blog

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Não vi o Benfica

Não me entendam mal: eu vi o jogo que se jogou na catedral, no sábado que passou. O que eu não vi foi o Benfica a jogar nesse jogo!

Aliás, posso dizer até que nem eu, nem ninguém viu o Benfica a jogar no sábado! Parece misterioso?

É porque é!

O que vou revelar em seguida a si e apenas a si, caro fã incondicional do Mágico SLB, é top secret, ultra-confidencial e não pode sair daqui! Se esta informação cair em mãos erradas, é o próprio futuro da humanidade que está em risco! Por isso, a seguir a ler este post e para maior segurança, recomendo-lhe vivamente que regue o seu PC com gasolina e lhe pegue fogo.

Porque, o que a generalidade do público não sabe e o Mágico SLB revela aqui em primeira mão, de forma absolutamente sigilosa, é que dificuldades financeiras inesperadas, relacionadas com o pagamento das aulas de oratória do presidente Luís Filipe Vieira - cujos resultados evidentes tantas alegrias têm trazido aos Benfiquistas - levaram a que a quase totalidade do plantel tenha sido vendido a um colosso europeu do sector agrícola, precisamente 2 dias antes do derby.

Mais, estamos também em condições de afirmar que, para remediar a situação e procurar manter tranquilas as hostes Benfiquistas, o tio do jogador internacional Ricardo Quaresma, reputado feirante e único representante das marcas de equipamento desportivo Adibas, Mike e Puna, em Portugal, foi contactado de imediato, tendo-se comprometido a utiliizar a mais avançada tecnologia genética cigana, para fornecer réplicas exactas dos jogadores do Benfica, a um preço bem mais em conta.

Consta que a dupla de centrais Luipão/Manderson, titular no passado sábado, custou ao clube sensivelmente 1/10 da original Luisão/Anderson e que Alcibes, que tão má conta de si deu no jogo em questão, foi a 5 euros, por vir com um pequeno defeito.

Não admira assim que o Sporting tenha ganho da forma categórica como o fez: não defrontou o Benfica, mas sim uma versão dos ciganos, de qualidade inferior! Um qualquer Denfica, ou Benfiga!

É preciso agora assumir o erro, perceber definitivamente que o barato sai caro e devolver ao Sr. Quaresma estas imitações, recuperando os originais! Para além do mais, a fluência de discurso do presidente demonstra à saciedade que as despesas com as aulas de oratória já não são necessárias e que o seu objectivo está cumprido.

Se o fizermos - e como, felizmente, ao olhar mais para norte, algo me diz que não somos o único cliente do Sr. Quaresma nesta superliga - ainda vamos a tempo de rectificar o erro conquistar o almejado bicampeonato!

Será como no ano daquele resultado maldito que qualquer Benfiquista se recusa a repetir, em que apesar de termos dado essa de barato, ainda fomos campeões, sem margem para dúvidas!

Mas o que é isto?!?!?

"Benfica: Koeman poupa os titulares do derby"

Devia era trabalhar a dobrar mas em vez disso são poupado.
Fazem aquela figurinha e são poupados?
Devia ser como o Felix Magath fez com os jogadores do Bayern, acordaram às 3 da manhã pra treinar.

Na idade dos porquês!!!

Porquê Nélson na esquerda se é na direita que rende mais e se Léo é extremamente regular no lado canhoto? Porquê Geovanni na direita se tem brilhado a ponta-de-lança? Porquê Manduca no apoio ao homem mais avançado quando Nuno Gomes desempenha tão bem a função? Porque não jogam Karagounis e Robert?

Postas estas questões resta pedir à equipa que acorde da noite de Halloween e regresse às vitórias já no próximo jogo.

Os benfiquistas...

...são únicos!

"SCP vence e convence no grande “derby” lisboeta" - luis

"Para quem esperava aqui uma qualquer desculpa, engane-se! Perdemos e perdemos bem! " - Antitripa

"O Sporting fez uma exibição fantástica, de querer, garra e humildade que há muito não se via por aquelas "bandas" dando uma autêntica lição de profissionalismo e humildade aos, até ontem, muito elogiados jogadores benfiquistas" - Pedro Neto

"o Sporting foi um justíssimo vencedor mais parecendo que estava a jogar em Alvalade e não na Luz" - Karadas

"O Benfica perde assim, de forma justa, três pontos na corrida pelo título" - Eusébio Branco

"Pouco mais se pode dizer sobre uma derrota justa, que foi um castigo mais do que merecido para aquela que terá provavelmente sido a pior exibição do Benfica esta época" - D'Arcy

"Parabéns ao SCP, que venceu justamente o SLB em jogo a contar para a 20.ª jornada da SuperLiga." - FPVC

"Hoje no Estádio da Luz jogou uma só equipa: o Sporting." - João Bizarro

Uma lição a todos os outros.

domingo, janeiro 29, 2006

Questão

Porque razão Manduca (que até gosto dele) não foi um dos escolhidos para a inscrição na Liga dos Campeões e é titular contra o Sporting?
Estas opções de Koeman não fazem sentido nenhum...

sábado, janeiro 28, 2006

Totalmente merecida


Esta foto foi a única coisa positiva desta noite. A noite em que o David venceu, justamente, o Golias.
A derrota do Benfica foi totalmente merecida e a vitória do Sporting totalmente merecida. E quando se diz que o Sporting venceu justamente acho que está tudo dito da miserável exibição do SLB.
Não consigo perceber o porquê do SLB ter entrado em campo com a postura e atitude com que entrou. Nem sequer foi a postura de "já está ganho", não dá para perceber. Uma incrivel desconcentração colectiva, não existiu o minimo de fio de jogo durante os 90 minutos.
A defesa do SLB que costuma ser sólida foi um fiasco autêntico, então o Alcides foi impressionante com tantos erros infantis. Por 3 vezes deixou que a bola batesse à sua frente e lhe passasse por cima. Inaceitável.
Koeman deu mostras que não tem "mãozinhas" para esta "máquina". O SLB tinha que explorar as faixas porque é a sua grande arma e a grande fragilidade do SCP, pelo contrário, Koeman preferiu fazer o jogo dos leões e fazer com que o jogo fosse disputado a meio campo. Colocando Nelson na esquerda, fez o que já se tinha visto noutras vezes, que é "amputar" o SLB da sua ala direita. Geovanni descai para o centro e Alcides não tem a acitulância atacante de Nelson. E Nelson na esquerda perde-se. Koeman começou aqui a perder o jogo. E mesmo a ganhar o SLB não foi capaz de ter calma, de ter aquilo que tem sido a sua grande mais valia, concentração para dominar o jogo. Não dá para perceber. Quem tinha que ganhar o jogo eramos nós, a pressão estava do nosso lado porque somos nós que lutamos pelo titulo e falhámos, e falhámos em grande. E quem tem Liedson esfrega as mãos de contente com tantos falhanços...o segundo golo então é de bradar aos céus. Uma defesa que tem sido de betão cometer tantos erros....e até considero que o meio campo estava a conseguir cumprir o seu papel mas depois o ataque não saía pelas alas como seria o desejável. Moretto toca na bola aos 31 minutos da primeira parte, a partir daí começa a aflicção. Porquê?!!??! Não faz sentido...
O Sporting, sem jogar bem diga-se, é um justo vencedor, pura e simplesmente não cometeu os erros do SLB e aproveitou, sem dó nem piedade os nossos erros. Foram 3, podiam ter sido mais.
Não me lembro de um jogo tão mau da nossa defesa, mau demais...que segunda parte para esquecer. E que adianta meter Marcel se não jogamos pelas alas??
Se o FCP ganha amanhã a caminhada para o título fica muito mais dificil, muito mesmo.

O árbitro esteve bem, como é seu apanágio deixou jogar, os dois penaltys assinalados não têm discussão mas ficou um sobre o Nuno Gomes na primeira parte que podia alterar o rumo das coisas, mas com uma exibição tão mediocre da nossa defesa não faz muito sentido falar muito disso.

O SLB tinha que ter feito muito mais, estas derrotas são más demais, não houve garra, não houve crença, não houve nada...e isso é grave. É preciso apurar motivos e TODOS aprenderem com esta amarga lição.

Parabens aos lagartos, ganharam o seu campeonato e uma forma inteiramente justa. A nós restamos emendar este colossal erro na próxima jornada. E senhor Koeman aprenda de uma vez por todas, são os adversários que têm de se adaptar ao SLB e não o contrário: Nelson rende é na direita e toda a dinâmica atacante do SLB ganha com isso.

VERGONHA!!!!!!!!!

Hoje no Estádio da Luz jogou uma só equipa: o Sporting.

