blog

quinta-feira, dezembro 31, 2009

Feliz 2010

O Mágico SLB deseja a todos os seus leitores e amigos um fantástico 2010 que traga tudo o que desejam principalmente se forem vitórias do Glorioso.

Feliz Ano Novo!

terça-feira, dezembro 29, 2009

Comprar para valorizar

Uma das coisas que mais me confusão faz nesta questão das contratações é muitos adeptos, seja de que clube for, analisarem os possíveis reforços com a suposta valorização e futura venda choruda que o jogador possa permitir ao clube.

Faz-me confusão pois para mim a principal análise que se deve fazer quando confrontados com uma possível contratação é saber se será uma mais valia desportiva para a equipa ou não. Um clube de futebol é um clube de futebol e não um entreposto de jogadores. Os jogadores a contratar têm que ser potenciais estrelas, concordo em absoluto, em que a sua posterior venda será um acto natural perante a sua mais valia técnica e táctica no relvado. Um jogador é contratado, joga à brava e um clube com mais poder financeiro vem buscá-lo. É a ordem natural das coisas.

Agora condicionar estas contratações por aquilo que podem render em termos financeiros desvalorizando o que podem render em termos desportivos é um perfeito disparate. Por esta ordem de ideais nunca o Benfica contrataria jogadores como Aimar e Saviola dado que, pelo seu elevado custo e idade, dificilmente serão alvo de venda para outros clubes que compensem o gasto com eles. E no entanto são dois extraordinários jogadores que têm sido fundamentais na época desportiva entusiasmente que o Glorioso está a realizar.

A mim o que me importa é aquilo que os jogadores rendem com o manto sagrado vestido. Os dinheiros ficam para segundo plano. Eu sou daqueles que não se importa nada que David Luiz e Javi Garcia e Ramires fiquem longos anos de águia ao peito.

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Mexidas de Inverno

Estas paragens nas competições nacionais que nos obrigam a ficar uma eternidade sem jogos do Glorioso são uma maçada que nem as fantásticas "filhozes" da minha mãe compensam. Teremos que esperar ainda mais uns dias para ver de novo o Benfica em acção após a excelente vitória na catedral da Luz contra os criminosos azuis.

A paragem, apesar de aborrecida, não significa menos Benfica nos jornais. E com o mercado de transferências de Janeiro prestes a abrir as notícias sobre mexidas no plantel do Benfica são mais que muitas. Mas nem tudo é fumo, já temos "fogo". Kardec e Airton foram confirmados como reforços do Glorioso e hoje surge na imprensa mais uma "confirmação" Éder Luis. O Benfica continua a apostar forte no mercado brasileiro algo que faz sentido dado a relação preço/qualidade que poderá ser fácil de obter por aquelas bandas tal a quantidade de jogadores de qualidade que surgem todos os anos no Brasil. Mas não será exagerado pergunto eu? Estas contratações não fecham as portas aos nossos juniores, muitos deles apelidados de estrelas? O futuro responderá a estas questões. Acima de tudo quero os melhores jogadores no Benfica, se vierem dos juniores, do Brasil ou da China por mim é igual. Mas quando se contrata jogadores com potencial à espera que cresçam na Luz, fico sempre a pensar se não podíamos deixar crescer os nossos. Adiante...

Kardec é um avançado que irá tentar preencher o lugar que Keirrison não conseguiu e ser alternativa a Cardozo. Faz sentido esta contratação porque para ambientar um jogador ao futebol europeu convêm que esse jogador seja nosso e não alguem que nos é emprestado por outro clube e que sairá quando estiver adaptado. Airton é um médio centro, campeão pelo Flamengo, e pelo que consta, bom de bola. Após as lesões que a equipa teve nesta fase recente não choca um novo jogador para aquela zona do terreno mas quando todos voltarem a estar disponíveis não será gente a mais? Antes a mais do que a menos, pensaram os mais optimistas. Infelizmente no futebol gente a mais costuma gerar burburinhos. Espero que isso não aconteça. Poderá ser o substituto natural de Javi Garcia, posição algo carenciada na equipa. Éder Luis é um avançado mais móvel que poderá substituir Saviola ou mesmo jogar num flanco. Irá tirar ainda mais espaço a Nuno Gomes. Desejo toda a sorte do mundo a estes três jogadores, caso se confirme a sua vinda para o maior clube do mundo. Todos com o aval do treinador o que, admito, me dá alguma confiança.

De saídas fala-se, mais uma vez, do empréstimo de Miguel Vítor ao Portsmouth de Inglaterra. Acho um erro ainda para mais quando recentemente um central brasileiro de 28 ou 29 anos de idade esteve na Luz em negociações com o clube. Não faz sentido emprestar um valor já certo da nossa "cantera" para depois ter que ir buscar um desconhecido para ocupar o lugar. Quim em Janeiro poderá ser um jogador livre para negociar com qualquer outro clube, não me incomoda nada tal situação e só digo "Obrigado e boa sorte". Parece que os brasileiros do Atlético Mineiro querem o empréstimo de Filipe Menezes como parte do acordo para a contratação de Éder Luis. Espero que o Benfica não aceda a esta pretensão pois Filipe Menezes mostrou ser craque e que só precisa de adaptação para ser um caso sério no futebol europeu.

Estes são os casos mais ou menos concrectos e palpáveis que estão na mesa do Glorioso. Claro que os nomes não ficam por aqui, avançados, defesas, médios, guarda redes, toda uma nova equipa é apontada ao Glorioso diariamente da mesma forma que surgem propostas de compra e/ou empréstimos dos nossos jogadores. Espero que as mexidas de Inverno não sejam muito mais do que os três jogadores que acabam de chegar ao nosso clube. Estabilidade acima de tudo.

segunda-feira, dezembro 21, 2009

SL Benfica - Porto: 1-0

Não custa nada.

Sem o maestro Aimar, sem o talento de Di Maria, sem a garra de Ruben Amorim, sem a velocidade de Coentrão, com Ramires a meio gás e o Glorioso Benfica, mesmo assim, foi totalmente superior ao adversário corrupto que mesmo com a ajuda do Lagarto Lucílio foi incapaz de conseguir sequer beliscar esta vitória que só peca por escassa. A superioridade do Glorioso foi tal que custa só ter ganho por um golo. Tanta conversa de "medo", de crescer exibicionalmente, blá blá e chegam à Luz e parecem uma qualquer equipa treinada por Carvalhal, todos borradinhos lá atrás. E não era para menos, os jogadores corruptos sabem bem que são inferiores e que só as ajudas dos homens dos apitos os salvam nestes momentos de aperto. Mas desta vez não foi suficiente.

Jesus surpreendeu ao colocar Urreta no 11 titular e foi uma aposta ganha. O míudo partiu a loiça toda e nem se deu conta que foram os primeiros minutos que fez na Liga Sagres. A segunda surpresa foi Ramires recuperar ao ponto de ser titular, este brasileiro deve ser feito de ferro para ter recuperado tão rápido e jogar tão bem. Aguentou a porrada até onde pôde aguentar. Um bravo este brasileiro. Javi Garcia no seu lugar habitual e Carlos Martins como elemento mais ofensivo do losango e este meio campo dominou totalmente o jogo, não deixou o adversário jogar e, apesar das tentativas do árbitro, nunca perdeu a cabeça e manteve uma qualidade xibicional excelente. De resto a defesa habitual e o ataque habitual. E o ataque fez das suas com Saviola, o tal reformado (hala Madrid!!) a colocar a bolinha lá no fundo das redes dando um excelente Natal aos benfiquistas e uma azia tremenda aos corruptos e ao Lucílio.

A equipa como conjunto foi perfeita e teve sempre o apoio necessário do banco. O treinador não perdeu tempo quando sentiu que estavamos menos fortes no meio campo na segunda parte e colocou Luis Filipe e Weldon para voltar a ganhar a supremacia em campo. Weldon com a sua velocidade desbaratou por complento a caceteira defesa corrupta e não marcou, como eu antevi, por muito pouco. Felipe Menezes entra para o lugar do lesionado Ramires e era uma questão de passra o tempo e saber se marcavamos mais um golo ou não. Cardozo esteve muito perto, Weldon como já disse também, David Luiz quase e até Falcão ía fazendo o gostinho ao pé marcando um auto golo, teria sido engraçado. A lance mais complicado para a nossa baliza foi quando o caceteiro Meireles tem um remate patético que bate em Luisão e ía traindo Quim. De resto os corruptos nada fizeram. Hulk é um jogador patético e só com a benevolência deste arbitros sujos é que dá nas vistas. A quantidade de mergulhos que ele deu teria dado, com um árbitro decente, uns quatro amarelos por simulação. Mas o Lagarto Lucílio claro que marcava tudo para ver se conseguia equilibrar as coisas. Mas não conseguiu. Javi Garcia foi enorme, Ramires enquanto não foi varrido esteve impecável mas, tenho que destacar o enormíssimo jogo de David Luiz. Simplesmente imperial, a cortar tudo e mais alguma coisa, a não se deixar levar pelas provocações nem pelo amarelo patético que o lagarto do apito lhe mostrou e depois, aquela atitude de puxar pelas bancadas e, no final do jogo, aquele geste para com o adepto benfiquista é algo de encher os nossos corações. Mas volto a repetir, a equipa esteve muito bem, muito coesa, muito trabalhadora, mostrando claramente que temos um plantel e não apenas um onze titular. Fantástico jogo, parabens a todos.

O Lagarto Lucílio bem tentou mas não teve hipóteses. E quando assim é dá um gozo do caraças. O amarelo ao David Luiz é das coisas mais nojentas que se pode ver num jogo de futebol. Uma vergonha. Após o golo do Benfica o Lagarto Lucílio inventa três ou quatro faltas para tentar que os corruptos voltassem ao jogo mas teve azar. Para acabar a patética exibição não assinala um penalty do tamanho do melão que o corrupto flautulento terá neste momento quando a pega uruguaia mostrou que está mais para basket do que para futebol. À descarada, à vista de todos, sem qualquer dúvida, e o gajo, lagarto nojento, não assinala nada. Temos pena, incha Lucílio, incha!!!!

A prenda de Natal que desejavamos e merecíamos. Somos claramente a melhor equipa desta Liga, estamos a praticar o melhor futebol e temos que vencer equipas aguerridas, arbitragens manhosas e malas cheias de dinheiro que por aí andam a circular. Nem sempre conseguimos o que fizemos hoje mas a superioridade que demonstrámos contra um adversário que se dizia estar na máxima força e na mó de cima, estano nós desfalcados de elementos fundamentais só nos pode dar alento e esperança para o resto da época.

Mais uma vez se provou que quando a arbitragem não consegue os empurrar os corrupts não ganham um jogo. Hoje foram reduzidos à sua natural pequenez, à sua dimensão de clube regional patético e bacoco.

Hoje tivemos um Benfica à Benfica, um ambiente extraordinário nas bancadas do principio ao fim, uma comunhão impar entre jogadores e adeptos, uma vitória merecida por todos.

Obrigado Pai Natal.

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Querido Pai Natal...

... fui um menino muito bem comportado este ano, não fiz travessuras, comi sempre a sopa, fiz os trabalhos de casa, por isso mereço que me deixes uma prendinha no sapatinho. E a prenda que eu peço é, apenas, a vitória no jogo de domingo.

Obrigado Pai Natal.

Sorteio Liga Europa - 16 avos

Gostei.
Se passarmos vamos jogar com o vencedor do jogo FC Copenhaga - Marselha.

quinta-feira, dezembro 17, 2009

SL Benfica - AEK Atenas: 2-1

Bom trabalho.

