blog

sexta-feira, março 31, 2006

Não deixa é como quem diz...

"Gostaria muito de tecer alguns comentários mas, como compreende, preciso de autorização para o fazer. A UEFA não deixa falar; só com permissão posso dar entrevistas" - Stephen Bennett, árbitro do Benfica - Barcelona.

Engraçado...quando foi para "cascarem" no Mourinho, e curiosamente por causa de jogos com o mesmo Barcelona, a UEFA deu permissão a qualquer pé rapado que quisesse opinar sobre o assunto...

Renovar com Luisão: JÁ!!!!

Há jogadores que conquistam os adeptos, não só pela sua qualidade, mas, muito mais, pelo seu carisma. Luisão é um desses jogadores. A forma como se tornou um líder de balneário e dentro de campo demonstra bem esse carisma. A empatia com o clube e adeptos foi muito rápida o que ganha mais relevo quando se constata que, Luisão, teve um inicio menos bom ao serviço do SLB. As exibições não foram as melhores mas o coração já estava presente.
E com o tempo Luisão demonstrou não só que é um líder com um coração enorme como também demonstrou que é um central de eleição.
As exibições desta época, quer a nível nacional, mas principalmente, a nivel europeu não deixaram ninguem indiferente. Os tubarões já estão a "cheirar" o nosso central e, por isso, acho que o Benfica tem que agir rapidamente. Tenho a certeza absoluta que será fácil ao SLB convencer Luisão a renovar o contrato. Basta fazer uma proposta ao nível a importância dele no SLB que Luisão optará por se manter neste Glorioso clube que ele adora.
Quando leio que o Benfica não o negoceia por menos de 15 milhões de euros dá-me voltas ao estomago....15 milhões?!?!? Então o outro que joga andebol vale 20 e o Luisão só vale 15 ??
Estão doidos estes dirigentes do SLB.

Mas não é para vender...é para renovar e !!!

Robert Pires


Este é um jogador que aprecio desde os tempos em que despontou no Metz. Já nessa altura foi falado o interesse do Benfica no luso-francês e o desejo do jogador em representar o Glorioso.
Infelizmente ele não assinou pelo SLB e foi para terras de sua majestade espalhar toda a sua classe ao serviço do Arsenal.

Agora, quando está prestes a terminar o contrato com os gunners, surge de novo a hipótese de vir para o Benfica.
Apesar de ter 32 anos não tenho nada a apontar. Como se costuma dizer velhos são os trapos. Ainda na quarta feira vi o velhinho Costacurta a jogar a um ritmo elevado em alta competição. Desde que exista mentalidade e profissionalismo a idade é meramente acessória.
Sou contra a contratação de jogadores que apenas queiram uma reforma dourada. Temos o exemplo claro de Zahovic e, infelizmente, o Laurent Robert. Mas são dois jogadores que antes de virem para o SLB já "mostravam" o que valiam, o que se podia esperar deles. Está lá a qualidade toda mas falta a vontade. Foram erros óbvios de contratação.
Robert Pires, pelo contrário, continua a ser desejado por Wenger, continua a jogar frequentemente em Inglaterra a ritmo elevado. Por isso, os 32 anos, apenas são sinal de experiência, de muita experiência ao mais alto nível.

Se ele quiser vir, se quiser ter a honra de vestir o manto sagrado e se estiver dentro das possibilidades financeiras do SLB será muito bem vindo.

O melhor de Março

Merece ir ao Mundial.

quarta-feira, março 29, 2006

Parabens Rui


O nosso Rui Costa celebra hoje 34 primaveras. Parabens grande Rui.

Imaginem as meias finais da Champions, Benfica a receber o AC Milão.
Rui Costa levanta-se para aquecer, 65.000 benfiquistas levantam-se a aplaudir e a entoar o nome do verdadeiro Mágico. Lindo!!

Uma das razões porque quero chegar às meias finais. Poder disfrutar este momento.

Tudo em aberto


No INFERNO DA LUZ pareceu-me que o Benfica entrou algo nervoso. O jogo estava monotono até que surge Moretto e dá um safanão ao agarrar um atraso de Anderson. Mais 2 buracos da defesa deram nova oportunidade para Moretto brilhar ( Van Bommel, Eto'o) e se juntarmos o remate de Iniesta e o falhanço do Deco são oportunidades a mais oferecidas pela defesa do Benfica.
Do Benfica (a jogar com 10) viu-se um remate perigoso de Simão, mas 2 ou 3 remates perigosos (M. Fernandes, Geovani, Petit).
Para além dos cantos que marcou perto de mim mal se viu Ronaldinho na 1ª parte, muito por culpa da escelente exibição de Ricardo Rocha.
Na 1ª parte o Benfica surgiu muito melhor devido à velocidade de Miccoli (que entrou quando Koeman reparou que se tinha esquecido de meter 11 na 1ª parte). Mesmo assim foi o Barça a criar perigo com um remate de Larson que Moretto defendeu para o poste e com uma cabeçada de Thiago "Polga Pepe" Motta que Leo desviou para o poste.
A 1ª oportunidade do Benfica surgiu por Micolli, mas Valdez fez a 1ª grande defesa, na recarga valeu Van Bronckhorst a dar o corpo ao manifesto a um remate de Giovani que levava selo de golo. A seguir a mais uma grande defesa de Moretto só deu Benfica, com a grande perdida a pertencer a Simão (mais uma vez grande defesa de Valdez). A seguir, eu vi, tu viste todos viram... todos? não. Quem devia ter visto assobiou para o lado!!!
Mais umas jogadas de algum perigo por parte do Benfica e era o fim do jogo...

Agora é ir lá sem medo e... empatar com golos ou ganhar.

Divagação do dia: " - Mamã porque é que tratam aqueles senhores por BOI PRETO? - Ò filho, 1º por causa do equipamento e 2º porque gostam de marrar no vermelho!!!

Frase da Semana: «Esperem um grande Robert», promete o jogador

E o sonho continua

Tinha dito que o meu desejo, para quando o árbitro apitasse para o fim do encontro, era que o sonho continuasse. E o sonho continua.

Ontem ficou provado que não há bichos-papões. Sim, eles são uma grande equipa,têm excelentes jogadores e jogam, como equipa, muito bem. Mas não são invencíveis, muito longe disso. Se conseguirmos afastar o nervosismo e se os nossos jogadores base jogarem o que sabem vamos disputar, mano a mano, a eliminatória em Nou Camp. Saí do estádio com a elevada confiança que podemos chegar às meias-finais da Champions.

O jogo começou como se esperava, como Barça a pegar na bola e a procurar jogar no meio campo do Benfica, tentando "arrumar" o assunto logo no inicio. Teve oportunidades para isso, umas devido ao nervoso dos nossos centrais e guarda redes outras por mérito próprio, mas, felizmente, a sorte ou Moretto, conseguiram resolver a situação. A pressão do Barça nunca foi sufocante e o Benfica conseguia sair com a bola jogável cada vez mais com o passar do tempo. O remate a rasar a barra de Manuel Fernandes foi como um acordar da equipa dizendo " também conseguimos lá chegar". É certo que nunca dominámos o meio campo mas conseguiamos fazer o nosso jogo quando tinhamos a bola em nosso poder.
Na segunda parte, com Miccolli em campo, foi tudo diferente, o Benfica criou muito mais perigo, a bola esteve muito mais vezes em nosso poder e a confiança, era notório, ía crescendo. Claramente o medo tinha ficado para tráz e fomos à procura do golo sem preconceitos.
E só tinha que ser assim. E para Nou Camp tem que ser assim. Perdido por 100 perdido por 1000.

Alguns factores dão-me elevada confiança para o jogo da segunda mão: Acho que os nossos centrais estiveram excessivamente nervosos durante toda a partida, os cortes eram sem pensar, existia medo de pôr o pé à bola, dúvidas em se fazer ao lance, etc. Aquela dupla já nos habituou a jogos perfeitos e, se perder o medo, pode fazer o mesmo em Barcelona.
Mas, mais importante que isso, na minha opnião, Petit e Manuel Fernandes, estiveram muito mal no jogo de ontem, quer na pressão defensiva quer na ajuda ao ataque, quer no tempo e qualidade de passe. Sinceramente acho que foi dos piores jogos que vi o Petit fazer de manto sagrado vestido. Se eles estiverem "normais" em Barcelona a qualidade do nosso jogo a meio campo aumenta bastante. Mais uma razão para acreditar.
Por fim a velocidade de Miccoli e Simão provaram que podem fazer mossa na defesa do Barça.

Moretto foi capaz do melhor e do pior. É certo que logo cedo ficou marcado, pelo público injustamente, por um erro do árbitro. Anderson corta, claramente, a bola e Moretto agarra-a como se calhar agarravam todos os guarda redes naquela situação. Foi um erro do árbitro e Moretto sentiu-o na pele. Depois realizou defesas espantosas manchadas por mais dois erros na reposição da bola. Esteve impecável nos cruzamentos.

Mas falar do jogo de ontem e não falar das magníficas exibições de Beto e Ricardo Rocha seria pecado. Se Deco foi o que eu estava à espera, com árbitros que não os portugueses não passa daquilo mesmo, nem uma falta sacou, um bluff autêntico. Já Ronaldinho Gaúcho tentou, tentou , mas não conseguiu. Soberba exibição de Rocha, que secou Ronaldinho sem o recurso à falta. Todos aqueles que "previam" uma noite complicada para os rins de Rocha engoliram um grande sapo. E se foi Koeman que apostou nele então Koeman também merecerá o mérito. Beto foi intransponível. Fez o seu trabalho no meio campo, ajudou Rocha , ajudou Léo, atacou. Enorme Beto. Será da extrema injustiça para estes dois se o SLB não passar esta eliminatória!!!!