Se fosse um filme chamar-se-ia "O dia do bloqueio mental"!!!

Que pobreza. Nunca esperei.

Parabéns ao Sporting.

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Como é óbvio!

"Por exemplo, vi o jogo do Sporting frente ao Marítimo e não entendo como o presidente veio depois dizer que o árbitro [Rui Costa] não podia dirigir mais jogos do Sporting (...) Acho inclusive que foi o Marítimo a equipa mais prejudicada na partida".*

Acha ele e acha qualquer pessoa que tenha visto o jogo e que não seja doentiamente sportinguista. É, de facto, preciso muita cara de pau para vir reclamar da arbitragem, num jogo em que ficou um penalty nitido contra o Sporting por assinalar (clarissima mão na bola de Polga, dentro da área) e em que o árbitro inventou aquela rábula do livre indirecto, perto do final, para ver se os da casa ainda marcavam o golito da vitória.

Já é hábito ver os dirigentes sportinguistas com estes choradinhos antes dos jogos com o Benfica, para ver se influenciam e equipa de arbitragem. Esperemos que o Pedro Henriques não vá na conversa e faça uma arbitragem isenta e sem erros.

(*) As palavras são de Ronald Koeman, na conferência de imprensa de hoje.

O nosso dever

Amanhã quando o árbitro apitar para o inicio do jogo na minha mente só estará um resultado: VITÓRIA. E espero que esse mesmo resultado estaja na mente dos nossos jogadores.
Como já foi aqui dito e redito, o Benfica tem este ano um plantel como não tinha há muito e tem obrigação de entrar para TODOS os jogos com motivação suficiente para os ganhar.

Se o resultado for diferente à vitória que todos esperamos e por muito respeito que tenhamos pelo adversário, será mais por incapacidade nossa do que por mérito dos outros. Somos melhores, temos melhor equipa e outro resultado que não a vitória será frustrante.

Como dizia há dias o Mantorras: "Para nós um empate é uma derrota".

Vamos lá rapazes, mostrem lá aos outros moços qual o seu devido lugar, metam-nos a fazer beiçinho e a dizer mal da arbitragem.

Para finalizar quero dizer que desejo um jogo sem casos e uma grande arbitragem do Pedro Henriques, que ele não se impressione com o jogo (o único que os lagartos podem fazer neste momento) sujo do adversário. Eles pressionam os arbitros mas temos que os desculpar porque quem dá o que tem a mais não é obrigado!!!!!!!

Força malta!!!

UFA!!!


Petit joga!!!!

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Más noticias

Petit está em risco para o derby devido a uma lesão nos adutores, contraida durante o treino de ontem. Com Manuel Fernandes longe da melhor forma, depois da lesão prolongada, e com Karagounis afastado da preparação, por estar ao serviço da selecção grega, esta lesão vem mesmo na pior altura. Más noticias, de facto.

A pressão de se ser melhor

À medida que o derby se aproxima, parece óbvio que há estados de espírito bastante diferentes entre os adeptos dos dois rivais.

Do lado benfiquista, transpira a confiança na equipa, na qualidade dos jogadores e na sua capacidade para ultrapassar um adversário relativamente enfraquecido. Já do lado sportinguista, há um nitido sentimento de inferioridade, de falta de confiança na equipa e de esperança em que aconteça uma surpresa, ou seja, que contra toda a lógica das coisas, o Sporting consiga não perder contra um adversário que lhe é manifestamente superior. Basta um olhar rápido pela blogosfera, ou alguma atenção nas conversas de café, para se perceber que o que aqui escrevo corresponde à verdade.

E este estado de coisas representa um perigo real para o Benfica, já que contribui para o aumento da pressão sobre os seus jogadores. Ou seja, se ninguém espera grande coisa do Sporting e se não é nenhum drama que perca o jogo (porque é mais fraco, tem piores jogadores, atravessa um momento pior, etc), o contrário acontecer (leia-se, um resultado menos positivo do Benfica) já seria uma tragédia de dimensões biblicas, precisamente pelas razões inversas. A qualidade traz responsabilidades acrescidas.

Koeman parece já se ter apercebido disto e tem procurado acalmar as hostes, desvalorizar a importância relativa deste jogo e aliviar um pouco a pressão. É importante que o faça e que saiba, no balneário, gerir esta situação.

Na minha memória estão bem presentes situações inversas, em que era o Sporting que se encontrava mais forte e motivado e se preparava para golear o Benfica, para depois lhe sair o tiro pela culatra e acabar por sair derrotado no derby.

Qual é o Benfiquista que não se lembra dos 6-3, depois de termos passado a semana toda a ouvir os lagartos a cantar de cima do poleiro? Ou da vitória por 1-0, com aquele golo do Sabry? Em ambos os casos, tínhamos pior equipa, atravessávamos um pior momento...e triunfámos.

É preciso que neste sábado não aconteça algo de semelhante. A equipa terá de demonstrar estaleca e maturidade, para lidar com esta situação.

Derby à porta

Está cada vez mais próximo o derby de todas as paixões, o eterno Benfica - Sporting.

Depois do descalabro do jogo da primeira volta, Koeman terá agora, que demonstrar que aquele jogo foi um erro e que a superior qualidade do plantel do SLB é, mais que suficiente, para vencer o rival de alvalade.
O Benfica está muito mais forte que o Sporting, quer qualitativamente, quer animicamente, vem de uma fantástica série de vitórias, tem um plantel muito forte e equilibrado, está a jogar com garra e categoria. Pelo contrário,o adversário de sábado, está desmoralizado, fragilizado, com pouca qualidade no seu plantel. Condições suficientes para ganhar o jogo? Teoricamente sim. Mas a práctica diz que nem sempre o mais forte vence.
Se o Campeão Nacional entrar em campo com a atitude que tem entrado nos ultimos jogos que fez o SCP não terá hipóteses, mas para isso o SLB tem que encarar este, tal como todos até ao fim do campeonato, como uma final onde a conquista dos 3 pontos significa a revalidação do titulo. Se os jogadores entrarem sem humildade e vontade de correr dificilmente conquistarão a vitória. Acredito que isto não se passará. Os jogos recentes mostram uma equipa muito forte animicamente e por isso acredito que o SLB entrará a 200 à hora com a ajuda de um estraordinário publico que ajudará a encostar o leão às cordas.

Koeman não deverá surpreender no 11 inicial, colocando Moretto na baliza e uma defesa composta por Luisão e Anderson no meio e Alcides na direita e Nelson na esquerda. Acredito que Koeman queira ter mais altura e fisico na luta defensiva por isso escolherá Alcides, que tem jogado muit obem, em detrimento de Léo. O meio campo será um meio campo de betão com Petit e Beto, sendo este último um dos preferidos de Koeman, e, valha a verdade, muito útil na luta a meio campo, principalmente quando o SCP povoa muito aquela zona do terreno. Esperemos que a lesão do Petit não seja grave ao ponto de ele não pode rjogar, seria um grande revés. No ataque jogará Simão, Nuno Gomes e Geovanni sendo a duvida quem os acompanhará e onde jogará Geovanni. De certeza que será ou Manduca ou Robert a jogarem e se for o francês Geovanni jogará na frente de ataque com Nuno Gomes, se for Manduca aumentam as duvidas. Eu aposto em Manduca com Geovanni na direita. Prefería Geovanni o centro pois rende mais e, cada vez mais, sempre que joga na direita tem a tendência para descair para o centro.
Existe também a opção Marcel mas deverá começar no banco.

Um estádio cheio, um jogo de grandes emoções. Esperemos que o árbitro se porte à altura do mesmo e que o fiscal de linha não esfregue muitas vezes o olho...

Força Benfica!!!

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Dois anos se passaram...

Eterno Fehér. Estarás sempre connosco!

Soares Franco dixit

«Não podemos ter medo de enfrentar a verdade e, num contexto de rácios, o Benfica é efectivamente maior do que o Sporting: tem mais adeptos e mais sócios, tem mais títulos conquistados, venceu mais competições europeias. Os sportinguistas não devem negar as evidências, até porque quando queremos ser os primeiros temos de seguir dois princípios: não mentir e ter a referência a abater. Além do mais, o facto de o Benfica ser maior não quer dizer que seja melhor», Filipe Soares Franco, à revista de domingo do CM.

Eis Soares Franco a dizer o que todos os sportinguistas sabem, mas preferem não repetir alto.

Eis também a explicação para a atitude, típica entre os sectores mais verdes da nossa sociedade, de maior preocupação com o insucesso do Benfica, do que com o sucesso do seu próprio clube. Afinal, para eles nós somos "a referência a abater" e a sua realização desportiva é sempre por oposição a essa referência.


terça-feira, janeiro 24, 2006

E agora... um pouco de humor

"Se Vieira não se candidatar avanço eu" - Manuel Vilarinho

Jornalista: Situação que marcou profundamente o seu mandato foi o despedimento de José Mourinho. Mais tarde disse que se pudesse voltar atrás voltaria.