Antes demais dizer que o estado do relvado do Estádio da Luz é deplorável. Acho que nunca vi o relvado da Luz em condições tão más. Espero que o relvado recupere para o embate de domingo.

Gostei muito do Benfica esta noite. Um Benfica com muitas mudanças, com jogadores pouco rotinados e sem ritmo de jogo conseguiram ser claramente superiores ao adversário, controlaram sempre o jogo e a vitória, totalmente justa, só peca por ser escassa. A equipa merecia mais pelo que fez, pelo que batalhou. Hoje os "suplentes" foram dignos de envergar o Manto Sagrado e Jesus, concerteza, ficou contente com a entrega dos seus pupilos. Apesar de ser uma equipa pouco rotinada a qualidade de jogo existiu sempre. Se pegarmos no exemplo do ano passado em que, por exemplo, contra o Penafiel para a Taça, também mudamos meia equipa e a exibição foi medíocre. Desta vez não, gostei mesmo muito do Benfica esta noite.

Ganhámos, defendemos o nosso prestígio e demos competição a muitos jogadores. Claro que nos minutos finais a equipa quebrou fisicamente e ainda mais com o "baque" emocional que o golo sofrido provocou mas mesmo assim fomos bravos o suficiente para defender a nossa baliza. Uma dupla de centrais de míudos encheu o campo e mostrou uma segurança fantástica dando garantias de não ser por aquele espaço do plantel que a equipa irá sofrer quebras de qualidade e confiança. Luis Filipe a demonstrar que com uma equipa estável e cheia de confiança tudo fica mais fácil e as boas exibições aparecem. Menezes, Martins, Weldon, Nuno Gomes, todos a aproveitarem a oportunidade que o treinador deu e a ganharem pontos e minutos nas pernas. Shaffer terá sido o que menos aproveitou em que penso que ele sente muito a pressão de aproveitar todas as oportunidades mas, acredito, que se jogar domingo os seus cruzamentos irão ser fundamentais no resultado do jogo. Di Maria e Coentrão a mostrarem a qualidade e velocidade que lhes conhecemos com o argentino a ter dois momentos de pura magia e depois a deixar-se levar e a "oferecer" o golo de honra aos gregos. Apesar disso foi uma exibição que deu para fazer "metade" das pazes com os adeptos. A outra metade fica para um jogo mais a sério.

Está cumprida a fase de grupos da Liga Europa. Como seria normal o Benfica ficou em primeiro do grupo com tranquilidade e demonstrando claramente que a única não vitória desta fase foi um claro equívoco no trajecto que se deseja que só termine em Hamburgo. Algum do prestígio beliscado na época passada foi reposto. Mas queremos mais e, por isso, venha quem vier a seguir, é para "morrer".

Agora é preparar o confronto com os corruptos apoiados pelo Lagarto Lucílio.

Força Benfica!!!

O escolhido é...

... Lagarto Lucílio.

Vai ser o lagartão Lucílio Baptista o árbitro do clássico de domingo. Ui. É mais um adversário que teremos de vencer para conquistar os três pontos. Até os comemos!!!!

terça-feira, dezembro 15, 2009

Kardec

O período de transferências de Janeiro coincidir com uma fase muito importante da época é a oportunidade desejada para se encherem os pasquins com "revoluções" no plantel do Glorioso sendo a linha avançada sempre aquela que gera mais publicidade.

Kardec, ponta de lança brasileiro, é dado como certo no Benfica por 2,5 milhões de euros. Tendo em conta a pouca produtividade de Keirrison é natural que Jesus pretenda mais um avançado para precaver qualquer indisponibilidade futura. Não conheço o jogador por isso não posso emitir opnião sobre o mesmo. Se vier espero que seja bom. Fico sempre indeciso sobre o que pensar com estas contratações pois pelo preço não é nenhum "tubarão" e sinto que é retirado espaço aos jovens jogadores que temos no nosso plantel e/ou cantera. Por outro lado as probabilidades de se encontrar um astro brasileiro por tuta e meia é enorme dada a vastíssima quantidade de bons jogadores que o Brasil produz anualmente....

domingo, dezembro 13, 2009

Olhanense - SL Benfica: 2-2

Um empate tirado a ferros.

Estou desiludido com a incapacidade que demonstramos em virar resultados negativos. A equipa lutou bastante para virar o jogo, de falta de empenho não se pode acusar os jogadores, mas tudo foi feito com muito pouca lucidez. E mais uma vez falhamos numa fase crucial, num momento chave da época. Mais do que perder dois pontos o que me custa é constatar que ainda não somos capazes de ultrapassar esta situação. Tal como o ano passado em que fomos ao campo do último classificado numa posição previligiada e acabámos por perder o jogo, esta noite também fomos incapazes de demonstrar em campo a nossa superioridade e a poucos minutos do final do encontro conseguimos evitar nova derrota. Desperdiçámos uma oportunidade de ouro de colocar enorme pressão nos nossos adversários directos e de prepararmos a próxima jornada com muito menos pressão que so opositor.

Jesus resguardou Aimar devido a uma dor que o argentino sentiu e colocou Di Maria no seu lugar fazendo alinhar no onze inicial Fábio Coentrão. Penso que teria sido mais útil a escolha ter recaído sobre Felipe Menezes ficando Di Maria no seu lugar habitual, de resto tivemos a equipa esperada com David Luiz a não ser poupado por causa do amarelo. Sofremos dois golos em lances de bola parada, situação em que estmos a claudicar em demasia quando eramos fortíssimos no início da época. Conseguimos chegar ao empate num momento do jogo em que o adversário fica reduzido a 10 mas logo depois permitimos nova vantagem ao Olhanense. Di Maria com uma paragem cerebral prejudica gravemente a equipa ( para mim uma atitude daqueles, naquele momento, é inaceitável. Não há qualquer desculpa.) e retira a vantagem numérica que tinhamos no jogo. Na segunda parte o Benfica tentou mas nunca chegou a causar verdadeiro perigo, ocasiões de golo nem vê-las e os poucos remates certeiros íam à figura. As mexidas na equipa não trouxeram a inspiração desejada e foi já em desespero de causa que o recém entrado Nuno Gomes evita uma derrota e permite à equipa somar um mísero pontito no terreno de um último classificado que se jogasse sempre com esta qualidade e esta entrega estaria, concerteza, adisputar lugares europeus.

Um jogo cheio de casos e de quezílias transforma, obviamente, o árbitro numa figura do jogo. Se nas expulsões esteve bem (espero que Miguel Garcia tenha um castigo exemplar pois aquilo que fez é de uma violência que fazia corar o Bruno Alves) já em pormenores técnicos falhou e bem. Não há qualquer falta de Ramires no lance do primeiro golo do Olhanense, apenas e só carga de ombro e um jogador mais forte que o outro. Há fora de jogo, por centimetros é verdade mas não deixa de o ser, no lance do segundo golo da equipa da casa. Vi o jogo num restaurante e como tal não ouvia o som por isso não sei o que os comentadores disseram do lance, mas no pretenso atraso que Quim agarra não há qualquer falta pois o jogador do Benfica corta a bola, não há um passe para o guarda redes. No lance da primeira expulsão se Cardozo e o outro jogador que lhe dá uma palmada na cabeça também fossem expulsos não chocaria ninguem.

Estivemos mal. Não há que apontar a o dedo a nínguem individualmente pois todos falharam. Falhámos como equipa, como conjunto, fomos incapazes de manter a cabeça fria quando confrontados com o resultado negativo e fomos incapazes de criar jogo de qualidade para meter a bola em condições de alvejar a baliza adversária. Não quero falar muito mais de Di Maria para não dizer coisas que me incomodam dizer sobre jogadores que envergam o Manto Sagrado...

Não sei o que se passou nas bancadas mas tenho pena dos companheiros benfiquistas que fizeram centenas de quilómetros e que pagaram um balurdio para assistir a esta paupérrima exibição do Glorioso num momento muito importante da época. Claro que uma vitória no próximo jogo volta a alterar o estado das coisas mas estamos a falhar demasiado no momentos em que temos que demonstrar a nossa força. E isso assusta-me...

sábado, dezembro 12, 2009

Um Olho À Benfica #31

Luiz ao fundo do túnel!

Ainda a propósito do jogo de logo à noite, em Olhão. Perdoem-me os que discordam de mim, mas sou muito convicto na superioridade do actual plantel do Benfica sobre toda a restante concorrência em Portugal. E sublinho, plantel e não apenas equipa.

Portanto, acho que David Luiz deve jogar. Porque não se trata de nenhum "serial killer", porque é o melhor defesa do campeonato e será no futuro um dos melhores do mundo. O David Luiz é dos poucos jogadores que actualmente conseguem desfigurar todos os conceitos ultrapassados de que um defesa é para defender. Porque David Luiz é o primeiro dos nossos avançados.

Numa declaração recente, que considero paternalista e comovente, Mozer admitiu: «Se eu tivesse tido a técnica de David, teria sido melhor jogador». Como todos aqueles que têm memória sabem, era difícil pedir a Mozer que fosse melhor do que foi. Grande craque, eterno campeão e acérrimo benfiquista. Tudo qualidades, portanto.

O David Luiz tem de jogar esta noite. Porque se Jesus não o integrasse de início estaria a duvidar do jogador e da sua estaleca emocional para aguentar previsíveis provocações. Ou dos adversários ou do árbitro ou ainda de uma síntese possível entre estas duas entidades que ameaçam completar-se numa ameaça velada ao favoritismo do Benfica.

O treinador do Benfica é o último a duvidar de David Luiz. E porque suspeitar que David pode ficar de fora do jogo com o FC Porto, na semana seguinte, é igualmente duvidar da capacidade de Sidnei o substituir com categoria e classe.

Hoje à noite quero ver David Luiz em campo. Aliás, quero sempre, porque é dos melhores jogadores desta Liga. E se, porventura, for vítima, ou do seu temperamento ou de uma cilada, paciência. Na semana seguinte joga Sidnei. Um jogador que só é suplente no Benfica. Não o seria em mais nenhum clube português.

O que interessa é ganhar esta noite, o primeiro de dois jogos com o FC Porto, se é que me faço entender. E as pessoas devem perceber isso. O clássico já começou e será, para o Benfica, disputado em dois jogos.

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Soltas #91

- Sábado o Benfica regressa ao Algarve para um jogo a contar para o campeonato nacional para defrontar o Olhanense equipa que se encontra no fundo da tabela. Quero recordar que no ano passado também o Benfica estava numa boa fase quando se deslocou ao terreno do então último classificado e acabou por perder o jogo e entrar numa fase descendente. Portanto temos que encarar este jogo com toda a seriedade.

- David Luiz está em risco por ter levado o quarto cartão amarelo no jogo contra a Académica. Duvido que Jesus não o coloque a titular por causa disso. Caberá ao jovem central saber diminuir o seu impeto mas sem nunca descurar os superiores interesses da equipa, se for preciso levar amarelo para ajudar a equipa que leve. Concerteza que quem o substituir no jogo seguinte o fará muito bem.

- O discurso ambicioso dos jogadores revela uma enorme confiança. Com confiança as coisas correm melhor quer a nível pessoal quer a nível colectivo. Os resultados alimentam a confiança e esta permite alcançar bons resultados. É tudo uma bola de neve que tem faltado ao Benfica nos últimos anos e tem provocado "baixas" de jogadores que podiam dar muito ao clube.

- Após uma absurda luta pelo treinador de Andebol com um qualquer responsável de uma universidade do Porto eis que o homem finalmente chega ao Benfica e elimina o Porto da Taça de Portugal. De louvar a crença da equipa de Hóquei que anos após ano tentam lutar contra a vergonha instalada naquele desporto em Portugal.