Nem a Liga dos Campeões nos livramos de árbitros tendenciosos. Começou logo naquele livre indirecto dentro da área mal assinalado e acabou naquele penalty de Motta na segunda parte. Pelo meio muitas faltas mal assinaladas e outras por assinalar (então aquela sobre o Simão à entrada da área na segunda parte é de bradar aos céus). Aquele final da primeira parte sem permitir a marcação do livre está ao nível do fim do jogo para a Taça de Portugal o ano passado na Luz contra o Sporting aos 89:30 com Fyssas a entrar isolado na área.

O resultado não é nada mau.O objectivo claro e assumido de Koeman foi realizado: não sofrer golos. A eliminatória está em disputa e eu acredito que vamos ser felizes. Saí do estádio muito confiante. Volto a dizer que não temos nada a perder. Nada mesmo.

E o sonho continua.

terça-feira, março 28, 2006

Acreditem



Nós acreditamos, voçês têm de acreditar.

Parar o animal...

Dizia o Dunga, ex-capitão da selecção do Brasil, que a única maneira de parar Ronaldinho Gaúcho era raptá-lo no aeroporto e só o libertar depois do jogo ter acabado.

Não alinho em alarmismos, nem acredito em Deuses no futebol! Os jogadores do Barcelona são humanos e, por isso, em relação às palavras do Dunga, só tenho a dizer o seguinte: agora é que avisas, ó palhaço? Agora, que o Ronaldinho Gaúcho já está na segurança do hotel, de onde já só vai sair para ir para o jogo, é que vens com estas ideias brilhantes? Não podias ter falado nisto, há dois dias atrás, quando ainda dava tempo para organizar um rapto? Duh!

Sim senhor, bela merda de ajuda nos estás a dar, ó Dunga! Com amigos como tu, estamos bem tramados, ó Imbecil!

Agora vamos ter de arranjar outras formas de parar o dentuça demoníaco, antes que ele nos sodomize à bruta, como fez ao Deus-todo-o-poderoso-rei-no-céu-e-na-terra-Mourinho.

Felizmente, eu já tive uma ideia de mestre! E que tal uma inocente e acidental coronhada na cremalheira com um extintor, no túnel de acesso ao campo? Eu voluntario-me para fazer o servicinho, em nome do meu amor ao Benfica! Até lá tenho um uniforme de bombeiro em casa, e já alinhavei a desculpa a dar, quando o brasileirito já estiver na maca, todo partido, a caminho do hospital:

"Estava só a fazer a verificação de segurança a este extintor e ele saltou-me das mãos quando esse jogador ía a passar e embateu-lhe nos dentes. Depois, quando ele já estava no chão, eu peguei no extintor para o pôr no lugar (para poder ir prestar assistência ao rapaz) e ele caiu-me das mãos, embatendo-lhe num joelho. Alguém deve ter barrado esse extintor com manteiga, porque ainda o deixei cair mais duas vezes - no outro joelho e genitália, desse desgraçado - antes de conseguir colocá-lo no lugar."

Parece-me bastante convincente, a desculpa. E o plano também é eficaz! Se alguém tiver uma ideia melhor, chegue-se à frente depressa, caso contrário tenho de ir vestir o meu uniforme de bombeiro, encher um extintor com bolas de chumbo e ir para a catedral, esperar pelo bicho...

segunda-feira, março 27, 2006

Desfrutar um grande jogo

Amanhã, na Catedral da Luz, cerca de 65.000 previligiados (onde me incluo) vão ter a oportunidade de assistar, áquilo que se pode chamar, de jogão de bola.

O maior clube do Mundo vai receber, no seu magnífico estádio, aquela que é considerada a equipa mais poderosa da Europa, que contêm nas suas fileiras, o melhor jogador do Mundo.
Será uma noite de festa, uma noite para desfrutar a classe dos artistas no relvado e participar na festa, como só os benfiquistas sabem fazer.

O Benfica não tem nada a perder neste jogo, ser eliminado pelo Barcelona será considerado normal, eliminar o Barcelona será um feito que marcará a carreira dos campeões nacionais, como tal, os nossos bravos entrarão em campo sem qualquer pressão, excepto a pressão (enorme) de honrar a sagrada camisola que envergam, e isso, eles já demonstraram que o fazem.

Como benfiquista apenas desejo uma coisa : quando o árbitro apitar para o fim do encontro que o sonho continue.

PS: A equipa respira confiança para este jogo. Tive a oportunidade de sentir isso, sábado à noite, quando fui jantar a um restaurante onde é habitual os brasileiros do SLB irem comer. Um dia desta semana o Ronaldinho Gaúcho apareceu na TV todo sorridente e o Geovanni diz algo do género(ler com sotaque brasileiro):" vai rindo agora vai, aproveita agora que depois não vais rir mais".

Estou convosco !!!
Eu sou benfiquista, com muito orgulho, sou lutador!

Surreal....



Nem sei como definir isto..agressão? Desejo sexual?

Ver todo o movimento aqui.

in Canal Benfica.

domingo, março 26, 2006

Com a cabeça no Barcelona

Começar cedo e cedo marcar dá descanso e muito sofrimento aos adeptos. O Benfica começou muito bem o jogo contra o Braga tendo conseguido logo aos 2 minutos marcar um golo por Nuno Gomes. Marcar tão cedo num jogo, teoricamente, tão dificil foi excelente. Durante mai 8 minutos o SLB practicou um futebol fantástico, rápido que podia ter resultado em, pelo menos, mais um golo.
Aos 10 minutos de jogo a equipa começou, claramente, a pensar noutra coisa, noutro jogo, nesse grande jogo de terça feira. Pura e simplesmente os jogadores entraram numa total gestão de esforço, trocas de bola cá atráz, poucas (ou nenhumas) corridas, nada de entrar duro, etc.
O adepto benfiquista desesperava, mas, em abono da verdade, o público presento no jogo (49.628) desde o inicio que estava com a cabeça também no Barcelona. Não me lembro de ver os benfiquistas tão "apáticos" num jogo de futebol, os cânticos saiam com muito pouca força, nem para refilar havia vontade.
A cabeça estava no jogo com o Barcelona e nada se fez para mudar a situação.
Por volta dos 30 minutos da primeira parte o Braga controla as operações a meio campo mas sem nuna conseguir causar perigo à nossa baliza. Aliás durante todo o jogo pouco perigo causou. É certo que obrigou Moretto a duas boas intervenções mas seria quase impossivel marcar golo naqueles remates.
O SLB em contra-ataque podia ter aumentado a vantagem mas, nestes lances, era notória a pouca vontade dos campeões nacionais em correrem. Um lance é exemplificativo : Simão recupera a bola, corre a ala direita toda, chega à grande área do Braga, cruza e ninguem estava lá, ficou tudo para tráz. Definitivamente aquele joo tinha acabado para a equipa aos 2 minutos. O Braga nunca foi o adversário perigoso que se previa e quando se viu reduzido a 10 também acabou o jogo para eles nesse momento. O Benfica acordou um pouco mas apenas isso, um pouco.
Findo os 90 minutos, depois de passado o calor do momento, podemos dizer que o SLB fez um jogo pragmático como nem no tempo do Trap o vi fazer. Temos um jogo muito dificil na terça feira, aos 2 minutos de jogo estamos a ganhar, a equipa entrou em clara poupança de esforços e controlo total do jogo com trocas de passes em zonas recuadas. Correu tudo bem. Tendo que defrontar o Braga antes do Barcelona o jogo de ontem foi quase perfeito. Faltou o 2-0 para ser perfeito.

A arbitragem não esteve mal, então se olharmos para as últimas, digamos, 10 arbitragens nacionais em jogos do Benfica, a arbitragem esteve muito boa. O único erro claro que a equipa de arbitragem teve foi não ter mostrado o amarelo ao Nuno Gomes por causa dos festejos do golo, infelizmente a Lei pune festejos com os adeptos(lei perfeitamente estúpida). De resto parece que alguém reclama penalty neste lance que a foto ilustra, de facto a má fé anti benfiquista não tem limites. Reclamar penalty neste lance??? Para além da Lei Pepe agora também há uma Lei Petit que diz que o jogador encarnado não pode saltar a uma bola? Acho que a foto não deixa qualquer dúvida. Dúvidas sim deixou um lance de Manduca na área do Braga mas penso que o árbitro ajuizou bem. Também ajuizou bem no lance do segundo amarelo ao Luis Filipe, falta clara sobre Simão merecedora de amarelo. Houve um sururu entre Wender e Petit mas no estádio não me apercebi do que aconteceu, a TV poderá esclarecer.

Por fim apenas dizer que entrar na Catedral ainda com luz natural torna aquele estádio ainda mais fabuloso. Que saudades dos jogos à tarde!!!

Foto retirada do Forum dos Adeptos do Benfica .

sábado, março 25, 2006

Vitória justa

O CAMPEÃO garantiu os três pontos, em vésperas de receber o Barcelona para a Liga dos Campeões.


Nuno Gomes apontou o único golo da partida

Com entrada fulgurante na partida, e também com boa ponta final, o Benfica justificou a vantagem num jogo em que o Sporting de Braga entrou tarde e no qual viria a sofrer dupla contrariedade quando dava o tudo por tudo em busca do empate. Lesão de Paulo Jorge e expulsão de Luis Filipe.

quinta-feira, março 23, 2006

Próxima paragem: 2ª divisão

Era a equipa que melhor hipotese teria para ganhar a Taça ao FCP mas fiquei muito contente por ter sido eliminada. Depois da vergonha que se viu na Luz e, principalmente, depois das alarvidades que o treinador, Vitor Pontes, disse, só merecem isto. E agora só falta descerem de divisão. E rir-me-ei bastante se isso acontecer.
Só têm o que merecem!!!

