente, pelo barulho foguetes a rebentar.

E é uma pena, porque uma imprensa séria é um dos componentes fundamentais de uma democracia funcional, mas é este o país que temos...

23 comentários:

Anónimo disse...

Realmente não se percebe, ha qualquer coisa aqui que não bate certo, mesmo que até seja um bom e promissor defesa central, não é possivel, que tendo outros defesas centrais de renome mundial e com qualidade confirmada ao mais alto nivel,a preços bem mais acessiveis, se opte por gastar 30 milhões no pepe, que ainda nada de relevante fez no futebol mundial,provavelmente ficou apalavrado na transferencia a omissão dos reais valores, pois interessa aos dois clubes, que este valor venha a publico.Isto para não falar em outros casos muito duvidosos, como é possivel que a bosta do Ricardo Costa tenha saido por 4 milhões, e depois fala se da saida do anderson(internacional brasileiro) do benfica, para clubes de 2º e 3º linha a preço "quase oferecido", e pior o luisão que quanto a mim é o melhor defesa do campeonato tuga, só aparecem ofertas(nos jornais) mediocres,(o que ate acho bem porque é da maneira que nao sai nem ele nem o simao, mas parece me que algo realmente nao bate certo, tal a discrepância de valores de ofertas, entre os jogadores do benfica e do porto....

Lampião do Norte disse...

Eh eh eh! Excelente, zorg! Ler este post foi uma excelente maneira de desopilar de um dia difícil!

Se puderem adicionem aí um link para o meu pasquim. Vocês já lá estão linkados.

Saudações Gloriosas!

visconde gay disse...

Pois, de facto cheira a esturro! E até os espanhóis torcem o nariz ao negócio:

Sport.es

E depois vamos esperar para ver se o homem dos tiros pró ar consegue tirar o lugar ao canavarro, sérgio ramos helguera ou metzelger...

Bem, para o anormal do presidente do real, ele é o melhor defesa do mundo...! Vê-se logo que o marmanjo percebe da poda...não admira que lhe queiram pôr uns patins...;)

Anónimo disse...

amigos entendam uma coisa...o nosso Benfica continua com dirigentes incompetentes de atitudes moles. como é possível que o karagounis diga que quer sair e o SLB lhe entregue o passe a troco de ridiculos 100mil euros (ordenado dele)? os nosso negócios são (quase) sempre uma vergonha e os andrades sacam sempre grandes negocios por jogadores medianos. a gente vende o ricardo rocha por 5milhoes e eles mandam o pugilista r.costa por 4M e ele nem uma perna do rocha vale. mais...h.almeida foi por 6milhoes (o mantorras com o joelho arruinado e a entrar sempre aos 80 e muitos marca mais golos por época que ele). custa admitir mas esses andrades aliam a corrupçao a boa gestao. e quanto ao nosso anderson tenham dó...faz.me lembrar o king k passou no SLB! somos os maiores sim senhor em grandeza mas a nivel directivo somos muito fracos. saudaçoes

Alexandre disse...

Ai tanta azia zorg!!!

O post está bem elaborado, mas o conteúdo revela uma pequena dor de cotovelo. Já o disse ontem, é ridiculo pensar que o porto comunica à cmvm que foram 30 milhoes em vez de 12. Dirão vcs outra vez que foi para as acções subirem, mas o porto nunca se preocupou com isso e ja está na bolsa ha anos, e a única coisa que faz subir as acções é anunciar uma oferta de 7€/acção por parte de chineses.

Reparem no que diz o anonimo, so nao concordo com a "boa gestao" do porto, pq ser bom gestor não é so vender jogadores por 30 milhoes.

zorg disse...

>é ridiculo pensar que o porto comunica à cmvm que foram 30 milhoes em vez de 12.
-
Ridiculo é acreditar que um jogador que aos 22 ou 23 anos, nunca foi internacional por país nenhum e tem como pico de carreira 2 anos num clube português, possa ser vendido por 30 milhões. Isso é que é ridiculo... mais do que ridículo até, é impossível!

Esta venda do Pepe está muito mal explicada e não sou eu o único a achar. Ainda ontem o presidente do Barcelona, que acabou de contratar o Milito, internacional argentino e muitas vezes melhor que o Pepe, por menos de 20 milhões, dizia mais ou menos o mesmo. Só os adeptos do porto é que acham isto normal, ou possível...

E em relação à azia pergunto: azia porquê? Eu estou a borrifar-me se o porto vende ou não os jogadores que tem, até porque, que eu saiba, ainda não há nenhum troféu da federação atribuído ao clube que mais vende. Agora, eu não sou é parvo e não gosto que façam de mim parvo! E querer-me vender a ideia de que alguém deu 30 milhões pelo Pepe, é fazer de mim, de ti e de toda a gente, parvos!

