blog

quinta-feira, dezembro 31, 2009

Feliz 2010

O Mágico SLB deseja a todos os seus leitores e amigos um fantástico 2010 que traga tudo o que desejam principalmente se forem vitórias do Glorioso.

Feliz Ano Novo!

terça-feira, dezembro 29, 2009

Comprar para valorizar

Uma das coisas que mais me confusão faz nesta questão das contratações é muitos adeptos, seja de que clube for, analisarem os possíveis reforços com a suposta valorização e futura venda choruda que o jogador possa permitir ao clube.

Faz-me confusão pois para mim a principal análise que se deve fazer quando confrontados com uma possível contratação é saber se será uma mais valia desportiva para a equipa ou não. Um clube de futebol é um clube de futebol e não um entreposto de jogadores. Os jogadores a contratar têm que ser potenciais estrelas, concordo em absoluto, em que a sua posterior venda será um acto natural perante a sua mais valia técnica e táctica no relvado. Um jogador é contratado, joga à brava e um clube com mais poder financeiro vem buscá-lo. É a ordem natural das coisas.

Agora condicionar estas contratações por aquilo que podem render em termos financeiros desvalorizando o que podem render em termos desportivos é um perfeito disparate. Por esta ordem de ideais nunca o Benfica contrataria jogadores como Aimar e Saviola dado que, pelo seu elevado custo e idade, dificilmente serão alvo de venda para outros clubes que compensem o gasto com eles. E no entanto são dois extraordinários jogadores que têm sido fundamentais na época desportiva entusiasmente que o Glorioso está a realizar.

A mim o que me importa é aquilo que os jogadores rendem com o manto sagrado vestido. Os dinheiros ficam para segundo plano. Eu sou daqueles que não se importa nada que David Luiz e Javi Garcia e Ramires fiquem longos anos de águia ao peito.

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Mexidas de Inverno

Estas paragens nas competições nacionais que nos obrigam a ficar uma eternidade sem jogos do Glorioso são uma maçada que nem as fantásticas "filhozes" da minha mãe compensam. Teremos que esperar ainda mais uns dias para ver de novo o Benfica em acção após a excelente vitória na catedral da Luz contra os criminosos azuis.

A paragem, apesar de aborrecida, não significa menos Benfica nos jornais. E com o mercado de transferências de Janeiro prestes a abrir as notícias sobre mexidas no plantel do Benfica são mais que muitas. Mas nem tudo é fumo, já temos "fogo". Kardec e Airton foram confirmados como reforços do Glorioso e hoje surge na imprensa mais uma "confirmação" Éder Luis. O Benfica continua a apostar forte no mercado brasileiro algo que faz sentido dado a relação preço/qualidade que poderá ser fácil de obter por aquelas bandas tal a quantidade de jogadores de qualidade que surgem todos os anos no Brasil. Mas não será exagerado pergunto eu? Estas contratações não fecham as portas aos nossos juniores, muitos deles apelidados de estrelas? O futuro responderá a estas questões. Acima de tudo quero os melhores jogadores no Benfica, se vierem dos juniores, do Brasil ou da China por mim é igual. Mas quando se contrata jogadores com potencial à espera que cresçam na Luz, fico sempre a pensar se não podíamos deixar crescer os nossos. Adiante...

Kardec é um avançado que irá tentar preencher o lugar que Keirrison não conseguiu e ser alternativa a Cardozo. Faz sentido esta contratação porque para ambientar um jogador ao futebol europeu convêm que esse jogador seja nosso e não alguem que nos é emprestado por outro clube e que sairá quando estiver adaptado. Airton é um médio centro, campeão pelo Flamengo, e pelo que consta, bom de bola. Após as lesões que a equipa teve nesta fase recente não choca um novo jogador para aquela zona do terreno mas quando todos voltarem a estar disponíveis não será gente a mais? Antes a mais do que a menos, pensaram os mais optimistas. Infelizmente no futebol gente a mais costuma gerar burburinhos. Espero que isso não aconteça. Poderá ser o substituto natural de Javi Garcia, posição algo carenciada na equipa. Éder Luis é um avançado mais móvel que poderá substituir Saviola ou mesmo jogar num flanco. Irá tirar ainda mais espaço a Nuno Gomes. Desejo toda a sorte do mundo a estes três jogadores, caso se confirme a sua vinda para o maior clube do mundo. Todos com o aval do treinador o que, admito, me dá alguma confiança.

