blog

terça-feira, junho 29, 2010

O adeus esperado

Acabou a festa para Portugal e alguns crentes tiveram uma dura chamada à realidade. Hoje ficou bem patente aquilo que Portugal é como selecção, como equipa, numa competição destas. Estamos muito longe dos principais candidatos ao título e quando se alia a isso um dos piores treinadores que existe que tem uma aura de "looser" em tudo o que faz aquilo que Portugal conseguiu fazer neste Mundial é o esperado, o normal. Ganhar aos pequenos e incapaz de dobrar uma equipa mais forte. E a total falta de reacção ao golo sofrido, com mais de 25 minutos para jogar, mostra bem a incapacidade de Queiroz em mobilizar um grupo em torno de um objectivo.

Tacticamente o homem dos pinos é do mais incompetente que me lembro. As substituições que faz são uma delícia para os adversários. Apesar de estarmos a jogar com menos um porque Pepe a trinco é tão bom como um qualquer bidon, Portugal até estava a jogar bem, a conseguir empurrar a Espanha, a criar lances perigosos, e o que o homem dos pinos faz? Tira um dos melhores, um dos que tinha acabado de criar duas boas ocasiões para a equipa. Resultado? Nunca mais tocámos na bola, nunca mais fizemos nada de jeito. Portugal acabou a sua participação no Mundial naquele momento. Para ajudar à festa Queiroz mete Danny e não Liedson que seria uma substituição mais lógica. Com Danny no seu flanco as dificuldades de Coentrão duplicaram, porque se é verdade que Simão estava ofensivamente mal, defensivamente estava muito bem na entre-ajuda a Coentrão e a fechar o seu flanco coisa que Danny nunca conseguiu fazer. Del Bosque mexe na equipa e quase que marca golo, não tendo que esperar muito para poder festejar. Queiroz não contente coloca Ronaldo sozinho na frente e o galáctico português aproveitou para sair do Mundial mais cedo. Nenhuma decisão do treinador foi lógica, acertada ou teve qualquer efeito positivo. Patético. Mas pelo menos os pinos foram magnificamente bem colocados durante os treinos.

Nunca esperei muito desta equipa pois não só está a anos luz dos rivais como sabia que com Queiroz teríamos opções erradas e jogadores sem qualquer chama. Mas como goleamos os coitados da Coreia muitos já achavam que isto eram favas contadas, é tão fácil iludir o povo... Depois estas chamadas à realidade custam. Ver o bailinho que a Espanha nos deu nos últimos 20 minutos...enfim.

Acho que Queiroz tem mais dois anos de contrato não é? Paciência. Aguentem. Do mal o menos, Coentrão assim não se mostra mais, vai de férias agora e pode regressar a tempo de apanhar a pré época decentemente, não se lesionou (nem o Simão já agora, hehehehe) e, claro, já não devo ter que aturar mais o bluff com a camisola das quinas...

Bye Bye Di Maria


Em mais um negócio à lá Simão Sabrosa o Benfica acaba por vender Di Maria ao Real Madrid. Depois de darmos 8,5 Milhões por um dispensado do At. Madrid (não era o Benfica que tinha direito a 2 dispensados destes tipos?) eis que vendemos um dos nossos mais valiosos activos por valor abaixo da cláusula (não era no Benfica que não saia ninguém abaixo da cláusula de rescisão?).

Obrigado Di Maria!!! Agora podes dizer que em Portugal só jogas no Benfica para em Janeiro vires emprestado.

Aqui está o comunicado à CMVM, isto depois de o Benfica SAD ver as suas acções suspensas.

segunda-feira, junho 28, 2010

Sem comentários...


Novo Guarda Redes

Do Saragoça para o Sport Lisboa e Benfica é um salto muito maior do que os milhões de euros que custou a sua contratação. Do que vi gostei de Roberto, o novo guarda redes do Glorioso. Que seja uma longa e profícua história de sucesso a que começa agora entre este jovem espanhol e o maior clube do Mundo.

Bem vindo Roberto! Boa sorte!

O Campeão voltou!!!

Começa hoje a época 2010/2011 para o campeão nacional, o nosso Glorioso Sport Lisboa e Benfica. O discurso é o que nos está no sangue, um discurso de ambição e responsabilidade, em defesa do título conquistado o ano passado mas, acima de tudo, em defesa da glória e tradição do maior clube do Mundo. Ainda muita coisa está em aberto no que a saídas e entradas diz respeito. Di Maria, Cardozo, David Luiz e Luisão estão na linha da frente nas dúvidas sobre a sua manutenção, Fábio Coentrão com um mundial soberbo está a deixar água na boca a meia Europa e continuam a surgir nomes para colmatar eventuais saídas e reforço do plantel. Neste momento sabemos que Fábio Faria, Franco Jara, Gaitan e Roberto vão juntar-se ao valioso plantel que dispomos e ajudar o clube a atingir os seus objectivos.