Taça

Eu, por norma, não falo dos adversários. É uma regra de ouro que tenho procurado respeitar e que só quebro em ocasiões muitíssimo especiais, ou então, quando me apetece.

E hoje apetece-me.

E apetece-me, porque ontem teve lugar o porto-sporting, a contar para as meias finais da taça de Portugal, que, felizmente, tive o prazer de não ver em directo. E apesar de não ter visto, sei que foi um jogo de merda, entre 2 equipas cujos treinadores, por mais que se esforcem, não conseguem perceber de onde vêm os bons resultados na superliga e, por isso, tiveram medo um do outro.

E sei isto, porque conheço bem ambas as equipas e ambos os treinadores : Adriaanse é treinador de equipas pequenas e encolhe-se sempre nos derbies ; Paulo Bento não é treinador e encolhe-se sempre, contra qualquer equipa. Além disso, também vi o resumo.

Seja como for - e como eu esperava - Adriaanse meteu o autocarro em frente à sua área e Paulo Bento o autocarro em frente à sua área meteu. Ambos esperavam manter o jogo morno, chato e sem interesse - o que os especialistas costumam designar por jogo "táctico" - e aproveitar um erro do adversário para marcar um golo num ressalto, ou numa desatenção - o que os especialistas costumam designar por "borra descomunal".

Dois autocarros num só campo de futebol é um autocarro a mais, para seja possível marcar um golo, e, por isso, 90 minutos de anti-jogo e monotonia soporífera depois, o 0-0 ainda imperava.

No prolongamento, um erro infantil da defesa do porto - que é bastante fraquinha - deu um golo ao sporting. Paulo bento, que acordou em sobressalto com os berros estridentes de celebração, do miúdo moutinho (ainda não mudou de voz) pensou para si próprio:
- Tal e qual como planeado! Sou um grande estratega!
E desatou a cumprimentar os adjuntos a celebrar a vitória e a acertar o risco ao meio e a franja, para estar bonito para a conferência de imprensa.

Infelizmente para a lagartada, um bom centro do Quaresma - que é tão bom jogador, quanto é idiota - permitiu o empate. Depois, nos penalties, o porto acabou por ter mais sorte, já que Baía defendeu o penalty de Moutinho. Adriaanse pensou:
- Tal e qual como planeado! Sou um grande estratega!
E desatou a cumprimentar os adjuntos a celebrar a vitória e a procurar palavras novas no dicionário, para usar na conferência de imprensa em português.

Pelo meio ocorreu um sururu, em que foi expulso o Caneira, só porque, astuciosamente, resolveu envolver-se numa confusão, onde até teve o prazer de dar uns empurrõezitos inocentes, quando já tinha amarelo. Surpreendentemente - e depois de um encosto mais efusivo ao Lucho - acabou por levar o segundo. Vá lá a perceber-se isto...

E qual foi a mensagem que os intervenientes quiseram transmitir no fim do jogo?

Adriaanse estava radiante, porque não jogou nada e está na final.
- Uma gióca muito boá! Estávamos borradás de medó, mas desta vez tivémos cágá e não perdemos mais um derby! Inchá Koeman! Estou muito contenta!

Paulo Bento estava irritadíssimo com o árbitro, porque não jogou nada e foi eliminado.
- Fomos os melhores, jogámos que nem uns cabrões... parecíamos o Brasil do Pelé, em cima daquele relvado. Criámos inúmeras oportunidades, marcámos vários golos que foram mal anulados, sofremos o golo de forma ilegal e ficaram muitos penalties por assinalar a nosso favor. Em suma, só perdemos por causa do árbitro!

Quanto ao árbitro - o nosso bem conhecido Olarápio "Arguido do apito dourado" Benquerença - esteve ao seu melhor nível. Pepe pôs a mão na bola pela quinquagésima vez (desde que começou a fazer isso, no jogo da Luz, não quer outra coisa), sem que nada tivesse sido assinalado, embora haja uma possibilidade do lance ser fora da área.

Do outro lado, o porto queixa-se de uma possível carga do campeão do mundo Anderson "Eu não volto sem a minha empregada" Polga, sobre Benni "Eu prefiro ir para o campeão do Botswana a ficar aqui no porto" Macarthy.

Das expulsões, todos se queixam.

Se algum dia estes maricas forem roubados a sério - como o Benfica foi contra o Estrela, o Porto, o Guimarães, ou a Naval, só para mencionar os mais recentes - teremos um holocausto nuclear, no mínimo...

Agora, venha de lá esse campeonato, que a taça está entregue.

O jogo dos anti-Benfiquistas

*imagem do melhor em campo
Antes morto que vermelho, 1 - Filhos da P#%$ SLB, 1 (5-4 nos penaltys)

Depois de ver este jogo sonolento uma pergunta ficou a pairar no ar: como é possivel estarmos a 5 e 7 pontos destas 2 equipas?

Ocorrem-me 2 razões: O nosso treinador que não tem vida pra isto e o motivo que levou a equipa derrotada no jogo de ontem a fazer um "banzé do caraças", ou seja, AS ARBITRAGENS.

As ditas melhores equipas do momento fizeram um jogo a eliminar em que nenhuma queria ganhar. Por eles partiam logo para os penaltys e nem jogavam os 120 minutos. Pelo menos não se cansavam.
Os de verde via-se que estavam ali para empatar, ganhariam se houvesse um golpe de sorte (o que quase aconteceu), os de azul idem aspas, como é possivel a jogar em casa e o treinador não arriscar um milimetro.

Quanto às queixas dos verdes... olhem, paciencia. Algum dia tinha de lhes calhar.
E até acho que essas queixas têm razão de ser. Um penalty por assinalar, foras de jogo mal assinalados, alguns não assinalados, tudo a favor da instituição da cidade do Porto.
Já a expulsão do Caneira me pareceu justa, levou um amarelo por ter dado um sopapo no Lucho.

Jogos grandes

Aproximam-se dois jogos grandes para o Benfica, dois jogos onde muito se joga a época desportiva do nosso clube. Este sábado recebemos na Luz o Braga, uma equipa sempre dificil de bater, mas outro resultado que não a vitória, coloca, definitivamente, o SLB fora da corrida pelo título.
Ganhar ao Braga é fundamental por todas as razões: continuar a pressionar o líder, afastar o Braga da luta pela Champions e ganhar moral para o embate seguinte.
E esse embate seguinte é contra o poderoso Barcelona, também, na Luz. Ninguem exige a vitória ao Benfica neste jogo e isso pode ser muito bom para nós. Só temos a ganhar e acredito que isso nos permita ter um bom resultado. Ir a Espanha com esperança já será uma enorme vitória.

O jogo com o Braga vem numa altura má mas, quem quer conquistar os maiores trofeus, tem que ter capacidade para estas batalhas. Vai ser um jogo duro, dificil, os jogadores terão que lutar até ao fim. Espero que não aconteçam lesões nem que o cansanço se reflicta na terça. Acima de tudo quero que os jogadores entrem no sábado a pensar no Braga e não a pensar, já, no Barcelona. Esse será o maior perigo dos campeões nacionais (sim...ainda não sei quem é o árbitro).

A Luz vai encher e vai estar convosco. Vamos a eles.

PS: De repente o Olarápio passou a ser um mau árbitro. Curioso...onde andaram o ano passado estes "analistas" todos??

terça-feira, março 21, 2006

Candidato do BES

Foi com grande surpresa que no domingo à noite ouvi, na SIC, o comentador Rui Santos falar, abertamente e sem tabus, sobre o "candidato do BES" que será apresentado às eleições do Sporting.
Não é novidade nenhuma. As empresas que controlam o futebol português desejam manter os seus interesses protegidos e com isso querem ter os seus testas de ferro nos centros de decisão dos clubes. Para quem não tenha percebido é essa a essência do famoso Sistema que tanto se fala mas pouco se diz. O Sistema já não é o corromper o árbitro com putas e relógios de ouro, evoluio para algo muito mais complexo e perigoso.

Há muito que esta realidade está cimentada no nosso futebol, nos nossos clubes mas, pela primeira vez, ouvi alguem, em "prime time" falar tão abertamente do assunto, mesmo de uma forma muito levezinha. Boa sôr Rui Santos!!!

A pergunta é simples : um candidato do BES irá defender os interesses de quem?

Qualidade noticiosa...


1ª Página do Jornal A Bola de hoje onde é destacado o desejo de Koeman em treinar o Real Madrid.








No site d'A Bola surge em destaque esta notícia :

"Koeman sonha treinar o Barcelona
O técnico holandês do Benfica foi convidado especial do programa «Maracaná 06», emitido pelo canal espanhol Quatro, não escondendo o sonho de orientar o Barcelona, isto a cerca de uma semana do primeiro confronto entre as duas equipas nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
"

E assim vai a Comunicação Social que tantas cabecinhas manipula....

segunda-feira, março 20, 2006

Em destaque no site da FIFA


O site da FIFA faz hoje destaque ao nosso craque como sendo um dos jogadores a observar no próximo Campeonato do Mundo.
Pena que o sr. Scolari não deva estar para ai virado e prefira convocar jogadores sem clube.
Aqui está ele.

Finalmente o "colo"

E à 27ª jornada Ele apareceu. Sim..estou a falar Dele mesmo, da entidade suprema que tudo controla, da entidade que tudo decide, o temido Colo.

