blog

segunda-feira, julho 30, 2007

Soltas #31

- Já tudo terá sido debatido sobre a venda de Simão Sabrosa mas quero deixar a minha opinião para a posterioridade: Quando Simão Sabrosa foi contratado ao Barcelona por quase 2 milhões e meio de contos levei as mãos à cabeça, "está tudo doido", Simão nunca me convenceu no Sporting e nada fez no Barça para alterar essa situação. não que ele fosse mau jogador apenas não valia tanto dinheiro. Felizmente para mim, para ele e principalmente para o Benfica o Simão benfiquistas nada tinha a ver com o Simão anterior, mais jogador, mais maduro, mais eficiente. Em poucas palavras : valeu cada cêntimo gasto por ele. E era previsível que um dia voltasse a sair do País. Muitos dizem que Simão merecia mais que um Atlético de Madrid. Têm toda a razão, Simão merecia um colosso europeu. Mas quem apareceu foi o Atlético e Simão aceitou. Muitos dizem que é um tiro nas aspirações desportivas do jogador, até pode ser mas Simão não está preocupado com isso. Seis anos como bandeira do Benfica, campeão nacional com o manto sagrado, Simão atingiu o topo em ambição desportiva, era hora de ir à busca dos euros que o Benfica não lhe podia pagar. E, curiosamente, até gosto do Atlético...Simão Sabrosa muito obrigado por tudo e que sejas muito feliz nesta tua nova aventura.

- Veiga está, oficialmente, para bem e para o mal, fora do Sport Lisboa e Benfica. É necessário qu alguém com carisma e reconhecida autoridade ocupe o lugar. Não pode ser Vieira e não pode ficar vago...

- Ontem jogámos no Cairo e perdemos. Irrelevante o resultado, muito importante a exibição...ou falta dela. Se tivesse que resumir a exibição do Glorioso diria que "é uma equipa a começar do zero" o que é inaceitável....para começar do zero novamente o treinador tinha que ser outro. É notória a qualidade individual dos jogadores, falta a rotina de jogo, o assimilar de tácticas e "automatismos". Dirão os optimistas que é preciso tempo, os negativistas dirão que já viram isto em qualquer lado. Rui Costa vai, se o engenheiro souber fazer as coisas, ter um papel fundamental neste Benfica, aqueles pézinhos tocam na bola como poucos; Manuel Fernandes em forma; Cardozo matador; Assis recuperado; o resto ainda precisa de muito treino/jogo mas não me parece que Bergessio consiga ser titular...

- Di Maria, Feddy Adu, Andrés Diáz...não querendo beliscar a qualidade dos jogadores, até porque só conheço de ouvir falar e por isso não faço comentários, mas não começam a ser demasiados jogadores para tão pouco treinador?

- Butt ganhou um ponto na minha agenda de aprovação. Aquela saída a soco junto à entrada da área foi excelente. Nenhum dos outros dois guarda redes do Benfica teria safado aquela bola...São estes pormenores que marcam a diferença. E Moreira, será outro "Mantorras"?

33 comentários:

Unknown disse...

- acho que todos devemos um agradecimento ao Simão, pela forma como soube sempre jogar ao mais alto nivel, apesar de ofertas bem tentadoras que sempre foi tendo...
e a minha sensação é que daqui a 2 anos, Simão voltará á Luz....

- sobre a quantidade e qualidade de jogadores que vem aí, para tão pouco treinador, concordo perfeitamente contigo, ainda mais quando hoje se ouviu um zumzum sobre Kerlon e ainda não se apagou o de Riquelme...e ainda falta um lateral direito, que para mim deveriam ser dois, pois Nélson vale ZERO!!Para mim, era o regresso de João Pereira e entre Belleti, Ilsinho e Joilson escolhia o outro...como foi possivel recusarem 4 milhões pelo Nélson?Como????

- espero que Butt ganhe a titularidade, para nosso bem, apesar da pena e do receio que tenho em ver o Moretto brilhar noutros campeonatos ( vá lá que foi emprestado, pois para mim vale ouro!!!)

- para quando acordármos e lermos que o Santolas foi á vida dele?
O Camacho com estes miudos ia fazer um trabalho bem á maneira...e no lugar de Veiga, alguém que conheça os cantos á casa...talvez o Shéu, enquanto o Rui, continuar a espalhar o seu perfume pelos relvados...

playmaker disse...

Cheguei á conclusão, se calhar tardiamente que com este treinador não vamos a lado nenhum... podemos ter uma equipa cheia de bons jogadores que com FS a mediocridade está garantida.
Tenho muita pena porque julgo que este ano tinhamos materia prima de qualidade e futuro.

playmaker disse...