- Os jornais em Portugal são tão previsíveis. Aproxima-se o mercado de Inverno e os nomes vão aparecendo. Benfica interessado neste e naquele e, de repente, o clube corrupto mete-se ao barulho. Sempre a mesma conversa, sempre a mesma novela.

- A caminhada para Hamburgo em breve conhecerá nova paragem quando for realizado o sorteio dos 16 avos da Liga Europa. Como líderes do grupo iremos defrontar uma das equipas que ficar em terceiro na fase de grupos. Para a semana saberemos quem poderá ser o nosso adversário. Da Champions chegaram Liverpool, Juventus, Atlético Madrid, Rubin Kazan, Marselha, Wolfsburgo. A Liga Europa promete.

- Viram o segundo golo dos verdes em Setúbal? O que foi aquilo? Fora de jogo e bola fora e mesmo assim golo validado? Sempre pensei que não iría ver pior quando o Labreca tirou a bola um metro dentro da baliza enquanto o fiscal de linha esfregava o olho mas afinal enganei-me...

- Apesar das ameaças do bruxo, Ronaldo voltou a jogar e a marcar. Que golão o livre directo que marcou ao Marselha. Está um fantástico jogador mas é impressão minha ou está a perder capacidade no 1*1 quando está parado? Faz malabarismos com a bola mas não vai para cima do adversário. Em velocidade sim, arrasa com tudo.

- Platini diz que os corruptos "não são batoteiros". O mais interessante é ele acrescentar o "agora". Está tudo dito.

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Um Olhão à Benfica #30

Para o jogo de Olhão, o Benfica vai ter de seguir algumas recomendações:

- David Luiz não pode chegar-se a um jogador adversário. É preciso impor ao nosso defesa - dos melhores do mundo, mesmo com parvoices - um jogo sem contactos. Se quiser fazer contactos, que os faça todos antes de chegar a Olhão, durante a viagem e ligue para os seus amigos e namoradas.

- Cardozo não pode ir para o intervalo com os restantes companheiros e sobretudo não pode, repito, não pode entrar no túnel. O jogador deve ficar sempre à vista de todos e enquanto durar o intervalo, devem amarrar-lhe as mãos atrás das costas. Se tiver de levar umas lambadas dos jogadores do Olhanense, deve aguentar estoicamente e vingar-se na segunda-parte com mais três golos.

- O nosso capitão, de regresso de um período de convalescença, deve guardar, igualmente, uma distância prudencial dos adversários - pelo menos um braço de distância - para a equipa não cair na desgraça de ter um golo anulado. Esperando igualmente que a meteorologia nos defenda, com um vento fraco, de modo a que os adversários não tombem na área, em pontapés de canto e de livre a favor do Benfica.

- Seria igualmente prudente que os jogadores do Benfica, durante a semana, pudessem ser treinados pelo professor José António Silva, pois, como todos se recordam, da última vez que o nosso clube jogou fora de casa, foi numa modalidade mista, em que os adversários notoriamente meteram, em várias ocasiões, os pés pelas mãos.

- A terminar, gostaria de fazer uma recomendação ao presidente do Benfica: Por favor, não vá a nenhuma casa do Benfica durante o fim-de-semana. É que já todos sabemos como costumam acabar os jogos do nosso clube a seguir a uma das suas bravatas contra o sistema. Se tiver mesmo de ser, aproveite a viagem para explicar o Fundo e toda a programada reestruturação empresarial que está a preparar para o clube.

Se o Benfica seguir estas recomendações, estará a evitar chatices e ganhará o jogo. E será campeão, porque na jornada seguinte joga em casa.

E todos sabemos que o Benfica tem uma média superior a quatro golos marcados por jogo, no estádio da Luz. E se alguém tiver dúvidas sobre a nossa vitória no próximo jogo na Catedral, então, desculpem, mas vão todos à média.

Está lá tudo explicado.

domingo, dezembro 06, 2009

SL Benfica - Académica: 4-0

Regresso à normalidade.

O mais interessante desta vitória gorda do Glorioso é que foi alcançada sem grande esforço, sem grande correria, sem aquele pressing habitual do Benfica e debaixo de um temporal que deixou o relvado em péssimas condições para os nossos artistas espalharem o perfume do seu futebol. O Benfica entrou calmo no jogo como se estivesse à espera de ver como a Académica se ía posicionar invês de ir para cima do adversário como costuma fazer na Luz. Mas a verdade é que aos 6 minutos Cardozo não desperdiçou uma deliciosa assistência de Saviola e inaugurou o marcador e deitou por terra qualquer esperança que a Briosa tinha em conseguir um bom resultado.

Sinceramente a partir deste golo a minha postura foi de absoluta tranquilidade, sabia que a vitória não ía fugir apenas faltava saber quantos íamos marcar. E, como disse, acima, sem grandes pressas o Benfica ía aproximando-se da área da Briosa e por volta do minuto 30 Saviola tem um pormenor de génio e mete a bola nas redes de Nereu pela segunda vez ao fazer um delicioso chapeu ao guarda redes adversário. Tudo normal, tudo tranquilo, sem grandes correrias até porque o relvado estava cada vez mais pesado e mais complicado de controlar a bola. Na segunda parte tivemos mais do mesmo com a Académica incapaz de causar perigo e o Benfica a aproximar-se da baliza adversária mas sem pressionar muito. Cardozo marca mais dois fazendo o seu segundo hattrick ao serviço do Glorioso e desta vez sem golos de bola parada para os críticos deitarem abaixo. Garantidos os três pontos, o regresso ao primeiro lugar e às exibições seguras e tranquilas.

Ruben Amorim foi o eleito para substituir o ausente Javi Garcia e não deu hipóteses aos adversários, David Luiz em mais uma exibição de grande nível compensando a falta de ritmo do regressado Luisão. Peixoto a crescer e a ganhar confiança e Maxi muito lutador mas longe do Maxi da época passada. Ramires incansável a defender e a atacar, sempre com qualidade. Aimar a pautar o jogo e sempre raçudo na disputa da bola. Di Maria activo. Mas os elogios têm que ir para a dupla atacante que jogou, fez jogar e marcou. Cardozo a mostrar a todos a razão porque Jorge Sousa "inventou" a sua expulsão e Saviola a encher o campo com pormenores fantásticos (Hala Madrid!!!). Jesus colocou em campo Coentrão, Weldon e Nuno Gomes que cumpriram a missão de refrescar o meio campo de ataque da equipa sendo que os sprints do brasileiro deixam água na boca para outras oportunidades.

O árbitro procurou sempre deixar jogar o que permitiu que apesar do estado do relvado não haver muitas quezilias e interrupções mas borrou um pouco a pintura na fase final em que mostrou amarelos a jogadores do SLB e depois ignorou lances mais duros dos jogadores da Briosa. Tenho dúvidas em alguns lances de fora de jogo mas a culpa, a existir, será do fiscal de linha.

Tinha alguns elogios pensados para o Vilas Boas mas depois de falar num lance de penalty a favor da Briosa com o resultado em 3-0 que ficou por assinalar só me resta dizer que, apesar de ter recusado o Sporting, encaixa perfeitamente no perfil lagarto.

Um belo regresso às vitórias gordas e mais golos de Cardozo que o colocam cada vez mais isolado na tabela dos melhores marcadores. "Deixem passar o maior de Portugal".

sexta-feira, dezembro 04, 2009

18 Milhões

Ontem, Domingos Soares Oliveira, o homem que controla a massa no Sport Lisboa e Benfica, informou que o clube terá 18 milhões de euros para gastar, caso queira, no mercado de Inverno.

Com as notícias de prejuízos que ultimamente têm vindo a público e após os sucessivos investimentos avultados no reforço da equipa de futebol o clube ainda ter 18 milhões para investir em jogadores é surpreendente.

Das duas uma: ou estamos a ser muito bem geridos e as contas estão totalmente controladas ou ...

quarta-feira, dezembro 02, 2009

BATE Borisov - SL Benfica: 1-2

Missão cumprida.

Três jogos sem vencer seria demasiado para este actual Benfica por isso a equipa tratou de regressar às vitórias e, de uma assentada, resolver a qualificação para os 16 avos da Liga Europa e a questão da liderança do grupo.

Temos que ser realistas e admitir que a equipa está num momento de baixa de forma. Se fosse apenas um quebra de rendimento físico não ficaria muito preocupado pois sei perfeitamente que é impossível para qualquer equipa do mundo manter o ritmo de jogo elevadíssimo que o Benfica apresentou neste primeiro terço da época, mas, infelizmente, a quebra não é tanto física mas sim qualitativa. O futebol apresentado pela equipa deixou de ser tão fluído e tão certeiro como foi até à bem pouco tempo. Pode-se argumentar que a quebra física dos jogadores impede que os mesmos estejam tão disponíveis para os apoios e as linhas de passe como antes mas a quebra que vejo não resulta da falta de apoios mas sim na finalização das tabelas, na forma como o último passe teima em não sair bem. E estas falhas permitem que o adversário ganhe a bola com a nossa equipa balanceada para o ataque o que provoca situações de perigo na nossa defesa. Mas como acredito totalmente na qualidade e vontade desta equipa sei que bastarão alguns jogos e consequentes vitórias para o Benfica voltar a ser o Benfica que Jesus nos ofereceu.

Hoje o treinador fez descansar Aimar e Di Maria e colocou em campo Filipe Menezes e Coentrão que deram muito bem conta do recado mas quem voltou a encher o campo e a demonstrar, jogo após jogo, que 7 milhões dados por ele foram uma pechincha, foi Javi Garcia. Estou encantado com o espanhol. Quem também demonstrou mais uma vez que se pode contar com ele foi Miguel Vítor que não acusa a pressão seja em que estádio for. A primeira palavra negativa da época para David Luiz que tem que ter mais cuidado na forma como se exprime principalmente quando tem a braçadeira de capitão no braço. Estranhamente a equipa sente dificuldades nos lances de bola parada defensivos, algo que eramos muito fortes. Nota-se a falta do patrão Luisão.

Não vi os ultimos 20 minutos de jogo mas penso que a história não foi muito diferente do que se viu durante o resto do jogo. Um Benfica claramente superior e que bastava acelarar um bocado e fazer a bola rolar pelos nossos artistas para abrirmos a defesa contrária e causar perigo às redes adversárias.

O importanto foi conseguido: a qualificação e primeiro lugar do grupo. O nome do Sport Lisboa e Benfica saíu dignificado. Não podia ser de outra forma perante adversários claramente inferiores. Agora podemos encarar o jogo na Luz contra o AEK com total tranquilidade e pensar na sorte que o sorteio ditará.

Força Benfica!!!

segunda-feira, novembro 30, 2009

Imagens do Tunel



As imagens que a SIC divulgou provam que o árbitro Jorge Sousa mentiu nos motivos que o levaram a expulsar Cardozo. O SL Benfica foi duramente prejudicado por mais um erro grosseiro deste árbitro que tanto gosta de nos afrontar. Espero que o Benfica use todos os meios ao seu dispôr para ser ressarcido de todos os prejuízos que este senhor lhe provocou e que tal personagem nunca mais apareça num jogo do Glorioso.

sábado, novembro 28, 2009

Sporting - SL Benfica: 0-0

Empate com sabor a derrota.

Este foi um dos derbys que mais ansiedade me causou. Evitei grandes comentários públicos sobre o mesmo porque estava receoso, e a principal razão do meu receio era saber que somos muito superiores aos verdes e como tal o perigo de sofrer uma enorme desilusão.