À 27ª jornada o Benfica tem um erro de arbitragem a seu favor que teve influência directa no resultado final. Que parem as máquinas. Que se encha as primeiras páginas, reportagens em directo, programas especiais na TV, foruns de debate na rádio. O Colo finalmente apareceu.

Mas estamos a falar de que? Estamos a falar de :

- Uma bola que entra e o árbitro não considera golo porque o fiscal de linha esfrega o olho? Não.*
- De um jogador que se isola, com a bola controlada em direcção da baliza e é derrubado por um defesa que não vê vermelho directo? Não. *
- De um jogador que é derrubado na área sem a devida marcação de grande penalidade? Não. *
- De uma bola que bate na trave e na linha de golo e sai e o árbitro considera golo? Não. *
- De uma agressão logo aos 3 minutos de jogo sem que o árbitro mostre qualquer cartão? Não. *
- De um corte com a mão dentro da área sem o árbitro assinalar grande penalidade? Não. *
- Um corte de bola limpo que o árbitro considera grande penalidade? Não. *
- De um golo marcado por um jogador em fora de jogo? Não. *
- De um golo legal invalidado por fora de jogo inexistente ? Não. *
- De sucessivos cortes de jogadas de ataque por foras de jogo inexistentes? Não. *
- De agressões à cotovelada não punidas com vermelho? Não. *

Então...mas de que raio estamos a falar? Simplesmente de uma bola que não saíu e o árbitro/fiscal de linha considerou que tinha saído. Foi preciso esperar 27 jornadas para se assistir a uma actuação vergonhosa destas da equipa de arbitragem. Um escandalo que, na minha opnião, devia dar direito a prisão.

PS1: É um lance idêntico ao que se verificou no Rio Ave- FCP. Haja coerência.
PS2: Num comentário a um post anterior alguem disse "Não deixa de ser poética a justiça quando mata quem matou com as mesmas armas. " . Interessante aplicar esta máxima a este jogo. O ano passado o SLB perdeu em Vila do Conde num golo que nasceu num lançamento de linha lateral marcado ao contrário. Alguem comentou esse erro do árbitro? Claro que não.

* Lances que ocorreram durante as últimas 26 jornadas da edição da Super Liga de 2005/06 onde o Benfica foi prejudicado ou onde os directos adversários foram beneficiados.

domingo, março 19, 2006

DEIXEM JOGAR O MANTORRAS

Mantorras





Deixem JOGAR O MANTORRAS

Vitória feia

Não, não estou a falar da águia Vitória que nos encanta sempre com os seus fantásticos voos sobre o relvado da Luz. Estou a falar da vitória do Campeão Nacional sobre o Rio Ave .

Um jogo que teve tudo para ser fácil para o Benfica e, mais uma vez, os nossos jogadores resolveram complicar e não marcar golos fáceis. Assim torna-se impossivel ganhar jogos. O caudal ofensivo do SLB foi muito, o controle de bola total, a pressão atacante quase asfixiante, as oportunidades de golo sucediam-se a bom ritmo e golos "nickles".

Koeman mexe na equipa, coloca primeiro Robert, depois Karagounis e por fim Mantorras. Robert nada fez, aliás, não sei o que Koeman pretende quando coloca Robert em campo para alcançar uma vitória. O Francês não tem velocidade e por isso é incapaz de romper a defesa adversária, e estar apenas à espera de um cruzamento ou de um livre quando se pretende ganhar um jogo é, na minha opnião, errado. Karagounis por outro lado entrou e mudou o jogo. O grego não tem medo de ter a bola nos pés, pega no jogo, transporta a bola, remata, imprime velocidade e ganha faltas. Tem que entrar mais cedo SEMPRE. Mantorras entrou e foi decisivo. Marcou o golo e deu mais 3 pontos ao SLB. Foi para isso que ele entrou.

Não posso dizer que o SLB tenha jogado mal pois não acho que jogou mas já cansa os falhanços dos nossos jogadores na cara do golo, este jogo teve tudo para dar goleada e acabámos de nervos em franja.

Para ajudar a tornar a vitória ainda mais feia (ou talvez o que tornou a vitória feia) um erro do fiscal de linha ao considerar fora uma bola que foi crizada para a área do SLB que no seguimento acabou dentro da baliza de Moretto. Tenho toda a sensação que a bola não chegou a sair e como tal um erro grave da equipa de arbitragem. Também não me causaria espanto se o árbitro tivesse considerado jogo perigoso no golo do Mantorras apesar de eu não o considerar.
Caricato (ou talvez não) foi o amarelo ao Karagounis. A lembrar um amarelo que o Tiago recebeu num jogo no Restelo. Mandam entrar o jogador e depois vem o senhor árbitro e mostra amarelo. Só aos jogadores do SLB é que isto acontece.

Uma vitória que podia ser confortável acaba numa vitória que, como não podia deixar de ser, vai dar conversa toda a semana sobre arbitragens, colos, jantares, etc.

Ou seja tudo o que não se falou nas jornadas anteriores vai ser despejado na próxima semana. Tipico . Só espero que a direcção do SLB tenha uma resposta à altura.

Coerência Presidencial

Luis Filipe Vieira ao jornal A Bola :

— A crítica apontou erros de arbitragem nos dois últimos jogos do Benfica. Uma vez que já mostrou alguma preocupação com o tema, como analisa esses erros?
— O que disse há pouco tempo é que desde o jogo com a Naval, na primeira volta, se passaram muitas coisas estranhas. Mas, enfim... Não é isso que nos vai desviar dos nossos objectivos. Se calhar há muita pressão para tirar o Benfica do seu caminho, mas a instituição é demasiado forte. Há bastante serenidade em todos nós, sabemos o que queremos e estamos a trabalhar por um Benfica que vai ganhar cada vez mais.
— Antes de partir para a China criticou o presidente do Sporting por falta de alternativas à venda de património. O projecto de Filipe Soares Franco foi chumbado. Quer tecer algum comentário?
— O que é do Sporting é dos sportinguistas. Eu só tive de intervir porque falaram do Benfica com uma mentira de bradar aos céus. Não faço mais comentários, cada um tem de resolver os seus problemas. Nós apostámos numa via que, se calhar, outros não seguem, importante para mim é o nosso projecto.


Não concordo com esta postura demasiado passiva mas, pelo menos, LFV tem sido coerente.



quinta-feira, março 16, 2006

Uma grande família

O futebol português é uma grande família, transbordante de amor, carinho e felicidade! E como em todas as famílias, os pais preocupam-se com o bem-estar e a realização dos seus filhotes. Não há nada que doa mais a um pai, do que ver o seu filho a chorar, e estão dispostos a tudo para o evitar!

Veja-se a recente actuação da mamã Pinto da Costa, em relação ao Benfica: preocupada com a sobrecarga de jogos, causada pela boa campanha na Liga dos Campeões do seu filhote, a mãe extremosa viu-se na obrigação de fazer algo no sentido de ajudar.

Foi ter com o papá Luís Guilherme, já madrugada adentro, à sede da Liga:
- Luís, o nosso filho Benfica está com muitos jogos, por causa da Liga dos Campeões, e isso preocupa-me. Depois não consegue ganhar e vai ficar todo chateado!
- Não te preocupes, Pinta! Eu nomeio aqui uns árbitros bem tramados para os jogos que aí vêm! Assim ficam já fora do campeonato e da taça...
- ... e podem concentrar-se na Liga dos Campeões! Obrigado papá Luís, mereces que te enfie a língua na boca, até ao estômago, e te dê uma rapidinha, mesmo aqui em cima desta mesa de reuniões!
- Iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

[A cena seguinte foi objecto de censura, com o intuito de preservar imaculada a masculinidade dos nossos leitores, uma vez que está cientificamente provado que a homossexualidade é contagiosa e transmissível por via literária!]

E assim foi! Graças à actuação empenhada da mamã Pinto da Costa e do papá Luís Guilherme, o Benfica conseguiu ser roubado, de forma descarada e escandalosa, não uma, nem duas, nem três, mas quatro vezes seguidas! Agressões por sancionar, penalties por assinalar, golos ilegais validados, foras de jogo mal assinalados... foi um fartote!

Agora pode encarar a liga dos campeões com toda a concentração e empenho que a competição merece, uma vez que o campeonato já lá vai e a taça fica para o ano.

Claro que nem sempre os filhos compreendem as motivações dos pais (basta ouvir as declarações de José Veiga sobre estas arbitragens)... mas o que sabem eles? Não passam de putos que ainda nem sequer mudaram de voz!

Daqui a muitos anos, quando o Benfica for um clube adulto e bem sucedido na vida, vai compreender as motivações dos pais e perceber que tudo aquilo que na altura parecia um atentado abjecto à verdade desportiva e uma viciação inacreditável e revoltante dos resultados que só em Portugal poderia passar impune, na realidade, foi feito com a melhor das intenções e com a sua felicidade em mente.

Nessa altura, não só José Veiga, mas também todos os benfiquistas agradecerão a preocupação e a gentileza da mamã Pinta e do papá Luís. E todos dirão em coro: "Língua até ao estômago? E dois homens com mais de 50 anos? Que nojo!"