Concordo com o outro comentário... porque não o João Pereira??!!

Anónimo disse...

porque não o joão pereira perguntam vocês! eu digo assim...quem não o quis foi o santos! esse santos que venera o nosso miserável lateral direito( vou assobia-lo todos os jogos que assistir começando já contra o vitoria de GUIMARÃES) que não sabe cruzar e que parece (mesmo em posição) o secretário!!! o joão é benfiquista de coração (quem não se lembra dele a festejar as nossas vitórias frente aos lagartos na taça e no jogo do título)e o europeu que ele fez recentemente prova o seu valor. e está no gil vicente...como é possível! depois não me digam que sabemos tirar proveito do valor da nossa cantera! custa-me tanto olhar para tanto valor na nossa equipa e sentir que este será mais um ano sem ganhar nada! já sonho com a vinda do SLB a guimaraes (minha terra) para poder insultar o santos como se do assassino do meu pai se tratasse! ano passado quando jogamos com o aves ainda lhe dei o benefício da dúvida mas este ano ele vai ouvir das boas! vou continuar a postar e com esperança que os habituais do blog ainda me deêm na cabeça "anónimo do costume quem disse que não iamos ganhar nada?" mas não vejo jeitos. apesar de todo este cinzentismo..continuem a apoiar o nosso BENFICA como eu o vou fazer. nem que seja nas modalidades! abraços

Anónimo disse...

Seja bem vindo Pedro!
- Saída de Veiga: para mim um dos maiores problemas, não a saída mas o vazio do posto. Concordo que não pode ficar vazio e não pode ser o Vieira a ocupar o posto, é um GRANDE problema e carece de resolução urgente (e é daqueles erros que não podem apontar ao treinador, é desorganização interna!)
- Novos jogadores: talvez não sejam muitos, o Diaz pode nem ficar, o Di Maria parece bom, e o Adu vale ouro, tem de ser este menino a fazer a posição de 10. Eu só queria mais um lateral direito e estarei feliz da vida com este plantel
- Butt: concordo contigo, fantástica a saída e para mim vai ser o titular e uma mais valia. Espero que venhas a gostar ainda mais dele do que gostas do Moretto :)
- João Pereira: para quem não sabe já não é nosso e o Gil Vicente quer um milhão de euros por ele. É o típico jogador que foi massacrado enquanto foi nosso, aposto que mais de metade dos que agora falam dele como um D. Sebastião, o queriam escorraçar na altura. Na minha opinião não vale 1 milhão, não é melhor que o Nélson (nem perto disso), e serviria quanto muito para suplente, mas por um lateral suplente não devemos pagar tanto dinheiro. O Ilsinho para quem não sabe também vai para o Shaktar por 10 (!!!) milhões de euros, lembrem-se que estamos a falar da vida real, não do FM. Eu adorava o empréstimo do Belletti, vamos ver se é possível.

Pedro disse...

Obrigado Americano...uma breve pausa nas férias para matar saudades da net...mas amanhã pisgo-me novamente
:)

O João Pereira é bom...a roçar o muito bom. O puto entrou na equipa e queria ter a bola nos pés, ia logo no 1*1 e as coisas corriam bem. Rápido, com técnica e jovem, raçudo e benfiquista. Foi um erro brutal "dá-lo"...agora não há nada a fazer...

Coentrão, Di Maria e Adu...muito se fala deles, muita promessa, muita expectativa. Era bom que os três correspondessem...vamos aguardar.

Anónimo disse...

Fazes bem, aproveita as férias, também estou quase a gozar as minhas. Mas para mim:
O João Pereira é razoável, a roçar o fraco. Trapalhão, indisciplinado, apesar de rápido, raçudo, e benfiquista, sem dúvida.
Bom, muito bom, a roçar o prodígio é o meu "compatriota" Adu, era este que certamente LFV se referia quando na história contada na "Tertúlia" dizia que vinha aí um reforço que dava vontade de comprar cativos.

Pedro disse...

Espero q desta vez acertes nessa do "prodígio"
:)

Anónimo disse...

acho k até podia vir o ronaldinho, kaká, drogba e o daniel alves que era sempre a mesma coisa: 3º lugar e 0 titulos.
o problema ñ está nos jogadores

Anónimo disse...

John, não sejas assim, é óbvio que os jogadores são fundamentais. Ainda no último jogo tiveste um bom exemplo, a equipa pode ter jogado mal, pode estar mal fisicamente, desorganizada, tudo o que quiseres, mas se não fosse um erro individual da exclusiva responsabilidade do Nélson, não teríamos perdido o jogo.