Não foi enorme mas foi uma grande desilusão este empate pois mostramos claramente que somos superiores. Sempre que a bola rolava no chão e passava pelos pés dos nossos jogadores facilmente chegávamos lá à frente e não fosse o teimoso passe final tantas vezes errado e a história teria sido outra como devia ter acontecido. Jesus não inventou e colocou Peixoto na lateral esquerda e Maxi na lateral direita, Cardozo regressou à frente de ataque e por pouco não marcou. Após os 5 primeiros minutos de alguma pressão dos verdes o Glorioso pegou no jogo e ía ganhando metros no relvado empurrando o adversário para a sua área. Mas, dois ou três passes errados permitiram que o Sporting voltasse ao jogo com ataques perigosos e equilibrasse a partida. Na segunda parte a entrada do Benfica foi mais forte e claramente dominante, as equipas mais abertas favoreciam o jogo ofensivo do Benfica e aparecíamos com alguma frequência na área adversária. Jesus tira Aimar e coloca Ruben Amorim na tentativa de segurar o meio campo mas, naturalmente, perdeu o principal construtor de ataque da equipa. A equipa deixou de rendilhar o seu futebol e começou a jogar mais directo com Di Maria e Ramires bem abertos nas alas. Saviola esgotado deu o lugar a Coentrão enquanto que Miguel Vítor entrou para substituir o lesionado Sidnei. E no final Ramires falha o golo de baliza aberta.

O empate prejudica claramente o Benfica pois perdemos dois pontos na luta pelo título, podemos deixar o primeiro lugar e ver os corruptos a aproximarem-se. Tinhamos equipa para vencer e deviamos ter feito mais.

O "brilhantina" é um palhaço. Inacreditável como os três lances em que os patéticos verdes reclamam amarelo ao David Luiz resultam de três faltas sobre os nossos jogadores que não foram assinaladas. Então aquele livre perigoso na parte final após um braço na mão claríssimo do jogador do Sporting que, se não me engano, até já tinha amarelo, é simplesmente ilustrativo do que é Pedro Proença como árbitro.

David Luiz começou mal com aquele passe falhado mas depois arrancou para uma exibição muito sólida e com Sidnei formou uma dupla que não deu hipóteses. Saviola esteve muito activo compensando a noite menos inspirada de Di Maria. Ramires e Javi Garcia estiveram bem no miolo e dá gosto ver a garra do espanhol, com a cabeça cheia de sangue, a querer estar em campo e ficar danado por ter que sair. Quim muito bem dentro dos postes mas lento a sair dos mesmos como é habitual.

Dois jogos seguidos sem vencer é atípico para este Benfica. Vamos resolver a Liga Europa na quarta feira para nos debruçarmos totalmente nos jogos que faltam do campeonato antes da paragem de Natal.

quinta-feira, novembro 26, 2009

Brilhantina

Pedro "benfiquista" Proença, o homem que transformou um mergulho de Silva a dois metros de Moreira e uma peça de teatro de Lisandro em penaltys contra nós foi o escolhido por Vitor Pereira para apitar o derby de sábado.

Maravilha...

quarta-feira, novembro 25, 2009

Um Olho à Benfica #29

UM ESTÁDIO À BENFICA

Confesso que estou inquieto. E não é com o jogo de Alvalade. A minha convicção de que seremos campeões não esmoreceu com a derrota diante do Vitória de Guimarães. Foi um precalço, importante, mas apenas um acidente de percurso. Mas também não enterro a cabeça na areia, como outros benfiquistas, para quem, apesar da derrota, tudo se mantém na mesma. Não está, e este jogo com o Sporting, é vital para o Benfica regressar ao estilo dominador e destrutivo.

O jogo com o Vitória não foi ocasional. Perdemos em Braga e dificilmente o Benfica venceu a Naval, no estádio da Luz. Quem não souber ou não quiser entender os sinais, fá-lo-á ou por interesse ou por desvelo benfiquista. Foram dois jogos e meio sem Cardozo e duas derrotas e uma vitória arrancada a ferros.

O atacante paraguaio é o jogador mais valioso do plantel. Sem discussão. Gosto de Aimar, aprecio Ramires, convenço-me por Saviola, adoro David Luiz, mas é o Cardozo o jogador que marca a diferença no Benfica. E agradeço a José Veiga - já sei, é campanha - a sua persistência de duas semanas na Argentina, para contratar o jogador, quando outros insistiam que voltasse a Lisboa para validar a contratação de um tal de Sretenovic.

O antigo director-desportivo do Benfica ficou em Buenos Aires e apenas regressou a Portugal com os contratos assinados. Devia ser expulso de sócio, este salafrário que só contratou pernas de pau, como Cardozo, Miccoli, Karagounis, Katsouranis, David Luiz e esteve a um pequeno passo de contratar Tomasson. Quando teve um pouco de dinheiro e margem para negociar. Adiante. Viva o Cardozo, o melhor ponta-de-lança do Benfica desde Rui Águas.

Porém, o que me traz sobressaltado é mesmo a próxima assembleia geral do Benfica. Aquela em que a direcção do Benfica pretende que os sócios aprovem a transferência do estádio da Luz para a SAD. E o que verdadeiramente estranho é o estado anestésico que afecta as pessoas.

Não discuto os pormenores técnicos da operação, porque não me interessam para nada. Os contabilistas que o façam. Não é a minha onda. O que eu gostaria que fosse discutido é o plano político e de representação.

O que pergunto é o seguinte: os benfiquistas estão dispostos a alinhar nesta estratégia de descapitalizar o clube sem uma boa luta. Neste caso, uma boa luta, deve ler-se, um bom debate.

Se o estádio se mantiver no clube, eu tenho a certeza que, daqui a cem anos, ele será ainda do Benfica e de todos nós, sócios e adeptos. Porque eu sei que daqui a cem anos, o Benfica continua a ser dos sócios, continua a ser nosso.

Porém, olhando para a evolução presente e futura do futebol, quem pode garantir que a SAD do Benfica, daqui a dez anos, ainda permaneça sob domínio accionista do Benfica, dos seus sócios e adeptos? Ninguém. Nem a actual direcção, nem o actual presidente pode garantir uma coisa dessas. E se a SAD do Benfica escapar ao controle do clube, quem vai controlar o estádio, a nossa morada colectiva? Os futuros donos? E quem serão eles? Isto sim, inquieta-me. E espanta-me que os benfiquistas se deixem anestesiar pelos resultados da equipa de futebol, para nem sequer esboçarem uma reacção, pedir contas ou até, no limite, evitar que a direcção do clube consiga fazer essa operação.

Já disse que não me interessam os pormenores técnicos da operação ou até a sua bondade financeira. Interessa-me que o Benfica continue dos benfiquistas - como repetidamente promete o actual presidente - e que não passe, cada vez mais, a ser o Benfica dos accionistas. Sejam eles quais forem.

terça-feira, novembro 24, 2009

Keirrisson: problema ou solução?

Não ponho em causa a qualidade do jovem brasileiro Keirrisson. Tem atrás de si um curriculo bem recheado de golos no Brasil, motivo pelo qual o Barcelona pagou por ele 15 milhões de euros. Admito sem qualquer problema que será um jogador que precisa de algum tempo de adaptação ao futebol europeu que concede muito menos espaço aos avançados para agirem. E é por essa mesma razão que o Barcelona decidiu emprestá-lo por dois anos ao Benfica.

O que me levanta dúvidas é saber se esta opção serve os interesses do Glorioso? Vejamos, o jogador actualmente está em fase de adaptação lenta, está a demorar a mostrar os predicados que lhe valeram fama e choruda transferência pelo que o Benfica não está a colher frutos do empréstimo. Os mais optimistas dizem que não devemos criticar o jogador e sim dar-lhe tempo e paciência para a sua total adaptação. E é aqui que reside o problema deste empréstimo, podemos dar tempo ao jogador mas quando ele estiver "pronto" acaba o empréstimo e ele vai para o Barcelona. Ou seja não vamos aproveitar o tempo e paciência que dispensamos ao jogador em detrimento de uma aposta mais sólida em jogadores nossos, da nossa casa.

Será que este tipo de aposta é correcto? Será que um clube como o Benfica beneficia desta situação? Não estaremos a prejudicar a evolução de jogadores nossos em detrimento de uma aposta num empréstimo?

domingo, novembro 22, 2009

SL Benfica - V.Guimarães : 0-1

Duro revés nos objectivos do Benfica para esta época ao ser eliminado em casa pelo Vitória de Guimarães para a Taça de Portugal.

Um péssimo jogo do Benfica com erros atrás de erros e uma má leitura do seu treinador cedo mostraram que após estarmos em desvantagem muito dificilmente iríamos conseguir dar a volta à tão famosa estatística que os comentadores se fartaram de divulgar: nunca esta época o Benfica conseguiu dar a volta a um jogo. E a verdade é que, mais uma vez, não conseguiu. E não conseguiu por culpa própria. O Vitória é uma bela equipa com bons jogadores que sabem trocar a bola mas foi o Benfica que permitiu que o adversário ganhasse confiança com uma série de passes errados que permitiam contra-ataques rápidos que apanhavam a nossa defesa em contra pé. E para ajudar ao desnorte da equipa Jesus troca de posição Di Maria e Ramires colocando o brasileiro na esquerda e o argentino na direita. Pior que a troca foi o tempo que Jesus demorou em corrigir tal disparate e com isto passaram muitos minutos com Ramires totalmente ao lado do jogo e Di Maria inconsequente. Esta noite o astro argentino esteve péssimo em todos os momentos do jogo com remates fracos, passes errados e cobrança de bolas paradas patéticas. Com os minutos a passar a ansiedade ia aumentado e Nilson mais uma vez protegido por uma qualquer bruxaria via a sua baliza passar incolume: ou eram remates fraquinhos dos nossos jogadores, ou era a bola a passar a um metro da linha de golo e ninguem tocar, ou era atrapalhação dos nossos avançados ou então boas defesas dele. No final mais uma vez passa pelo Estádio da Luz sem sofrer golo. E o Benfica é eliminado da Taça de Portugal uma das competições que considerava fundamentais para esta época.

Estamos (menos hoje) a jogar muito bem, a apresentar um fetebol entusiasmente e cativante mas ainda não ganhámos nada. Hoje perdemos. Fomos eliminados em casa da Taça de Portugal. E com erros próprios nada condizentes com os jogadores que temos e com o futebol que temos vindo a apresentar.

Terei sido só eu a reparar no empurrão de Gustavo a Javi Garcia que lhe permitiu cabecear para golo sem oposição? Enfim...

Vai ser uma semana muito aziada, ir ao Jamor é algo que desejo com toda a força todas as épocas. Este ano pensei que tinhamos tudo para lá chegar e a jogar em casa ainda acreditei mais na qualificação para a ronda seguinte e, por consequência, mais perto desse objectivo. Caíu tudo por terra. Falhámos e pagámos bem caro essas falhas. O Benfica este ano tem saído sempre muito bem dos desaires colocando uma postura fortíssima no jogo seguinte. Bem, o próximo jogo será excelente para o Benfica voltar a demonstrar essa força interior, essa força de campeão. Não podemos permitir que esta derrota deixe mais mossas que a eliminação da Taça.

Quando a equipa joga tão mal não há muito por onde pegar pra elogiar jogadores mas a raça e atitude de David Luiz não pode passar sem menção, achei que Ramires estava a jogar muito bem na direita daí ainda perceber menos o porquêde Jesus demorar tanto tempo em o tirar da esquerda para o voltar a colocar na direita. Keirrisson mais uma vez desperdiçou oportunidade para marcar o seu espaço, teve nos pés o golo e não facturou, Weldon entrou com garra mas não pode falhar os lances que falhou. Que saudades de Cardozo.