De saídas fala-se, mais uma vez, do empréstimo de Miguel Vítor ao Portsmouth de Inglaterra. Acho um erro ainda para mais quando recentemente um central brasileiro de 28 ou 29 anos de idade esteve na Luz em negociações com o clube. Não faz sentido emprestar um valor já certo da nossa "cantera" para depois ter que ir buscar um desconhecido para ocupar o lugar. Quim em Janeiro poderá ser um jogador livre para negociar com qualquer outro clube, não me incomoda nada tal situação e só digo "Obrigado e boa sorte". Parece que os brasileiros do Atlético Mineiro querem o empréstimo de Filipe Menezes como parte do acordo para a contratação de Éder Luis. Espero que o Benfica não aceda a esta pretensão pois Filipe Menezes mostrou ser craque e que só precisa de adaptação para ser um caso sério no futebol europeu.

Estes são os casos mais ou menos concrectos e palpáveis que estão na mesa do Glorioso. Claro que os nomes não ficam por aqui, avançados, defesas, médios, guarda redes, toda uma nova equipa é apontada ao Glorioso diariamente da mesma forma que surgem propostas de compra e/ou empréstimos dos nossos jogadores. Espero que as mexidas de Inverno não sejam muito mais do que os três jogadores que acabam de chegar ao nosso clube. Estabilidade acima de tudo.

segunda-feira, dezembro 21, 2009

SL Benfica - Porto: 1-0

Não custa nada.

Sem o maestro Aimar, sem o talento de Di Maria, sem a garra de Ruben Amorim, sem a velocidade de Coentrão, com Ramires a meio gás e o Glorioso Benfica, mesmo assim, foi totalmente superior ao adversário corrupto que mesmo com a ajuda do Lagarto Lucílio foi incapaz de conseguir sequer beliscar esta vitória que só peca por escassa. A superioridade do Glorioso foi tal que custa só ter ganho por um golo. Tanta conversa de "medo", de crescer exibicionalmente, blá blá e chegam à Luz e parecem uma qualquer equipa treinada por Carvalhal, todos borradinhos lá atrás. E não era para menos, os jogadores corruptos sabem bem que são inferiores e que só as ajudas dos homens dos apitos os salvam nestes momentos de aperto. Mas desta vez não foi suficiente.

Jesus surpreendeu ao colocar Urreta no 11 titular e foi uma aposta ganha. O míudo partiu a loiça toda e nem se deu conta que foram os primeiros minutos que fez na Liga Sagres. A segunda surpresa foi Ramires recuperar ao ponto de ser titular, este brasileiro deve ser feito de ferro para ter recuperado tão rápido e jogar tão bem. Aguentou a porrada até onde pôde aguentar. Um bravo este brasileiro. Javi Garcia no seu lugar habitual e Carlos Martins como elemento mais ofensivo do losango e este meio campo dominou totalmente o jogo, não deixou o adversário jogar e, apesar das tentativas do árbitro, nunca perdeu a cabeça e manteve uma qualidade xibicional excelente. De resto a defesa habitual e o ataque habitual. E o ataque fez das suas com Saviola, o tal reformado (hala Madrid!!) a colocar a bolinha lá no fundo das redes dando um excelente Natal aos benfiquistas e uma azia tremenda aos corruptos e ao Lucílio.

A equipa como conjunto foi perfeita e teve sempre o apoio necessário do banco. O treinador não perdeu tempo quando sentiu que estavamos menos fortes no meio campo na segunda parte e colocou Luis Filipe e Weldon para voltar a ganhar a supremacia em campo. Weldon com a sua velocidade desbaratou por complento a caceteira defesa corrupta e não marcou, como eu antevi, por muito pouco. Felipe Menezes entra para o lugar do lesionado Ramires e era uma questão de passra o tempo e saber se marcavamos mais um golo ou não. Cardozo esteve muito perto, Weldon como já disse também, David Luiz quase e até Falcão ía fazendo o gostinho ao pé marcando um auto golo, teria sido engraçado. A lance mais complicado para a nossa baliza foi quando o caceteiro Meireles tem um remate patético que bate em Luisão e ía traindo Quim. De resto os corruptos nada fizeram. Hulk é um jogador patético e só com a benevolência deste arbitros sujos é que dá nas vistas. A quantidade de mergulhos que ele deu teria dado, com um árbitro decente, uns quatro amarelos por simulação. Mas o Lagarto Lucílio claro que marcava tudo para ver se conseguia equilibrar as coisas. Mas não conseguiu. Javi Garcia foi enorme, Ramires enquanto não foi varrido esteve impecável mas, tenho que destacar o enormíssimo jogo de David Luiz. Simplesmente imperial, a cortar tudo e mais alguma coisa, a não se deixar levar pelas provocações nem pelo amarelo patético que o lagarto do apito lhe mostrou e depois, aquela atitude de puxar pelas bancadas e, no final do jogo, aquele geste para com o adepto benfiquista é algo de encher os nossos corações. Mas volto a repetir, a equipa esteve muito bem, muito coesa, muito trabalhadora, mostrando claramente que temos um plantel e não apenas um onze titular. Fantástico jogo, parabens a todos.