Anónimo disse...

"Ainda no último jogo tiveste um bom exemplo, a equipa pode ter jogado mal, pode estar mal fisicamente, desorganizada, tudo o que quiseres"
isso não chega? uma das "vantagens" de ficar com um treinador, é a continuidade de trabalho. pelo jogo do domingo parecia k era a 1ª vez k jogavam juntos. o futebol do benfica é igual a ZERO. só falta dizer k perderam por culpa do nelson!
e não venhas com as desculpas do cansaço e do calor: o leiria jogou as 17 horas com um calor abrasador durante 120 minutos com 3 substituições. e deu 4!
SANTOLAS JÁ PA RUA!!

... disse...

chamoa tua atençao para um facto

o atletico de madrid este ano ja vai em 76 milhoes gastos... e promete gastar mais.

simao, reyes, maxi rodriguez e forlan é de respeitar... no banco ficam "só" o luis garcia e o aguero

Anónimo disse...

John, não vou estar com essa discussão inútil. Se a tua visão redutora acha que todos os problemas do Benfica são o treinador, continua assim. Numa semana em que confirmou-se que nem sequer temos Director para o futebol, numa semana em que um jogador nosso publica um livro a explicar como o próprio Dep. Médico destruíu a sua carreira, tu continuas a achar que é só correr com o treinador e somos campeões mundiais, poupa-me. Não vejo adeptos do Chelsea a dizer "nem com o Shevchenko, Ballack, Lampard, Droga, Terry, etc.." somos campeões europeus, sorte do Mourinho não ter os nossos adeptos, se não era já corrido.
E não vou dizer que perdemos por causa do Nélson, ele não teve nada a ver com isso, certamente que é o treinador que lhe diz para isolar os avançados contrários.

Anónimo disse...

Essa do Leiria então é completamente estúpida! Querias que o Benfica estivesse no seu pico físico contra os egípcios??? Isso sim era inteligente, brilhante programação física! Óbvio que os nossos jogadores têm que estar cansados, têm que estar a levar violentas cargas de pré-época para estarem forma para a pré-eliminatória da champions, não??? O Leiria tinha um jogo vital, e não sei se estavam em forma, se jogaram bem, sei que deram 4 no prolongamento e que só conseguiram chegar a esse prolongamento com um golo no último minuto, mas o que é que isso interessa???

Anónimo disse...

pois nem vale a pena continuar a discutir.
espero k fiques contente a saborear o magnifico futebol do nosso benfica e que festejas muitas vitórias e muitos títulos do teu amigo santolas.

ps: "Não vejo adeptos do Chelsea a dizer "nem com o Shevchenko, Ballack, Lampard, Droga, Terry, etc.." somos campeões europeus" claro. quem foi campeão europeu não tinha esses jogadores, mas tinha kaká, inzaghi, gatusso, nesta... por isso ñ compares.

Anónimo disse...

"Essa do Leiria então é completamente estúpida! Querias que o Benfica estivesse no seu pico físico contra os egípcios???"

e kem disse k o leiria tá no seu pico de forma? e sabes quanto tempo falta para a pré eliminatória do LCE? e acreditas que uns gajos k NÃO ganham um único amigavel vão passar a ganhar jogos só por serem oficiais?
ñ venhas com as desculpas do departemento médico ou do director do futebol porque esses não influem na qualidade do jogo de uma equipa. os responsaveis: santolas por ser dos piores do mundo, LFV por o contratar.

Anónimo disse...

John, o que comparo é que o Mourinho em 3 anos de Chelsea com o multimilionário a dar-lhe jogadores não consegue ser campeão europeu.
E mete uma coisa na cabeça, eu não sou fã do FS, quero títulos do Benfica, até pode ser o Barbas a treinar. Agora o Benfica já tinha sido 3º antes de FS e há muitos outros problemas. Ainda esta época sairam 3 jogadores fundamentais na equipa, chegou uma mão cheia de reforços, não podem esperar que todos já joguem bem juntos! Na última equipa, do meio campo para a frente, apenas Petit e Kat jogaram regularmente a titulares na época passada, o resto eram novos (e o Nuno que vem duma longa paragem!). E jogámos em casa da melhor equipa africana, não foi contra uma merda qualquer.
Por isso eu irei para o estádio gritar pelo meu Benfica, e não assobiarei ninguém que represente aquele clube da melhor forma que sabe (treinador e jogadores). Se queres correr com alguém deves lembrar-te que o FS não é dono do lugar, alguém o pôs e mantém lá.