Azia, muita azia. Para o ano há mais Taça.

sexta-feira, novembro 20, 2009

28 dias

Agora que acabou o brincar às selecções podemos nos focar totalmente naquilo que realmente importa: o Sport Lisboa e Benfica.

Este fim de semana temos mais uma eliminatória da Taça de Portugal em que recebemos o V.Guimarães e onde damos início a um ciclo de 28 dias em que disputaremos, se não me engano, 7 jogos entre Taça de Portugal, Campeonato e Liga Europa. A seguir ao Vitória iremos a casa do homem das maracas e acabamos dia 20 de Dezembro na nossa Catedral quando recebermos o clube corrupto. Será um ciclo difícil e que poderá ter muito peso nas contas finais do campeonato. Não podemos desvalorizar cada embate, temos que ter a máxima concentração e o máximo empenho sabendo que só com uma atitude como a que tivemos contra a Naval é que conseguiremos alcançar os nossos objectivos.

Nestes 28 dias teremos que ignorar as "notícias" sobre transferências e cobiça de clubes estrangeiros, temos que ignorar possíveis contratações. Temos que nos centrar apenas no jogo seguinte que será sempre o jogo mais importante da época. Uma sequência de 7 vitórias seria a melhor prenda que o Benfica dava à sua enorme e fantástica família.

Força Benfica!

quarta-feira, novembro 18, 2009

Lá passámos...

Na noite em que Portugal garante a qualificação para o Mundial 2010 vencendo a poderosa selecção da Bósnia por um concludente 0-1 não tenho palavras para adjectivar a forma como a selecção francesa conseguiu o bilhete para a Àfrica do Sul.

É uma vergonha inqualificável que uma equipa consiga o apuramento para a competição mais importante da FIFA e, quiçá, competição mais importante do Mundo, com um erro tão grosseiro de arbitragem que deitou por terra, de forma inglória e totalmente injusta, todo o esforço de uma selecção irlandesa digna que merecia muito mais. Compreende-se o porquê de a FIFA/UEFA terem enormes barreiras para a implementação das novas tecnologias no futebol quando todas as outras grandes entidades desportivas mundiais já as utilizam. Compreende-se porque assim a FIFA/UEFA conseguem manipular as coisas a seu conforme lhes dá mais jeito e assim vão matando o futebol. A postura de Henry no final do jogo foi de alguém totalmente comprometido. Não aceito que nos dias de hoje isto ainda possa acontecer. Vergonhoso.

E lá passámos. A bem ou a mal Queiroz conseguiu a qualificação e isso é o que importa. Para meu espanto estamos no Mundial. Não estava à espera.

segunda-feira, novembro 16, 2009

Um Olho à Benfica #28

Tempo de Quaresma!

As trombetas anunciaram ontem a iminente transferência de Di Maria para o futebol inglês. Eu gostaria de dizer que, por quarenta milhões de euros, eu próprio estaria disponível para levar o jogador a Manchester, até ao local onde estivesse marcada a assinatura de contrato com o City.

Considero Di Maria um jogador extraordinário. Considero que quarenta milhões de euros são algo ainda de mais extraordinário. E que o Benfica não pode e não deve desprezar.

Todavia é preciso esclarecer os benfiquistas mais inquietos com a possibilidade do médio argentino se transferir para Inglaterra, que a cláusula de rescisão no contrato que o Benfica mantém com Di Maria, só pode ser accionada em Junho. Essa é a forma do Benfica se proteger da possibilidade de algum jogador considerado preponderante na equipa ser aliciado a meio da época e pior do que isso, transferido.

Estão no contrato de Di Maria, os dias em que começa e acaba o período de tempo em que a cláusula pode ser accionada. E é no mês de Junho.

Por isso, o Benfica não está obrigado a vender o passe de Di Maria no Inverno. Nem que chovam milhões ou que a vaca tussa.

E, no meu ponto de vista, é pena. Porque Di Maria está valorizado no seu máximo e nem a próxima participação no Mundial arranjará espaço para uma valorização superior.

É bom que as pessoas percebam que um Mundial ou Europeu apenas permitem valorizações de jogadores cujo mercado ainda não esteja totalmente escavado. Aos jogadores que chegam a uma competição destas, já com a sua valorização no máximo, como é o caso de Di Maria, apenas pode acontecer uma de duas coisas: ou mantém o valor adquirido, ou desvalorizam. O que é um risco, no caso de Di Maria. Para o jogador e para o Benfica, que pode perder a possibilidade de fazer o maior negócio da sua história.

E se me dispunha a levar Di Maria a Manchester, aproveitaria o avião para fazer uma viagem a Milão, no meu regresso, para resgatar Quaresma ao Inter de Milão.

Antevejo já uma enxurrada de críticas ao facto de mencionar a simples possibilidade de Quaresma substituir no Benfica o nosso Di Maria. É a vida e o custo de ter opiniões próprias. Eu tenho a minha e se alguém não gosta dela, pode sempre passar ao lado desta crónica.

Tenho uma adoração especial por Quaresma, desde o dia em que fiz os comentários para a Sporttv, no dia da sua estreia na equipa principal do Sporting. Sempre detectei em Quaresma mais talentos acumulados do que no próprio Cristiano Ronaldo. E por isso assumo que seria, para mim, um prazer enorme ver Quaresma jogar no Benfica. Equiparável ao prazer que senti, um dia, quando vi Futre ser apresentado em pleno estádio da Luz.

Em Portugal, Quaresma é um fenómeno. Na Europa, Quaresma é um fracasso. Não é uma questão de talento, é uma questão de idiossincrasia do jogador. Aliás, penso mesmo que Quaresma está destinado ao Benfica, mais cedo ou mais tarde. É a sua única hipótese de jogar num grande clube mundial e nosso campeonato, ao mesmo tempo.

Alegam-me o seu temperamento, que é um jogador complicado e que não tem a cabeça no lugar. Não estava a pensar nele para substituir José Águas na história do nosso clube, como melhor cabeceador. Além disso, o que funciona em Quaresma são os pés. E o par que ele tem é de uma qualidade inigualável.

Por mim, fazia assim. Se for verdade que os ingleses estão dispostos a pagar quarenta milhões de euros por Di Maria, o Benfica deve aceitar a proposta e acabar de vez com a fama de que é um clube que não sabe vender. E trazendo Quaresma, acaba também com o mito de que o Benfica não sabe comprar a seguir a uma venda importante.

É só vantagens.

sexta-feira, novembro 13, 2009

Soltas #90

- Mais uma paragem no campeonato nacional e nova oportunidade para os nossos bravos recuperarem as energias e algumas lesões. Hoje temos um jogo amigável nos Açores que permitirá aos menos utilizados ter mais ritmo de jogo.

- A cobiça aos nossos jogadores continua com Di Maria no topo das preferências. Será difícil segurá-lo mas o próprio jogador se for inteligente deverá perceber que se sair no final da época e depois do Mundial também será melhor para ele.

- É extraordinária a preocupação lagarta com as nossas finanças. Os números de ambos os clubes não são nada agradáveis mas a nossa capacidade de gerar receitas não tem comparação com os do Lumiar e é por esse facto que não estou, ainda, muito preocupado. Se aquilo que a Direcção nos diz é verdade acho que este é o caminho certo.

- Luisão operado de urgência e pode falhar o derby. Tranquilamente Sidnei saltará para o onze titular e formará com David Luiz uma dupla de betão que irá ajudar a equipa a oferecer a vitória ao gigante capitão. Ramires pode recuperar a tempo de jogar o jogo da Taça.

- Começam os zunzuns com as saídas e possíveis entradas no plantel em Janeiro. Moreira e Miguel Vítor serão as primeiras vítimas de Jesus enquanto é pedido mais um avançado. Não sei se há algum fundo de verdade nestes rumores mas julgo que Moreira tem cada vez menos espaço no clube. Já Miguel Vítor é uma pena que não possa jogar para evoluir mais mas acho que é útil ao plantel pois precisamos de 4 centrais para fazer face à época longa e dura que temos.

- O Estádio da Luz vai ser o palco da esperança para a selecção luso-brasileira apurar-se para o Mundial 2010 apesar de Queiroz preferir outro estádio. Tem consciência que o público está com os jogadores mas não com ele. Finda a novela Ronaldo resta agora bater a Bosnia para evitarmos o sofá no verão de 2010.

- Perder 4-0 com um clube de um escalão muito inferior é vergonhoso para qualquer equipa de uma qualquer primeira divisão. Quando essa equipa é o todo poderoso Real Madrid a vergonha assume proporções épicas. Não há qualquer justificação de "futebol é isto" que possa atenuar tamanha catástrofe. É inaceitável. 4-0 é inaceitável.

- Dois jogos na Académica e salta para o Sporting? Quando se tem boa imprensa tudo corre muito mais depressa. Mas os adeptos da Briosa tem razão, já não há qualquer respeito pelo clube que se representa...

- Quaresma nos saldos. Espero que Vieira e Rui Costa não tenham ideias...

quarta-feira, novembro 11, 2009

Tributo dos blogues Benfiquistas a Robert Enke

Como seria de esperar o Magico SLB não esquece um que foi dos nossos e que ficará nos nossos corações!


terça-feira, novembro 10, 2009

Robert Enke

Morreu Robert Enke, ex-guarda redes do Sport Lisboa e Benfica. Os primeiros dados apontam para suicídio.

Enke foi um excelente guarda redes que chegou ao Benfica para ser suplente de Carlos Bossio, ganhou a titularidade e durante quatro anos espalho classe a defender as redes do Glorioso. A sua especialidade era defender penaltys porque esperava sempre pelo remate do adversário para se atirar. Saíu do Benfica quando o contrato acabou não querendo renovar por não concordar com a confusão que se tinha instalado no clube (foi um dos que criticou publicamente o facto de Vitor Santos ter interrompido um treino para falar com Roger...). Foi para Barcelona e não conseguiu vingar. Recentemente voltou ao topo da forma no campeonato alemão e deu entrevistas onde mostrou que não esqueceu o Glorioso e os tempos que por cá passou.

Foi um jogador de um profissionalismo cinco estrelas. Deixou saudades. Paz à sua alma!!

segunda-feira, novembro 09, 2009

SL Benfica - Naval : 1-0

"F***-** que barulheira... Os No Name não se calam! Isso é que é alma! :)" - sms enviada pela lagarta cá de casa por volta dos 40 minutos da primeira parte.

Seria um crime o Benfica não vencer este jogo tal foi a forma como carregámos em cima do adversário, sempre e sempre à procura do tão desejado golo e sempre com as bancadas em total união com a equipa, puxando incessantemente pelos jogadores que envergaram o manto sagrado esta noite. E apesar de um autêntico massacre ofensivo por parte do Benfica, somente aos 89 minutos é que conseguimos furar a defesa adversária e marcar, talvez, o golo mais importante da época até ao momento.

Jesus colocou Amorim no lugar de Ramires e Nuno Gomes no lugar de Cardozo e voltou a colocar Coentrão na lateral esquerda. Qualquer análise para além da constatação destes factos é irrelevante pois o jogo teve apenas e só um sentido: Benfica em cima da área adversária. Por volta do minuto 60 houve ali uns 10 minutos de futebol como, sinceramente, não me lembro de ter visto noutro jogo qualquer. A pressão do Benfica era avassaladora com os jogadores da Naval a despejarem a bola para o nosso meio campo, um dos nossos centrais recupera a bola e coloca e imediato numa ala e novamente a equipa do Benfica em cima do adversário. Parecia que o jogo estava em "loop". Impressionante. E a bola teimava em não entrar. Quando na primeira parte o guarda redes da Naval faz duas excelentes defesas todos nós pensamos "vai ser uma noite daquelas". E foi. Mais defesas, falhanços incriveis, bolas na barra e no poste, mais defesas, e a bola a não entrar. Mas nunca ninguem desistiu, nem dentro do campo, nem no banco nem nas bancadas. Todos acreditámos e todos merecemos o prémio servido magnificamente pela cabeça de Javier Garcia. Três pontos fundamentais na caminhada rumo ao Marquês.