O Lagarto Lucílio bem tentou mas não teve hipóteses. E quando assim é dá um gozo do caraças. O amarelo ao David Luiz é das coisas mais nojentas que se pode ver num jogo de futebol. Uma vergonha. Após o golo do Benfica o Lagarto Lucílio inventa três ou quatro faltas para tentar que os corruptos voltassem ao jogo mas teve azar. Para acabar a patética exibição não assinala um penalty do tamanho do melão que o corrupto flautulento terá neste momento quando a pega uruguaia mostrou que está mais para basket do que para futebol. À descarada, à vista de todos, sem qualquer dúvida, e o gajo, lagarto nojento, não assinala nada. Temos pena, incha Lucílio, incha!!!!

A prenda de Natal que desejavamos e merecíamos. Somos claramente a melhor equipa desta Liga, estamos a praticar o melhor futebol e temos que vencer equipas aguerridas, arbitragens manhosas e malas cheias de dinheiro que por aí andam a circular. Nem sempre conseguimos o que fizemos hoje mas a superioridade que demonstrámos contra um adversário que se dizia estar na máxima força e na mó de cima, estano nós desfalcados de elementos fundamentais só nos pode dar alento e esperança para o resto da época.

Mais uma vez se provou que quando a arbitragem não consegue os empurrar os corrupts não ganham um jogo. Hoje foram reduzidos à sua natural pequenez, à sua dimensão de clube regional patético e bacoco.

Hoje tivemos um Benfica à Benfica, um ambiente extraordinário nas bancadas do principio ao fim, uma comunhão impar entre jogadores e adeptos, uma vitória merecida por todos.

Obrigado Pai Natal.

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Querido Pai Natal...

... fui um menino muito bem comportado este ano, não fiz travessuras, comi sempre a sopa, fiz os trabalhos de casa, por isso mereço que me deixes uma prendinha no sapatinho. E a prenda que eu peço é, apenas, a vitória no jogo de domingo.

Obrigado Pai Natal.

Sorteio Liga Europa - 16 avos

Gostei.
Se passarmos vamos jogar com o vencedor do jogo FC Copenhaga - Marselha.

quinta-feira, dezembro 17, 2009

SL Benfica - AEK Atenas: 2-1

Bom trabalho.

Antes demais dizer que o estado do relvado do Estádio da Luz é deplorável. Acho que nunca vi o relvado da Luz em condições tão más. Espero que o relvado recupere para o embate de domingo.

Gostei muito do Benfica esta noite. Um Benfica com muitas mudanças, com jogadores pouco rotinados e sem ritmo de jogo conseguiram ser claramente superiores ao adversário, controlaram sempre o jogo e a vitória, totalmente justa, só peca por ser escassa. A equipa merecia mais pelo que fez, pelo que batalhou. Hoje os "suplentes" foram dignos de envergar o Manto Sagrado e Jesus, concerteza, ficou contente com a entrega dos seus pupilos. Apesar de ser uma equipa pouco rotinada a qualidade de jogo existiu sempre. Se pegarmos no exemplo do ano passado em que, por exemplo, contra o Penafiel para a Taça, também mudamos meia equipa e a exibição foi medíocre. Desta vez não, gostei mesmo muito do Benfica esta noite.