Pela primeira vez em muitos anos mantemos a estrutura da época passada, uma estrutura de sucesso e de total empatia com os adeptos. Pela primeira vez em muitos anos sinto que entramos em vantagem sobre os adversários que poderão, finalmente, voltar a dizer que estamos na pré época. Pois estamos. O trabalho vai começar. Força Benfica!

sexta-feira, junho 25, 2010

quinta-feira, junho 24, 2010

Caras novas

Finalmente o Sport Lisboa e Benfica apresentou, oficialmente, os dois reforços argentinos já contratados, para a época 2010-2011. Nicolas Gaitan e Franco Jara são jogadores do Glorioso e demonstraram enorme alegria e vontade de representar o nosso amado clube.

Não os conheço mas os elogios são muitos de quem os conhece. Espero que vinguem como os mais recentes compatriotas vingaram no clube, terão o privilégio de jogar ao lado das estrelas Aimar e Saviola envergando o manto sagrado.

Boa sorte rapazes e bem vindos ao maior clube do Mundo.

quarta-feira, junho 23, 2010

Assédio a Coentrão...

Não há mais jogadores na selecção? É só o Coentrão que joga? Bem...por acaso às vezes até parece isso mesmo.

O assédio a Coentrão tem subido de tom, agora meia Europa quer o nosso lateral esquerdo que Jesus transformou num fantástico jogador. E o puto merece toda esta atenção pois teve cabecinha para trabalhar e aprender sem nunca, mesmo quando foi emprestado, refilar ou criar confusões com o Benfica. Mesmo agora, perante todo este assédios e com milhões de euros na boca do povo, mantêm um discurso adulto. Qualidade não lhe falta, garra sempre esteve presente, agora demonstra uma capacidade de aprendizagem e adaptação brilhante que o preparam para ser um dos melhores laterais do momento. O interesse, por isso, é natural. O preço está estipulado se alguém o quiser levar. Espero que fique pois mais uma época com Jesus lhe dará uma ainda maior evolução. E a Champions é um excelente palco para mostrar serviço.

segunda-feira, junho 21, 2010

Tareia!!!

Ena, os pupilos de Queiroz perderam a cabeça e destroçaram por completo a Coreia do Norte. Claro que se ontem eram bestas hoje passarão a ser bestiais, o habitual 8 ou 80 do mundo do futebol. Queiroz fez o que qualquer um com dois dedos de testa faria e colocou no 11 jogadores de futebol e tirou os mecos que por lá teimava deixar, se juntarmos a isso a menos qualidade dos coreanos comparada com a dos costa marfinenses e temos a justificação para tão expressivo resultado. Mas não escaparam a uns sustos iniciais.

Belíssima exibição de Coentrão e de Ronaldo. o galáctico português tem todas as miras apontadas para si, para o bem e para o mal, mas nunca se esconde da bola, nunca se esconde do jogo ao contrário de outros pseudo "mágicos". Tiago, Simão e Meireles em muito bom nível também.

Pelo menos, durante uns dias, merecem celebrar esta goleada!

sexta-feira, junho 18, 2010

Sonhos bons ou maus?

Numa altura em que as atenções estão viradas para o Mundial 2010 na África do Sul e o nosso Glorioso clube continua sem grandes novidades no que a contratações diz respeito é uma boa oportunidade para nos entretermos com uma leve discussão sobre dois temas em voga na blogoesfera benfiquista: o regresso de Simão Sabrosa e a contratação da mega estrela Ronaldinho Gaúcho.

Sobre o ex-capitão do Benfica, Simão Sabrosa, acho muito provável que o seu regresso seja uma realidade e não consigo perceber como muitos defendem que o jogador está "acabado". Um fantástico jogador como Simão Sabrosa não acaba aos 30 anos e a sua qualidade está toda lá e a sua experiência poderá ser muito útil na época que o Benfica pretende renovar o título conquistado e mostrar valor na Europa. Seria um reforço de peso. A minha única reserva sobre o regresso de Simão é saber se ele é capaz de aceitar a posição menos relevante que terá neste actual Benfica. Simão quando saíu era o maior, a estrela mais cintilante da equipa, se regressar, neste momento, será "apenas" mais um. Se ele aceitar essa posição menos relevante no plantel do campeão nacional então Simão Sabrosa será, sem dúvida, uma reforço fantástico.