Há algumas situações que podiam merecer uma análise mais crítica mas depois de uma exibição destas e de uma vitória tão importante não vou criticar nenhum jogador. Esta noite não. Formidável exibição de David Luiz, começam a faltar adjectivos para as exibições deste central fabuloso. Coentrão por ele e pelos colegas, esteve incansável. Aimar sempre mexido à procura da melhor opção, Amorim solidário. Fantásticos. Os nossos jogadores estiveram fantásticos. Mais do que exibições individuais hoje o colectivo foi um colectivo de campeão, uma equipa unida e sempre a lutar pelo objectivo desejado.

O Lagarto Lucílio surpreendeu todos os benfiquistas quando assinalou uma falta perigosa perto da área da Naval e quando deu um amarelo aos 10 minutos a Gomis. Uau!! Depois cortou uma excelente jogada de Aimar e em dois lances duvidosos na área da Naval não assinalou falta. O amarelo a Maxi Pereira nasce num lance em que é claro o corte com o braço do jogador da Naval. O rolo compressor do Benfica foi tão forte que o Lagarto Lucílio não teve hípoteses de inventar muito.

Vencemos, voltamos ao primeiro lugar e aumentámos a diferença pontual para o terceiro classificado. Segue-se Alvalade. Não embadeirar em arco, manter esta postura batalhadora e a qualidade de jogo demonstrada no relvado. Dificilmente a vitória nos escapará. Antes temos Taça com a recepção ao Vitória de Guimarães. Siga!!
CARREGA BENFICA!!!!

Recuperar

Quis o destino escrever direito por linhas tortas? Só depende de nós. Conquistar os três pontos amanhã contra a Naval e recuperar o primeiro lugar em conjunto com o Braga e aumentar a distância para o terceiro classificado.

Teremos que ser fortes não fosse o árbitro o Lagarto Lucílio mas acredito que iremos recuperar amanhã os pontos que nos roubaram na semana passada!!!!

quinta-feira, novembro 05, 2009

Everton - SL Benfica: 0-2

É isto.

Quando se perde um jogo uma grande equipa tem que levantar a cabeça e partir para o próximo jogo com vontade redobrada de vencer. Este Benfica dá essa crença aos adeptos e esta noite, em Goodisson Park, comprovou que os benfiquistas podem estar confiantes. Uma grande exibição coroada com uma excelente vitória. É isto, Benfica é isto.

É claro que este será o pior Everton dos últimos 50 anos, que a jogar em casa como qualquer equipa da Premier League é fraquíssima, os adeptos não são vibrantes, tem um orçamento reduzido e jogadores de pouca qualidade. Sabemos isso tudo mas, bolas, o Benfica jogou muito bem. Jesus optou por colocar David Luiz na esquerda e Sidnei no meio com Luisão para ganhar centimentros e poder físico na luta que se previa dura com os ingleses e a aposta foi ganha pois a nossa defesa esteve muito bem e nem me lembro de um lance que Luisão e David Luiz tenham perdido na disputa com os jogadores do Everton. Com Aimar a descansar no banco a equipa precisava da rapidez e técnica de Coentrão e Di Maria nas alas com Saviola no apoio a Cardozo. O miolo era de Javi Garcia e Ramires e o Benfica ía controlando o jogo e com o decorrer dos minutos era notório que o Benfica era superior e que o golo era perfeitamente possível. Alguns passes errados e decisões erradas na definição final das jogadas mostravam ainda um Benfica algo tímido, a não acreditar na totalidade das suas potencialidas. Mas quando a bola assentava na relva e os jogadores trocavam-na entre si era notório que só um desastre nos tiraria uma vitória em solo inglês.

Com o jogo mais aberto Jesus coloca Aimar em campo e a magia apareceu. Golo de Saviola em jogada de insistência e pouco depois o selar definitivo da vitória em mais um tento de Tacuara. Foi maravilhoso ver a fluidez de jogo que Aimar permitiu à equipa ao ponto de ter ficado triste quando o jogo acabou. Estava a ser delicioso ver a equipa a trocar a bola sob a batuta de Pablo Aimar.

Júlio César acabou o jogo com uma fantástica defesa mas não estou convencido. A forma como não se saí aos lances preocupa-me. A lesão de Ramires é o ponto negativo deste viagem a Liverpool e esperamos que não seja tão grave como parece. Amorim esteve impecável, Garcia sempre no sítio certo, Di Maria irriquieto e com um falhanço inaceitável que mancha uma boa exibição, Cardozo genial no passe para Di Maria, uma bola ao poste e um golo dão nota claramente positiva, Coentrão lutador e Saviola um artista a marcar e a jogar. Mais uma prova que temos equipa, temos banco, temos treinador e temos adeptos. Magníficos os benfiquistas que se fizeram ouvir a bem ouvir nas bancadas do estádio do Everton.

Somos líderes do grupo e agora é vencer o AEK para garantirmos a qualificação e encararmos a ida à Bielorrússia em ritmo de treino.

Gostei muito do Benfica desta noite. É isto.

Reacção

Uma equipa prova que é grande quando se levanta imediatamente após cair. Perdemos em Braga, jogamos hoje em Liverpool contra o Everton. Não é o melhor jogo para ter após uma derrota mas, se calhar, até é o melhor jogo para este Benfica ter após a primeira derrota para o campeonato.

Uma das coisas que mais irritava os adversários de Mourinho era aquela sua arrogância de dizer, após uma derrota, que o próximo ía pagar a "factura". E normalmente pagava. É este espírito que o actual Benfica me dá. Sinto que esta equipa não gosta de perder, não quer perder e que tem força para não perder dois jogos seguidos. Sabendo que iremos defrontar um adversário ferido no seu orgulho e que tudo vai dar em campo para mudar a imagem que deixou no Estádio da Luz no jogo passado está em jogo a qualificação para a fase seguinte da Liga Europa, está em jogo o prestígio e a afirmação do Benfica como equipa de topo. Jesus sabe disso e os jogadores também.

Acredito numa reacção à Benfica em Goodisson Park e em mais uma noite amarga para os toffees.

terça-feira, novembro 03, 2009

As imagens são claras!!!



A verdade dos factos está à vista de todos nestas imagens!!!
E o Benfica vai continuar em silêncio?

Basta!!

É hora do Sport Lisboa e Benfica dizer "Basta!" à pouca vergonha que grassa no futebol nacional.

É hora de puxarmos os galões, de nos fazermos valer da força enorme que temos. Somos o maior e mais poderoso clube nacional, é hora de deixarmos de ser anjinhos, é hora de deixarmos de dar a outra face, é hora de por toda esta escumalha em sentido. É uma vergonha constar que apesar de sermos o ganha pão destes clubecos todos e somos tratados da forma vil que se assiste jogo após jogo. Solução? Deixar os estádios deles às moscas. Época após época até nos virem comer às mãozinhas. Somos milhões, temos que usar essa força.

Temos que ser duríssimos, pagar da mesma moeda ou ainda pior. Fomos mal tratados em Braga? Quando eles cá vierem fazer muito pior, fazê-los passar o pior momento das suas vidas. E assim sucessivamente. Não quero que beneficiem o Benfica, mas quem nos prejudica tem que sofrer na pele da forma mais dura possível.

Até a Federação já brinca connosco. Somos recebidos à pedrada, eles invadem o campo e somos nós os responsáveis por o jogo ter sido interrompido...também deverão ter sido os benfiquistas que no domingo andaram à pedrada lá em Alvalade...enfim.

Até quando vamos permitir este estado de coisas? Até quando vamos dar a outra face?
É hora de dizer basta!!!
BASTA!!!

domingo, novembro 01, 2009

Um Olho à Benfica #27

O Benfica será campeão

Como é que eu vi o jogo de Braga?

Este jogo demonstra mais uma vez a necessidade de parar com a choradeira e de agir. Eu próprio, confesso, enquanto via o jogo, também me deu vontade de chorar. Ao intervalo, enviei um sms ao Pedro, onde demonstrava toda a minha fúria. Foi difícil de controlar, porque tenho dois filhos em casa, para quem sou um exemplo, ou pretendo ser, e devo ensiná-los na tolerância e no respeito pelos outros. Em síntese, não quero ser um Jorge Sousa para eles. Por isso não vou chorar, não vou dizer que o árbitro foi tendencioso e ajudou à festa bracarense. As imagens foram vistas por toda a gente, por comentadores mas também por espectadores.

Como comentador de futebol na Sporttv, tento sempre não esquecer-me que aquilo que eu vejo é exactamente aquilo que os outros vêm em casa, não temos nenhum filtro que nos permita aceder a imagens que outros não têm. É por isso que lá em casa, vi um golo mal anulado, apesar do excesso de visão de Domingos alegar o contrário, vi uma grande-penalidade cometida sobre Saviola. vi uma expulsão perdoada a João Pereira, vi bolas na mão, uma delas sem repetição, vi uma confusão à entrada do túnel, provocada e orientada para terminar com o desfecho que se viu, percebi uma expulsão a Cardozo, exactamente o jogador que mais interessava expulsar, pelo significado de golo que tem em cada uma das suas botas e, finalmente, vi o presidente do Benfica em muito má companhia. Vi isto tudo no meu televisor e mesmo assim, não vou chorar.

Porque também vi outras coisas. Vi um grande, enorme flash-interview do nosso capitão. Fazendo lembrar, para quem não recorda, um outro do mesmo jogador, quando o Benfica tinha acabado de perder em casa com o Beira-Mar. Nesse ano, o Benfica foi campeão e essa entrevista rápida de Luisão foi lendária. Este ano vai acontecer o mesmo. O Benfica vai ser campeão, o jogo de ontem demonstrou bem a diferença entre estofo de campeão e jogo especulativo. O Benfica demonstrou, uma vez mais, que é indesmentivelmente a melhor equipa portuguesa, a que tem melhores jogadores e aquela que será, com maior ou menor dificuldade, com mais ou menos Jorges Sousas pelo caminho, o campeão desta Liga.

Este jogo demonstrou igualmente que o sistema já não mete nojo, agora só dá pena, porque se assiste ao seu estertor e as patéticas tentativas de condicionar resultados apenas serão mais um adversário para este Benfica passar por cima. Por isso insisto que não devemos perder muito tempo a falar dos árbitros e das arbitragens. Temos de nos concentrar em ganhar os jogos. Mesmo ontem, com um pouco de sorte o Benfica teria ganho o jogo e ninguém se lembraria dos episódios onde o Benfica foi deliberadamente prejudicado.

Esta era a minha convicção antes do jogo e reforcei-a depois dele. Já sei que o Cardozo não jogará os próximos jogos da Liga, já sei que devíamos ter ficado a cinco pontos do nosso único adversário na luta pelo título e também sei do enorme suspiro de alivio na Torres das Antas com o resultado de Braga. E não preciso de ser adivinho para imaginar o que terá sido o telefonema de Pinto da Costa ao presidente do SC Braga, no final do jogo. Imagino tudo isso, mas não consigo deixar de imaginar o Benfica campeão. Por muitos túneis, Sousas e outras artimanhas que se atravessem no caminho da nossa equipa, o Benfica será campeão. E já agora até aproveito para sugerir à Comissão Disciplinar da Liga de Clubes que evite que o Aimar e o Cardozo possam jogar contra o FC Porto, no estádio da Luz. Tudo estará a ser preparado para que se cumpra esse objectivo. E o Benfica ganhará à mesma.