M. V. - No dia em que ele me disse que ia embora se eu não lhe renovasse o contrato por mais um ano arranjei ali um subterfúgio para dizer que tinha falado com os investidores para poder pensar com mais tempo. A este respeito ele disse que eu não mandava nada. Não me importei, fiz-me de parvo, muito embora estivesse armado em esperto. Infelizmente pensei mal, independentemente de saber o que ele é hoje, porque à época dos factos eu já achava que era extremamente competente. Na verdade, o contributo de Mourinho era excepcional, ele geria muito bem o principal negócio do clube (o futebol), libertando os dirigentes para resolver os inúmeros problemas encontrados. Só por isso foi um erro tê-lo deixado ir embora. Ele talvez nunca se tenha apercebido quanto útil era, além do aspecto técnico-desportivo. É que, além de treinador, Mourinho era o nosso gestor do futebol e um gestor competente.

O Sr. Nuno

A resposta de José Veiga às afirmações do sr. Nuno:

«Não sou eu a figura que está ligada aos Guímaros, aos Quinhentinhos, aos Silvanos, aos Chicos Silvas, aos Calheiros, às viagens para o Brasil, ao Apito Dourado... Não sou essa a figura, deve ter-se enganado no personagem», comentou José Veiga, à margem do treino que o Benfica realizou no Estádio Nacional.
Pinto da Costa lançou várias «farpas» ao velho rival de Lisboa, revelou que o seu segundo livro terá um capítulo intitulado apito encarnado, mostrando-se também surpreso com o facto de «ainda não ter surgido qualquer processo por causa das coisas que têm acontecido».
José Veiga afirma-se desiludido com as declarações do líder portista e enumera os assuntos que gostaria de ver esclarecidos: «Estava à espera doutro tipo de explicações, como os comunicados da claque no site; estava à espera que explicasse o que é que o Sr. António Garrido anda a fazer estes anos todos no clube do Sr. Nuno; estava à espera que explicasse também a relação de promiscuidade do Sr. António Araújo com o Sr. Nuno. Gostaria de saber mais algumas coisinhas...»
José Veiga encara a atitude de Pinto da Costa como um sinal inequívoco de quem está desesperado: «Sei perfeitamente como ele funciona. Isto é o desespero total de quem sente que vai ser ultrapassado na classificação muito em breve pelo Benfica, que sabe que vai ter graves dificuldades para explicar como é que com um orçamento de 60 milhões de euros, o dobro que o Benfica gasta no futebol, não está a conseguir os resultados do Benfica».

Rivalidade de um adepto

O d'Arcy tem um fabuloso texto sobre a rivalidade Benfica-Sporting, no Diário de um adepto benfiquista, cuja leitura recomendo violentamente, por entre múltiplas e curvadas vénias.

Confissão?

"Mas está também imune e impune, uma vez que não houve um levantamento de um apito encarnado por tudo o que se tem passado nos últimos domingos.."

Pinto da Costa citado pelo Record.

É impressão minha ou isto é uma confissão clara da culpa do maior intruja do futebol português?
Se ele acusa outro de imunidade e impunidade por não ter sido levantado nenhum "apito" então ele, que é ARGUIDO do unico "apito" que foi levantado, assume-se como culpado.

Ai o Pintinho está mesmo caduco....demorou 3 dias para dizer que as afirmações de Veiga eram mentira?
LOLOL

segunda-feira, janeiro 23, 2006

O derby

Na próxima jornada joga-se o derby de Lisboa, o Benfica-Sporting, que é, pelo historial dos dois clubes e pela rivalidade que sempre os opôs, talvez o maior evento desta Superliga. Espera-se casa cheia no maior estádio deste país, como é habitual, para receber condignamente os rivais do outro lado da segunda circular.

Os momentos das duas equipas são, no entanto, bem distintos.

O Benfica atravessa a sua melhor fase dos últimos anos, consubstanciada nas 7 vitórias consecutivas que leva nesta superliga. A equipa está bem e recomenda-se, sem lesionados ilustres, nem problemas de maior. A qualidade do plantel tem permitido que Koeman introduza alguma rotatividade na gestão do plantel, distribuindo o desgaste pelas aldeias e permitindo-lhe enfrentar as várias frentes com mais à vontade. Para além do mais, o holandês tem conseguido que a equipa se agigante nos grandes jogos e consiga bons resultados, como aconteceu, por exemplo, no jogo do Dragão com o Porto, ou nos dois jogos com o Man Utd, para a Liga dos Campeões. A excepção a esta regra é, curiosamente, o jogo em Alvalade com o Sporting, mas que se pode justificar com outros factores ("juventude" de Koeman no futebol português, a ilusão reinante em relação ao plantel do sporting, entre outras)...

Já o Sporting atravessa uma crise profunda, que corta o clube de cima a baixo, a começar no presidente Soares Franco e a acabar no plantel. Depois do empate em casa frente ao Marítimo, a distância já é de 6 pontos para o Benfica e de 9 para o Porto. Uma derrota na luz, será um ponto final nas aspirações ao título e um sério revés nas aspirações leoninas ao segundo lugar, o tal do acesso directo à liga dos campeões. Ainda para mais, o plantel é fraco - creio que nesta altura isto já é pacificico, mesmo para os sportinguistas - e tem sido assolado por graves problemas de indisciplina, resolvidos de forma pouco eficaz por quem tem a autoridade para o fazer. Por outro lado o treinador Paulo Bento continua sem ser capaz de pôr a equipa a jogar um futebol minimamente ligado e convincente. A equipa demonstra mais vontade do que no tempo de Peseiro, mas o futebol praticado continua muito atabalhoado e inconstante.

Costuma dizer-se que nestes jogos ganha o que se encontra em pior forma mas, infelizmente para os sportinguistas, isso não corresponde à verdade. Se é verdade que em Alvalade os registos estão relativamente equilibrados, na catedral manda o Benfica e as estatisticas provam-no, sem margem para dúvidas.

Se a óbvia superioridade qualitativa do plantel, quer em termos individuais, quer em termos colectivos não fôr suficiente, o factor casa, a pressão dos 6 pontos de atraso e a necessidade absoluta de ganhar, por parte dos bebés de alvalade, deverá ser suficiente para desiquilibrar as coisas. Assim sendo, tudo o que não seja uma vitória tranquila e natural do glorioso, será uma grande surpresa para mim. E note-se o risco - tão grande, quanto assumido - que eu assumo ao escrever isto, a esta distância. Se não ganharmos, a minha credibilidade leva (mais) um grande rombo...

domingo, janeiro 22, 2006

O nosso adversário da Champions

Vi hoje o Manchester-Liverpool...
Que jogo... Estive para adormecer várias vezes!
O Liverpool a jogar para o 0-0 tentando que o adversário errasse para ver se marcava um golito.
Saiu o tiro pela culatra ao Benitez (que ficou pior que estragado) porque no ultimo minuto Rio Ferdinand com um excelente golpe de cabeça deu os 3 pontos ao Manchester.
Koeman esteve nas bancadas e espero que tenha tirado boas notas do jogo.

O Chelsea empatou em casa mas não devem estar muito preocupados, tal é o avanço que levam.

sábado, janeiro 21, 2006

Ironia do destino

Na semana que passou os benfiquistas tiveram que ouvir mundos e fundos por causa de um suposto penalty que ficou por marcar, a favor da Académica, por mão de Luisão dentro da área. Quis o destino, com a ironia que só ele tem, de "dar" um penalty igual ao SLB no jogo contra o Gil Vicente. Estou mortinho de curiosidade para, mais uma vez, atestar a coerência das hostes anti-benfiquistas. O braço do jogador do Gil Vicente está, sem tirar nem por, na mesma posição que estava o braço do Luisão, e como eu defendi que deveria ter sido assinalado penalty contra o SLB nesse lance é óbvio que também considero penalty o lance de hoje na área do Gil Vicente. E Luisão tinha a atenuante do remate ter sido a um metro de distância. Também quero ver o que se vai dizer sobre o penalty que o Simão "cometeu"...mas já lá vamos.