Ronaldinho Gaúcho foi o melhor jogador do Mundo, a fantasia que sai dos seus pés apaixona qualquer um e explica o porquê do futebol ser este desporto que todos amamos. A magia continua presente, será que a vontade também? Sem dúvida que Ronaldinho em forma e com vontade enchia sozinho o Estádio da Luz, seria uma contratação bombástica e é daquelas que tem a cara de Jorge Jesus que adoraria colocar Ronaldinho no topo do mundo novamente. Mas será que ele o conseguirá? Será que a mega estrela brasileira o quer? Será que existe vontade de trabalhar, de se esforçar, de ser mais um num plantel campeão? É uma contratação demasiado arriscada de alguém que pode criar alguma tensão num plantel que se conseguiu unido e blindado. E, note-se, para uma posição que, parece-me, o Benfica não tem assim tanta necessidade. O mais extraordinário de falar neste nome tão sonante é sentir que pode ser possível, e isso é incrível.

São dois grandes "ses" que deverão pesar muito na decisão a tomar sobre estes dois jogadores e são dois "ses" que determinam se estamos perante sonhos bons ou sonhos maus.

Ainda não foi oficializado mas como Jorge Jesus já falou publicamente dele e tudo aponta para que seja o nosso próximo guarda redes, aqui fica um vídeo com algumas imagens de Roberto, o guarda redes espanhol contratado ao Atlético de Madrid. Do pouco que dá para ver neste tipo de vídeo gostei da agilidade e reflexos demonstrada:

terça-feira, junho 15, 2010

Estreia...

Hoje Portugal tem o seu jogo de estreia no Mundial. Vinha a pensar no jogo e na possível equipa titular e, sem surpresa alguma, não me identifico nada com esta selecção de Queiroz...

Apesar de tudo...força Portugal.

Adenda: Uma estreia previsível que só não foi pior porque os adversários foram um pouco toscos no remate/passe final. Acima da mediocridade apenas Coentrão, Ronaldo a esforçar-se e dois centrais em razoável plano. Paulo Ferreira, Deco, Meireles, Danny...medo! Queiroz não dá mais que isto, em dois meses o sueco mostra mais trabalho do que o tuga em dois anos...e aquela substituição a 5 minutos do fim...patético.

quinta-feira, junho 10, 2010

Bi-campeões

Espero em breve no futebol poder usar também o "BI" como os bravos do Basket orgulhosamente ostentam. Bi campeões nacionais de basket, 22º título, após mais uma época fantástica. Parabéns a todos!!

Tive oportunidade de acompanhar momentos do jogo pela Benfica TV e tenho que dar os parabéns aos comentadores de serviço. Conhecedores do jogo e das regras e nunca deixaram de elogiar o adversário quando tal era justificado. Ambiente espectacular no Pavilhão e uma equipa adversária que pelo bom comportamento que teve nem parecia do clube que é...

Campeões. Mais uma vez!

quarta-feira, junho 09, 2010

Soltas #97

- Não se pode dizer nada que acontece logo qualquer coisa. Para quebrar a tranquilidade referida noutro post eis que surgem umas declarações bombásticas de Jorge Jesus sobre Cardozo. É evidente que as sucessivas declarações do empresário do jogador irritam qualquer benfiquista mas não vejo o que o Glorioso possa ganhar com este tipo de declarações que apenas colocam tensão no grupo de trabalho. E nada ajudam a quem procura negociar pelo melhor valor um jogador...

- Já estamos habituados às contradições de Vieira e por isso não choca que Di Maria afinal não seja vendido por 40 milhões de euros, o valor da cláusula de rescisão. Vieira e Rui Costa bastas vezes repetiram que os jogadores só saiam pelo valor da claúsula, excepto um. Será que esse "um" é Di Maria? Que jogadores são aqueles que vamos receber pelo possível negócio com o Madrid? Para mim era 40 milhões e mais nada.

- Todos os jornais falam de Roberto, guarda redes do Atlético Madrid, como o escolhido pelo Benfica para a baliza da próxima época. Era titular até se lesionar e perdeu espaço para o actual guarda redes... Dos vários nomes que foram falados nos últimos tempos fico com alguma desilusão por esta opção. Se se concretizar que siga o exemplo de Javi Garcia, é o que desejo.

- Não consigo compreender nem aceitar o apoio que o SL Benfica deu ao recém eleito presidente da liga, Fernando Gomes, um ex administrador da SAD corrupta. Julgo que caímos na armadilha que o sistema corrupto nos lançou, e caímos que nem uns patinhos amadores. O Benfica quando vence não pode julgar que é invencível, que passa por cima de todos os problemas. Este título mostrou bem a dificuldade que temos para vencer em Portugal, com uma super equipa, a jogar 10 vezes mais que os adversários e só conseguimos ser campeões na última jornada. Parece que não queremos aprender...