Ignorância Futebolística

A conversa anti-benfiquista do momento é que perdemos/empatamos porque não jogámos nada. É a conversa que interessa aos mesquinhos e corruptos do nosso futebol porque assim, desvia-se a conversa do que realmente tem importância: as arbitragens encomendadas para impedir o SLB de triunfar.
Mas, no meio da podridão, há aqueles que de facto, acreditam, influencidados pelos média como é óbvio, que o SLB não ganhou porque jogou mal. Facilmente se desmonta esta ideia mas antes fica a questão : desde quando é preciso jogar bem para ganhar? O Guimarães jogou bem? Fez alguma coisa para ganhar? O Naval jogou bem? A resposta a estas perguntas é um rotundo NÃO, mas as equipas conseguiram os seus objectivos portanto o jogar bem ou mal não é imperativo para o resultado final. E quando o resultado final é deturpado por erros de arbitragem então torna-se totalmente irrelevante a análise qualitativa da equipa. A verdade é que, mesmo apesar de ter jogado "mal" o SLB, com uma arbitragem HONESTA, tinha ganho os últimos 2 jogos (para não falar em practicamente todos os jogos em que perdeu pontos esta época).
Mas como este blog procura sempre instruir os ignorantes aqui fica mais uma lição para aqueles que, procuram desviar as criticas aos árbitros para a qualidade exibicional da equipa:

Como é possivel o SLB jogar bem quando :

- As jogadas rápidas de ataque do SLB que isolam os nossos avançados são consideradas foras de jogo erradamente.
- Os nossos jogadores quando vão a atacar são derrubados sem que o árbitro assinale falta.
- Os nossos jogadores são derrubados violentamente e o árbitro permite que o faltoso fique impune
- Os nossos jogadores vêm remates seus cortados por mãos e braços sem qualquer assinalar de falta.
- Os nossos ataques são interrompidos para assinalar faltas à entrada da nossa área a nosso favor, beneficiando claramente o infractor.
- Os nossos defesas fazem cortes limpos e o árbitro considera falta e, normalmente, mostra logo amarelo ao minimo protesto.
- Os adversários insultam o árbitro e nada acontece.
- Está a equipa a esforçar-se para ganhar e vê-se a sofrer golos ilegais, penaltys inexistentes, foras de jogo não assinalados, etc

Estas situações condicionam a nossa equipa pois os defesas ficam receosos de meter o pé pois sabem que será marcado falta, os nossos jogadores ficam receosos de tentar fintar o adversário pois sabem que podem ser duramente ceifados sem que seja assinalado falta, para não falar da quebra animica que estas arbitragens ardilosas provocam nos jogadores.

Falhamos golos de baliza aberta? E então? Até os melhores do mundo falham. Isso é futebol.
Se não cortassem os nossos ataques sempre com faltas não assinaladas ou foras de jogo errados chegaríamos muito mais vezes à baliza adversária e teriamos muito mais oportunidades de marcar.

É por isso que se tem de falar, até à exaustão das arbitragens, porque são elas que impedem que se fale apenas de futebol, porque são elas que influenciam a postura e atitude das equipas, porque são elas que decidem os jogos e não os jogadores.

É por isso que eles não querem que falemos de arbitragens. Eles bem sabem o podre que são.

quarta-feira, março 15, 2006

ROUBO À DESCARADA

Foi um ROUBO o que se viu hoje à noite no Estádio da Luz, mais uma VERGONHOSA actuação de um arbitro que derrotou o Sport Lisboa e Benfica.
Foi um escandalo à vista de todos: um golo ilegal, carradas de faltas por assinalar, carradas de faltas por punir, agressões, mãos na bola sem punição, foras de jogo...houve de tudo, sempre com o mesmo a ser prejudicado.
Mais do mesmo. E ninguem do SLB fala, ninguem do SLB vem dizer seja o que for sobre a vergonhosa arbitragem que se viu hoje.

E claro, as sms começaram logo a cair. É normal, eles gostam de ganhar assim, a ROUBAR. Por isso é que eles são tão pequeninos, só derrotam o grande SLB ROUBANDO!!!

Campeão Nacional no ano do Apito Dourado. Está tudo dito.

Podem ROUBAR o que quiserem, a HONRA e a GLÓRIA do Sport Lisboa e Benfica nunca poderão igualar!!!

Se fosse eu a mandar podem ter a certeza que jogavam sozinhos!!!!

terça-feira, março 14, 2006

Bilhete precisa-se

Caros camaradas Campeões Nacionais e caros amigos de outras cores, com bons contactos nas altas instâncias e que não são anti-benfiquistas, a questão é simples: Querem eliminar o Barça? Arranjem-me um bilhete para o jogo na Luz.

Preciso de meter o meu pai, dê por onde der, no Estádio da Luz, dia 28 de Março. Hoje tive a triste noticia que os bilhetes de acompanhante de sócio já estavam esgotados, por isso, agora só com a boa fé de alguem. É que tudo se resume ao facto de, sempre que o meu pai foi à luz este ano ganhámos quatro a zero.

E meus caros eu quero ir a Barcelona com 4 golos de vantagem!!!

Vá, ponham lá esses contactos a mexer !!!

Back to reality - Parte I

"Segunda-feira 13 de Março de 2006

Após a espantosa e histórica vitória em Anfield Road muita gente terá pensado que o Benfica finalmente encontrara uma equipa base e uma dinâmica de vitória mesmo perante adversários mais poderosos. O empate com a Naval veio mostrar que essa conclusão estava errada, como aliás era previsível.

Há duas coisas que são objectivas e indiscutíveis entre os jogos com o Liverpool e a Naval: os árbitros são estrangeiros e os adversários são mais poderosos.

São estas duas objectividades que devem dar origem ao debate e não as interpretações subjectivas e indemonstráveis que se seguiram à eliminação do Liverpool e que mais não são do que formas de proteger o “sistema” que manda no futebol português mesmo apesar do processo Apito Dourado.

As arbitragens continuam a gozar de uma estranha impunidade na critica desportiva, que opta geralmente por desvalorizar o seu impacto no decorrer de um jogo e na decisão do vencedor. Comparando os recentes embates com Liverpool (cá e lá) e os jogos que os intercalaram (Estrela e Naval) verificam-se diversas diferenças nas respectivas arbitragens: na Liga dos Campeões os árbitros deixaram correr o jogo e percebeu-se que os poucos erros de análise foram aleatórios e divididos por ambas as equipas, pelo que não podem ser considerados intencionais. Nos jogos da Liga pelo contrário os erros de apreciação dos lances mais ou menos determinantes caem sempre contra o Benfica, contrariando todas as distribuições de probabilidades e evidenciando que são erros direccionados.

Enquanto os adversários do Benfica na Liga dos Campeões sabem que têm limites definidos por lei e pela interpretação justa do árbitro, os adversários Estrela e Naval perceberam com facilidade que os seus limites de jogo eram considerávelmente superiores aos do Benfica e que o árbitro, pelas suas decisões, estimulava-os a defenderem e atacarem melhor do que na realidade valem enquanto conjunto.

Que impacto pode ter tido na equipa do Estrela o não sancionamento com cartão (nem discuto a cor) da entrada sobre Petit daquele jogador emprestado pelo FCP e que impacto teve no Liverpool o cartão amarelo a Luís Garcia logo no primeiro minuto do jogo disputado cá? Que impacto pode ter tido no jogo de Anfield Road o golo bem invalidado ao Liverpool por a bola ter descrito um ligeiro arco por fora da linha de fundo e que impacto tiveram os 5 foras de jogo muito mal assinalados contra o Benfica na Amadora? Que impacto tiveram as entradas sobre Leó e o empurrão sobre Nuno Gomes dentro da grande área na melhoria dos níveis de confiança dos defesas e equipa da Naval? Que impacto teve no reagrupamento da Naval a paragem do jogo para mostrar cartão amarelo a um navalista quando o Benfica desenvolvia uma jogada de ataque nos minutos finais do jogo?

Claro que têm influência para qualquer jogador saber que o árbitro deixa jogar mais uma equipa do que outra, que é mais rigoroso para uns do que para outros, que no fundo e citando Mourinho, “inclina o campo” contra o Benfica e a favor do seu adversário. E assim os pequenos clubes com alguma facilidade e uma postura defensiva reforçada pelos critérios de arbitragem, podem retirar pontos preciosos ao Benfica que são imprescindíveis na luta pelo título.

Se isto acontecesse a todos os ditos grandes, ainda vá lá, mas quando se olha para o lado e se vê na mesma jornada, no Sporting-Boavista, ser sonegado um penalty ao Boavista por apoio ilegal com derrube de Tonel sobre Fary (1-0 no marcador) e a seguir se vê ser marcado um penalty a favor do Sporting por mão na bola (estes lances só foram discutíveis quando aconteceram ao Benfica em 2 jogos da recta final do campeonato passado), isto depois de no último Boavista - Braga o árbitro ter efectuado uma penalização quase cirúrgica dos jogadores boavisteiros que estavam em risco de ser castigados (João Pinto, Tiago por exemplo), convenhamos que é demasiado coincidência para podermos pensar que a Liga é uma competição justa e que os árbitros erram sempre a favor dos grandes. "

in www.basta2002.com

Outra vez Koeman??

Mais uma vez Ronald Koeman dá uma entrevista onde diz coisas que não devia dizer. Ser líder é ter noção do que se deve dizer em público e do que deve apenas ficar dentro do balneário. Koeman parece ainda não ter percebido essa questão.
Quanto mais do seu lado tiver os jogadores mais fácil será motivá-los para os jogos que se avizinham, estas palavras caiem sempre mal num balneário ferido pelo empate com a Naval.
Um líder tem que usar a Comunicação Social para seu proveito, (por seu entenda-se clube) e não para atirar farpas aos jogadores. Koeman tinha que aproveitar a oportunidade para elogiar os jogadores que apesar de uma arbitragem manhosa na Amadora conseguiram vencer o jogo, para depois, brilhantemente, eliminar o campeão europeu e no rescaldo da euforia tudo deram de si para ganhar à Naval mas, novamente, uma arbitragem manhosa isso impediu. Além de falar a verdade, além de mostrar que está atento às manobras de bastidores no nosso campeonatozito, estava a dar um enorme voto de confiança à equipa.

