Ser do Benfica não se explica, sente-se. É mais que uma paixão, maior que um amor, é um estado de espírito.
blog
segunda-feira, julho 31, 2006
Novela das 19 horas
Seguem-se os próximos episódios....
sábado, julho 29, 2006
O Teorema de Fernando Santos
Pitágoras disse aos seus netos:
O quadrado da hipotenusa
é igual à soma do quadrado dos catetos"
Mais que um Pitáguras e os seus losangos, triangulos, e outras merdas, precisamos é de um treinador.
E já agora de um que meta um GR na baliza. Temos lá 2: Moreira e Quim!
Para ajudar aqui fica a minha lista de dispensas:
Moretto
Marco Ferreira
Karyaka
e o Marcel pode ser emprestado e venham os 18 M€ e o Kluivert pelo Simão.
A importância de ser Loureiro
Mas à porta de quem? — é a questão. E que questão.
O ex-secretário de Estado do Desporto, Hermínio Loureiro, do PSD, apresentou a sua candidatura à presidência da Direcção na segunda-feira. Chegou há poucos anos ao futebol pela via partidária e, agora, pretende regressar pela via dos votos dos clubes. Anunciou almejar uma purificação do futebol português. Não vai almejar nada. E porquê? Nas eleições da Liga, para cada órgão — presidente, Comissão Executiva, Direcção, Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Comissão de Arbitragem, Comissão Disciplinar e Comissão Arbitral—terão de ser formadas listas autónomas. Hermínio Loureiro, o social-democrata, candidatou-se, pois, a presidente. E apareceu sozinho. Esperou, provavelmente, pela desistência de um outro possível candidato, o ex-secretário de Estado do Desporto do PS, Miranda Calha, e ocupou muito rapidamente o lugar destinado à classe política nestas coisas do futebol.
Contudo, a candidatura de Hermínio Loureiro tem tudo menos de espontânea. Nos últimos meses o seu nome foi por diversas vezes apontado como uma «boa» solução pelos canais próprios e facilmente identificáveis dos defensores do regime.
O regime do futebol português nos últimos 20 anos tem três rostos: Valentim Loureiro e Pinto da Costa e um terceiro. De tal modo que ao primeiro todos tratam por «major», tal qual era o seu posto no exército, e ao segundo todos tratam por «papa», porque é mais cómico assim. O terceiro rosto é o de Joaquim Oliveira, o patrão da Olivedesportos, financiador dos clubes de futebol através dos contratos de transmissões televisivas. Perguntaram os jornalistas ao candidato a presidente da Direcção, Hermínio Loureiro, se tinha afeição por algum candidato especial para a presidência da mesa da Assembleia Geral. Respondeu logo que sim: — Apartir do momento em que o major Valentim Loureiro se candidatar a esse lugar passará a ser o meu candidato! Teremos, assim, na Liga uma troca de assoalhadas. Loureiro (Hermínio) passará a ocupar o gabinete de Loureiro (Valentim). E a opinião pública interroga-se: — Serão da mesma família? Olhem, se não são, parecem. A eleição de Loureiro (Valentim) por quatro anos para o posto de representação institucional do futebol português será a maior vitória do regime. Por mais que Loureiro (Hermínio) pense que é o presidente da Liga, está absolutamente enganado. Não é. Acusado de algumas dezenas de crimes de corrupção, a eleição de Valentim Loureiro para a presidência da mesa da Assembleia Geral é uma singularidade que dá que pensar. Como é que os clubes de futebol podem votar para seu representante num dirigente-arguido? Porque gostam? Porque se sentem amparados? Porque estão habituados? Julgo que é por estarem habituados. E pelo preço a que estão, no mercado, os pingos de vergonha.
Caríssimos. As próximas eleições na Liga poderão vir a ser disputadas por candidatos-arguidos contra candidatos-não-arguidos? Havia de ser interessante.
O Paços de Ferreira avançou um dia destes com o nome de António Oliveira para a presidência. António Oliveira é irmão de Joaquim Oliveira, o patrão da Olivedesportos. Hoje, como é público, António Oliveira não tem nada a ver com a empresa que ajudou a criar. Já faz tempo que os irmãos separaram os bens. Há quem diga que estão desavindos. As relações de António Oliveira com os outros dois rostos do regime também não são nada pacíficas. Se António Oliveira avançasse com a sua candidatura prestaria um bom serviço ao futebol português. E à história da perversidade da sociedade em geral. Mesmo que fosse para perder. O lado mais folclórico, infelizmente, seria o da guerra entre irmãos. Um épico de proporções shakespearianas: poder, dinheiro, ambição, intriga, glória. Mas de nada disto precisa a bola. Disto tem de sobra e muito sobrevalorizado pela estatística. O que o futebol precisa é de verdade e de independência.
Quando o Benfica, no tempo de Vale e Azevedo, rompeu com a Olivedesportos veio a lume que os contratos assinados entre os clubes e a empresa mediadora obrigavam os clubes a votar em consonância com os interesses da Olivedesportos nas eleições da Liga. Quando o professor Antunes Varela produziu um parecer favorável às posições do Benfica que permitiu uma primeira vitória no Tribunal da Relação, foi amplamente enfatizado este pormenor.
Quando Vale e Azevedo foi preso, o regime, ou melhor, os canais oficiais e oficiosos do regime celebraram as qualidades da justiça, dos juízes e das algemas. E os clubes, os clubes todos, continuaram a fazer os orçamentos em conformidade com as dotações da Olivedesportos, encarada como uma instituição de beneficência com fins lucrativos. Daqui a três semanas começa o campeonato. Lá para o Natal vão alguns começar a queixar-se. Como fazem sempre. Vão começar a chorar. Que está tudo combinado, que há um complot para nos mandar para a II Divisão, que há outro complot para nos afastar da Europa e que há outro complot para decidir o campeão. Complot quer dizer manigância. O costume. É muito bem feito. Têm o que merecem. "
Leonor Pinhão, Contra a Corrente - in A Bola
Esta para cair um santo do altar.....
sexta-feira, julho 28, 2006
Austria de Viena
Primeira mão em Viena a 8 ou 9 de Agosto e a segunda mão na Catedral a 22 ou 23 de Agosto.
Tenham brio e ambição!
Água no Guadiana
Não me lembro de ver um jogo do Benfica onde não tenha um unico pormenor positivo da equipa para me agarrar. Foi mau, foi péssimo, foi constrangedor .... daquelas exibições que contado ninguem acredita.
Pareceu que o Sporting tinha um mês de preparação e o Benfica tinha começado naquele momento. Completamente apáticos. Os lagartos ganharam TODAS as disputas de bola, ganharam TODAS as segundas bolas e nenhum jogador do Benfica conseguiu ganhar 1x1.
Estes jogos valem o que valem, pouco me importa que o SLB ganhe por 3 ou perca por 3, ninguem gosta de perder é verdade, mas não é decidamente o mais importante. Contra o Sion também perdemos mas foi o jogo onde mais gostei de ver o Benfica nesta nova táctica. E nestes jogos de preparação espero ver progressos no entrosamento da equipa, na movimentação dos jogadores, no aproveitamento das oportunidades dos novos em se mostrarem, etc.
Neste jogo voltou tudo á estaca zero.
Foi mau. Mau demais.
Ao Koeman, o ano passado, teci-lhe o destino à terceira jornada. Fernando Santos pode dar graças por este ter sido um jogo a feijões...mas perdeu muita margem de manobra.
Não é admissível que um meio campo composto por Katsoranis, Karagounis, Nuno Assis e Rui Costanão consiga ter controle de bola e não consiga fazê-la circular. E como é que se constroi um sistema de losangulo para proteger o Rui Costa e depois anda ele a desgastar-se com sucessivas descidas ao meio campo para pegar no jogo?