Anónimo disse...

"ñ venhas com as desculpas do departemento médico ou do director do futebol porque esses não influem na qualidade do jogo de uma equipa."

Essa então é brilhante. De facto destruirem a carreira do avançado mais promissor que tínhamos, não interfere na equipa. Ou darem o Micolli como apto e ele ter uma recaída no 1º sprint não tem influência. Ou dizerem que o Rui Costa tem um probleminha que se descobre ser uma rotura enorme, não interfere. É óbvio, o FS também devia perceber de medicina e ir contra o parecer dos médicos.

Pedro disse...

John aqui sou obrigado a discordar...claro q um DM e um Director Desportivo influenciam muito na qualidade exibicional da equipa.Os jogadores estarem ou não aptos fisicamente para um jogo de futebol faz toda a diferença; existir união e amizado, uma protecção total a todos os ataques exteriores (e interiores) faz a equipa jogar melhor, mais unida, mais solidária.

O futebol hoje em dia é uma mescla de vários factores, uns mais importantes q outros mas um DM e um Director podem fazer toda a diferença. Sem Veiga não tinhas sido campeão, não tenha a menor dúvida e muita falta fez ele esta época, palavras dos próprios jogadores.

Anónimo disse...

Claro que um director faz muita falta, aliás é fundamental! ALguém que tenha anos de casa, que conhece o clube, que une os jogadores, tudo! Uma pessoa que existe 24 horas por dia para resolver todos os problemas do futebol. Mesmo na Selecção apesar do indiscutível mérito de Scolari, existe um Director Desportivo que faz esse papel, e Veiga fê-lo (bem numas coisas, mal noutras) no Benfica. Aliás quem ler o livro do capitão Simão quando fomos campeões, percebe bem que o Veiga foi talvez a pessoa mais importante naquele título.

Pedro disse...

Um treinador como Scolari ou Camacho conseguem, pelo seu carisma, atenuar esse vazio, caso exista, mas não deixa de ser importante ter alguem naquelas funções.

Alguem q os proteja contra tudo para assim ter autoridade para lhes puxar as orelhas qd necessário...

João Bizarro disse...

1. Pesetero. :)

2. Há malta boa para ocupar o lugar.

3. Já falei sobre esta lástima de jogo

4. O problema neste momento é mesmo o treinador. O presidente está a por a fasquia alta com estas contratações. Não vejo grande espaço de manobra para o engenheiro.

5. Acho que o Moreira anda é com azar.

Anónimo disse...

"ñ venhas com as desculpas do departemento médico ou do director do futebol porque esses não influem na qualidade do jogo de uma equipa."

vamos lá ver se me faço entender. um departemento médico ou um director desportivo tem grande influência nos resultados finais de uma época. aí concordo convosco.
agora explicam-me lá qual é a influência deles na nossa exibição do último jogo?
será que mais ninguém vê que o benfica não tem fio de jogo, não tem ideias, não tem garra e não faz uma jogada de jeito? como é possivel o benfica defender tão mal se os defesas são os mesmos? saíu o simão e já não há ninguem que sabe marcar um livre ou um canto? o k se faz nos treinos do glorioso?
de todos os problemas que enumerei digam-me quantos estão relacionados com o departamento médico ou com o directo desportivos.

Anónimo disse...

John, sofremos 4 golos na pré-época:
1º responsabilidade do Katsouranis que não acompanhou o jogador que estava a marca, e acabou por marcar o golo
2º Oferta de Butt após total distracção do Sreten (2 elementos novos)
3º Penalty (??) completamente infantil cometido por Luisão
4º Assistência do Nélson

Nenhum destes lances tem a ver com má organização defensiva, são erros individuais, infantis, que acredito não serão cometidos durante a época, mas não são imputáveis ao treinador, porque não acredito que ele diga ao Kat para deixar de acompanhar o adversário quando este se aproxima da área, que diga ao Sreten para parar e ver o Butt sair mal com os pés ao avançado contrário, que diga ao Luisão para se encostar ao adversário para este não cabecear quase à entrada da área, ou que diga ao Nélson para passar aos adversários em vez de passar aos colegas.
Sim, e em 2 jogos não marcámos nenhum golo de bola parada, que tragédia. Vamos ver o trabalho, mas quem está a marcar a maior parte das bolas paradas é o Manel, é natural que demore algum tempo a adaptar. Mas aposto que o Benfica durante a época vai marcar mais golos de bola parada que os outros 2 grandes, mesmo com a saída do Simão.
Quanto ao fio de jogo, volto a referir, hoje treinaram pela 1ª vez 2 reforços; no úlitmo jogo jogaram 4 elementos novos dos 6 que actuaram do meio campo para a frente; a dupla de ataque é nova; o Manel está a jogar num esquema novo; tudo leva o seu tempo, por isso não queiram julgar alguém por uma derrota com a melhor equipa de África, da maneira que foi!!!