O SLB jogou quanto baste para levar de vencida uma boa equipa do Gil Vicente, que ao contrário do que fez na Luz, hoje jogou futebol e procurou a baliza adversária. Mas o SLB foi mais forte e manteve a mesma dinâmica apesar de sofrer um golo cedo. Houve momentos na partida em que a equipa perdeu o fio de jogo e recorreu ao chamado "pontapé para a frente", coisa queme causa muita urticária, mas noutras alturas teve lances de elevada qualidade sendo o segundo golo o ex-libris disso mesmo, um golo fantástico numa jogada fantástica. Depois do 1-3, que nasce num lance daqueles dignos de apanhados de fim de ano, onde o guarda redes não acerta na bola após passe de um colega (um passe, diga-se, muito mal feito) "limpado" assim a fantástica exibição que fez na Luz defendendo tudo o que havia para defender, o SLB tirou, claramente, o pé do acelarador, controlando o jogo e aproveitando o contra-ataque como tão bem sabe fazer. Não gostei de alguns lances na nossa área, corremos riscos não necessários, mas talvez tenha sido fruto de com 1-3 os jogadores já estarem a pensar no derby que aí vem. É uma coisa inevitável.

Mais uma vez se comprova que Nuno Gomes não gosta de golos fáceis, por duas vezes com apenas o guarda redes pela frente não conseguiu marcar golo. Fica também a nota da constatação de que Manuel Fernandes terá que suar muito e jogar muito mais do que jogou hoje para tirar o lugar a Beto.

O árbitro tirando os lances dos penaltys teria passado discreto, o que é sempre bom sinal. No lance do penalty a favor do Gil Vicente as imagens são claras: não há qualquer falta, mas isso vê-se na TV, no lance corrido pareceu-me claramente penalty e a forma como Simão se faz ao lance engana o árbitro. Não é penalty mas compreendo a decisão do árbitro. O penalty a favor do SLB, como disse acima, é idêntico ao lance tão reclamado de Luisão. Mas ao contrário de Luisão aqui não há um remate à queima mas sim um cruzamento de Nelson bem afastado. Penalty sem discussão. Ainda existiu um golo bem anulado a Nuno Gomes por fora de jogo e um fora de jogo mal assinalado ao mesmo Nuno Gomes na primeira parte.

PS: Engraçadas as declarações do Ulisses Morais no final do jogo....porque será que não falou assim no jogo da primeira volta?

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Vitória + uma

Uma pequena interrupção na minha noite para dizer que ganhamos bem e que foi a 1ª vez que gostei de ouvir o José Veiga.

O momento

O Benfica atravessa um excelente momento.

A equipa está bem e recomenda-se (6 vitórias consecutivas para a liga, 8 quando se inclui a liga dos campeões e a taça de Portugal), as contratações de inverno vieram reforçar e reequilibrar aquele que já era o plantel mais forte da Superliga e há uma grande empatia entre jogadores, equipa técnica e adeptos.

O clube demontra tranquilidade, organização - ver a forma rápida e firme como foi atacado o problema da entrevista de Karyaka ao jornal russo e compare-se com a forma atabalhoada como outros clubes desta liga (não) lidaram com casos de indisciplina tão ou mais graves - e, mais importante que tudo, apresenta uma estratégia de médio prazo bem definida no que ao futebol diz respeito e que tem sido posta em prática paulatinamente, desde há alguns anos a esta parte. Longe estão os tempos Damasianos das 120 entradas e saidas a cada período de abertura inscrições, ou os etilizados "Dezembros gordos" do saudoso - e também normalmente etilizado - Manuel Vilarinho.

Para tornar o quadro geral ainda melhor, os nossos adversários mais directos estão muito longe de estar bem e a ideia que parece transparecer é que, mais jornada menos jornada, o Benfica assumirá a liderança para não mais a largar.

O porto apresenta um plantel muitissimo desiquilibrado, que mistura alguns jogadores sem qualidade para jogar sequer na superliga (Sonkaya e Bruno Alves), com uma maioria de jogadores medianos (Alan, Pepe, Ricardo Costa, Raul Meireles, Paulo Assunção, Ibson, Hugo Almeida, etc) e apenas 3 unidades com potencial realmente decisivo (Quaresma, Lucho e Macarthy, se estivesse motivado). Para além disso, colectivamente a equipa não funciona e vive dos momentos de inspiração de Quaresma, cuja forma fantástica em que se encontra tem permitido criar uma ilusão de força e qualidade que, objectivamente, não existe. No entanto, os últimos jogos parecem indicar que o estado de graça do jovem jogador está a passar e, consequentemente, o da equipa também. A exibição paupérrima contra a Naval, no jogo para a taça, e a derrota inapelável contra o Estrela da Amadora, na última jornada, parecem confirmar estas observações.

No sporting o panorama não é mais animador. O clube encontra-se minado pelas convulsões internas e, em consequência, apresenta aquele que é, provavelmente, o pior plantel dos últimos anos, de qualquer um dos 3 grandes. A equipa é uma mistura de elementos dos escalões de formação (uns com algum potencial, outros nem por isso, mas nenhum do nível do Quaresma ou Cristiano Ronaldo, quando foram lançados), com as sobras da que atingiu a final da taça UEFA, pelo que o sporting parece não ter argumentos para aspirar a mais do que a luta pela liga dos campeões. A incapacidade em resolver de forma satisfatória os problemas disciplinares que têm vindo a assolar o grupo, desde os tempos de Peseiro, e a forma atabalhoada como têm sido geridos os sucessivos casos relacionados com renovações, permanências e dispensas, também não ajudam nada.

Este é, por tudo isto, um período especialmente perigoso para o Benfica. O risco de encarar os jogos com altivez sem o respeito devido aos adversários, ou de entrar num jogo a pensar no próximo derby ou confronto europeu, é muitissimo real. É necessário que os jogadores do SLB tenham bem presente que, apesar da campanha aceitável que vêm realizando, a verdade é que ainda não conquistaram absolutamente nada e exige-se-lhes que o façam! A qualidade aumenta o grau de exigência e esta equipa tem muita qualidade! Atente-se no exemplo do sporting de José Peseiro, que passou de "equipa que jogava o melhor futebol da europa", sério candidato ao título e finalista da taça UEFA, para um bando de proscritos que não ganharam nada, no espaço de menos de 1 semana.

Não queremos que suceda o mesmo, por isso exige-se concentração! E nisto o papel da equipa técnica é fundamental! Hoje, contra o Gil Vicente, é imperativo vencer, nem que seja pela margem minima e com um autogolo. Koeman tem de conseguir fazer ver aos jogadores que o jogo mais importante das vidas deles se joga hoje, em Barcelos! Nada mais importa, a não ser trazer os 3 pontos!

Antevisão

O jogo da 1ª volta com o adversário de hoje é daqueles em que dá vontade de perguntar: como foi possível? Aconteceu de tudo, oportunidades desperdiçadas, penaltys falhados, outros que não foram marcados a nosso favor, agressões não punidas, desvarios tácticos, etc.
Hoje permitam-me dizer que não há desculpa. Temos um plantel como há muito não tinhamos com boas soluções para todos os sectores e mesmo com o Marcel guardado para marcar aos lagartos temos todas as condições para ganhar.
Se pudermos ganhar e jogar bem, melhor mas se não jogarmos bem estou-me a borrifar, quero é ganhar.
A defesa não sofre golos há alguns jogos, embora tenha tido algumas tremideiras e no ultimo jogo o nosso melhor central tivesse ficado no banco.
No meio campo o Beto que, apesar de muitos não gostarem, tem estado certinho (faz o que lhe é devido - destruir o jogo do adversário) não joga hoje devido a castigo. Manuel Fernandes deve jogar no seu lugar e Koeman já disse que ele tem de mostrar que merece ser titular (???). O Petit... é o Petit. Mais para a frente jogue quem jogar as opções são boas, embora Simão (no seu 4º jogo de despedida) e Nuno Gomes devam ter a titularidade.
Se o treinador não inventar muito devemos ganhar... TEMOS DE GANHAR.

Quanto aos outros não estou muito preocupado, só dependemos de nós.
Mas se perderem pontos... melhor.

Reforço de categoria

Cada dia que passa uma legião de novos leitores se tornam fãs deste magnífico Blog e com isso a nossa responsabilidade aumenta e o nível de exigência nos obriga a manter, constantemente, a enorme qualidade que nos é reconhecida por todos vós.
Por isso, como queremos ganhar todas as competições em que estamos envolvidos, fomos ao mercado reforçar o nosso, já de si, luxuoso, plantel.

É com enorme prazer que vos apresentamos o mais recente reforço do Mágico SLB : João Bizarro.
Tivemos que lutar com os maiores Blogs da nossa praça pela sua aquisição, mas os nossos argumentos, o nosso projecto e, porque não, aqueles 4 latinos que tiveram uma "pequena" conversa com ele na quinta feira passada perto das 23:30 numa ruela escura da nossa capital, foram convicentes para ele assinar por nós.