Muito trabalho pela frente espera esta equipa...
quinta-feira, julho 27, 2006
Eis o ponta de lança
José Francisco Fonseca Guzmán, tratado carinhosamente pelos adeptos como Kikin, nasceu a 2 de Outubro de 1979 em León, província de Guanajuato, no México. Iniciou a carreira de futebolista no modesto León, em 97. Em 99 esteve no Yucatán, seguiram-se dois anos no Curtidores e outros dois no La Piedad, tendo dado o salto para o Pumas em 2002 por indicação de Hugo Sánchez. Tornou-se rapidamente um ídolo das massas, para além de avançado temível (1,84m; 79kg), jogando preferencialmente no centro do ataque, mas com capacidade de descair para a direita.
Conquistou o bicampeonato em 2004, mas decidiu mudar-se para o Cruz Azul, grande equipa mexicana também conhecida como La Máquina. Desiludiu muitos corações, mas não deixou de fazer o seu trabalho e ganhou um espaço na selecção tricolor, apontando dez golos em onze jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo. Ainda assim, viveu dias difíceis com Ricardo La Volpe, que tardou em dar-lhe a titularidade, por preferir Jared Borgetti.
Durante o Mundial tardou em entrar na equipa. Tratado como estrela pelos meios de comunicação mexicanos, foi suplente utilizado na vitória sobre o Irão (3-1) e no empate com Angola (0-0). Ante Portugal entrou no onze, marcou um golo e foi considerado o homem do jogo, apesar da derrota (2-1). Jogou ao lado de Borgetti nos oitavos-de-final com a Argentina, mas não conseguiu evitar a eliminação. (1-2, a.p.). Foi internacional por 33 vezes, tendo apontado 20 golos.
É o Fonseca!
Esta é a pergunta que mais se tem ouvido por todo o país real, desde os infantários, aos lares de terceira idade, e que tem agora, finalmente, a resposta tão aguardada:
- É o Fonseca!
Confesso que, pese embora o meu conhecimento enciclopédico dos assuntos que ao esférico dizem respeito, em relação a este jovem estou como vocês, povinho simples: ignorante e curioso!
Ouvi dizer por aí que foi este rapaz que marcou o golo contra a lusa selecção, no recente mundial que tanta glória e riqueza nos trouxe, onde terá até sido considerado o melhor em campo. Não sei se é verdade ou não e, para dizer a verdade, nem sequer interessa.
O que sei é que gosto da sonoridade do nome e isto sim, interessa!
Fonseca soa a português! Mais do que isso, soa a gajo do povo, normal e anónimo. Parece que no ataque do Benfica vai jogar o tipo com que se discute a bola à segunda feira, junto à máquina do café... o Fonseca. Podia ser o Fonseca da contabilidade, ou o Fonseca das vendas!
Com a contratação deste latagão, os dirigentes do Benfica demonstram a sua preocupação com o aproximar do clube aos seus adeptos! Sim senhor! Bravo! Muito bem! Aprovadíssima, esta contratação!
Agora venham de lá o Pereira, para o lado esquerdo, o Santos para a direita e o Ribeiro, para a lateral esquerdo e teremos todo o departamento a jogar na catedral, semana sim, semana não!
Ambição europeia
Seja qual foi o adversário o Benfica tem que assumir que quer chegar à LC e ombrear com os melhores. É hora de as equipas portuguesas e em particular o Benfica terem ambição europeia. Assumirem-se como capazes de jogar e vencer qualquer um.
Os recentes titulos do Porto, a final da Taça Uefa do Sporting e a fantástica carreira da época passada do Benfica na LC mostram claramente que os clubes portugueses não são os coitadinhos de alguns anos atrás.
Com a lei Bosman criou-se um fosso enorme entre os clubes mais ricos da Europa e os outros, um fosso que impedia os clubes menos ricos de conseguirem competir com os poderosos, os melhores jogadores atingiam valores incomportáveis para as bolsas da maioria dos clubes e a disputa das competições europeias cingia-e a clubes de 3/4 países. Qualquer equipa de 2ª/3ª linha de uma Inglaterra ou Espanha conseguia o melhor jogador de um clube Português, Francês, etc.
Com o tempo, com as novas mentalidades, novas metodologias de treino, nova formação, melhores infra-estruturas, etc esse fosso foi diminuindo. Hoje em dia os clubes ricos continuam a fazer contratações astronómicas mas o fosso qualitativo entre as equipas é agora muito menor. O conjunto consegue-se sobrepor à estrela. E um conjunto de estrelas tende a não render o que se esperava.
Assim...e tendo em conta o que o Benfica fez na época passada acho que podemos e devemos exigir mais. Evidente que não peço que o Benfica se declare candidato ao título europeu mas é altura de termos ambição europeia. É altura de não termos medo e defrontar quem quer que seja.
Sabemos que conseguimos ombrear com qualquer um, sabemos que a Catedral os amedronta, sabemos que nos respeitam. Vamos ser ambiciosos!!
Vamos a eles!!!
quarta-feira, julho 26, 2006
Bagunça no Dep.Médico
Os mesmos reuniram-se com os representantes da direcção e departamento médico do Portsmouth FC, tendo ficado acordado por ambos os clubes que o jogador prosseguirá o seu tratamento no departamento médico do clube inglês."
É hora de acabar com a bagunça que tem sido o Departamento Médico do Sport Lisboa e Benfica nos últimos anos. Não é aceitável que num clube com a dimensão, prestigio e responsabilidade como o Glorioso surjam problemas atrás de problemas no e com o Departamento Médico.
Uma série de nomes consagrados da medicina desportiva passaram pelo clube, temos um dos melhores fisioterapeutas a nível mundial e constatar problemas sucessivos no que respeita a debelar lesões não é aceitável.
Desde Mantorras a Manuel Fernandes, passando por Simão, Nélson, Sokota, Miccoli, etc. Jogadores que eram postos a jogar sem terem a lesão devidamente sarada para posteriormente verem a mesma agravada não é aceitável. A culpa tem que ser de alguém. E quando o próprio Benfica recorre a clinicas em Espanha e na Alemanha para tratar dos seus jogadores e os próprios jogadores querem ir, mesmo que à revelia do clube, a outros médicos (alguns que até passaram pelo clube) é sintomático que algo está mal no Dep.Médico.
É bom que a Direcção resolva isto de uma vez por todas, vai começar uma nova época que todos sabem que vai ser muito exigente.
Não sei o que se passou (ouve-se tantas versões que...enfim) mas desde que Bernardo Vansconcelos saiu do clube que aquele departamente médico nunca mais foi o mesmo.
segunda-feira, julho 24, 2006
Manuel José
Nem é preciso dizer mais nada!!!!
domingo, julho 23, 2006
Venham eles...
Temos...
Moreira
Moretto
Alcides
Nelson
Ricardo Rocha
Anderson
Luisão
Fonte
Leo
Katsouranis
Karagounis
RUI COSTA -10 (Música, MAESTRO)
Diego
Petit
Paulo Jorge
Manu
NUNO ASSIS
Mantorras
Nuno Gomes
Marcel
Miccoli... e outros que me posso ter esquecido.
... temos a melhor equipa.
Sem cafezinhos com leite, putedo e quinhentinhos sereis todos sodomizados.
(e mesmo com isso às tantas serão na mesma)
sexta-feira, julho 21, 2006
Afinal as 2 novidades para hoje eram estas?!?!?!