Elogios. Publicamente o líder tem que elogiar os seus jogadores, defendê-los das criticas. Nunca criticar ou beliscar o balneário. Dentro de portas é que se resolvem os problemas!!! Koeman teima em não perceber uma coisa tão básica como esta.

Por outro lado não percebo estas entrevistas, os jogadores estão proibidos de dar entrevistas sem a autorização do clube, há um controlo total às declarações dos jogadores, coisa com a qual eu concordo a 100%, e o treinador por dizer o que quer a quem quiser??

Luis Filipe Vieira devia estar mais perto da equipa, do balneário, devia procurar controlar mais estas situações do que andar em visitas à China. Não tiro a importância das mesmas mas, nesta altura, penso ser mais importante a blindagem do balneário (grande factor de sucesso o ano passado) do que os possiveis negócios chineses.

segunda-feira, março 13, 2006

3 Erros e o adeus ao Título

Carlos Xistra - Errou ao não assinalar um penalty claríssimo sobre o Léo na segunda parte.

Anderson - Errou, de forma escandalosa, ao falhar (???) a recarga a um livre de Simão que embateu no poste. No estádio o lance parece mau demais para ser verdade, depois de rever as imagens na TV ainda mais incrédulo fiquei. Como é possivel!?!??

Marcel - Errou, de forma perfeitamente tosca, um golo na cara do guarda redes, depois de conseguir parar e controlar a bola . Intolerável!!!!

Não sou de deitar a toalha ao chão mas já vejo futebol à muito tempo e, nesta altura e dado o contexto especial da nossa Super Liga, 7 pontos de distância é ponto a mais. Resta assegurar o segundo lugar e não desperdiçar a Taça de Portugal.

Em breve dedicarei mas algumas linhas mas, por enquanto estou demasiado desiludido.

sábado, março 11, 2006

Eusébio perdeu o lugar???


A polémica de momento na blogosfera é sobre as recentes decarações do patético presidente da agremiação do Lumiar dizendo que Peyroteu foi o melhor jogador português de todos os tempos.
Sinceramente não consigo perceber o que o Girafas pretende com este tipo de declarações, mas o mais inacreditável é que teve eco nas hostes da betolância verde e branca. Enfim...talvez a sondagem da Bola que dá vitória esmagadora do Girafas nas eleições seja real.
Nenhum benfiquista pôs em causa o valor de Peyroteu, é um jogador que tem o respeito de todos, tal como Yazalde, por tudo o que fez no futebol nacional. Não me lembro de alguma vez alguem o ter denegrido ou tentado desvalorizar o seu futebol.
Mas (e estou a tentar escrever isto sem me rir) o melhor português de todos os tempos?!!
Será que o Girafas é mesmo assim tão estúpido? Será que o requesito principal para presidir o clube do visconde é ser estúpido até dizer chega!?!?

Hilariante foi a "justificação" que um devoto adepto do esporte deu num blog . Eusébio não pode ser considerado português porque nasceu em Moçambique. Pois...até podia ter discussão essa questão. Mas, não é que o Peyroteu nasceu em Angola?

Digam-lá se isto não é tipicamente lagarto?

Opinião do Special One

José Mourinho: "QUE GRANDE BENFICA vimos em Liverpool! Foi uma equipa séria, sem medos, nem de adversário, nem do ambiente fantástico de Anfield Road. Já estão nos "quartos" e, agora tudo continua a ser possivel. Cada vez mais gostaria de ver o Benfica vencer a Liga dos Campeões".

sexta-feira, março 10, 2006

Palavras de Presidente


"Desde a primeira hora que dissemos que quem viesse ao Estádio da Luz era para morrer, por isso, seja Barcelona ou outro qualquer, vamos trabalhar para chegar às meias-finais" - Luis Filipe Vieira à Antena 1, citado por A Bola .

Depois de ter dito, o ano passado, que "vamos ser campeões no Porto" e já este ano ter dito, após a eliminação do Manchester United que "quem vier a seguir morre", quem sou eu para o contrariar.
Não há duas sem três!

Deixem-me sonhar!!!

SL Benfica - FC Barcelona


Venham eles. Lá estarei no estádio a apoiar o GLORIOSO.

Os outros jogos:
Arsenal-Juventus
Lyon-Milan
Inter ou Ajax - Villareal

Meias-finais
Benfica - Lyon
Inter - Arsenal

Final
Benfica - Arsenal.

quinta-feira, março 09, 2006

Rescaldo de Anfield Road


Depois de passada a euforia por mais uma gloriosa noite europeia podemos fazer uma análise mais objectiva da exibição do campeão nacional em Anfield Road.
Ao ver-se privado de Petit, Koeman não tinha muitas alternativas, ou incluía Karagounis no 11 titular ou ccolocava mais uma unidade atacante ao lado de Nuno Gomes. Não sei se Koeman arriscou na táctica que usou ou, simplesmente, percebeu que Karagounis ainda não tem pernas para 90 minutos ao ritmo daquele que seria esperado na noite de ontem. Tinha-o dito antes que gostava de ver o SLB com uma frente de ataque rápida e bastante móvel porque teriamos muitas possibilidades de romper a defesa do Liverpool, perdendo Petit perdiamos força no meio campo mas, ao colocar uma unidade na frente, diziamos "ok...avancem lá que depois nós partimos isto tudo". E foi mais ou menos isso que aconteceu.
Comparando com o jogo com o Manchester United a nossa defesa não esteve tão bem, mas, por outro lado, ao contrário do jogo com o ManU, ontem, desde cedo senti que podíamos ganhar o jogo. O ManU, na Luz, não teve nenhuma ocasião de golo clara, a nossa defesa este, intransponível, ontem verificaram-se algumas falhas que podiam ter sido fatais: Lance do Gerrard que coloca Crouch na cara de Moretto e em dois cantos onde os ingleses conseguiram cabecear com algum à vontade falhando, felizmente, a baliza. Houve ainda dois lances em que os nossos jogadores perderam infantilmente a bola permitindo jogadas perigosas ao Liverpool. Com o ManU nada disto aconteceu. Mas, paralelamente, em Anfield Road quando a nossa equipa tinha a bola nos pés e a fazia circular na frente a defesa do Liverpool era incapaz de suster os nossos ataques. Com isso a equipa ganhou confiança e sentiu que podia conseguir algo mais que o simples defender de resultado.
Enquanto que com o ManU os segundos 45 minutos foram de ansiedade e sofrimento, segurar aquele resultado era o mais importante, ontem o "nervosismo" surgiu, não por causa da eliminatória, mas sim, por eu queria ganhar o jogo. Cheguei a um ponto que se o Liverpool conseguisse marcar um golo seria tão catastrófico como perder a eliminatória, tal era aminha crença em conseguir um resultado positivo. Por isso é que gritei bem alto GOLO quando Miccoli marcou, a eliminatória há muito que estava resolvida, mas a vitória, a história ficou marcada naquele golo.

Mais uma vez a vitória do SLB acenta numa enorme coesão defensiva, todos os defesas, sem excepção estiveram muito bem, não era fácil marcar os avançados do Liverpool mas conseguiram-no muito bem. É impressionante ver como o Léo,com o seu 1.60, ganha lances aos calmeirões ingleses e depois sai como uma flecha para o ataque. Um dos esteios da nossa equipa foi o mal amado Beto. O meio campo do Liverpool é considerado como a melhor zona da equipa, a Beto foi-lhe incumbida a missão de marcar, em todo o terreno, aquele que é, provavelmente, o melhor médio centro do Mundo e Beto conseguiu cumprir a sua tarefa. Se foi perfeito? Não foi. Foi eficaz? Muito. "Apagou" o Gerrard? Sem dúvida. E ainda se conseguiu soltar para ajudar os colegas nalguns ataques. Beto não é um tecnicista, muito longe disso, mas é um "carregador de piano" como há poucos, e naquela tarefa faz o que sabe fazer melhor, destruir o jogo adversário, e dar preciosos segundos à nossa defesa para se compôr e marcar quem tem que marcar. Sem Petit era de um Beto daqueles que o Benfica precisava.

O ataque foi o que se esperava, lançamentos longos para a velocidade dos alas e de Geovanni ficando Nuno Gomes mais atráz para poder fazer as tabelinhas e criar espaços como tão bem sabe fazer. Infelizmente, foi uma noite menos conseguida para o Nuno onde perdeu duas vezes a bola em zona proibida e, também por duas vezes foi pouco lesto a soltar a bola para os colegas que ficavam em posição previligiada para marcar. Mas de resto, em termos de entregae pressão foi o Nuno que nos habituou.
Geovanni e Simão estiveram irrepreensíveis na pressão aos defesas conseguindo vários roubos de bola e revelaram sempre que tinham o alvo bem defenido, a baliza de Reina. A Robert falta-lhe velocidade, mas com a qualidade de passe que tem, começa a ser notório que não precisa correr muito, mas esteve bem quer a atacar quer a fechar o seu flanco.

Koeman parece talhado para estes grandes jogos, a tactica é quase sempre perfeita. Se fosse sempre assim e a nossa Liga estava no papo. Karagounis a entrar na segunda parte começa a ser um trunfo fantástico. A qualidade de jogo do grego é fenomenal, com ele a equipa mantêm solidez defensiva no meio campo mas ganha uma qualidade superior no passe e na "alimentação" do ataque. Segura a bola como poucos e isso é fundamental quando queremos que o tempo passe. Rafa Benitez colocou toda a carne no assador e Koeman respondeu com a entrada de Rocha por Robert subindo Léo para a ala esquerda. Esta substituição deu fisico e altura para a luta defensiva e, curiosamente (ou talvez não), deu mais velocidade ao ataque, explorando ainda mais as brechas na defesa do Liverpool. Mas nem tudo são rosas, foi notória a diferença de qualidade entre Léo e Rocha a defender a ala esquerda, léo tem uma capacidade de antecipação fantástica e pouco espaço dá ao adversário, Rocha dá mais espaço e com isso permite mais centros ou mais tentativas do 1 para 1 que por vezes resultam naquelas faltas parvas que ele comente. Mas Rocha não esteve mal, Léo é que é muito bom.