Ganhámos, defendemos o nosso prestígio e demos competição a muitos jogadores. Claro que nos minutos finais a equipa quebrou fisicamente e ainda mais com o "baque" emocional que o golo sofrido provocou mas mesmo assim fomos bravos o suficiente para defender a nossa baliza. Uma dupla de centrais de míudos encheu o campo e mostrou uma segurança fantástica dando garantias de não ser por aquele espaço do plantel que a equipa irá sofrer quebras de qualidade e confiança. Luis Filipe a demonstrar que com uma equipa estável e cheia de confiança tudo fica mais fácil e as boas exibições aparecem. Menezes, Martins, Weldon, Nuno Gomes, todos a aproveitarem a oportunidade que o treinador deu e a ganharem pontos e minutos nas pernas. Shaffer terá sido o que menos aproveitou em que penso que ele sente muito a pressão de aproveitar todas as oportunidades mas, acredito, que se jogar domingo os seus cruzamentos irão ser fundamentais no resultado do jogo. Di Maria e Coentrão a mostrarem a qualidade e velocidade que lhes conhecemos com o argentino a ter dois momentos de pura magia e depois a deixar-se levar e a "oferecer" o golo de honra aos gregos. Apesar disso foi uma exibição que deu para fazer "metade" das pazes com os adeptos. A outra metade fica para um jogo mais a sério.

Está cumprida a fase de grupos da Liga Europa. Como seria normal o Benfica ficou em primeiro do grupo com tranquilidade e demonstrando claramente que a única não vitória desta fase foi um claro equívoco no trajecto que se deseja que só termine em Hamburgo. Algum do prestígio beliscado na época passada foi reposto. Mas queremos mais e, por isso, venha quem vier a seguir, é para "morrer".

Agora é preparar o confronto com os corruptos apoiados pelo Lagarto Lucílio.

Força Benfica!!!

O escolhido é...

... Lagarto Lucílio.

Vai ser o lagartão Lucílio Baptista o árbitro do clássico de domingo. Ui. É mais um adversário que teremos de vencer para conquistar os três pontos. Até os comemos!!!!

terça-feira, dezembro 15, 2009

Kardec

O período de transferências de Janeiro coincidir com uma fase muito importante da época é a oportunidade desejada para se encherem os pasquins com "revoluções" no plantel do Glorioso sendo a linha avançada sempre aquela que gera mais publicidade.

Kardec, ponta de lança brasileiro, é dado como certo no Benfica por 2,5 milhões de euros. Tendo em conta a pouca produtividade de Keirrison é natural que Jesus pretenda mais um avançado para precaver qualquer indisponibilidade futura. Não conheço o jogador por isso não posso emitir opnião sobre o mesmo. Se vier espero que seja bom. Fico sempre indeciso sobre o que pensar com estas contratações pois pelo preço não é nenhum "tubarão" e sinto que é retirado espaço aos jovens jogadores que temos no nosso plantel e/ou cantera. Por outro lado as probabilidades de se encontrar um astro brasileiro por tuta e meia é enorme dada a vastíssima quantidade de bons jogadores que o Brasil produz anualmente....

domingo, dezembro 13, 2009

Olhanense - SL Benfica: 2-2

Um empate tirado a ferros.

Estou desiludido com a incapacidade que demonstramos em virar resultados negativos. A equipa lutou bastante para virar o jogo, de falta de empenho não se pode acusar os jogadores, mas tudo foi feito com muito pouca lucidez. E mais uma vez falhamos numa fase crucial, num momento chave da época. Mais do que perder dois pontos o que me custa é constatar que ainda não somos capazes de ultrapassar esta situação. Tal como o ano passado em que fomos ao campo do último classificado numa posição previligiada e acabámos por perder o jogo, esta noite também fomos incapazes de demonstrar em campo a nossa superioridade e a poucos minutos do final do encontro conseguimos evitar nova derrota. Desperdiçámos uma oportunidade de ouro de colocar enorme pressão nos nossos adversários directos e de prepararmos a próxima jornada com muito menos pressão que so opositor.

Jesus resguardou Aimar devido a uma dor que o argentino sentiu e colocou Di Maria no seu lugar fazendo alinhar no onze inicial Fábio Coentrão. Penso que teria sido mais útil a escolha ter recaído sobre Felipe Menezes ficando Di Maria no seu lugar habitual, de resto tivemos a equipa esperada com David Luiz a não ser poupado por causa do amarelo. Sofremos dois golos em lances de bola parada, situação em que estmos a claudicar em demasia quando eramos fortíssimos no início da época. Conseguimos chegar ao empate num momento do jogo em que o adversário fica reduzido a 10 mas logo depois permitimos nova vantagem ao Olhanense. Di Maria com uma paragem cerebral prejudica gravemente a equipa ( para mim uma atitude daqueles, naquele momento, é inaceitável. Não há qualquer desculpa.) e retira a vantagem numérica que tinhamos no jogo. Na segunda parte o Benfica tentou mas nunca chegou a causar verdadeiro perigo, ocasiões de golo nem vê-las e os poucos remates certeiros íam à figura. As mexidas na equipa não trouxeram a inspiração desejada e foi já em desespero de causa que o recém entrado Nuno Gomes evita uma derrota e permite à equipa somar um mísero pontito no terreno de um último classificado que se jogasse sempre com esta qualidade e esta entrega estaria, concerteza, adisputar lugares europeus.