Sejas bem vindo João!!

quinta-feira, janeiro 19, 2006

2 Milhões


2 milhões de euros é o que Bruno Aguiar vai auferir no Hearts da Escócia pelo contrato de 3 anos e meio que rubricou. Muito bem. Excelente contrato para um jovem que mostrou alguma coisa mas que tinha concorrência forte demais para se manter no plantel do SLB. Desejo-lhe as maiores felicidades e acredito que, na Liga Escocesa consiga mostrar o seu valor e justificar chorudo ordenado.

2 milhões de euros é o que o SLB pede pelo Karadas. Existe interesse, por parte de um clube da Noruega em o contratar e existe interesse do SLB em o vender. 2 milhões é o preço que está na mesa, o mesmo valor que o SLB pagou quando o foi buscar ao Rosenborg. Não conhecendo bem as caraterísticas de Marcel continuo a achar, que à falta de melhor, Karadas seria útil ao plantel do SLB. É verdade que é "tosco" mas também é verdade que é baratinho e possui características (jogo aéreo) que não abundam no plantel do SLB. Mas por 2 milhões o SLB não perde financeiramente e ainda ganha os golos que ele marcou que ajudaram a conquistar o título. Vamos aguardar pelos próximos dias.

Ainda sobre a transferência de Marcel

Luis Filipe Vieira revelou que o valor a pagar pelo Benfica no final da época, caso opte pela aquisição do passe do jogador, rondará os 2.5 milhões de euros. Acrescentou ainda que "é quase certo que o Benfica avançará para a aquisição em definitivo, no final desta época".

Entretanto, Ronald Koeman já testou o novo reforço a fazer dupla com Nuno Gomes, na frente de ataque. Miccoli que se cuide...

terça-feira, janeiro 17, 2006

Ei-lo

Segundo o Record, o Benfica já chegou a acordo com a Académica para a transferência do avançado Marcel. O Presidente dos estudantes garantiu, em declarações exclusivas ao site oficial, que "todos os direitos e interesses da Académica foram assegurados" e aproveitou para desejar boa sorte ao jogador. Fica assim garantido o avançado pretendido por Ronald Koeman e que deve encerrar as contratações nesta reabertura invernal do mercado.

Internacional brasileiro em todos os escalões de formação e internacional olímpico, Marcel é um jogador com características ímpares no plantel do Benfica. Alto (1.87m), boa estampa física (82 Kgs), grande facilidade de remate e bom jogo de cabeça, aparenta ser um jogador com potencial e habituado à pressão de ganhar. Para além disso, os seus 24 anos garantem alguma margem de progressão. Parece-me uma boa aposta.

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Sorteio da Taça

Ditou o sorteio da Taça de Portugal que o SLB vai encontrar, novamente, o Nacional no Estádio da Luz tal como aconteceu o ano passado.
E relembrando esse jogo só espero que o resultado seja o mesmo : vitória do SLB.
Vai ser um jogo bastante dificil contra uma boa equipa. O sorteio podia ter corrido bem melhor, mas, ao menos, jogamos em casa.

PS: Ainda bem que o Glorioso não ficou isento senão havia conversa para uma semana
:)

7ª Seguida!!!

Este domingo o SL Benfica conseguiu a 7ª vitória consecutiva e sem sofrer golos. Sinal da consistência defensiva apesar da rotativade que o treinador tem aplicado na equipa inicial.
Um jogo que se antevia dificil até começou bem, logo aos 3 minutos Simão inaugura o marcador de penalty (aquela paradinha dá cabo de mim) . Nada melhor que marcar cedo contra uma equipa que pretende explorar o contra ataque. Este golo alterou a postura da Académica permitind oum jogo aberto de principio ao fim. Estranhamente o SLB não aproveitou a subida da Briosa, mostrando-se muito lento nas transições defesa-ataque, permitindo que fosse a Académica a equipa mais perigosa dando muito trabalho a Moretto. O SLB só por uma vez causou perigo num fantástico passe de Beto (e esta hein??) a isolar Nuno Gomes, que mais uma vez, provou, que golos fáceis não é com ele...
A segunda parte foi totalmente diferente, o SLB pegou no jogo, imprimiu muito mais velocidade ao ataque e as ocasiões de golo sucediam-se umas às outras. As substituições de Koeman tirando um apagado Laurent Robert, ainda longe da ideal mecanização com os colegas, por Geovanni e um cansado e lesionado Beto por Manuel Fernandes resultaram num maior pendor atacante. Não posso deixar de apontar o facto de que com a saída de Beto o SLB ficou com um meio campo muito mais macio, com Manuel Fernandes longe da forma ideal, Beto tem um papel fundamental na destruição do jogo adversário, e neste jogo, depois da sua substituição isso ficou provado. A dupla Petit-Beto é de Betão!!!!
Foi com naturalidade que o SLB ampliou a vantagem e já com Manduca em campo Nuno Gomes fechou a contagem marcando o seu 13º golo.
Resultado final 3-0 para o Campeão Nacional, sendo uma vitória justa ela é pesada demais para a exibição da Briosa. Se jogar sempre assim fica na primeira divisão...o problema é jogar sempre assim.

A arbitragem foi um desastre. Muitas faltas mal assinaladas, um disparate na amostragem dos amarelos, lances duvidosos , enfim...uma arbitragem "normal" na nossa ligazita.
O penalty a favor do SLB não deixa qualquer dúvida tão claro que foi o toque do jogador da Académica com a mão na bola. É verdade que a bola bate no pé mas também é verdade que o braço do jogador da Briosa bate na bola ao ponto de a afastar vários metros. O lance mais duvidoso é uma suposta mão de Luisão na área do SLB que não foi assinalado, as imagens (Sporttv e RTP) não mostram onde a bola bate. Não mostram ponto final. Se a bola bate no braço do Luisão, apesar do remate à queima roupa de Joeano, então é penalty. É um lance igualzinho ao penalty assinalado a favor do SLB o ano passado contra o Belém, portanto quem reclamou contra a marcação desse penalty não pode vir agora reclamar este penalty. Se a bola bateu no braço é penalty, senão bateu não é. O segundo golo do SLB só tem "polémica" porque é golo do SLB, se fosse uma equipa qualquer que equipasse às riscas não haveria qualquer tipo de problema. Hoje de manhã, a RTP, dado que não pode pegar na questão "bola fora", inventa um fora de jogo, dizendo que Nuno Gomes está em posição ilegal, esquecendo-se, a RTP, do jogador da Académica que está no segundo poste. Nada que não estejamos habituados. Para além disto o árbitro Artur Soares Dias cometeu argoladas atrás de argoladas, Beto é pisado e ninguem é punido, a dualidade da amostragem dos amarelos foi hilariante com Beto e Petit a levarem amarelos por faltas banais e nos lances imediatamente seguinte faltas iguais de jogadores da Académica sem igual punição, ataques interrompidos sem o amarelo, enfim....o tipico contra o SLB.

No fim ficou uma jornada proveitosa. Neste momento apenas dependemos de nós para revalidarmos o titulo.

sábado, janeiro 14, 2006

O insulto

"Disse-lhe, na altura, que não podia emprestar um jogador do qual ainda temos parte do passe a um concorrente directo no campeonato, ou seja, a um clube que luta pelos mesmos objectivos do Nacional"

Quem o diz é o senhor da foto, o Rui Alves, presidente do Nacional da Madeira, referindo-se a uma conversa que terá tido com o presidente do Cruzeiro sobre o avançado Adriano, pretendido pelo sporting mas que, ao que tudo indica, irá mais para norte, para o porto. E diz isto, depois de se ter servido dos 25% que o Nacional ainda detém do passe do jogador, como arma de arremesso para boicotar a sua ida para Alvalade.

Eu, se fosse adepto da agremiação do centro comercial falido, sentir-me-ia insultado, quer por este senhor, quer pelo clube que o manipula e vai contratar o jogador. Parece-me uma falta de respeito para com a instituição e os seus adeptos.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Chamem-me Maya

Como previ há 2 ou 3 posts atrás, o Benfica é um clube bem organizado e disciplinador, pelo que as alegadas declarações do Karyaka não podiam passar em claro.

Para já e enquanto se investiga, o atleta foi suspenso de toda a actividade, o que confirma que o meu tarot está bem afinado.

A seguir logo se vê, dependendo dos resultados da investigação.

Ah pois é! Que diferença saudável para outros clubes da nossa praça!


Movimentações...

Segundo a imprensa de hoje, há algumas novidades interessantes, no que diz respeito ao mercado de inverno.

Luis Filipe Vieira regressa de Israel, sem ter vendido Simão. Ao que parece ninguém atingiu a fasquia dos 20 milhões de euros e, com o mundial à porta, o presidente do Benfica opta por não ceder uma das jóias da coroa por menos do que isso. Parece-me uma atitude acertada e uma boa noticia para os Benfiquistas.