- Hoje joga-se, no pavilhão da Luz, a possibilidade do Benfica se sagrar bi-campeão nacional de Basket. Só falta uma vitória para fechar mais uma época fantástica dos nossos rapazes do tiro ao cesto. Em Futsal iremos defrontar o Sporting na final do campeonato nacional após termos derrotado o fantástico Belenenses no seu pavilhão no fim de semana passado.

- África do Sul já fez das suas. Os jornalistas portugueses já sentiram na pele a "fama" daquele país. Através de um blog de um jornalista que está por lá parece que uma equipa de reportagem da Globo aventurou-se numa das zonas mais complicadas de Joanesburgo dizendo que estava habituado ao Rio de Janeiro, minutos depois foi assaltada e ainda levaram um enxerto de porrada. Espertos... Os horários completamente parvos em que os jogos se vão realizar tenho quase a certeza que têm a ver com a criminalidade pois é sabido que a partir das 17H locais ninguem sai à rua...

- Muito estranha toda a situação de Nani. Tenho a certeza que em breve, na blogoesfera, começarão a surgir informações sobre o assunto. Quem não tem qualquer culpa nisso é Ruben Amorim que merece totalmente estar no Mundial, não devia era ter sido desta forma. Boa sorte e que não se lesione é o que desejo.

- Os Boston Celtics , provavelmente os únicos "verdes" que gosto, não conseguiram dar seguimento à bela vitória que obtiveram no último jogo em Los Angeles e foram derrotados no primeiro jogo em casa ficando em desvantagem (2-1) nos playoffs da final da NBA.

terça-feira, junho 08, 2010

E vão dois...

Depois de Fábio Ceontrão é agora a vez de Ruben Amorim ser escolhido para representar a equipa de Queiroz no Mundial da África do Sul... Dois campeões nacionais na mão daquele seleccionador...
MEDO!

domingo, junho 06, 2010

Tranquilidade

Ainda a saborear o doce sabor do título tenho encarado estas semanas de rame-rame do vende/não vende, compra/não compra com bastante tranquilidade. Sei perfeitamente que temos jogadores desejados pelos grandes da Europa e que mais cedo ou mais tarde iremos acordar com a confirmação da venda de um deles mas isso não me preocupa porque sei que a equipa técnica e o director desportivo estão no controlo total da situação. Isto de estar seguro da sua força e, ao contrário de outros, não estar desesperado por vender dá ao Benfica uma força negocial enorme. Os jogadores têm contrato com o clube e um preço afixado, quem os quiser sabe o que tem de fazer.

Tranquilo.

quarta-feira, junho 02, 2010

Palavras de Saviola

Excerto do livro do Saviola:

"Ao longo da carreira encontrei vários tipos de adeptos. Dos fanáticos de Sevilha, aos low profile do Mónaco. Mas como também já referi, não encontrei nenhuns com a genuína paixão dos benfiquistas. É quase inexplicável. Sente-se olhando fundo nos olhos das pessoas. Sente-se nas manifestações espontâneas nas ruas, nos restaurantes, no estádio. Sente-se nas cartas que recebemos (...). Quem já passou pelas mesmas situações - em países diferentes, com clubes diferentes e adeptos diferentes - sabe distinguir claramente os sentimentos. Aqui é distinto. Garanto!."

"O Benfica é um clube muito especial. Não digo isto para ser politicamente correcto ou conquistar o coração de quem quer que seja. Aliás, antes de vir para Portugal, posso confessar que desconhecia em absoluto esta grandeza. O Benfica foi-me conquistando e convencendo com factos. É daqueles clubes que te surpreende dia após dia. Quando conto isto a alguns colegas de outros clubes eles estranham. Como é que alguém que passou pelo Real Madrid ou Barcelona se pode surpreender? A explicação é simples. O Real ou o Barça são como teatros gigantescos e nós, os jogadores, somos os actores principais de uma grandiosa encenação. No Benfica é outra coisa, mais ligada ao sentimento, ao povo, à paixão. Vem das raízes, é genuíno.”

“Os adeptos conseguem transmitir-nos exactamente o que lhes vai na alma. Sentimos essa força na pele. (...). Cheguei a dizer ao Jorge Jesus: "Mister, isto nem no Madrid! O mesmo já tinha acontecido no estágio da Suiça. No meio das montanhas, num local que nem vem no mapa, havia centenas de benfiquistas a apoiar-nos. Após o primeiro treino liguei à minha mãe e disse: "Mãezita, este clube é impressionante!!"

Copiado do Blog RedPass.