Um jogo cheio de casos e de quezílias transforma, obviamente, o árbitro numa figura do jogo. Se nas expulsões esteve bem (espero que Miguel Garcia tenha um castigo exemplar pois aquilo que fez é de uma violência que fazia corar o Bruno Alves) já em pormenores técnicos falhou e bem. Não há qualquer falta de Ramires no lance do primeiro golo do Olhanense, apenas e só carga de ombro e um jogador mais forte que o outro. Há fora de jogo, por centimetros é verdade mas não deixa de o ser, no lance do segundo golo da equipa da casa. Vi o jogo num restaurante e como tal não ouvia o som por isso não sei o que os comentadores disseram do lance, mas no pretenso atraso que Quim agarra não há qualquer falta pois o jogador do Benfica corta a bola, não há um passe para o guarda redes. No lance da primeira expulsão se Cardozo e o outro jogador que lhe dá uma palmada na cabeça também fossem expulsos não chocaria ninguem.

Estivemos mal. Não há que apontar a o dedo a nínguem individualmente pois todos falharam. Falhámos como equipa, como conjunto, fomos incapazes de manter a cabeça fria quando confrontados com o resultado negativo e fomos incapazes de criar jogo de qualidade para meter a bola em condições de alvejar a baliza adversária. Não quero falar muito mais de Di Maria para não dizer coisas que me incomodam dizer sobre jogadores que envergam o Manto Sagrado...

Não sei o que se passou nas bancadas mas tenho pena dos companheiros benfiquistas que fizeram centenas de quilómetros e que pagaram um balurdio para assistir a esta paupérrima exibição do Glorioso num momento muito importante da época. Claro que uma vitória no próximo jogo volta a alterar o estado das coisas mas estamos a falhar demasiado no momentos em que temos que demonstrar a nossa força. E isso assusta-me...

sábado, dezembro 12, 2009

Um Olho À Benfica #31

Luiz ao fundo do túnel!

Ainda a propósito do jogo de logo à noite, em Olhão. Perdoem-me os que discordam de mim, mas sou muito convicto na superioridade do actual plantel do Benfica sobre toda a restante concorrência em Portugal. E sublinho, plantel e não apenas equipa.

Portanto, acho que David Luiz deve jogar. Porque não se trata de nenhum "serial killer", porque é o melhor defesa do campeonato e será no futuro um dos melhores do mundo. O David Luiz é dos poucos jogadores que actualmente conseguem desfigurar todos os conceitos ultrapassados de que um defesa é para defender. Porque David Luiz é o primeiro dos nossos avançados.

Numa declaração recente, que considero paternalista e comovente, Mozer admitiu: «Se eu tivesse tido a técnica de David, teria sido melhor jogador». Como todos aqueles que têm memória sabem, era difícil pedir a Mozer que fosse melhor do que foi. Grande craque, eterno campeão e acérrimo benfiquista. Tudo qualidades, portanto.

O David Luiz tem de jogar esta noite. Porque se Jesus não o integrasse de início estaria a duvidar do jogador e da sua estaleca emocional para aguentar previsíveis provocações. Ou dos adversários ou do árbitro ou ainda de uma síntese possível entre estas duas entidades que ameaçam completar-se numa ameaça velada ao favoritismo do Benfica.

O treinador do Benfica é o último a duvidar de David Luiz. E porque suspeitar que David pode ficar de fora do jogo com o FC Porto, na semana seguinte, é igualmente duvidar da capacidade de Sidnei o substituir com categoria e classe.

Hoje à noite quero ver David Luiz em campo. Aliás, quero sempre, porque é dos melhores jogadores desta Liga. E se, porventura, for vítima, ou do seu temperamento ou de uma cilada, paciência. Na semana seguinte joga Sidnei. Um jogador que só é suplente no Benfica. Não o seria em mais nenhum clube português.