Marcel parece estar cada vez mais próximo de assinar pelo Benfica. O ponta de lança brasileiro pretendido por Ronald Koeman será, em principio, a última contratação de Inverno do Benfica. Internacional em todos os escalões de formação e melhor marcador em todas as equipas por onde passou, o jogador de 24 anos parece-me uma boa aposta, pois possui características únicas, no actual plantel do Benfica. Alto, forte, com boa presença na área, bom jogo de cabeça e especialista na marcação de bolas paradas (faz lembrar o saudoso Pierre Von Hooijdonk), seria um complemento adequado para Nuno Gomes, Miccoli e Mantorras (que, ainda por cima, vai para a CAN e estará indisponível por algum tempo).

Num twist supreendente, parece que o também ponta de lança Adriano, dado como certo no sporting parece que afinal vai assinar pelo porto, por empréstimo. É conhecida a apetência que Pinto da Costa tem por estragar os negócios aos rivais e parece que se prepara para o fazer mais uma vez. Resta saber qual será a posição de Rui Alves, presidente do Nacional (clube que detém 25% do passe do jogador) que se tinha mostrado indisponível para aceitar um empréstimo ao sporting e chegou a ameaçar com uma queixa à FIFA. Agora que o empréstimo é ao porto, terá mudado de opinião?
Em relação ao jogador em si, não me parece que seja uma aposta acertada. Aos 28 anos, Adriano era pouco utilizado no Cruzeiro e atingiu o auge da sua carreira no período em que jogou no Nacional. Não me parece que tenha a estaleca, nem a escola necessárias para vingar num grande. Não achava que o sporting estivesse a fazer um bom negócio ao avançar para a sua contratação e mantenho a opinião, agora que, aparentemente, vai para o porto.

Prefiro, sem qualquer margem para dúvidas, o Marcel, que é mais novo, tem mais currículo e me parece globalmente melhor jogador.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Missão cumprida

Tal como a maioria dos benfiquistas eu também gostava que o SLB tivesse goleado no jogo de hoje, mas, o futebol moderno não se compadece com estes romantismos. O SLB ganhou e passou à fase seguinte da Taça de Portugal e era esse o objectivo essencial. Jogou o suficiente, sem grandes correrias, aproveitando para descansar alguns jogadores e dar minutos a outros.
No fim de semana há já outro jogo portanto : Missão cumprida e venha o próximo!!

Só rir...

Soltas do comentador da TSF, na primeira parte, do Tourizense - SL Benfica :

"A bem do futebol era bom que o Benfica marcasse tarde"

"Era bom, para o futebol, que o Tourizense marcasse agora " (num livre directo a favor da equipa visitada)

Só rir....

Insatisfação no Benfica

Karyaka deu uma entrevista a um jornal russo onde, entre outras coisas, manifesta descontentamento com a sua situação no Benfica, a sua desilusão com a cidade de Lisboa e com o país em geral. No mesmo dia, sai uma noticia num jornal desportivo, onde se afirma que Quim, descontente com a titularidade do recém-contratado Moretto, terá afirmado que prefere sair.

As duas situações são distintas e não devem ser confundidas.

No caso de Karyaka, há uma clara quebra de disciplina e uma manifestação de falta de profissionalismo. A punição deverá ser exemplar, no mais estrito respeito pelo regulamento disciplinar interno que, como se sabe, não é nada meigo. No que diz respeito ao futebol, o Benfica é, neste momento, um clube organizado e não há nenhuma razão para crer que haja qualquer tipo de condescendência para com o jogador russo, pelo que o assunto deverá ficar resolvido nos próximos dias. Uma multa, uma conversa e, quem sabe, algo mais, deverão ser a recompensa que Karyaka irá receber, como prémio pela sua verbalidade efusiva.

De salientar que - e penso que é importante que se diga isto - neste caso, o prevaricador é claramente o jogador russo e não são imputáveis quaisquer responsabilidades ao treinador! Nem Koeman, nem qualquer outro treinador do mundo, tem a obrigação de colocar um jogador a jogar, só por ele ser russo, se considerar o melhor do mundo, não jogar há muito tempo, ou qualquer conjugação destes três factores. O dever de Karyaka é treinar com afinco diariamente e jogar bem, quando para isso for requisitado. E a verdade é que já teve várias oportunidades de o fazer e, com uma ou outra excepção, não só nunca deslumbrou, como até decepcionou aqueles que, como eu, esperavam grandes coisas do russo, depois da excelente exibição no estádio do dragão.

O caso de Quim é substancialmente diferente. O jogador sente-se injustiçado porque, não só tem tido um comportamento exemplar, como até terá chegado a jogar lesionado e com dores, numa altura de necessidade. Assim, é or uma questão de justiça que Quim considera que deveria ser o dono da baliza. No entanto, ao contrário de Karyaka, Quim como bom profissional que é apresentou as suas razões perante o seu treinador, em privado, em vez de conceder uma entrevista bombástica à imprensa. Palmas para o Quim.

O que dizer então deste caso? A resposta não é simples. Admitamos, para facilidade de análise, que Moretto é, de facto, superior a Quim, já que Koeman parece estar convencido disso e tem tomado as suas decisões com base nesse pressuposto. Se Moretto é melhor, se garante um melhor rendimento desportivo à equipa, deverá Koeman colocar os interesses do Quim à frente dos do grupo, colocando-o a jogar? É óbvio que a titularidade de Moretto sabe a injustiça mas, se é ele de facto o melhor nesta altura, não é o dever e a obrigação do treinador colocá-lo a jogar? Um clube de futebol não é um tribunal, nem é a Galieia e não tem por objectivo a produção de justiça, nem a redenção da humanidade! O propósito de uma equipa de futebol é simplesmente vencer jogos e, caso a avaliação de Koeman seja a correcta, neste momento o Benfica tem maiores probabilidades de vencer jogos com Moretto a defender as suas redes do que com Quim. É tão simples como isto!

Por isso, na minha opinião, Quim não tem razão e deve seguir o conselho de Koeman: trabalhar e demonstrar que merece a titularidade, não porque se sacrificou no passado, mas por ser o melhor dos guarda redes do plantel. Se conseguir demonstrar isso, não tenho dúvidas que Koeman o colocará a jogar.

Estes casos vêm, no entanto, deixar ainda mais claro que, nesta altura, o plantel do Benfica é muito rico e há muitos jogadores que sentem que têm qualidade para jogar no 11 titular. E isso só acontece, quando existe de facto qualidade. Quando no banco só se têm miúdos de 19 anos, ou jogadores sem qualidade, não há problemas de descontentamento no plantel porque o 11 titular é óbvio para toda a gente, suplentes incluídos. Não é por acaso que até o deus Mourinho, o ultra motivador e super gestor de homens, tenha de lidar com este tipo de situações, no seu super-Chelsea.

Birrinhas...

Quim foi pedir satisfações a Koeman. Pouco me importa o que dizem os jornais, não sei se é verdade ou mentira, é-me irrelevante, mas ontem vi as imagens de Quim a falar com Koeman e a expressão corporal de Quim não deixa dúvidas sobre o teor e o tom da conversa. Aceito que a ida de Quim para o banco tenha sido injusta, ele não o merecia mas o treinador é que manda. Da mesma forma que Moreira foi, no passado, relegado para o banco desta vez calhou a Quim. Tem que aceitar e mais nada.Ou melhor tem que aceitar e continuar a ser profissional e treinar o melhor que pode.

Karyaka foi queixar-se aos jornais russos que não joga fazendo criticas em todas as direcções, uma delas, a mais grave, ao próprio clube. Quase que aposto que o jogador vai dar uma de Maniche e dizer que houve um erro de tradução e não foi bem aquilo que quis dizer. Um profissional não pode, mesmo que tenha algumas razões de queixa, vir fazer queixinhas para os jornais, estas coisas discutem-se internamente. Compreendo que Karyaka se sinta frustrado, concretizou um sonho, o de vestir o manto sagrado, mas não tem conseguido impôr-se na equipa e jogar mais vezes e isso deixa qualquer um desesperado mas, há que ser profissional e trabalhar com afinco todos os dias. E Karyaka nem se pode queixar de falta de oportunidades pois teve-as e não as soube aproveitar tão bem quanto outros. Uma das criticas que faz é de o SLB não o ter ajudado a encontrar casa. Acho muito dificil isto ser verdade, é politica do clube arranjar ou ajudar a arranjar casa nos primeiros tempos na cidade, nem que seja num hotel 5 estrelas da cidade. O clube nunca deixaria um jogador russo, pela primeira vez em Portugal, desamparado. Nisso não acredito.