Benfica |
Portsmouth suspende contratação de Manuel Fernandes |
A ida de Manuel Fernandes para o Portsmouth pode estar comprometida. O médio do Benfica fez testes médicos em Inglaterra, mas o seu estado físico não convenceu os responsáveis do clube inglês, que adiaram as negociações por um mês. |
Geovanni em risco de não jogar pelo Cruzeiro
Geovanni (ex-Benfica) está em risco de não poder alinhar pelo Cruzeiro, caso a FIFA não anule a punição imposta ao clube de Belo Horizonte de fazer contratações internacionais durante um ano, em consequência da saída de Moisés (novo reforço do Sporting) do clube russo Krylia.
Reacção do Benfica
"falsas as declarações de Luís Sardinha e Luís Horta"
Luis Filipe Vieira
"o sistema relativo ao anti-doping em Portugal funcionar mal, até porque está dependente de uma só pessoa, quando deveriam ser três as partes a gerir estes processos"
João Paulo Almeida, médico do Benfica
"ocultado, manipulado e fabricado informação"
"O CNAD actuou como se Nuno Assis fosse culpado antes mesmo de ser julgado"
"ressarcido de todos os danos morais e patrimoniais sofridos"
Andrade e Sousa, advogado do Benfica
Declarações retiradas do site oficial do Benfica.
Foi uma reacção bastante sóbria mas bastante concisa e objectiva. Dizer que alguem mentiu e disponibilizar-se imediatamente para qualquer recurso a instâncias superiores, nacionais ou internacionais, mostra claramente que não se está a brincar com este assunto.
É de louvar a defesa que o clube está a fazer ao seu jogador.
quinta-feira, julho 20, 2006
Adeus Manelelé
Apesar de ainda não haver confirmação oficial por parte dos dirigentes do Benfica, Manuel Fernandes será transferido para o Portsmouth como anunciado dias atrás.
Não será pelos 18 milhões de euros falados anteriormente mas sim por valores a rondar os 15/16 milhões de euros. Uma falha inaceitável pela qual me penetencio e irei prontamente flagelar-me a cada 5 horas durante este dia. Sim porque neste tipo de negócios nem é normal nem nada ocorrerem cedências de parte a parte...
Tendo 50% do passe do jogador sido vendido, no passado ano, a um Fundo de Investimentos o Benfica receberá somente metade do valor da transferência. Uma das dúvidas que dificilmente será esclarecida é saber até que ponto, em virtude de apenas deter esses tais 50%, o Benfica poderia evitar esta transferência. Tendo isso em atenção acho que o Benfica fez um bom negócio:
- Valores financeiros muito bons para ambas as partes
- Jogador com manifesta vontade em sair (os motivos poderão e deverão ser debatidos noutro contexto)
- O jogador não tinha inluência no jogo da equipa ao ponto de recusar esta transferência.
Os mais criticos desta transferência argumentam que Manuel Fernandes tinha ainda muita margem de progressão. Sem dúvida que sendo novo ainda pode progredir bastante mas isso choca com a vontade dele em sair. Ter um jogador contrariado não é bom para ninguem. Pessoalmente não acho que ele vá evoluir assim tanto como a maioria benfiquista prevê.
O que me custa a compreender é como um jogador troca um clube com as ambições do Benfica por um clube do meio da tabela da Premier League. Sair tão cedo do clube tem sido péssimo para uma série de jogadores jovens, há n exemplos desses, e sair só por dinheiro também por vezes corre muito mal (que o digam Maniche e Costinha). Acho que mais uma época, no minimo, no SLB seria muito bom para ele mas isso agora é irrelevante. Desejo-lhe as maiores felicidades.
quarta-feira, julho 19, 2006
Sem vergonha na cara
Então estes senhores que NADA responderam às questões levantadas pelo SLB por causa da análise ter ficado horas e horas no Funchal e assim poderem ter sido alteradas vêm agora, todos ofendidos, dizer frases feitas como " é a decisão que mais envergonha" ou "seria uma vergonha para Portugal junto das instâncias internacionais competentes " . Então estes palhaços que num caso de CORRUPÇÃO comprovada nada dizem, que afastam os responsáveis pela investigação, que demitem os chefes de departamento e que têm a lata de receber os corruptos na casa representativa do povo português vêm agora dizer que este caso é "uma vergonha para Portugal junto das instâncias internacionais competentes " ???
Puta que os pariu!!!
Então um jogador é privado de exercer a sua profissão por uma acusação sem fundamento onde não é provada a sua culpa e estes gajos têm a lata de falar de vergonha?
Vergonha é o Apito Dourado estar parado à meses e receberem os arguidos na Assembleia da Républica, vergonha é o caso Mateus não ser resolvido de uma vez, vergonha é estes gajos terem a lata de serem filhos da puta tão descaradamente!!!
Somos mesmo um clube diferente!!
A palhaçada atinge contornos sobrenaturais
Governo português considera «uma vergonha» o processo Nuno Assis e endossa dossier à FIFA e UEFA | ||
O Governo português, através do secretário de estado do Desporto, revelou-se esta tarde preocupado com a decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol em mandar arquivar o processo que penalizava o jogador do Benfica, Nuno Assis, acusado de envolvimento num caso de «doping». | ||
Disse também Laurentino Dias que o Governo «vai remeter para apreciação da Procuradoria Geral da República» e dará conhecimento de todo o dossier à UEFA e FIFA, interpelando-as «para que tirem as consequências desta decisão» e, eventualmente, para o remeterem para o Tribunal Arbitral do Desporto. O Secretário de Estado do Desporto considera «uma vergonha» todo o processo e garantiu que o Governo «irá até às últimas consequências neste caso». |
Entretanto o processo Apito Dourado dura (????) há 2/3 anos mas isso já não é nenhuma vergonha. Os senhores que fazem parte desse processo passeiam-se por aí como se nada fosse, têm cargos poderosos, jantares na assembleia da republica... mas isso não é escandaloso.
Enfim, 32 anos depois da ditadura é o país que continuamos a ter.
Centro de Estágio
A acompanhar a estreia do Centro de Estágio veio a novidade do naming do Centro que será algo ligado à Caixa Geral de Depósitos num contrato de 10 anos que ronda os 15 milhões de euros. Ao que este blog conseguiu apurar é um bom negócio para o Benfica porque permite pagar a obra na sua totalidade.
Mas tal como em tudo o que é bom para o Benfica, este negócio causou comichão nos invejosos e antis do costume. Nem vos passa pela cabeça a lenga lenga que eu já ouvi por causa de ser a Caixa Geral de Depósitos a patrocinar o Centro de Estágio. Mal saíu a noticia e a inquietação começou de imediato. E sabemos bem que isto só pode ser bom sinal para toda a familia benfiquista.
Engraçado que aqueles que refilam por verem a Caixa Geral de Depósitos a dar o naming ao Centro de Estágio do Benfica são os mesmos que nada dizem sobre os patrocínios nas suas camisolas da PT Comunicacões e continuam mudos no que respeita à oferta do Centro de Estágio de Gaia ao clube dos Andrades pelo Menezes....Por outras palavras o Benfica incomoda mesmo muito estas pobres almas.
O que os incomoda mesmo é o facto de o Benfica ter encontrado um excelente parceiro mal inaugura o complexo enquanto eles não tiveram essa, digamos, sorte.
segunda-feira, julho 17, 2006
O exemplo do mau jornalismo
O exemplo que se segue é o mais acabado, refinado e descarado do que acabo de dizer. É da autoria de Luís Pedro Sousa do Record, que no seu Ponto Final deste sábado dia 15 de Julho de 2006 intitulado 'Coragem italiana' escreveu o seguinte, texto integral;
" A Itália deu um inequívoco exemplo do que é a aplicação da justiça. Juventus, Fiorentina e Lázio foram despromovidos (entre outras penalizações) e o Milan, embora permaneça na Série A, fica com poucas hipóteses de lutar pelo título da próxima época. Trata-se de quatro dos mais poderosos clubes transalpinos. Estão atolados em dinheiro - pelo menos dois deles -, enchem constantemente os estádios e possuem uma mole de adeptos invejável, capaz de pressionar tudo e todos. Apesar desta força tremenda, não houve contemplações de espécie alguma.