O que interessa é ganhar esta noite, o primeiro de dois jogos com o FC Porto, se é que me faço entender. E as pessoas devem perceber isso. O clássico já começou e será, para o Benfica, disputado em dois jogos.

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Soltas #91

- Sábado o Benfica regressa ao Algarve para um jogo a contar para o campeonato nacional para defrontar o Olhanense equipa que se encontra no fundo da tabela. Quero recordar que no ano passado também o Benfica estava numa boa fase quando se deslocou ao terreno do então último classificado e acabou por perder o jogo e entrar numa fase descendente. Portanto temos que encarar este jogo com toda a seriedade.

- David Luiz está em risco por ter levado o quarto cartão amarelo no jogo contra a Académica. Duvido que Jesus não o coloque a titular por causa disso. Caberá ao jovem central saber diminuir o seu impeto mas sem nunca descurar os superiores interesses da equipa, se for preciso levar amarelo para ajudar a equipa que leve. Concerteza que quem o substituir no jogo seguinte o fará muito bem.

- O discurso ambicioso dos jogadores revela uma enorme confiança. Com confiança as coisas correm melhor quer a nível pessoal quer a nível colectivo. Os resultados alimentam a confiança e esta permite alcançar bons resultados. É tudo uma bola de neve que tem faltado ao Benfica nos últimos anos e tem provocado "baixas" de jogadores que podiam dar muito ao clube.

- Após uma absurda luta pelo treinador de Andebol com um qualquer responsável de uma universidade do Porto eis que o homem finalmente chega ao Benfica e elimina o Porto da Taça de Portugal. De louvar a crença da equipa de Hóquei que anos após ano tentam lutar contra a vergonha instalada naquele desporto em Portugal.

- Os jornais em Portugal são tão previsíveis. Aproxima-se o mercado de Inverno e os nomes vão aparecendo. Benfica interessado neste e naquele e, de repente, o clube corrupto mete-se ao barulho. Sempre a mesma conversa, sempre a mesma novela.

- A caminhada para Hamburgo em breve conhecerá nova paragem quando for realizado o sorteio dos 16 avos da Liga Europa. Como líderes do grupo iremos defrontar uma das equipas que ficar em terceiro na fase de grupos. Para a semana saberemos quem poderá ser o nosso adversário. Da Champions chegaram Liverpool, Juventus, Atlético Madrid, Rubin Kazan, Marselha, Wolfsburgo. A Liga Europa promete.

- Viram o segundo golo dos verdes em Setúbal? O que foi aquilo? Fora de jogo e bola fora e mesmo assim golo validado? Sempre pensei que não iría ver pior quando o Labreca tirou a bola um metro dentro da baliza enquanto o fiscal de linha esfregava o olho mas afinal enganei-me...

- Apesar das ameaças do bruxo, Ronaldo voltou a jogar e a marcar. Que golão o livre directo que marcou ao Marselha. Está um fantástico jogador mas é impressão minha ou está a perder capacidade no 1*1 quando está parado? Faz malabarismos com a bola mas não vai para cima do adversário. Em velocidade sim, arrasa com tudo.

- Platini diz que os corruptos "não são batoteiros". O mais interessante é ele acrescentar o "agora". Está tudo dito.

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Um Olhão à Benfica #30

Para o jogo de Olhão, o Benfica vai ter de seguir algumas recomendações:

- David Luiz não pode chegar-se a um jogador adversário. É preciso impor ao nosso defesa - dos melhores do mundo, mesmo com parvoices - um jogo sem contactos. Se quiser fazer contactos, que os faça todos antes de chegar a Olhão, durante a viagem e ligue para os seus amigos e namoradas.

- Cardozo não pode ir para o intervalo com os restantes companheiros e sobretudo não pode, repito, não pode entrar no túnel. O jogador deve ficar sempre à vista de todos e enquanto durar o intervalo, devem amarrar-lhe as mãos atrás das costas. Se tiver de levar umas lambadas dos jogadores do Olhanense, deve aguentar estoicamente e vingar-se na segunda-parte com mais três golos.

- O nosso capitão, de regresso de um período de convalescença, deve guardar, igualmente, uma distância prudencial dos adversários - pelo menos um braço de distância - para a equipa não cair na desgraça de ter um golo anulado. Esperando igualmente que a meteorologia nos defenda, com um vento fraco, de modo a que os adversários não tombem na área, em pontapés de canto e de livre a favor do Benfica.