Pedro disse...

Caro anónimo há uma forma de teres vendas chorudas todos os anos: é dares de mamar a muita gente, mentires sobre os valores e dares-te bem com o Jorge Mendes....

O Benfica se o quisesse tb poderia lá chegar, mas o Benfica não quer vender os melhores jogadores. É simples.

O Karagounis quis sair, é um jogador caro, não fazia sentido mantê-lo contrariado. Se podiamos ter ganho algum com a sua saída, penso q sim, penso q o grego facilmente nos poderia render 2/3 milhões de euros em Itália ou na Grécia mas, muito importante, não sabemos os contornos do seu contrato e como ele veio a custo zero pode perfeitamente ter colocado certas clausulas q lhe permitiam sair desta forma....o custo zero tem sempre muito q se lhe diga.

Alguem q comete os crimes q o corrupto mor comete, alguem q tem as acusações q o corrupto mor tem vai-se preocupar minimamente com o q diz ou deixa de dizer à CMVM?? LOLOL

Anónimo disse...

Caro Anónimo,

A saída do Karagounis a troco de 100M€ ou a não compra do Miccoli por 5M€ podem parecer estranhas, mas estes eram os 2 jogadores mais caros do plantel do Benfica (e sei do que estou a falar, porque tive acesso aos ordenados de todos os jogadores. Posso dizer que o Karagounis recebia mais do dobro do Simão e o Miccoli recebia um valor bastante elevado também).
Ou seja, o Benfica não vende o Karagounis, mas deixa de pagar anualmente salários exorbitantes.
Claro que tenho pena que qualquer um deles tenha saído, mas analisando as compras e vendas (e sendo realista), acho que estamos mais fortes. Manuel Fernandes é mais produtivo que Karagounis e Bergessio e Cardozo podem render mais que Miccoli (talvez sem a sua magia).

Sinceramente, acho que se o Leo fizer uma época ao seu nível (será dificil por causa do problema da mãe, mas teremos que o apoiar incondicionalmente), acho que só faz falta um defesa direito que ponha o Nelson na linha.
Mesmo assim, acredito que o campeonato será nosso (mesmo com o handicap Fernando Santos).

Quanto ao Pepe, quem quiser acreditar que ele é transferido (na mesma época) por um valor superior ao Henry, acredite! Quanto a mim, tenho imensas dúvidas e acredito que daqui por uns meses se saberá a verdade.

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

Errata:

Saída do Karagounis por 100m€

Pedro disse...

O dobro do Simão??? Ele veio a custo zero do Inter de Milão, sei q era muito bem pago, mas o dobro do Simão?
Xiça...

Lá está...a custo zero os prémios de assinatura são elevadíssimos. Tal como acontece agora com o Zoro e acontecia com o Nuno Gomes...

Já agora alma benfiquista consegues dizer qt ganha o Maestro?
:)

Anónimo disse...

tens a certeza?
ele saiu por 100000€ devido ser esse o valor dos ordenados dele até ao fim do ano ou não?

Anónimo disse...

Pedro,

Essa é uma das coisas que mais me faz ter orgulho no Rui Costa. O ordenado dele está bastante abaixo do do Simão, Nuno Gomes, ou Petit.
Peço desculpa por não dizer quanto é, mas garanto-vos que não veio fazer fortuna para o Glorioso.

John Billy,

Eu não sei qual a razão da saída dele, mas imagino que a SAD não tenha feito muito força para ele ficar, por causa dos ordenados. Se fizermos uma análise custo/benefício, ele não justifica ganhar mais do dobro do Simão... nem de perto nem de longe.

Abraços

Anónimo disse...

Que azia...
ACORDEM, deixem de pensar que o vosso clube é o maior do mundo e afins, são os maiores, e depois o FCPorto vende um jogador, que pelo proço da venda, comprava o 11 titular do slb.
Se não fosse os arbitros vosses andavam sempre do decimo para baixo.
Foram-se as opas, ficam os simulões e os luisões....
Digam la, a inveja é muita....

GR1904 disse...