Em Portugal, o "caso Mateus" continua a arrastar-se. Belenenses e Gil VIcente têm uma história rica e um inegável prestígio mas não enchem estádios nem são propriamente conhecidos pelo poderio económico-finaceiro. Mesmo assim, ainda ninguém teve coragem de relegar um deles para a Liga de Honra em tempo útil.
Resta-nos uma consolação. Em Itália, houve batota da grossa, à boa maneira mafiosa. Entre nós, o que está em causa é pouco mais do que um problema administrativo."
Depois de ler este artigo que fala em coragem, não pude deixar de comentar com os meus botões, cá está um jornalista medricas a armar-se em valente e corajoso. Mas para escrever isto, mais valia estar lá no seu cantinho escondido sem nada dizer.
Como é que é possível que este jornalista não encontre melhor paralelo em Portugal com o caso do "calciocaos" do que o "caso Mateus"?
Como é possível ir buscar o "caso Mateus" e não lhe tenha ocorrido, que o caso mais similar em todos os aspectos é precisamente o caso "Apito Dourado"? Onde está a coragem deste jornalista, que só de pensar em escrever "Apito Dourado" deve borrar-se todo, vem para aqui falar de coragem, de aplicação da justiça, batota e maneira mafiosa e depois em vez de ir comparar o que é comparável, ele próprio o escreve, vai meter-se com o "caso Mateus" que é "um problema administrativo"?
Fala de batota em Itália e depois vem falar-nos dum caso administrativo, quando realmente tem cá o exemplo mais nítido de batota também e envolver árbitros para assegurar resultados que é o "Apito Dourado".
O "corajoso" fala-nos do Belenenses e Gil Vicente e não teve coragem de falar do FC Porto, de Pinto da Costa, de Valentim Loureiro e do Gondomar.
Mas que quer ele afinal? Que a coragem italiana seja só aplicada ao "caso Mateus" que até é administrativo? A coragem italiana e a aplicação da justiça não é para o caso "Apito Dourado"? Este sim, que também teve escutas telefónicas, este sim, que tinha como objectivo escolher determinados árbitros para assegurar determinados resultados, este sim que tinha vozes de comando como as de Moggi e peões obedientes. Querer comparar o caso de Itália mais conhecido como o "calciocaos" com o nosso "caso Mateus", é querer limpar da comunicação social e fazer esquecer o "Apito Dourado".
Com jornalistas destes tão "corajosos" nem precisamos de guarda-costas. Uma tristeza."
Texto de JMREIS no Forum dos Adeptos do Benfica.
sábado, julho 15, 2006
Toque de bola
O toque de bola do meio campo do Benfica foi delicioso. Ver a forma como Rui costa, Karagounis, Diego e Katsoranis trocavam a bola uns com os outros foi um deleite. Hoje senti qu o losangulo pode funcionar. A inclusão de Miccoli, mesmo com pouca frescura fisica, deu claros sinais de bom rendimento. A primeira jogada do jogo foi sublime. É pena é Marcel. Aquilo não se pode falhar e quem ainda está a procurar mostrar o que vale, falhar um lance daqueles, depois de uma jogada magistral daquelas, é muito mau. Coitado do Rui "maestro" Costa, tantos anos a servir Schevchenko e agora serve Marcel...Enfim. É um meio campo como não me lembro de ver no Benfica e ainda falta Petit e Nuno Assis. Continuando o trabalho e aperfeiçoando a ligação com os elementos mais ofensivos, onde o regresso de Nuno Gomes ajudará muito, acho que podemos confiar neste sistema de jogo. Eu gostei.
Após estes 30 minutos o cansanço, as substituições e a ansia de dar a volta ao resultado fizeram o jogo do Benfica perder qualidade mas gostei de ver a atitude da equipa, mesmo a feijões, ninguem queria perder, muito menos Rui Costa. Grande exibição do Mágico. Também gostei muito de Mantorras e se aquilo for para continuar temos jogador.
Os jogadores não se podem queixar de falta de oportunidades: Paulo Jorge, Manduca, Marco Ferreira estão a jogar muitos minutos, infelizmente não estão a corresponder. Há que arrepiar caminho se quiserem continuar no plantel do Benfica nesta época.
O que eu não gostei mesmo foi do terceiro golo deles. Não pode acontecer. Aquele gajo não pode fugir daquela forma.
Ninguem gosta e perder mas, da mesma forma que as vitórias nestes jogos valem o que valem, as derrotas também não podem passar disso. O importante é ver o sistema de jogo, os jogadores, a atitude e, sinceramente, gostei. Mais do que estava à espera.
Calendário Liga BWin 2006-2007
O Sport Lisboa e Benfica inicia a disputa pela conquista do 32º trofeu recebendo, na Catedral, o Gil Vicente (será?) e acabamos, esperando que seja numa grande festa, o campeonato novamente em casa com a Académica.
Olhando para o calendário, assim de relance, parece-me ser bastante equilibrado, sem jogos sucessivos de elevado grau de dificuldade. A um jogo mais dificil segue-se outro relativamente mais fácil. Evidentemente que isto é tudo num plano teórico, é no relvado que se verá se os jogos são fáceis ou dificeis(sem contar com os cafés com leites e as frutas obviamente).
De realçar um pormenor que me agrada bastante. Na segunda volta recebemos quer o Porto, quer o Sporting, quer o Boavista. Outro pormenor é o facto de jogarmos com as deixas do Sporting.
As últimas 4 jornadas serão as seguintes :
-> Benfica - Sporting
-> Benfica - Naval
-> Setubal - Benfica
-> Benfica - Académica
Jogos excelentes para a festa do título!!!
Vejam o calendário completo aqui:
1ª Volta
2ª Volta
Força BENFICA.
sexta-feira, julho 14, 2006
Justiça!
A "vecchia signora" foi o emblema mais penalizado com as sanções da justiça desportiva. O clube de Turim, campeão italiano, irá disputar o segundo escalão com 30 pontos negativos, enquanto a Fiorentina terá 15 de desvantagem e a Lazio 7 pontos a menos.
Já o AC Milan, como adiantou hoje a "Gazzetta dello Sport", ficará na liga principal, mas terá de recuperar 15 pontos para chegar aos 0.
Só falta por cá fazerem a mesma justiça, meterem os comprovados corruptos do costume na choldra e tirar os titulos que eles desonestamente "conquistaram". No dia em que isso acontecer será o dia em que desaparecem do mapa!!!
Anulado
Conselho de Justiça anula castigo a Nuno Assis | ||
O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol julgou procedente o recurso interposto por Nuno assis, no alegado «caso» de controlo anti-doping positivo, que remonta a 3 de Dezembro do ano passado. | ||
Nuno Assis acusou positivo a 3 de Dezembro do ano passado, finalizado o jogo frente ao Marítimo, referente à 13.ª jornada do campeonato. O jogador foi de imediato suspenso preventivamente e a 9 de Junho passado a Comissão Disciplinar da Liga impôs castigo de seis meses. |
quinta-feira, julho 13, 2006
Que futuro para o futebol?