Miccoli entrou para fazer a festa. Pouco tocou na bola até ao golo...e foi para isso que ele entrou. Para fechar a contagem. Koeman terá dito " vá...vai lá marcar o golito da ordem"

É evidente que todos os benfiquistas estão esperançados em que algo mais aconteça. É natural. Penso que temos algumas hipóteses, caso o sorteio nos seja favoravel. Não quero Barça nem Juve. O Milão tem uma grande equipa mas não é imbatível. Os outros, com ESTE Benfica, tudo é possivel.
O meu desejo? Arsenal!

quarta-feira, março 08, 2006

C A T E G Ó R I C O

"Quem vier a seguir morre" - Luis Filipe Vieira, após a eliminação do Manchester United pelo Benfica. E não é que morreu?
E depois de Luis Filipe Vieira o ano passado ter dito que festejaríamos o título no Porto quem sou eu para o contrariar quando ele diz que somos candidatos ao ceptro europeu!!! (Vou-lhe é pedir 5 números e duas estrelas da próxima vez que me encontrar com ele)

Categórica a vitória do SLB em Anfield Road. Categórica a exibição dos nossos campeões.
A pressão inicial que todos temiam, pura e simplesmente não existiu, desde cedo que senti que o Benfica podia fazer mais do que defender o 1-0 . Sempre que explorávamos a velocidade dos nossos atacantes a defesa inglesa tremia e sentia que o golo era bem possível.
Significa isto que o Liverpool nada fez? Não. Pelo contrário, o Liverpool procurou sempre o golo mas da forma que sabe, e essa forma não é uma pressão forte e constante. E nem o "inferno" de Anfield Road quis pressionar o SLB. Tivemos a sorte do nosso lado em dois lances, lances esses que resultam de erros graves na perda de bola a meio campo, aquele passe errado de Nuno Gomes podia ter sido fatal, e beneficiamos da "azelhice" do Crouch que na cara de Moretto remata à figura. mas o que dizer do fantástico remate do Geovanni à barra? E depois a recarga do Simão à figura? Também aqui o Liverpool teve a sua sorte.
Depois apareceu Simão. Eu, e acredito que todos os benfiquistas também, senti, no momento em que ele toca a bola para o lado, que ía ser golo...golo não, GOLAÇO!!!
E estava feito o resultado, era só deixar passar o tempo e manter a concentração. E que defesa o SLB tem. Que dupla fazem Luisão e Anderson. Parecem talhados para estes grandes jogos.
E quem era aquele aloirado que fez marcação cerrada ao, provavelmente, melhor médio centro do mundo?
Estivemos fantásticos, tacticamente fomos perfeitos. Koeman, novamente, mexeu bem na equipa, se bem que, talvez, Ricardo Rocha tenha entrado cedo demais, mas ía ser um bombear de bolas para a area e o holandês quis ter mais centimetros. Compreende-se,
Depois Miccoli fechou a contagem para alegria dos 2.500 felizardos, como eu vos invejo!!!

E que festa fizeram os 2.500 bravos que conseguiram a proeza de se fazer ouvir mais que os miticos adeptos do Liverpool. E meus amigos hoje estiveram presentes as duas melhores massas adeptas do mundo. No final eles cantaram BENFICA e "nós" (os 2.500 bravos) cantaram LIVERPOOL !!! Só festa, nenhuma ofensa a quem quer que seja!! Maravilhoso...e eu que estive quase para ir!!!

Estou eufórico. Tinha saudades destas vitórias europeias.
O sonho continua!! Senhor Presidente fico à espera da sua próxima "demagogia"!!!

FORÇA BENFICA!!

Os gloriosos malucos da máquina sonhadora

Como não há duas sem 3 pode vir o Arsenal. Mas como estamos em ano de vinganças o Villareal também pode vir.

SOMOS GRANDES EM TUDO

Se havia dúvidas aqui está a prova de que SOMOS uma grande equipa.

2 grandes exemplos:

1. Benfiquistas a gritarem: Portugal, Portugal. NENHUM outro culbe fez isso. Nem lhes passa isso pela cabeça. Só o NOSSO GRANDE clube o poderia fazer.

2. O publico do Liverpool. EXECELENTE. Como eu gostava que fosse sempre assim. Cá, lá, em qualquer lado. A perder 2-0 começaram com os canticos e no fim aplaudiram a equipa do Benfica. Espectacular.

O meu irmão esteve lá e presenciou tudo isto.

Agora muita calminha - fim dos 1ºs 45

36' Simão (Benfica) scores! Benfica take control of the tie. Simão runs across the edge of the penalty area before unleashing a sublime curling left-footed shot that beats Reina and flies into the top corner. The holders have it all to do now.

Uma grande baixa


Petit lesionou-se no ultimo treino e será uma baixa de vulto para o ataque ao Liverpool.

Agora resta aos 11 heróis que entrarem em campo fazer uma grande exibição para dedicar a passagem da eliminatória ao nosso nº 6.

terça-feira, março 07, 2006

Tactica para Anfield

Talvez Koeman já tenha a tactica escolhida, provavelmente já saberá o 11 a colocar em campo. Eu, como adepto do Glorioso, na tipica arte de treinador de bancada, deparo-me com algumas dúvidas.
É a velha máxima de "tapar a cabeça destampando os pés".

Tal como no jogo da primeira mão este jogo será decidido na luta a meio campo, por isso o Benfica tem que fortalecer esta zona e os candidatos naturais serão Petit, Manuel Fernandes e Beto, dada a provavél lesão de Karagounis. Teriamos um meio campo muito forte fisicamente e muito lutador. Por outro lado com a inclusão de Beto perdemos a qualidade técnica de passe e controle de bola do grego dificultando assim a transição defesa-ataque. É um handicap que teremos de contornar de outra forma.
A defesa não deverá ter surpresas com Moretto na baliza, Luisão e Anderson como centrais, Alcides e Léo nas laterais. Poderá Koeman supreender na lateral esquerda, se preferir mais altura e porte fisico, incluindo Ricardo Rocha em detrimento do pequeno grande Léo mas as ultimas exibições do brasileiro deverão lhe assegurar o lugar.
A grande dúvida é como será composto o ataque. Penso que o nosso contra-ataque terá uma grande palavra a dizer no desfecho desta eliminatória, temos jogadores rápidos e bons de bola. Simão será titularíssimo e gostava de o ver acompanhado por Geovanni e Miccoli, todos rápidos e em sucessivas trocas de posição para assim rasgar a dura defesa inglesa. Mas irá Nuno Gomes para o banco? E Robert não foi contratado, de propósito, para estes jogos?
Retirar um elemento do meio campo para colocar mais alguem com vocação ofensiva poderá ser a solução mas, quanto a mim, seria fatal e duvido que Koeman cometa esse erro.
Acho que Koeman irá optar por Simão, Robert e Nuno Gomes apesar de achar que não será a melhor opção.
Qual a melhor escolha para vencermos esta eliminatória?

segunda-feira, março 06, 2006

A questão Mantorras


Sou suspeito para falar porque adoro o Mantorras, foi daqueles jogadores que me convenceu ao primeiro toque na bola de Manto Sagrado vestido. Tinha uma alegria a jogar que era contangiante, não só para os colegas como também para as bancadas. A sua entrada em campo criava um "bruááá" no estádio que empolgava os nossos e fazia recear os outros. Era um jogador dotado de uma potência fisica impressionante, era rápido, tinha um remate fortíssimo e tinha técnica refinada no toque de bola. dava gosto ver o Pedro Mantorras a jogar à bola.
Infelizmente teve uma lesão gravíssima que muitos disseram ser o fim da sua carreira. Após penosa recuperação o ano passado regressou a tempo de nos ajudar a conquistar o precioso título e, caros amigos, não duvidem que ele foi mesmo fundamental nessa conquista, os galos que marcou deram pontos valiosíssimos. Mas, verdade seja dita, nunca o medo de uma recaída se afastou dos corações benfiquistas.
Chegou Koeman e logo se viu que Mantorras via o seu espaço cada vez mais encurtado. Não concordo nem um pouco com isso. Mantorras tinha e tem lugar neste plantel mas precisa de minutos nas pernas para justificar isso e não os tem tido, com muita pena minha. Mantorras é daqueles jogadores que quanto mais jogar mais progride e melhor rendimento tem.
Koeman, depois do fecho das inscrições, e na fase crucial da época em que estamos, não devia ter dito o que disse. Mais uma vez demonstrou que não tem qualidades para liderar um balneário ecriou um possivel foco de instabilidade dentro do mesmo. Ao mesmo tempo que tocou no ponto sensível de Luis Filipe Vieira e com isso pode muito bem ter dito a sua sentença caso não revalide o título.
Mas a questão Mantorras existe e é séria e tem que ser resolvida pelos responáveis do SLB. Acima de tudo saber se Mantorras tem condições fisicas para uma equipa de topo como o Benfica. E equacionar um empréstimo para Mantorras voltar a recuperar o ritmo e a alegria de jogar é uma hipótese que tem de ser muito bem pensada.

Só desejo que Pedro Mantorras volte a encantar todos aqueles que, como eu, amam o futebol.