Sem duvida que 30 milhoes de euros pelo Pepe é um valor demasiado alto para corresponder ao que ele vale. Mas ao mesmo tempo assumo claramente que ele é um excelente defesa central e ainda bem que saíu do fêcêpê. O que acho complicado é conseguir ser titular no plantel do R.Madrid que o ano passado conseguiu equilibrar o ponto mais fraco da equipa nos ultimos anos, precisamente a defesa. Nos ultimos anos, o fêcêpê conseguiu tirar proveito de circunstancias anormais do mercado de transferencias para vender alguns jogadores. A vontade do Mourinho e os petrodolares do Abramovich fizeram com que, por exemplo, o Paulo Ferreira fosse parar ao Chelsea por 25 milhoes de euros, coisa irrepetivel. Este ano, pela 1ª vez na sua historia, o Man Utd abriu os cordoes à bolsa e só este ano já gastou 100 milhoes de euros em transferencias à conta do Glazer, tendo dado 30 milhoes pelo Andersson, coisa que eu compreendo mto melhor do que o valor estabelecido na compra por Pepe, que não deixa de ser estranho. Isto sao só dois exemplos em anos diferentes que atestam não a capacidade de gestão da sad portista mas sim o tirar partido de circunstancias anormais. Bom para nós que, não vendendo jogadores, ficamos à partida em melhores condiçoes. Mau para eles porque para alem de perderem jogadores importantes, vêem o dinheiro servir para tapar buracos financeiros da sad. Para terminar a historia, este ano o Bayern tb abriu os cordoes à bolsa dps de uma época desastrada, ainda vamos ver o fêcêpê tirar partido de mais uma circunstancia anormal para vender outro jogador por valores irrepetiveis...

Pedro disse...

Q o Rui ganha menos q o Simão e NG eu sabia, agora q o Petit...é novidade...

Eu não me espantaria q o Rui ganhasse algo perto dos 100 mil euros/mês...estamos a falar de um dos melhores jogadores do mundo q veio a custo zero.

O Pepe é um bom central mas no fcp sempre foi muito protegido pelos árbitros e pela imprensa, no Real não terá essa protecção, as suas debilidades virão todas ao de cima. E o peso dos 30 milhões (por grande tanga q seja) ninguem i vai tirar de cima....

O Pepe sair dos corruptos é irrelevante para nós pq eles metem lá qqr cepo q com a protecção dos árbitros rapidamente chega ao estatuto de vedeta. Se o Quaresma sair é q não me importo...hehehe

Anónimo disse...

que engraçado!

afinal o Pepe vai para o Real Madrid por 30 milhões de euros...
afinal o Pepe é bom de bola...
afinal ainda quer representar a selecção portuguesa (mas para isso temos por lá um Ricardo Carvalho e um Jorge Andrade)...

Devia estar alegre, o Porto este ano já ficou privado de dois bons jogadores como o Anderson e o Pepe e parece que o Lucho também vai!!!

E vamos lá ver o que vai acontecer este ano, espero que as coisas corram bem. mais gente nos estádios, mais competição, menos polémicas, mais futebol!!!!

um abraço

Pedro J

Alexandre disse...

Eu pessoalmente acho que 30 milhoes é um exagero, mas não percebo que as mesmas pessoas que acham absurdo os 30 milhoes, considerem normal os chineses darem 7 € por cada acção do benfica.

Ambas as situações sao reguladas pela cmvm.

Anónimo disse...

Alexandre: esses tais chineses provavelmente nunca existiram, tudo não passou de uma manobra, se calhar para ver se o joe subia a parada, o unico chines que conhece o benfica é aque mau tau, ou jackie mau, aquele ponta de lança que nem sei o nome.

zorg disse...

>Eu pessoalmente acho que 30 milhoes é um exagero,
-
Não é um exagero, é mais do que isso! É um absurdo inexplicável! O Milito, que tem muito mais cartel a todos os níveis que o Pepe e é internacional Argentino em vários escalões, acabou de se transferir para o Barcelona por menos de 20 milhões! O Pepe vale muito menos que o Milito! Este valor não pode ser real, ou então há aqui outras coisas em jogo, que nós não conhecemos!

Anónimo disse...

Pah, sinceramente não se massacrem mais com esse assunto, o FCP fez um exelente negocio e pronto.
Pode ser que um dia temham um presidente como o PC.

Anónimo disse...

"Pode ser que um dia temham um presidente como o PC."

Não estsamos interessados em presidentes que oferecem putas, viagens, quinhentinhos, chocolatinhos aos árbitros. Ainda para mais um ex-seminarista, que levou à falência todos os negócios onde se meteu.

João disse...

o nome pepe ate nao e mau tendo em conta que o nome verdadeiro e Kepler

Anónimo disse...

anonimo de novo
epah o diego dos andrades também ganhava balurdios e o porto vandeu.o mt bem ao bremen...por isso ninguem pode defender que a saída do karagounis a zero tenha sido um bom negócio. espero k também se lembrem que tivemos a chance de na 1a epoca ter comprado o miccoli por 3M e o SLB achou caro...mas para dar 2.5M pelo marcel ah briosa ja não foi caro. não sou nenhum crítico ao Benfica mas torço muito o nariz a esta maneira de tratarem dos negócios. e aos tripeiros que aqui vêm comentar...tentem adormecer e acordar a pensar em algo a não ser o Benfica. o vosso clube é pequenino mas também deve ter um ou outro blog dedicado a si ou nao? cumprimentos