Gostei do Benfica, gostei da personalidade de equipa campeã, gostei do domínio de jogo, gostei da sensação permanente de que o Benfica marcaria mais tarde ou mais cedo – e marcou, é preciso reforçar isso, o Benfica não ficou em branco, o Benfica marcou – e gostei de confirmar que o Benfica é, claramente, a melhor equipa portuguesa.

Gostava, igualmente, de lançar um repto a Jorge Sousa: Meu caro, experimente fazer uma arbitragem igual à de ontem à noite, num próximo jogo das competições europeias que tenha a oportunidade de apitar. E, sobretudo, experimente anular um golo daqueles a uma das equipas, com clamorosa influência no resultado e no jogo e repita, por favor, o critério largo na apreciação das bolas na mão dos jogadores de uma mesma equipa. Além de outras interpretações curiosas e excepcionalmente benévolas das leis do jogo para uma das equipas em competição. Como sabe, o meu caro, a UEFA não brinca, mas eu gostava de o ver a brincar com a UEFA como ostensivamente tentou brincar com a equipa do Benfica.

Há duas semanas atrás o presidente Vieira exortou os benfiquistas à unidade. Pois bem, alisto-me, desde já, nesse poderoso e necessário exército de unidade benfiquista. O jogo de ontem foi o clique. Algumas pessoas conhecem a minha antipatia pelo presidente Vieira. É uma antipatia pessoal, não institucional. Ele sabe a que se deve essa antipatia e eu também. Porém, este Benfica de Jesus é, talvez, uma das últimas oportunidades do clube recuperar a hegemonia do futebol português e, de caminho, acabar com o vergonhoso chico-espertismo vigente no desporto nacional, tão representativo da sociedade em que vivemos, onde muitas fortunas não são resultado do mérito mas sim da falcatrua. E para esse combate, o Benfica precisa sobretudo dos benfiquistas. De todos os benfiquistas. A partir de hoje, a minha intervenção no blogue e noutros fóruns de benfiquistas em que venha a participar no futuro, será sempre no sentido de defender o Benfica das agressões externas. Não vou perder o sentido crítico, mas o Benfica precisa, mais do que nunca, do benfiquismo de cada um de nós. E de uma unidade sem equívocos.

Por isso, não tenho dúvidas: o Benfica será campeão e os benfiquistas terão a festa que merecem. E aí, como sabem, a festa não se fará em túneis ou telefonemas privados. Vai fazer-se em todo o país, em todo o Mundo.

sábado, outubro 31, 2009

Braga - SL Benfica : 2-0

O meu condicionalismo tinha razão de ser.

A primeira vitória do Sistema contra o Benfica 2009/2010 deverá ser bem festejada pelos corruptos que poluem este nosso futebol. Tenho vindo a avisar que os nossos jogadores, apesar de parecerem, não são super homens, e hoje ficou provado. Apesar de terem feito um jogo irrepreensível em termos de raça, de querer, de luta, foram incapazes de ultrapassar um excelente Braga apoiado por um ladrão com o apito na boca. É esta luta desigual que os nossos bravos têm que se debater jornada a jornada e, apesar das goleadas e das exibições fantásticas, tenho tido o cuidado de alertar para isto, o Sistema não está morto e sabe que este ano terá que fazer assim, à descarada, para nos tirar do rumo que pretendemos.

O Braga tem uma boa equipa e entrou forte no jogo mas não foi nada que não se estivesse à espera. Teve a sorte de marcar no primeiro remate que faz à baliza e a partir daí fechou-se lá atrás explorando os contra-ataques que resultavam de passes falhados dos nossos jogadores. A própria jogada do golo acontece porque Ramires falha um passe simples que permite uma rápida jogada de ataque do Braga. O Benfica pegou no jogo e, suportado por uns extraordinários adeptos que calaram a pedreira foi à procura do golo e pouco depois teve pelos pés de Ramires a hipóteses de chegar ao empate. Este terá sido o momento do jogo na minha opinião. Se Ramires marca ali, logo a seguir ao golo sofrido, o jogo seria nosso. Eduardo defendeu mas o Benfica não baixou os braços. Mas a sorte hoje não quis nada connosco.

Na segunda parte sem Cardozo o Benfica procurou que a mobilidade de Di Maria, Aimar e Saviola abrissem o caminho para a baliza adversária mas o passe final falhava e o tempo ía passando sem o Benfica empatar o jogo. Jesus aposta em Keirrison que, infelizmente, pouco traz ao jogo. Não percebo o porque do puto brasileiro ser quase sempre a primeira opção mas Jesus lá saberá. Acho que Nuno Gomes teria sido mais indicado para este tipo de jogo. A pressão era forte do Benfica mas o golo não aparecia e, em duas perdas de bola consecutivas, o Braga chega à nossa área com perigo. E aqui senti, pela primeira vez esta época, descrença na nossa equipa que ao sentir-se incapaz de lá chegar, baixou o ritmo, deixou o cansaço vencer e deixou o Braga subir. Em mais um erro nosso a bola sobra para o Braga que com relativa facilidade faz o segundo golo e mata o jogo.

Perdemos o jogo mas não perdemos mais que isso. A equipa esteve unida e lutou muito contra as adversidades. Não somos super homens por isso não podemos ganhar sempre. Alguns jogadores abaixo do normal mas não irei apontar o dedo a nenhum pois foram brvos, muito bravos. Faço apenas uma referência a Fábio Coentrão que quando levou o amarelo aos 5 minutos e picado com o matreiro João Pereira pensei que não durasse os 90 minutos. Felizmente teve uma comportamento exemplar.

Não tenho muitas mais palavras para descrever Jorge Sousa que não seja, simplesmente, ladrão. É um dos arbitros mais nojentos da nossa praça e, após ter sido apertado pelos corruptos, era mais que previsível que fosse fazer o lindo serviço que fez. Não vou falar muito do golo anulado a Luisão mas falo do derrube que Saviola foi alvo que lhe valeu um amarelo por simulação. Adorei os longos segundos de silêncio dos comentadores após a repetição que mostra claramente o toque na coxa de Saviola e, mesmo assim, tiveram o desplante de dizer que não era nada. E o que dizer da cacetada que Maxi Pereira leva no inicio da segunda parte, em frente ao fiscal, e o gajo assinala fora? E porque raio Coentrão leva amarelo aos 5 minutos e depois João Pereira não leva quando derruba Di Maria à entrada da área que se isolava em direção da baliza? Uma dualidade de critérios simplesmente asquerosa como é costume neste ladrão de apito na boca. Uma arbitragem que ajudou e muito a condicionar o jogo do Benfica. Para quando uma medida exemplar contra estes ladrões que nos prejudicam vezes sem fim????

Eu sei que muitos não concordam comigo mas volto a defender aquilo que acho que é fundamental para o Benfica e para o futebol português: é preciso erradicar a sporttv do futebol nacional. É fundamental que o Benfia não renove contrato com estes trastes. Foi uma vergonha a transmissão, a forma como seleccionavam as repetições a mostrar foi de um nojo sem igual. Há um corte de João Pereira com o braço, que depois leva à falta que Garcia comete e leva amarelo, que ficou sem qualquer repetição para depois mostrarem vezes sem conta um lance completamente inofensivo no nosso meio campo. Fizeram isto n vezes. E a forma como quiseram culpar Di Maria da confusão ao intervalo quando as imagens mostram o nosso jogador a dar um simples toque na bola para fora e a ir para o tunel sem dizer nada a ninguem nem se meter com quem quer que seja. E depois, claro, um jogador nosso expulso. Nada a dizer dos jogadores bracarenses, mereceram claramente a mala de dinheiro prometida. Espero que não sejam enganados...

Perdemos o jogo mas não perdemos a guerra. Luisão esteve fantástico na flash interview, os adeptos estiveram fantásticos, continuamos unidos. Vamos todos juntos mostrar a este Portugal triste que somos o Glorioso Sport lisboa e Benfica e que para nos deitar abaixo terão que fazer muito, mais mesmo muito mais. Uma vitória hoje assustava muito o Sistema ao ponto de quase o fazer baixar os braços. Esta derrota irá dar-lhes alento. Vais ser difícil, muito difícil. Espero que os benfiquistas, dentro e fora do clube, estejam atentos e preparados.

Foi amarelo, vá lá!


Os corruptos andrades até tinham razão: O Belenenses é mesmo fraquinho...

PS: Se vencermos o Braga seremos Campeões.

quinta-feira, outubro 29, 2009

Um Olho à Benfica #26

O árbitro não conta!

Um amigo meu, adepto do SC Braga, disse-me hoje, com boa disposição, que o Domingos, assim que acabar o jogo com o Benfica, se virará para o Jorge Jesus e lhe estenderá, simbolicamente, os dedos indicador e mindinho. No que eu rapidamente vi uma eventual grosseria do treinador do Braga, afinal foi-me explicado de outra forma. Seria o Domingos a explicar que a equipa devia jogar pelos flancos.

Claro que esta é, ainda, uma reacção bem humorada ao gesto de Jesus, que preferiu não dar a outra face a Manuel Machado e em vez disso, deu-lhe quatro dedos de uma raiva que não conseguiu conter.

Passo por cima da celeuma que se levantou sobre a decência do gesto de Jesus. Não sou a Paula Bobone e muito menos polícia de costumes. Mas estranho que, criticando o treinador do Benfica, tenham deixado pelo caminho as constantes provocações de Manuel Machado ao criador da mais recente e demolidora máquina de futebol em Portugal. Esta amnésia colectiva deve ser ainda uma sequela de uma outra que atingiu os jornalistas que estiveram no estádio do Dragão, na sala de imprensa, quando deixaram o treinador da Académica sem uma única pergunta sobre os erros mais flagrantes do árbitro do jogo com o FC Porto. Adiante.

O que me interessou mais discutir, após o jogo com o Nacional, não foi tanto o número de dedos que Jesus decidiu exibir ao seu adversário e, pelos vistos, rival de estimação. Interesso-me, no espectáculo que é o futebol, mais pelos golos e por isso, interesso-me cada vez mais por este Benfica, que encanta com a mesma facilidade que o exército americano derrubou o regime de Saddam.

É por isso que, antes do jogo com o Braga, acho despropositado qualquer debate que se faça a propósito de Jorge Sousa. Porque não é ele que interessa.
E volto a insistir neste ponto, porque acredito muito nisso. Não quero saber do árbitro, a supremacia do Benfica neste campeonato, chega-me e sobra-me. Não tenho tempo nem disposição para dar atenção a uma personagem secundária do jogo e que não tem capacidade, nem humana nem de decisão, para evitar que o Benfica faça o que tem a fazer. Jogar bem, ganhar e dar espectáculo.

Aliás, a este Benfica só conheço uma forma de um árbitro nos prejudicar gravemente. Que é ser ele próprio a marcar os golos que os adversários do Benfica manifestamente não conseguem marcar à nossa equipa. De outro modo, o Benfica tem de passar por cima disso tudo. Tem equipa e treinador para isso. O resto é conversa.

Cartoon




quarta-feira, outubro 28, 2009

Alegria

A família benfiquista anda eufórica com a onda exibicional da equipa e com as vitórias esmagadoras que temos obtido, quer na Luz, quer no terreno dos rivais, quer na Liga, quer na Europa. Uma alegria que estava afastada há bastante tempo.