O elevado número de jogos tem sido criticado mas ninguem quer tomar medidas de redução dos jogos pois mais jogos significa mais dinheiro. Tomemos o exemplo do Real Madrid, e agora do Barcelona, que são dos clubes que mais jogos fazem e mesmo assim vão fazer digressões exaustivas à Ásia. São os cifrões a falar mais alto.
Reduzir as despesas dos clubes seria uma opção e, no meu entender, uma prioridade pois caminha-se para uma situação insustentável para os cofres dos clubes, mesmo para os cofres dos grandes clubes. As receitas são elevadas é certo mas as despesas com os elevadíssimos ordenados dos jogadores não parece ter limites. Fala-se muito em tectos salariais.
Sou favorável ao conceito de tecto salarial mas só funciona num regime de igualdade e isso é practicamente impossível de aplicar. O tecto salarial de Portugal nunca seria o mesmo que em Espanha e o tecto salarial do Benfica nunca seria igual ao do Boavista, etc. Ou seja o tecto salarial funciona em competições tipo NBA onde aquelas equipas competem umas com as outras dentro da mesma competição e somente nessa competição. Determinar então um tecto salarial por equipa é lógico e de fácil aplicação, restando depois às equipas gerirem da melhor forma esse tecto salarial. E mesmo assim existem formas de contornar esse tecto.
Uma outra hipotese avançada no Castigo Máximo foi a limitação a um certo numero de jogos a cada jogador. Sinceramente parece-me ser uma excelente ideia.
Cada jogador só pode efectuar um determinado número de jogos oficiais em cada época, imaginemos 60 pelo clube e 10 pela selecção(aumentado para 15 em anos de competição por selecções). Resultaria de imediato numa maior rotatividade dos planteis, os clubes e equipas técnicas teriam que gerir de uma outra forma os atletas ao seu dispor e, de certeza, que a formação e inclusão de jovens jogadores teria que ser quase obrigatório o que implicaria mais investimento na formação. Os jogadores não ficariam tão exaustos no fim de cada época e surgiria um muito maior numero de oportunidades para muitos outros jogadores e, numa análise bastante optimista, uma maior competitividade entre equipas.
Seja qual for a opção tomada uma coisa é certa: as altas instâncias terão que pensar em sérias mundanças no futebol se quiser manter o espectáculo como mote para o Futebol.
Zorba ao quadrado
Foi com 2 golos gregos que o Benfica venceu o 2º teste da época, contra o campeão ucraniano e também cabeça de série na 3ª pré da Champions.
Moreira igual a si próprio, ou seja, MUITO BEM
Alcides a querer mostrar serviço numa posição onde esteve bem a época passada
Anderson e Ricardo Rocha dos melhores centrais a jogar em Portugal
Nélson ainda à procura da melhor forma, mais uma vez do lado esquerdo.
Beto... à espera que Petit chegue.
Katsaouranis- temos craque
Rui Costa- gostei deste jovem. Tem boas potencialidades.
Karagounis- 1 zorba é bom, dois é muito bom (se continuar assim). Um golo de se tirar o chapéu.
Manduca - o rapaz quer, mas...
Marcel - tem muito que trabalhar
Dos que entraram na 2ª parte gostei do guarda-redes...
O Tiago Gomes agradou-me. Parece ser um jogador a ter em atenção. O Fonte também esteve bem.
O Diego é bom, o Manú está-se a mostrar, o Paulo Jorge ainda não apareceu.
quarta-feira, julho 12, 2006
VIVA a FIFA
1. (1) Brasil 1630 pontos
2. (13) Itália, 1550
3. (9) Argentina, 1472
4. (8) França, 1462
5. (10) Inglaterra, 1434
6. (3) Holanda, 1322
7. (5) Espanha, 1309
8. (7) Portugal, 1301
9. (19) Alemanha, 1229
10 (2) Rep. Checa, 772
Bomba!!!
Financeiramente é um negócio estupendo. Desportivamente logo se verá mas acho que com as soluções que temos actualmente no plantel até tem lógica a venda de um centro campista. E 18 milhões é irrecusável.
Se Simão também sair pelos valores desejados esta Direcção encaixa uma quantia recorde e possibilita encarar de outra forma a nova época.
Vamos aguardar a confirmação oficial...
Boas Noticias
Para além do já citado e saudade regresso do bombardeiro Italiano Miccoli é noticia hoje que Laurent Robert assinou um contrato por dois anos com o Levante conseguindo assim o Benfica poupar cerca de 2 milhões de euros (belo contrato!!!)e ver-se livre de um jogador problemático. "Para me pararem são precisos dois jogadores" disse Robert na sua apresentação. Eu diria para te ampararem talvez...
O Centro de Estágio do Seixal está pronto para arrancar e quando a equipa regressar da Suiça irá estabelecer-se, definitivamente, lá. Todos os serviços do Benfica já estão em fase de mudança. Uma boa noticia em todos os sentidos para o SLB.
"Segundo o jornal La Opinión, o Benfica terá proposto ao internacional espanhol um contrato de 3 épocas, enquanto os leões pretendem o empréstimo do jogador" - Record
"Temos alvos definidos, e quero desmentir a notícia que corre desde ontem [segunda-feira] de que estamos interessados no Tristán. É mentira. O Benfica nunca falou, nem com o jogador, nem com o próprio clube, mas temos conhecimento de que há mais do que um clube português interessado nele. Já conhecemos este filme de lançar o nome do Benfica para depois dizerem que perdemos a corrida" - José Veiga
Não é que desgoste do jogador mas não vem acrescentar nada ao Benfica. Não é melhor do que os que temos actualmente,já tem 30 anos e é de certeza caro. Pode ir para outras bandas mais a norte ou mais ao lado. Irrelevante. Mais uma vez metem o SLB ao barulho. Esteve bem o Veiga.
terça-feira, julho 11, 2006
Esta vai na lingua campeã do mundo
Mundial 2006 - os vencedores
FIFA Fair Play award - BRAZIL & SPAIN
adidas Golden Ball - Zinedine ZIDANE (FRA)
adidas Golden Shoe – Miroslav KLOSE (GER)
Gillette Best Young Player – Lukas PODOLSKI (GER)
Lev Yashin Award – Gianluigi BUFFON (ITA)
The Most Entertaining Team presented by Yahoo! - PORTUGAL
The winners of this particular award were decided upon by FIFAworldcup.com's users, who declared that Luiz Felipe Scolari's Portugal had set their pulses racing more than any other team.
The Mastercard All Star Team
GR: Gianluigi Buffon (Italy), Jens Lehmann (Germany), Ricardo (Portugal)
Defesas: Roberto Ayala (Argentina), John Terry (England), Lilian Thuram (France), Philipp Lahm (Germany), Fabio Cannavaro (Italy), Gianluca Zambrotta (Italy), Ricardo Carvalho (Portugal)
Médios: Ze Roberto (Brazil), Patrick Vieira (France), Zinedine Zidane (France), Michael Ballack (Germany), Andrea Pirlo (Italy), Gennaro Gattuso (Italy), Francesco Totti (Italy), Luis Figo (Portugal), Maniche (Portugal)
Avançados: Hernan Crespo (Argentina), Thierry Henry (France), Miroslav Klose (Germany), Luca Toni (Italy)
segunda-feira, julho 10, 2006
E onde fica o Fair-Play?
É inaceitável que, depois de uma agressão destas, o jogador em causa seja considerado o melhor do Mundial. Tanto alarido faz a FIFA para o Fair-Play, tem a mão tão pesada para os espectadores que se portam mal e depois premeia um jogador que, na final do Mundial, tem uma atitude destas?
Nunca estará em causa a genialidade daquele que, depois de Maradona, foi o melhor jogador que vi a jogar à bola, mas um acto daqueles não pode ser ignorado desta forma. Um péssimo exemplo dado pela FIFA.