Sem ilusões

Não tenho a menor dúvida que o Benfica tem o melhor plantel da SuperLiga e não tenho a menor dúvida que, apesar de Koeman, com arbitragens isentas e honestas a esta hora o Campeão Nacional estava isoladíssimo no primeiro lugar.
Mas se há coisa que não existe na nossa SuperLiga são arbitragens isentas e honestas, por isso, a 9 jornadas do fim, e tendo visto que se passou nas ultimas jornadas, não tenho qualquer ilusão no que há conquista do título diz respeito: não temos hipóteses.
Apesar de conseguirmos ganhar contra arbitragens vergonhosas como foi nos jogos contra o FCP e contra o Estrela da Amadora, os nossos mais directos rivais têm tido ajudas preciosas para conseguirem conquistar os 3 pontos. São penaltys que se inventam, são golos em foras de jogo, são sucessivos cortes com as mãos dentro da área sem punição, são agressões barbaras que passam impunes. É o vale tudo da Santa Aliança.
É engraçado como practicamente se deixou de falar de arbitragens nos nossos jornais, a omissão dos lances é minunciosa por parte dos média.
E a postura dos adversários dos nossos rivais é uma vergonha para a verdade desportiva. Será que o Gil Vicente deixou de lutar pela permanência? Será que o Nacional deixou de querer um lugar na UEFA? A forma como estas duas equipas disputaram os jogos nesta última jornada é de equipas que apenas cumprem calendário, até o Penafiel que já está condenado joga com mais brio que estes dois jogaram este fim de semana. Se o Nacional ainda compreendo os motivos, sinceramente a postura do Gil Vicente foi uma supresa dado que precisa conquistar pontos para se manter na primeira. Terão sido "garantidos" pontos noutros campos? A Santa Aliança tudo resolve,
O ano passado os bois pretos foram assustados e tiveram medo de abusar, assim o Glorioso pode quebrar o jejum de 11 anos. Agora com o arquivamento das escutas, com o atrasar do Processo e, quiçá, com as garantias que o polvo terá dado que nada irá acontecer, os bois voltaram à carga, raivosos pela fruta que deixaram de comer o ano passado.
Felizmente temos tido jogos na Liga dos Campeões, no palco maior do futebol europeu, e aí, com arbitragens isentas e honestas, a qualidade dos nossos campeões tem vindo ao de cima. As quinas estão muito bem representadas.
O outro sabia do que falava quando acusou alguem de "comprar campeonatos no supermercado". Não fui eu...foi ele.

domingo, março 05, 2006

Vitória de Campeão

Conseguir ganhar um jogo como o de ontem só está ao alcance de campeões. E ontem o SLB demonstrou o porquê de ter as quinas nas mangas. Uma grande vitória.
Antes de mais quero dar os parabens ao Estrela da Amadora que provou, mais uma vez, que uma equipa pequena, contra os grandes, pode jogar, perfeitamente, o jogo pelo jogo. Não se fechou na defesa, procurou sempre a baliza adversária, e inclusivê o seu treinador abdicou de jogadores defensivos para colocar avançados. E não foi goleado por nenhum dos grandes. Merece estar na primeira Liga.
O Benfica teve muitas dificuldades para conseguir circular a bola, o meio campo conseguia recuperar as bolas ma depois não conseguia fazer a transição para o ataque, Geovanni procurava sempre o centro do terreno, Robert era demasiado lento nas alas e Karagounis recuava bastante para receber jogo. Assim o ataque do Benfica não exustia. Tinhamos o controlo do jogo mas não tinhamos "lucro" com isso.
A ajudar a festa Moretto tem, na minha opnião, o primeiro frango ao serviço do SLB. Aquele livre nunca podia entrar.Entrou e complicou as contas.
A segunda parte foi diferente, os benfiquistas vieram com mais velocidade nas pernas, as substituições deram mais dinâmica ao ataque e a reviravolta surgiu de forma natural. Robert marca mais um excelente golo que lhe dá mais animo para quarta feira, e Miccoli volta a encantar os benfiquistas com a qualidade do seu futebol. Num jogo muito pobre valeu por isso e, claro, pelos 3 pontos conquistados.

O que dizer do mano Costa e seus compinchas? Aos 13 minutos de jogo o mano Costa já tinha perdoado um vermelho directo ao Estrela por entrada violenta sobre Petit, tinha perdoado um amarelo ao Estrela por falta sobre Geovanni, tinha assinalado erradamente 2 foras de jogo ao ataque do SLB. Aos 13 minutos já tinhamos visto o que seria o jogo. E continuou...foras de jogo assinalados erradamente ao ataque do SLB foram practicamente todos, uma dualidade incrivel na amostragem de amarelos, com especial relevo o amarelo a Alcides e a Luisão. Não mostra nada no lance do Paulo Machado e depois dá amarelos em lances daqueles..inacreditável. Há um lance sobre Geovanni na área do Estrela onde se vê o braço do Estrelista nas costas de Geovanni, já vi muitos lances destes serem assinalados falta fora da área, e há um lance na área do SLB, no final do jogo com Petit a cortar a bola a Bevacqua com este a caira na área. Não me pareceu falta mas se os dois lances referidos fossem assinalados penalty não me chocariam, da mesma forma que não me chocam não terem sido assinalados.

Foi mais uma grande vitória do Campeão Nacional contra mais uma vergonhosa arbitragem. E o Estrela não merecia uma arbitragem destas.

PS: A arbitragem do Lucilio Baptista no Boavista-Braga foi uma desgraça. Aquele gajo é mesmo mau árbitro!!!

sábado, março 04, 2006

14 da Amadora, 1 - Benfica 2

E mais não há a dizer. Vitória justa, apesar da fraca exibição.
Os 3 a mais com que o Estrela jogou penso que não estariam a lutar pelos interesses da equipa da Amadora.
Quando assim é a vitória ainda é mais saborosa.

Vejam-nos como um grande

Já que não conseguem ganhar a equipas pequenas, olhem para o Estrela e vejam-nos como uma equipa ENORME.

Tragam a vitória.

quarta-feira, março 01, 2006

Adeus e vai-te embora...

Luís Filipe Vieira tem um estilo muito peculiar, o qual, devo confessar, não merece a minha concordância, mas reconheço, e isso é que importa sublinhar, que tem um saldo manifestamente positivo como presidente” - Tinoco Faria, citado pelo Correio da Manhã.

De repente, Luis Filipe Vieira, subiu imenso na minha consideração.

"O meu trabalho no Benfica está a chegar ao fim"

Até me assusta perceber que "trabalho" foi esse.
Adeus..já vais é tarde....

Ainda o clássico contra os Andrades


"
Uma vitória por 1-0 com um frango do Baía" foi este o meu pedido duas horas antes do inicio do jogo, na habitual tertulia junto às roulotes . Como devem calcular ainda tenho um sorriso maléfico na cara. Para ajudar ainda mais à festa o palhaço do arbitro tudo fez para que o campeão não triunfasse...ainda maior é o meu sorriso.

O jogo não foi nada de especial mas também não foi tão mau como se anda a dizer por aí. O Benfica esteve muito bem, muito concentrado, muito aguerrido, controlando sempre o jogo, e mantendo a calma perante a árbitragem ardilosa do boi vindo de Setubal.
Bastava o Nuno Gomes não ter falhado, escandalosamente, aquele 2-0 antes do intervalo e a segunda parte teria sido um massacre. Maluco como aquele Co é ainda tirava um defesa para pôr mais um avançado. Mas Nuno Gomes não gosta de golos fáceis, não há nada a fazer...
Koeman esteve bem, não inventou, e isso é quase o suficiente para ganhar, fez as substituições nomomento certo pelos jogadores correctos, nada a apontar. Mais uma exibição monumental de Léo (quem é o Quaresma??) , Luisão e Petit. Com estes 3 a jogar a este nível tudo é possivel. Simão começa a dar ares da sua graça com 3 assistências fantásticas, infelizmente, não aproveitadas. Robert a crescer de jogo para jogo.

Mas é inevitável falar da vergonhosa arbitragem que o Ferreira de Setubal proporcionou fazendo de tudo para ajudar o FCP a não perder, mas, felizmente para nós, ainda não está ao nivel do Olarápio e não conseguiu deixar de validar o golo de Robert.
Os papagaios habituais falam de um lance passivel de expulsão de Léo sobre o Benny, engraçado, os mesmos papagaios nada dizem sobre um lance igualzinho, minutos antes de Bosingwa sobre Simão, nem sequer falam da agressão de Quaresma a Alcides...são papagaios...não sabem muito, apenas repetem o que ouvem aos donos.
Um penalty claríssimo sobre Petit ao cair do pano é o melhor exemplo de como foi a arbitragem , miserável, não marcar aquele penalty mostra claramente o que o árbitro pretendeu durante todo o jogo. Antes disso houve um lance com o braço de Pepe a cortar a bola dentro da área, e um fora de jogo inacreditável tirado a Léo que não só não estava fora de jogo como ainda sofre falta para grande penalidade. Uma vergonha como tantas outras que temos vindo a assistir nos nossos relvados nos ultimos 20 anos. Mas desta vez o
campeão, tal como no ano passado, foi mais forte.

Umas palavras sobre os
ultras do tourizense : conseguem sempre boas deslocações à Luz mas continuam burros que nem uma porta (não são os unicos) no que a apoio diz respeito. Mas não vou ser eu a apontar as causas...por mim continuem assim. Lamentável, cobarde, nojento foi o petardo atirado para cima dos miudos das escolinhas do SLB quando estavam a passar junto deles....só por isso mereceram as cargas policiais. Palhaços.