Mas não são só os adeptos que estarão contentes, também os jogadores devem estar radiantes. Todos sabemos que existem muitos mercenários no futebol, jogadores que pouco ligam às camisolas que envergam e que apenas querem o dinheirinho ao final do mês. Não nego isso mas também é verdade que muitos adoram o que fazem, adoram ganhar, adoram jogar, adoram sentir-se respeitados e admirados pelos adeptos. Há muitos até que se identificam e ganham carinho pelos clubes que representam.

Não será muito difícil perceber a alegria que um Pablo Aimar estará a sentir, depois de ser dado como acabado para o futebol e longe dos grandes palcos, agora a jogar muito e bem. Não será difícil perceber a alegria de um Javi Garcia que foi empurrado para fora do Real e para um clube e país novo e agora é um titular indiscutível de uma equipa que está a maravilhar a Europa. Não será difícil perceber a alegria de Saviola que estava perdido algures entre o banco do Real Madrid sem grandes oportunidades e uma qualquer lista de dispensas para um clube menor, agora que é titular da equipa com o mais forte ataque do mundo, está a marcar golos e a deliciar adeptos.

Podemos falar de Luisão, Di Maria e Cardozo que tiveram momentos em que equacionaram a saída e agora devem estar agradecidos a quem os manteve no clube e lhes permitiu ter esta oportunidade de estar numa equipa a vencer e convencer.

Ganhem ou percam eles recebem sempre os chorudos ordenados mas, no seu íntimo, acredito perfeitamente que os nossos jogadores devem estar nas nuvens!!!

terça-feira, outubro 27, 2009

Campanha


O meu nome é Jorge Jesus.
Se eu podia ganhar sem massacrar?
Podia...mas não era a mesma coisa.

segunda-feira, outubro 26, 2009

SL Benfica - Nacional: 6-1

Como em qualquer dieta onde o mais dificil não é emagrecer mas sim manter o Benfica agora tem a árdua tarefa de manter o primeiro lugar até ao final do campeonato. Eu acredito que seremos capazes e quase que me apetece dizer que não deixaremos mais o primeiro lugar...

Um jogo apimentado pela peculiar relação entre os dois treinadores e polvilhado por uma incompreensível atitude agressiva e arruaceira dos jogadores do Nacional acabou com mais uma goleada do rolo compressor do Benfica. Até podemos estar a ter um jogo mais complicado que o normal mas se na fase de pressão a bola entra, entram logo de seguida dois ou três. Hoje foi o mesmo. Uma entrada brutal na segunda parte permite resolver um jogo que estava durinho na primeira. Por motivos profissionais não pude ir à Luz nem ver a primeira parte por isso não sei como foi o jogo do Benfica nem dos seus jogadores, os comentários na rádio não foram maus e mostravam alguma qualidade do adversário em impedir o melhor jogo do Benfica. Na segunda parte, já em casa, tive oportunidade de assistir a mais uma exibição do rolo compressor chamado Benfica. E embalada e moralizada é muito difícil parar esta equipa, mesmo um árbitro aventureiro e uns adversários armados em hooligans.

Jesus ganhou a batalha e o Benfica três preciosos pontos que lhe permitem alcançar o meritório primeiro lugar. Com a surpresa Coentrão na lateral esquerda todo o resto da equipa foi a natural com a dupla Saviola e Cardozo a serem alimentados por Aimar (que passe fantástico no lance do primeiro golo) e a facturarem golos atrás de golos e ainda dando oportunidade para Nuno Gomes molhar a sopa também. Não tenho muito para falar pois na segunda parte jogaram, todos, muito bem. Foi um massacre.

Como é possível jogadores de uma equipa que marca um golo ilegal e vê anulado um golo contra si perfeitamente limpinho refilarem do árbitro? É claro que não é penalty sobre Aimar, não há qualquer falta mas o lance do Ruben Amorim que dúvidas levanta? E o penalty sobre Ramires é evidente e o consequente vermelho directo também. O árbitro assinala penalty sobre Aimar porque está claramente condicionado pela palhaçada da primeira parte. Temos pena. Preferia claramente que tivesse assinalado correctamente o que devia e não ter assinalado o penalty inexistente. E sobre ontem, silêncio. Este futebol tuga mete nojo.

Alerto os meus camaradas benfiquistas para o facto de hoje o glorioso rolo compressor foi suficiente para anular os roubos do árbitro ao Benfica mas nem sempre será assim. É preciso que tdos nós estejamos atentos. Reparem que sobre a roubalheira no Dragão de ontem não se fala, o palhaço de Braga já anda a mandar bitaites. Eu sei que muitos defendem que o silêncio é a melhor resposta. Eu não acho, não podemos nos deixar "comer" com estas jogadas. A melhor resposta é esta que estamos a dar no relvado e seria lindo que assim fosse até ao fim mas, repito, não somos super-homens.

Mas vamos ganhar a Braga!!!!
FORÇA BENFICA!!!!

PS: Não sei o que está por detrás da guerra entre Jesus e Machado mas custou ver o nosso treinador ceder às emoções na flash interview. O homem estava possesso com o jornalista...

Um Olho à Benfica #25

Quero lá saber!

Não vi nem me interessa saber o que se passou no Dragão. Ou melhor dizendo, há uma parte do jogo cujo meu interesse era saber como se tinha comportado a Académica, na estreia do meu amigo André como treinador da equipa. Já me disseram que a equipa mostrou grande organização. Ainda bem, porque considero que o André tem um potencial como treinador que não engana. Quanto ao resto, nada me interessa.

Para mim, a nona jornada do campeonato começa e acaba hoje. Começa às 20.15 e acaba pouco depois das dez da noite. E pouco me interessa o nome do árbitro, que esteja envolvido no Apito Dourado ou noutro apito qualquer. A supremacia do Benfica no campeonato é tão grande, o potencial é tão superior ao dos outros, que acho que perder tempo a discutir o que se passou no Dragão ou a nomeação deste árbitro, é uma forma de nos diminuirmos.

Não há desculpas, aliás, não quero saber de desculpas. Por isso, cá vai o meu prognóstico: 3-0. E, para não variar, dois golos de Cardozo.

domingo, outubro 25, 2009

Objectivo!!!

Amanhã temos apenas um objectivo: Acabar a noite em primeiro lugar na Liga Sagres.

quinta-feira, outubro 22, 2009

SL Benfica - Everton: 5-0

Mais uma vítima do rolo compressor da Luz...

Bastaram 15 minutos à Benfica, no início da segunda parte, para destruir toda e qualquer esperança que os cerca de 5000 adeptos do Everton tinham em levar um bom resultado da Luz. Um massacre onde tudo correu bem deitou por terra a equipa inglesa e, para alegria dos 40 mil benfiquistas presentes, permitiu momentos deliciosos de futebol onde ficou bem patente toda a categoria técnica dos nossos jogadores. Uma goleada das antigas a uma equipa que é tudo menos tosca e luta pelos lugares cimeiros naquela que é apelidada da liga mais competitiva do mundo. São uma boa equipa mas não têm futebol para este super Benfica.

E o mais curioso desta goleada é que não tivemos o melhor Benfica da época. Não tivemos aquele Benfica muito pressionante que cai muito rápido em cima do adversário, que rouba a bola quase de imediato e que parte a toda a velocidade para a área adversária. Nada disso. Tivemos um Benfica muito contido, com claras indicações do treinador para manter uma toada pausada, sem grandes correrias e pressões. Claramente que a ordem era de contenção de esforços. Segurar a vantagem, manter a troca de bola a meio campo, sem grandes riscos sem grandes correrias. Foi este o Benfica da primeira parte e mesmo assim foi suficiente para marcar, controlar e dominar toda a primeira parte. Na segunda concerteza que a toada seria a mesma mas tudo correu bem naqueles primeiros 15 minutos e a partir daí o Everton acabou e os jogadores ingleses desesperavam pelo apito final.

Uma exibição colectiva muito positiva em que o Benfica, mesmo a uma velocidade mais reduzida que o habiual, dominou por completo o adversário e sempre que imprimia velocidade conseguia chegar à área adversária. O desejo era vencer e não desgastar fisicamente os jogadores e Jesus conseguiu uma goleada europeia que há muito não se via na Luz. Será injusto individualizar porque acaba-se por esquecer alguem mas não posso deixar passar a exibição de Aimar, tema de um post recente, que esteve em todo o campo, sempre por perto da bola e sempre disponível para ajudar Javi Garcia. Impressionante o espírito de entre-ajuda que o astro argentino teve ao fechar o lado direito quando Ramires ficou tocado. Di Maria com pormenores geniais e uma primeira parte notável de David Luiz. Cardozo mais dois golos e Saviola a encher o campo. Quando as tabelas entre Aimar e Saviola entram sai sempre uma jogada maravilhosa. Os argentinos não fazem por menos...Fantástico. Luisão, Ruben, Javi, Ramires, Julio César, Martins, Coentrão, Weldon. Todos excelentes. Peixoto é claramente o elo menos forte mas penso que dá mais nas vistas não por ser mau, os outros é que são muito bons. Siga!!!

Somos líderes do grupo. Em Liverpool vamos enfrentar uma equipa ferida no orgulho mas talvez um contra-ataque mortífero volte a matar as esperanças dos blues. Agora é campeonato nacional e, espero, mais uma enchente na Luz.

Sou Benfiquista, com muito orgulho, com muito amor!!!

Everton

Finalmente a competição a sério regressa ao Estádio da Luz. O aperitivo Monsanto apenas serviu para aguçar o apetite voraz dos benfiquistas em verem o seu clube a jogar futebol e após a interrupção maçadora para jogos das selecções eis que regressam os jogos a sério e logo com Liga Europa e a recepção ao Everton na Catedral.

As horas do jogo não ajudam à enchente mas seria bonito ver as bancadas cheias para apoiar a equipa neste jogo difícil e muito importante para as aspirações do Glorioso nesta nova competição. Devem estar 5 mil toffees na Luz a ajudar à festa. Espero que o resultado final seja o mesmo do que a última visita dos seus arqui-rivais de Liverpool ao Estádio da Luz: muita festa, muito convívio, muita cerveja, muita alegria e vitória final do Benfica.

Jesus deve apostar na equipa habitual que se apresentará na máxima força. É para ganhar e eu vou lá estar!

terça-feira, outubro 20, 2009

Condição de Aimar

Pablo Aimar é uma das figuras centrais do actual Benfica ( atrevo-me a dizer que a principal será o treinador Jorge Jesus) e o maestro do processo ofensivo da equipa. A suas exibições valeram-lhe o regresso à sua selecção e, a continuar assim, arrisca-se a estar no Mundial 2010. Tendo sido dado como acabado pelas "melgas" do costume Pablo está a obrigar muitos a engolirem em seco.

Agora já não é a qualidade do seu futebol que está em causa mas sim a sua condição física. O facto de Jesus o resguardar aumenta os zunzuns sobre a questão. Aimar tem jogado, quase interruptamente, desde o final da época passada, tem jogado ao fim de semana e durante a semana. Só recentemente Jesus o começou a poupar depois do toque que sofreu num jogo. Tendo em conta o plantel do Benfica e as opções para a posição de Aimar é perfeitamente natural que Jesus possa e deseje poupar um dos seus melhores jogadores e dar competição real a jogadores como Menezes e Martins que, pouco a pouco, vão mostrando ser opção no plantel.

Se Jesus opta por dar descanso a Aimar para dessa forma ele estar sempre a 100% quando é chamado só tenho de estar ao lado do treinador. Duvido que essa opção seja por Aimar não aguentar dois jogos seguidos em pouco tempo de descanso. O que tenho visto é um Aimar sempre disponível, sempre em jogo, sempre a procurar a bola e a não fugir do contacto físico.