Líricos do futebol
Este é o tipico discurso de quem nunca terá que defender, em campo, a sua teoria. Este é o discurso daqueles que falam mas não fazem nada. Este é o tipico discurso que vale ZERO. Haverá hoje um adepto italiano que esteja descontente com o seu futebol? Haverá algum benfiquista, sportinguista, portista, boavisteiro ou adepto de qualquer outro clube que prefira uma derrota do seu clube num espectacular jogo com muitos golos a uma vitória do seu clube num jogo enfadonho com um simples golo?
No futebol joga-se para ganhar e usa-se a táctica que mais ajuda a alcançar esse objectivo. Jogar bem não é relevante para o curriculo de nenhum treinador se não for acompanhado por titulos.
É por isso que estes líricos do futebol continuaram a dizer os disparates que dizem. É como os partidos pequenos da oposição, podem dizer os disparates que quiserem pois nunca serão Governo e nunca postos à prova.
sábado, julho 08, 2006
Uns acabam, outros começam
Infelizmente fica a sensação que, mesmo com as nossas limitações, podiamos, ainda fazer melhor. E aqui aponto o dedo à teimosia de Scolari. Neste último jogo, mais uma vez, bastaram poucos minutos de Nuno Gomes em campo para se ver uma melhoria, como do dia para a noite, do jogo ofensivo de Portugal. Se Scolari tivesse apostado no avançado benfiquista invês do ponta de lança açoriano tenho a absoluta convicção que tinhamos sido ainda mais felizes. Mas não foi isso que aconteceu e o que fica para a história é o quarto lugar de Portugal num campeonato do Mundo. Sinceramente nunca pensei que Portugal pudesse atingir tal patamar e o que eu nunca achei um dia ser possivel e Scolari deu-me esse previlégio,foi acreditar que podiamos chegar ainda mais longe. Esta crença, esta fé tem que ser mantida. Não podemos desperdiçar estes 4 anos de subida vertiginosa no panorama futebolístico mundial. VIVA PORTUGAL.
Começou a rolar a bola para o Glorioso Benfica. Um jogo de treino, evidentemente transmitido pela televisão, em que podemos ver algumas das caras novas que irão fazer parte do plantel do Benfica para 2006-2007. Estes jogos valem o que valem, pode-se vislumbrar um pouco do que será a táctica a utilizar e alguns pormenores dos jogadores novos.Mas o que este jogo trouxe de especial e, por isso, será histórico, o regresso do grande maestro à mitica camisola 10 do Sport Lisboa e Benfica. Grande Rui Costa. A classe está lá toda. A bola sorri quando passa pelos seus pés. Que grande Benfica vamos ter com Rui Costa a comandar a equipa. Grande !!!
Gostei de Diego e do avançado chileno Canales. Este avançado mostrou pormenores muito interessantes e por isso é a rever nos próximos jogos. Um elemento que era foco de atenção era Katsoranis e mostrou que é raçudo e batalhador no meio campo. E claro, Marcel marcou golos.
Para primeiro teste o Benfica esteve bem, os jogadores mostraram empenho e Fernando Santos mostrou-se activo no banco. E claro Léo não sabe jogar mal. Sacana do baixinho. Mais uma fantástica época que se avizinha! FORÇA BENFICA.
quinta-feira, julho 06, 2006
Caleidoscópio do mundial: histórias quase verídicas *
No alto da torre mais alta do Castelo Tóbis, António Pedro Vasconcelos, realizador, argumentista, produtor, pseudo-perito em futebol, génio do mal e arqui-inimigo de Luís Filipe Scolari, ultima os pormenores do seu último plano maquiavélico, auxiliado pelo seu assistente, o fiel Zé Tó:
- Agora é que o Xecólari vai ver, Igor... com éxeta poxão mal cheirosa e fumegante, que vou dar de beber ao Ximão para o pôr KO, ele vai arrepender-xe de não ter convocado o Quaréchema, o melhor jogador do campeonato portuguêche. Muahahahahahahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
- Igor? Sou eu, chefe, o Zé Tó! Está sempre a chamar-me Igor, não sei porquê...
- Porque é que achas que eu te chamo Igor, meu imbexil? Já viste algum auxiliar de génio do mal com um nome echetúpido como Xé Tó? E tira essa camisola da xelexão, meu grande animal! - e o terrível vilão faz uma tentativa falhada de assentar uma lambada no auxiliar, que se esquivou graciosamente.
- Pronto chefe, pronto! Não se exalte! Eu tiro... mas deixa-me ver o jogo, como tinha prometido?
- Que remédio... - assente o maléfico cineasta, resignado.
- Já agora chefinho, como é que pretende dar essa poção mal cheirosa e fumegante ao Simão? Acha que basta chegar com isso ao pé dele e dizer-lhe para beber? Ou estava a pensar misturar-lhe essa zurrapa na Coca-Cola?
- Tu, Igor, é que vais dar a poxão ao Ximão! Vou mandar-te para a Alemanha dichefarxado de top model e...
- Ó chefe, calma aí que eu não vou a lado nenhum! Fui contratado para assistente de produção e os 500 euros, sem direito a subsidio de almoço, que me paga por mês, não dão para esses níveis!
- Ingrato! Não te dou almoxo todos os dias? E ainda querias xubexidio? Maledixão!
Em Marienfeld, no quartel general da RTP, o Professor Marcelo, especialista em todas as áreas do conhecimento, desde a epistemologia do conhecimento, à música pop medieval, passando pela pesca à baleia com arpão flexível, comenta as incidências do mundial:
- Ó Carlos Daniel, tome lá este leitãozinho ali do "Restaurante o Zé dos Leitões", que fica na Rua Antímio de Olivares nº33, Damaia, cujo nº de telefone para encomendas é o 214567722 e o de fax é o 214567723, que está uma delicia e, nesta semana, está numa super-promoção irresistível: só 20 euros o Kilo! É aproveitar! - Afirma animado, enquanto coloca uma gigantesca travessa de leitão em cima da mesa.
- Mas professor, não era disso que queria falar consigo...
- Ah, quer saber que livros é que eu li desde ontem? - Interrompeu o eléctrico professor - Mando já trazer nos carrinhos de mão, porque são muitos e pesados! Tragam os livros! - Grita, virando-se para trás.
- Não professor, quero é saber da selecção nacional. - Diz, exasperado, o Carlos Daniel.
- Ah, é verdade! Ora bem, a selecção... bom, creio que para passar a eliminatória não convém que percam o jogo! É melhor ganhar, parece-me! E para isso, era inteligente da parte do Scolari, se conseguisse que a equipa marcasse mais golos que o adversário. 20 valores para o Scolari! 20 valores!
Em Munique, no laboratório futebolístico da FPF, Luís Filipe Scolari prepara o jogo das meias finais, recorrendo aos mais modernos e científicos métodos existentes:
- Ai minha virgem, quem é que eu escalo para o ataque? Me ajuda minha virgem! Avé Maria!
- Escala o Nuno Gomes - responde a Nossa Senhora do Caravaggio, com voz celestial.
- O Nuno Gomes? Pô, minha virgem, assim todo mundo vai encher meu saco por ter trazido o Postiga. Vamo fázê o seguinte, minha virgem, eu jogo esse portátil no ar e se quebrar eu boto Pauleta em campo. Se não quebrar, eu boto o Postiga. Se flutuar, eu boto o Nuno Gomes!
*CABONG*
- Joga o Pauleta! Bom, agora para a zaga vou usar esse cofre blindado em aço temperado, reforçado com vigas em titânio: se quebrar joga o Ricardo Costa, se não quebrar joga o Ricardo Carvalho...