Contudo não deixa de ser curioso o timming da entrevista de Karyaka...

terça-feira, janeiro 10, 2006

Metade já está, falta outra igual...

No final da primeira volta do campeonato nacional podemos dizer que o SLB não está mal mas podia estar melhor.
Estamos nas 3 frentes com que iniciámos a época ( e já temos a Supertaça), practicámos um futebol agradável, coeso e, acima de tudo, mostramos atitude e garra de campeões. Mas estamos a 6 pontos do primeiro lugar.
Pode ser muito pode ser pouco. Não consigo analisar esta questão de atraso e prognósticos para resultados finais sem abordar duas perspectivas: a desportiva e a "extra" desportiva.
Desportivamente falando o SLB tem um plantel muito forte, uma equipa unida e raçuda, uma equipa campeã que tem os benfiquistas com ela, reforçou-se bem no mercado de Inverno dando mais solidez às opções do treinador. Deparamo-nos com muitas lesões nesta primeira metade da época e mesmo assim continuamos na luta das 3 competições. Não tivemos um calendário acessível, já fomos ao Dragão, a Alvalade, a Braga, ao Funchal defrontar o Marítimo, a Setubal. Na segunda volta temos como deslocações complicadas a ida ao Funchal defrontar o Nacional e a visita a Belem, vamos também a Guimarães mas, tradicionalmente, não é complicado para nós. Olhando por esta perspectiva 6 pontos não é muito mas, o Treinador Koeman tem alguma culpa nesse atraso pois em alguns jogos cometeu erros graves que impediram a equipa de conquistar a vitória em alguns jogos (Sporting essencialmente mas também Rio Ave e Gil Vicente), se Koeman não cometer os mesmos erros desportivamente o SLB tem todas as condições para revalidar o título.
Mas, não podemos fazer prognósticos destes sem olhar para a perspectiva "extra" desportiva. 6 pontos podem ser muito dificeis de recuperar se as arbitragens continuarem miseráveis como têm estado. Jogos contra o Gil Vicente e Rio Ave, apesar dos erros de Koeman, tiveram graves erros de arbitragem contra o SLB que se reflectiram no resultado final, o empate contra o Naval também foi fruto de um golo "navalense" em posição ilegal. Só nestes 3 jogos estão os 6 pontos que nos separam da liderança, se a isso juntarmos a estranha mania de não punirem as faltas que os jogadores da equipa líder da Superliga cometem na grande área, então esses 6 pontos podem ser uma marca muito dificil de superar.

É analisando estas duas perspectivas que se tem de encarar a segunda volta da Superliga, pedindo aos jogadores que tenham força, tal como tiveram no ano passado, para superar as arbitragens contra e os adversários que dão tudo contra nós. É esse o espírito campeão, é esse o nosso espírito. E é com esse espírito que digo que vamos revalidar o título na 33ª Jornada, na recepção ao Vitória de Setubal!!!

Na Liga dos Campeões o SLB já cumpriu o seu papel, passou aos oitavos, que era o objectivo incial, eleminando ,num fantástico regresso às gloriosas noites europeias, um gigante europeu. Agora vai defrontar o Liverpool, actual Campeão Europeu, num jogo dificil, é certo, mas não impossivel. Se jogarmos com a entrega que jogámos contra o Manchester temos todas as condições de passar. É acreditar!!!

Na Taça de Portugal somos, obviamente, mais que favoritos, a ir pela terceira vez consecutiva à final no Jamor fazendo, novamente, a festa da Taça que só os benfiquistas sabem fazer.

segunda-feira, janeiro 09, 2006

A mais forte razão para o Simão não sair...

Muitos benfiquistas, nos mais diversos Blogs, têm apontado as mais diversas razões para o Simão não sair. Todos eles estão correctos. Mas todos se centram em razões desportivas, de melhor oportunidade depois do Mundial, etc.
Eu tenho a razão mais forte para que o Simão não deixe o SL Benfica e vá para Inglaterra, e é a ti, Simão Sabrosa, leitor assíduo deste Blog, que me dirigo agora:
Caro amigo Simão sabes perfeitamente que na Inglaterra eles conduzem ao contrário de cá, que o volante está à direita.Logo como é que vais guiar esta tua nova bomba lá?

Boa entrada em 2006

O Campeão Nacional entrou bem em 2006 conseguindo uma vitória justa contra o Paços de Ferreira no Estádio da Luz.
Uma vitória justa numa exibição algo apagada. Mas antes quero referir, novamente, os equivocos de Koeman : Foi um erro enorme colocar Moretto a titular, Quim não o merecia. Não estão em causa as qualidades de Moretto mas sim o facto de ter chegado a meio da semana e ser logo titular quando Quim vinha cumprindo satisfatoriamente o seu papel. O outro equivoco foi a colocação de Nelson na esquerda porque tornou a equipa coxa no lado direito. Alcides não tem a vocação ofensiva de Nelson e nunca teve um colega a apoiâ-lo no ataque. Geovanni e Micolli descaiam sempre para o meio.
Independentemente disso, a vitória do SLB é justíssima, foi a unica equipa a procurar a vitória. Começou muito bem, com rapidez de movimentos e muito pressionante e rapidamente chegou ao golo. Depois desacelarou e controlou o jogo sem grandes pressas. Um jogo que podia ser de goleada acabou por ser de exibição cinzenta.
As estreias, tirando a do Moretto, foram, como a exibição da equipa, cinzentas. Já disse que não concordo com a titularidade de Moretto mas gostei muito da sua estreia. Comparando com Quim quando se estreou Moretto foi mais seguro, mais autoritário. Esteve muito bem nas saídas a cruzamentos e mostrou elasticidade na unica defesa que teve que realizar no jogo, e que defesa!! Laurent Robert entrou a querer mostrar serviço mas as coisas nunca lhe saíram bem, Manduca esteve discreto. Vem aí o jogo da Taça e de certeza que Koeman lhes dará mais oportunidades.
Uma palavra para o regresso de Manuel Fernandes para substituir Petit (!?!?!?!).
No estádio ficou a sensação de que ficou um penalty, já no final do jogo, sobre o Nuno Gomes.
Mais uma boa casa e senhor Koeman não basta ter bom plantel, é preciso saber utilizá-lo!!!!

sexta-feira, janeiro 06, 2006

"Profetas" em silêncio....

"Como a memória é curta no futbol, convém não esquecer há precisamente um ano atrás, houve um clube que pugna pelo respeito no futebol, aliciou um clube da 3ª divisão por causa de um jogo da Taça de Portugal, para que o seu avançado pudesse jogar contra o maior rival na jornada seguinte. Curiosamente, nesse jogo, esse jogador marcou os dois golos da vitória.

Esta semana, estranhamente Diogo Valente apareceu lesionado nos treinos do Boavista, curiosamente na semana em que antecede o confronto com a sua futura equipa, o FC Porto.

Estranhamente, ou talvez não, os profetas andam calados..."

Retirado do Blog Ndrangheta .

Falências!!

Campomaiorense, Farense, Felgueiras, Alverca, Salgueiros primeiro, agora Estoril, em breve Ovarense e Marco , todos acabaram com o futebol profissional por motivos financeiros. E de certeza que muitos outros clubes estão com a corda na garganta.
Pessoalmente não me choca nada estas "falências" dos clubes, quem não tem dinheiro não tem vicios, se não têm condições para estarem nas competições profissionais então que não estejam.
Tem sido rídiculo o comportamento de alguns sectores da opnião pública (os do costume) em colar o SLB à falência do Estoril. Se calhar até têm razão, se calhar se o SLB fizesse 10 jogos por época com o Estoril nunca o clube da costa do sol iria à falência, nem o Estoril nem todos os outros que já fecharam portas. Malvado SLB que não joga todas as semanas com estes pequenos clubes.
É um facto, a ligação Veiga/Estoril não está bem explicada e é um facto que as entidades competentes têm que resolver, de uma vez por todas, essa questão. Mas é uma questão Veiga/Estoril. O SLB nada têm a ver com isso. Os aziáticos falam do jogo do ano passado entre Estoril e SLB, pois bem, se nem com essa avultada receita para os cofres do Estoril o clube se safou então o que seria se têm jogado na Amoreira com uma miserável receita!??!?! Os aziáticos continuam e dizem que foi por esse jogo que o Estoril desceu de divisão e assim não teve acesso às receitas da Super Liga. Hilariante esta argumentação. Então o Estoril só perdeu um jogo? Sendo assim, se calhar, se o lagarto Litos não tivesse oferecido 6 pontos ao seu clube de coração talvez o Estoril estivesse na primeira Liga. Enfim...aziáticos.