Anónimo disse...

americano, para não se tornar uma conversa de surdos só vou dizer duas coisas:
1º deus queira k tenhas razão, pk não kero chegar a maio de 2008 e dizer "tas a ver americano como o gajo é mesmo burro e ficamos outra vez em 3º sem ganhar nada"
2º o ano passado foi a mesma coisa
chapa 3 na grécia e com o sporting. "não faz mal são amigaveis" chapa 3 com o celtic, manchester, braga, porto e sei lá kem mais.

mas como já te disse kero estar enganado.

Anónimo disse...

John, finalmente estamos de acordo, mas como te disse eu também não gosto dele, adoro o Camacho, só acho é que temos de perceber que ele não representa todos os nossos males, longe disso. Só acho é que para certas pessoas já se gerou um ódio cego tal que tudo o que corre mal é culpa dele, e tudo o que corre bem nada tem a ver com ele, e isso não é minimamente correcto. E gostaria que se evitassem as manifestações de desagrado com ele e a equipa no início da época, pode ser que as coisas comecem bem e depois os nossos meninos resolvam o resto.

Anónimo disse...

americanos, as minhas manifestações de ódio não vão passar dos blogues, por muita pena minha não posso ir ao estádio ver os jogos. tava a pensar assistir ao jogo com o guimaraes na minhas férias mas afinal vou para ibiza. mesmo assim tou com a esperança de ir lá um fds e espero ir convosco à catedral!

ps: é claro k o santolas não é o único responsavel mas é o principal. afinal de contas ele é k toma as decisões.

Pedro disse...

E temos q analisar uma coisa: Camacho agora ou Scolari para a próxima época...

Continuo a apostar q é essa a jogada de Vieira....

Anónimo disse...

Ok John, para ir a Ibiza vale a pena perder um jogo do Glorioso, acredita, já lá fui :)
Cá te esperamos na catedral!

Pedro, eu prefiria o Camacho já, o Scolari não é uma jogada nada fácil, acredita. Mas já saíu o Veiga, é uma ajuda.

Anónimo disse...

o scolari deve ter meio mundo atrás dele com ordenados chorudos.
se não for o camacho, pode ser o rui aguas.
pedro e americano, vcs andam sempre bem informados, acham que o LFV tá a fazer a cama ao santolas?

Anónimo disse...

John, há assuntos que tenho "inside information", mas esse não é um deles, agora numa opinião meramente pessoal, parece-me que sim. E não me admira que possa haver despedimento em caso de maus resultados iniciais.

Pedro disse...

Eu não acho q esteja a fazer a cama, acho q a contratação dele por parte de Vieira foi para provar qqr coisa e , caso corresse bem optimo.
Ao contrário do q dizem foi Vieira q trouxe o Santos e não o Veiga. Na conferência de apresentação LFV assumiu a mesma como opção pessoal e nos dias seguintes foi falado da zanga entre a dupla VV pq veiga queria um treinador estrangeiro.

Agora desde à vários anos q existe namoro entre o SLB e Scolari q só não foi consumado por causa daquela rábula antes do europeu ou mundial onde Scolari deu um murro na mesa por as negociações terem vindo a publico.

Vieira não despede Santos por dois motivos (penso eu): o primeiro o mais óbvio, o orgulho. Seria reconhecer um grande falhanço e Vieira não é desses. O segundo seria o facto de ter q o substituir e tendo Scolari como alvo não o pode fazer. Scolari só fica livre em 2008, qd acaba o contrato de Santos. Se Santos ganhar este ano LFV sai em alta, se Santos perder novamente LFV substitui saíndo por cima apregoando estabilidade e reforços como nenhuma outra direcção o tinha feito e q agora é hora de contratar um treinador de elite blá blá blá..

Mantendo esta teoria de Vieira/Scolari não faz sentido tramar o Santos. Se nada existe em relação a Scolari só mesmo o orgulho de Vieira para impedir a troca....

Anónimo disse...

Em relação a Scolari tenho a certeza que nada existe, pelo menos para já. E o problema antes do Euro não foi só vir a público, foi também uma pressão pouco "elegante" por parte de Veiga, que o Scolari não apreciou.