Na feira de Carcavelos, Ricardo Quaresma, equipado com a farpela da selecção, como se fosse jogar, queixa-se a um familiar:
- Aiaiaiaiaiaiaia tio, mas porque é que eu não fui ao mundial? Sou o maior jogador português de todos os tempos! Consigo fintar 5 defesas numa cabine telefónica... e ainda lhes vendo um fato de treino da Mike e uns ténis da Adibas... e mesmo assim aquele brasileiro com mau feitio não me convocou! Não é justo tio! Isto irrita-me! - e faz uma entrada de carrinho a pés juntos, por trás, sobre um incauto cliente que escolhia umas t-shirts da Puna.
- Aiaiaiaiaiaiaiaiai, mas o que é que tu estás a fazer Ricardo? Não me mates a freguesia! Vê lá mas é se vendes umas toalhas de mesa, que eu não ganho o que tu ganhas e vieste aqui foi para me ajudar! - e, voltando-se para o atordoado freguês - Desculpe lá o rapaz. Tem sangue na guelra! Faço-lhe a t-shirt a 5 eurinhos, para o compensar!
Na Mansão "Olimpo", residência d'O Escolhido, Roman Abramovitch passeia-se semi nu, apenas com uma posta de bacalhau a tapar-lhe as vergonhas russas, e lança o desafio ao seu empregado preferido:
- Queres o Cristiano Ronaldo, Mourito? - pergunta com voz efeminada - Queres? Queres?
- Quero Roman, quero! Com ele, o meu Chelsea será imparável! Quero! - responde um sorridente e também muito pouco vestido José Mourinho, vulgo, O Escolhido.
- Então tens de comer o bacalhauzinho do Roman...ui...ui... ai isso é que tens, seu maroto!
- Olha que eu como...olha que eu como...
- Ai, Zé, mas que grande transição ofensiva que tu aí tens! Faz-me pressão alta, faz...
[As cenas seguintes foram censuradas, devido ao conteúdo erótico-pornográfico, a roçar o indecente. Este é um blog de família e há valores de que não abdicamos, a não ser a troco de muito dinheiro]
Na torre das Antas, Lorde Pinto da Costa, aquele que tudo vê, dá instruções a um dos seus lacaios:
- Vai meu Miguel Sousa Tavares, vai e escreve crónicas demolidoras sobre esta selecção que não serve nem para vender os meus jogadores.
- Óinc óinc óinc - responde Miguel Sousa Tavares, enquanto se afasta, cheio de reverência, para cumprir as instruções do amo.
Durante o jogo
No alto da torre mais alta do Castelo Tóbis, António Pedro Vasconcelos, realizador, argumentista, produtor, pseudo-perito em futebol, génio do mal e arquinimigo de Luís Filipe Scolari, regozija com o golo francês:
- Ah ganda Xixou! E mesmo assim aquele maricas com voz de falxete ia defendendo! Xou o maior, Igor! E nem precixei de lixar o Ximão!
- Pois foi chefe. Ao menos que um de nós esteja contente - responde o desanimado Zé Tó, enquanto embrulha a bandeira das quinas.
Em Munique, na meia final, Scolari dá argutas instruções tácticas à equipa, logo após o golo da França:
- Ai minha virgem me ajuda! Avé Maria, cheia de graça, senhora convosco! Me ajuda, minha santa!
- Eu falei para botar o Nuno Gomes, não falei? - responde a virgem, irritada.
- Falou, mas não fez o portátil flutuar, fez? - contrapõe Scolari, oportuno.
- Mas eu sou a Nossa Senhora do Caravaggio! Quer coisas a flutuar, da próxima vez chama o Luís de Matos para ajudar você a escalar a equipa! - e desaparece, no meio de um halo de luz e ao som de um coro de anjos.
Na feira de Carcavelos, Quaresma, resignado com a sua sorte e já vestido como um vulgar cigano, vende um lençol:
- Aiaiaiaiaiai sinta lá esta macieza freguês! Isto é algodão do melhor e é só a 5 euros. Até o Scolari tem um destes.
Na Mansão "Olimpo", residência d'O Escolhido, Roman Abramovitch passeia-se semi nu, apenas com um escargot a tapar-lhe as vergonhas russas, e lança o desafio:
- Queres o Zidane, Mourito? - pergunta com voz efeminada - Queres? Queres?
- Quero Roman, quero!Quero! - responde um sorridente e também muito pouco vestido José Mourinho, O Escolhido.
- Então tens de me comer o escargozito...ui...ui... ai isso é que tens!
- Olha que eu como...olha que eu como...
- Ai, Zé, mas que grande basculação que tu aí tens no meio do campo! Vamos treinar as bolas paradas, vamos...
[As cenas seguintes foram novamente censuradas, devido ao conteúdo erótico-pornográfico, a roçar o indecente. Reafirmamos que este é um blog de família e há valores de que não abdicamos, a não ser a troco de muitíssimo dinheiro]
Na torre das Antas, Lorde Pinto da Costa, aquele que tudo vê, regozija com o golo francês e dá instruções a um dos seus lacaios:
- Olha meu Miguel Sousa Tavares, olha como eles perdem com os franceses. Vai e escreve crónicas demolidoras sobre isto.
- Óinc óinc óinc - responde Miguel Sousa Tavares, feliz, enquanto se afasta, para cumprir as instruções do amo.
Depois do jogo
A economia não recupera, o desemprego aumenta, a função pública está em greve, os impostos são altíssimos... mas o país rejubila, orgulhoso, com os sucessos da sua selecção.
* Post publicado em simultâneo no blog Pêra na barba.
OBRIGADO PORTUGAL
Fomos eliminados do Campeonato do Mundo pelos melhores. Quando assim é só podemos ficar orgulhosos da nossa prestação. Eliminamos equipas muito fortes, eliminamos eternos candidatos, fomos mais longe que os (ex)campeões do mundo. Não precisamos de ajudas externas, tudo o que ganhámos foi com honra, fair-play e dentro de campo. Ganhámos porque fomos melhor que o adversário. Caímos perante a melhor equipa do mundo. Batemo-nos de igual para igual com os melhores do mundo, não tivemos medo deles, eles tiveram respeito por nós. Isso é uma ENORME vitória. Demonstrámos que vão ter que olhar para nós com respeito pois podemos ganhar a qualquer um, já não temos medo de ninguem e quem nos menosprezar sai vergado perante a nossa vontade e raça!
Como disse no inicio do Campeonato do Mundo nós temos uma boa equipa. Uma boa equipa. Não mais que isso. Temos 3 jogadores ao nível dos melhores do mundo (Cristiano Ronaldo, Ricrado Carvalho e Miguel) e temos um Figo que já não tem pernas. Ao contrário de Zidane, Figo precisa de ter "pernas" para render e, infelizmente, Figo já não tem as pernas que precisa para o seu futebol. Depois temos um conjunto de bons jogadores que dão tudo em campo. Compensam em entrega e união e atitude o que, porventura, lhes falta em qualidade técnica. O principal responsável por isso é, doa a quem doer, Scolari. O treinador brasileiro conseguiu unir este "plantel" em torno de um objectivo comum: ser uma equipa. E os jogadores responderam em campo com uma entrega e raça que a todos orgulhou. O problema é que essa entrega está dependente dos indices fisicos dos jogadores e, como eu temia, o desgaste dos ultimos dois jogos teve efeito evidente no jogo de ontem, principalmente na segunda parte. Os jogadores queriam mas não podiam. Pensei que Deco e Costinha por terem menos um jogo e, consequentemente, mais tempo de descanso poderiam equilibrar a balança na luta a meio campo, mas, infelizmente, estiveram os dois muito mal num jogo que tinham como opositores jogadores ao nível de Makelelé, Vieira e Zidane.