Os clubes vivem àcima das suas possibilidades, sempre viveram, só que havia sempre uns mecenas ou umas camaras municipais a injectarem dinheiro e iam safando, os jogadores não refilavam. Os tempos mudaram, os mecenas acabaram, as camaras estão falidas e, imagine-se, os futebolistas reclamam o que têm direito.

6 clubes faliram. O problema é do futebol português. Da mentalidade que reina no nosso futebol.

quarta-feira, janeiro 04, 2006

LFV diz que Simão...

...não sai do Benfica. Apesar de reconhecer que "há limites para dizer que não", também garante que o jogador tem contrato até 2010 e que não está nos planos dispensar mais ninguém, neste período de abertura de inscrições.

Já não percebo nada disto...

terça-feira, janeiro 03, 2006

Laurent Robert

É uma surpresa triste, nestas mexidas invernais. Não porque não seja bom jogador, mas porque a sua entrada significa a saida do capitão! Não estou a ver outra razão plausível, para se contratarem 2 extremos esquerdos, sendo que um deles é um jogador de renome, internacional francês, com créditos firmados numa das ligas mais competitivas do mundo. Simão Sabrosa está de saida e não é no fim da época, é já nos próximos dias! Má noticia para os Benfiquistas!

Mas também compreendo que, estando o jogador a sofrer assédios vindos do campeão europeu em título, que joga a melhor liga do mundo, seja impossível para os dirigentes conseguirem mantê-lo, sem ser contra a sua vontade. E, para estar cá contrariado, mais vale não estar, que isto não é o sporting, ou o porto.

Fico por isso à espera do anúncio da saída do capitão e da entrada de Marcel, a tal contratação ultra-secreta que, segundo as minhas fontes, já está acertada há algum tempo. Mas devo confessar que, sem Simão, as coisas tornam-se mais complicadas.

Reforços de Inverno

Muitos reforços de Inverno são sinónimo, normalmente, de mau planeamento no inicio da época.
No caso do Benfica, para já entraram 3 que, a acreditar nos rumores insistentes que por aí andam a circular (e que as minhas fontes ultra-secretas-e-quase-infalíveis parecem confirmar), irão ser 4 muito brevemente.

No entanto, apesar do número relativamente elevado de entradas, estas contratações são essencialmente reacções a contingências imprevisíveis, ou acréscimos de opções e não remodelações profundas do plantel. Não se está a contratar ninguém para ser o salvador da pátria e entrar de caras no 11 inicial, como já aconteceu várias vezes no passado por esta altura (quem não se lembra do "Dezembro gordo" do Vilarinho?), suprindo uma falha óbvia da equipa.

Está-se apenas a tentar dar mais alternativas ao treinador (casos de Manduca e Marco Ferreira), ou a dar resposta a um acontecimento imprevisível (Moretto como resposta à lesão de Moreira e o tal 4º reforço vindo de Coimbra, que virá ocupar o lugar deixado vago por Mantorras, que segue para a CAN).

Ou seja, está-se a tentar tornar ainda mais forte e versátil um grupo cuja qualidade já tinha ficado demonstrada, nesta primeira fase da época, quer com os bons resultados na liga dos campeões, quer através da excelente resposta dada à onda de lesões. Creio que os Benfiquistas têm, por isso, razões para encarar com optimismo esta segunda volta do campeonato (em que recebemos porto e sporting) e para sonhar com o bicampeonato.

É digno de realce também a mudança de prioridades, no que diz respeito ao mercado preferencial onde se "pescam" os novos reforços. O Benfica voltou a contratar preferencialmente no mercado nacional, beneficiando do facto dos novos reforços já virem com a rodagem feita e dispensarem períodos de adaptação mais ou menos prolongados. Parece-me que é uma aproximação que faz sentido, que já deu frutos no passado e que deve ser prosseguida!


segunda-feira, janeiro 02, 2006

Dispensas e empréstimos!!!

Finalmente o SLB vai emprestar o Carlitos . Penso que é a melhor opção para ele e para o clube. Carlitos veio rotulado de estrela mas não conseguiu vingar no SLB, e teve oportunidades que muitos desejavam ter. O empréstimo para um clube com menos pressão poderá ser-lhe muito favorável recuperando a auto estima que terá perdido nestes tempos.
Bruno Aguiar é outro jogador que começa a ver a sua janela de oportunidade a fechar-se e o empréstimo também lhe poderá ser muito favorável pois precisa de minutos para mostrar o que realmente vale e com a concorrência que tinha no SLB seria muito dificil.
Hélio Roque tinha pouco espaço de manobra e com a chegada de Manduca ainda menos teria, e a um jovem como ele, o empréstimo para ganhar calo na primeira divisão é sempre uma excelente opção, terá assim oportunidade de crescer e mostrar a qualidade que muitos (eu incluído) acham que tem.
Devo ser dos poucos benfiquistas que gosta do João Pereira, é um jogador raçudo como não há muitos, tem velocidade, tem técnica e, acima de tudo, tem algo que é raro em jovens jogadores: não tem medo de ter a bola e de decidir. O falhanço clamoroso contra o Manchester United é prova disso, não teve medo de ter a bola e rematar, muitos jovens jogadores na sua posição teriam passado logo a bola. É evidente que João Pereira tem que corrigir certos aspectos, mas se jogadores feitos reconhecem que aprendem com treinos especificos porque raio um jovem promissor como João Pereira não pode aprender? Compreendo o seu empréstimo mas não me importava que ficasse no plantel.

Fala-se na possibilidade de Karyaka regressar ao seu país. É pena pois mostrou que tem muita qualidade mas também mostrou que está a sentir imensas dificuldades em adaptar-se a nossa realidade, com as recentes aquisições perde algum espaço de manobra . Será compreensível a sua dispensa/empréstimo.

O caso mais "complicado" será Nuno Assis. É um bom jogador que foi muito útil no ano passado e que foi muito útil neste mês de Dezembro. Não percebo muito bem as criticas que lhe fazem pois acho que cumpriu e jogou muito bem sempre que foi chamado. Talvez seja a postura no treino ou qualquer coisa extra futebol. Tem lugar no plantel do SLB e pode ser muito útil no que falta da competição. São opções e quem as toma terá que responder por elas.

Caras Novas

Na abertura do mercado de Janeiro o SLB não perdeu tempo e contratou 3 novos jogadores. Sem conversas de jornal, sem perdas de tempo inuteis, rápido e conciso.
É assim que tem de ser.
O SLB precisava de extremos e foi buscar 2 : Manduca e Marco Ferreira. Precisava de um guarda redes e foi buscar 1: Moretto.
Estas contratações, como qualquer outra, podem falhar. Os critérios de escolha de um jogador por outro é que são essenciais e, neste aspecto, o SLB foi perfeito:
-São jogadores que deram nas vistas nas respectivas equipas, que revelaram qualidade acima da média (Moretto e Manduca bem acima da média), estão habituados ao nosso futebol, não precisam de adaptação ao país e competição, não foram caros e preenchem lacunas que existiam no plantel do SLB.
É assim que o SLB deve trabalhar, rápido e certeiro.

O SLB contratou ainda José Fonte, central, ao Setúbal. Apesar da rescisão o SLB preferiu incluir o Setubal nas negociações, é um gesto bonito mas eles não o mereciam. Mas fica a atitude. Claro que os moralistas do costume muito falaram mas eles têm sempre que falar do SLB né? Está-lhes no sangue...adiante.
José Fonte é um aposta de futuro, uma excelente contratação do SLB pois ou o jogador rende e revela-se um negócio da china ou o jogador não rende mas terá sempre mercado nas equipas do meio da tabela e poderá sempre servir de moeda de troca. Pelo que custou, por aquilo que pode vir a ser no futuro é uma excelente contratação.

O SLB fez duas excelentes contratações para o imediato : Manduca e Moretto, resolvendo assim o problema da baliza que muitas dores de cabeça nos estavam a dar e dá mais opções para a ala atacante da equipa que era um dos pontos fracos.
Marco Ferreira foi uma surpresa e pode ser que nos surpreenda ainda mais. É mais uma opção atacante para uma zona carenciada da equipa.

Segundo LFV ainda mais novidades poderão chegar em breve, talvez um ponta de lança. Com a ida de Mantorras para a CAN o SLB necessita de mais um avançado, talvez o regresso de Karadas? Seria bem vindo. Olhando para a postura ultra defensiva das equipas que defrontam o SLB é um jogador com características necessárias à equipa.

Desta vez trabalhou-se muito bem na Luz. Muito bem mesmo. E isso nota-se nas hostes rivais.
O Campeão Nacional começa 2006 em grande!!!!