Se Scolari é um mestre na arte da mentalização, da união de balneário, da motivação mas tacticamente é muito muito fraco. Fui e serei seu apoiante na questão da convocatória mas não o posso defender no uso que fez dos 23 seleccionados. Pauleta não joga nada, ponto final. Dois mundiais e um Europeu são mais que suficientes para provar que não serve para esta Selecção, Postiga nem sequer merece comentários e, entretanto, Nuno Gomes fica no banco. Um avançado que sempre que joga na seleccção rende, um avançado que quando entrou neste mundial em 20 minutos fez mais que os outros dois no mundial inteiro, não pode ficar de fora nestes jogos de grandes decisões. A teimosia costuma pagar-se caro e Scolari tem que deixar de ser teimoso. A teimosia dele custou-nos a eliminação. Tenho a profunda convicção que com Nuno Gomes a jogar teríamos eliminado a Inglaterra bem mais facilmente e que o jogo de ontem seria totalmente diferente. Depois temos as falta de habilidade de Scolari em processar substituições e a falta de ousadia em arriscar quando não há nada a perder. Como disse anteriormente enquanto a condição fisica dos jogadores permite que estas lacunas, quer da equipa quer dos jogadores, sejam suplantadas pela força, querer e atitude em vencer.
Defendo a continuação de Scolari porque mostrou que é líder, mostrou que sabe unir todos em prol do objectivo comum. Teremos que viver com a sua teimosia e falta de habilidade táctica mas só de pensar nas alternativas e no regresso à subserviência a certos poderes instalados no futebol português a faceta menos boa de Scolari quase parece irrelevante.
Sobre o jogo o que dizer? Defrontamos uma grande equipa constituida por grandes jogadores. Uma equipa que fez um jogo inteligente, de total gestão de esforço, que sabe como ninguem controlar um jogo e fazer circular a bola e que tem um meio campo de sonho. França fez o jogo que Portugal fez contra a Angola, pôs-se a ganhar e passou a controlar o jogo e a fazer com que Portugal corre-se atraz da bola e não eles. E depois quem tem Zidane...enfim. E depois a lesão do Miguel deu a facada final nas aspirações lusas, impressionante a diferença entre Miguel e Paulo Ferreira. Ficamos logo sem lado direito. Cristiano Ronaldo que fez uma soberba primeira parte estoirou na segunda e ficamos apenas dependentes da raça de Maniche para levar a bola para a frente. Remates sem nexo, lançamentos sempre para o guarda redes, inoperância total do nosso avançado (quer Pauleta quer Postiga), contra os melhores do mundo, era quase inevitável. Podiamos de facto, num lance de sorte, ter empatado mas também temos que reconhecer que a França fez um claro jogo de contenção e tem jogadores rapidíssimos na frente de ataque.
Cabeça erguida!Orgulho nos nossos rapazes.
Não partilho da ideia de que o árbitro nos prejudicou. O penalty é bem assinalado, o amarelo ao Carvalho é bem mostrado. Pode ter ficado um amarelo por mostrar aos franceses mas eles não usaram o jogo faltoso para nos parar ao ponto de considerar que um amarelo podesse alterar as coisas. Sinceramente não foi por aí que fomos eliminados.
Também não gosto da história do "patinho feio". Qual patinho feio qual quê. Fomos grandes. Fomos enormes. Pusemos o mundo de olho em nós, quem vier jogar contra nós vem com muitas reservas. Já ninguem joga com arrogância contra nós. Somos pequenos em tamanho mas enormes em raça. Por alguma razão dominámos o mundo enquanto alguns ainda nem andavam erectos! Não devemos refugiar-nos nisso do "patinho feio". Temos é elevar bem alto os nossos feitos.
OBRIGADO PORTUGAL
quarta-feira, julho 05, 2006
Este é que tem razão
No Mundial de 94 arrumaram com ele porque porque se estava a tornar (novamente) perigoso.
Em 2002 viu-se coisa identica ou pior com o levar da Coreia até à meia-final.
Maradona é que tem razão em relação à FIFA. Por estas e por outras é que eu o adoro e não posso com o "americano" Pélé!!!
PS. Como ele fica bem de vermelho vestido!!!
O novo craque
Jornalismo rasteiro
O mais curioso é constatar que muitas das criticas partem da nossa classe jornalística, a mesma que passa uma época inteira a ter exactamente o mesmo tipo de jornalismos rasteiro dentro de portas. E os adeptos da bola que se indignam perante esta "táctica" dos nossos adversários são os mesmos que negam a existência desse jornalismo dentro de portas.
Quando nos toca mudamos logo de perspectiva não é?
Entretanto Paulo Jorge, ex-Boavista, assina pelo Benfica por 4 épocas. Os jornalistas mais uma vez ficaram na curva....Bem vindo a esta gloriosa casa e felicidades!
segunda-feira, julho 03, 2006
Início dos trabalhos
Um início, como seria de esperar, quase a meio gás, em virtude da presença de muitos jogadores do Glorioso no Mundial 2006 na Alemanha.
Algumas caras novas, começando pelo treinador, Fernando Santos que regressa a Portugal para comandar os destinos do clube do seu coração e que fez questão de trazer consigo um jogador grego, Katsoranis, Diego após um ano de empréstimo no Brasil terá oportunidade de mostrar o seu valor aos benfiquistas, Manu depois de uma boa época no Estrela tem garantida a permanência no plantel principal do Benfica e o tão ansiado e finalmente concretizado regresso do Maestro Rui Costa. Muita coisa está por definir principalmente no que a saídas diz respeito. Simão, Manuel Fernandes, Quim e até mesmo Petit são nomes que podem não ficar no plantel do Benfica para a época que agora inicia. E, segundo palavras de José Veiga, estas saídas, caso ocorram, é que irão determinar as entradas. A excepção será o caso Miccoli em que o SLB espera a decisão sobre o futuro da Juventus.
Uma coisa salta à vista: o Benfica tem no seu plantel, neste momento, um elevado numero de jogadores para o meio campo - Petit, Beto, Manuel Fernandes, Diego, Katsoranis, Nuno Assis, Karagounis, Rui Costa. Ainda temos Manu, Manduca, Marco Ferreira, Marcel, Mantorras, Nuno Gomes e a vaga em aberto para Miccoli...costuma-se dizer que é bom o treinador ter estas dores de cabeça. Mas não serão dores a mais? Esperemos que não.
A cada início de época existem sempre expectativas e sonhos de conquistar tudo o que seja possível. O Benfica é e será sempre favorito a ser Campeão Nacional mas a nível pessoal não estou tão confiante como no ano passado. Não sei o que esperar de Fernando Santos e ainda subsiste a dúvida Simão e a sua substituição. Temos, teoricamente, uma excelente equipa que ainda pode ser reforçada com mais um ou dois jogadores por isso podemos claramente enfrentar os desafios que se aproximam de cabeça erguida, resta esperar que Fernando Santos consiga rentabilizar a qualidade dos jogadores. Desejo-lhe a maior sorte!!!
Independentemente disso esta época já está ganha. Já compensa ser benfiquista, já compensa ter cativo. Ter o previlégio de poder desfrutar da genialidade do Maestro Rui Costa de manto sagrado vestido é, por si só, uma grande vitória de todos os benfiquistas e de todos os amantes do futebol. Esta época vai ser um prazer. O resto virá por acréscimo.
É pena o Centro de Estágios ainda não estar operacional e a equipa ter que ir para a Suiça. Pode ser que o resto da época seja trabalhado por lá. Seria bom para todos.
Vamos ao trabalho.
FORÇA BENFICA!!