- Seria igualmente prudente que os jogadores do Benfica, durante a semana, pudessem ser treinados pelo professor José António Silva, pois, como todos se recordam, da última vez que o nosso clube jogou fora de casa, foi numa modalidade mista, em que os adversários notoriamente meteram, em várias ocasiões, os pés pelas mãos.

- A terminar, gostaria de fazer uma recomendação ao presidente do Benfica: Por favor, não vá a nenhuma casa do Benfica durante o fim-de-semana. É que já todos sabemos como costumam acabar os jogos do nosso clube a seguir a uma das suas bravatas contra o sistema. Se tiver mesmo de ser, aproveite a viagem para explicar o Fundo e toda a programada reestruturação empresarial que está a preparar para o clube.

Se o Benfica seguir estas recomendações, estará a evitar chatices e ganhará o jogo. E será campeão, porque na jornada seguinte joga em casa.

E todos sabemos que o Benfica tem uma média superior a quatro golos marcados por jogo, no estádio da Luz. E se alguém tiver dúvidas sobre a nossa vitória no próximo jogo na Catedral, então, desculpem, mas vão todos à média.

Está lá tudo explicado.

domingo, dezembro 06, 2009

SL Benfica - Académica: 4-0

Regresso à normalidade.

O mais interessante desta vitória gorda do Glorioso é que foi alcançada sem grande esforço, sem grande correria, sem aquele pressing habitual do Benfica e debaixo de um temporal que deixou o relvado em péssimas condições para os nossos artistas espalharem o perfume do seu futebol. O Benfica entrou calmo no jogo como se estivesse à espera de ver como a Académica se ía posicionar invês de ir para cima do adversário como costuma fazer na Luz. Mas a verdade é que aos 6 minutos Cardozo não desperdiçou uma deliciosa assistência de Saviola e inaugurou o marcador e deitou por terra qualquer esperança que a Briosa tinha em conseguir um bom resultado.

Sinceramente a partir deste golo a minha postura foi de absoluta tranquilidade, sabia que a vitória não ía fugir apenas faltava saber quantos íamos marcar. E, como disse, acima, sem grandes pressas o Benfica ía aproximando-se da área da Briosa e por volta do minuto 30 Saviola tem um pormenor de génio e mete a bola nas redes de Nereu pela segunda vez ao fazer um delicioso chapeu ao guarda redes adversário. Tudo normal, tudo tranquilo, sem grandes correrias até porque o relvado estava cada vez mais pesado e mais complicado de controlar a bola. Na segunda parte tivemos mais do mesmo com a Académica incapaz de causar perigo e o Benfica a aproximar-se da baliza adversária mas sem pressionar muito. Cardozo marca mais dois fazendo o seu segundo hattrick ao serviço do Glorioso e desta vez sem golos de bola parada para os críticos deitarem abaixo. Garantidos os três pontos, o regresso ao primeiro lugar e às exibições seguras e tranquilas.

Ruben Amorim foi o eleito para substituir o ausente Javi Garcia e não deu hipóteses aos adversários, David Luiz em mais uma exibição de grande nível compensando a falta de ritmo do regressado Luisão. Peixoto a crescer e a ganhar confiança e Maxi muito lutador mas longe do Maxi da época passada. Ramires incansável a defender e a atacar, sempre com qualidade. Aimar a pautar o jogo e sempre raçudo na disputa da bola. Di Maria activo. Mas os elogios têm que ir para a dupla atacante que jogou, fez jogar e marcou. Cardozo a mostrar a todos a razão porque Jorge Sousa "inventou" a sua expulsão e Saviola a encher o campo com pormenores fantásticos (Hala Madrid!!!). Jesus colocou em campo Coentrão, Weldon e Nuno Gomes que cumpriram a missão de refrescar o meio campo de ataque da equipa sendo que os sprints do brasileiro deixam água na boca para outras oportunidades.

O árbitro procurou sempre deixar jogar o que permitiu que apesar do estado do relvado não haver muitas quezilias e interrupções mas borrou um pouco a pintura na fase final em que mostrou amarelos a jogadores do SLB e depois ignorou lances mais duros dos jogadores da Briosa. Tenho dúvidas em alguns lances de fora de jogo mas a culpa, a existir, será do fiscal de linha.

Tinha alguns elogios pensados para o Vilas Boas mas depois de falar num lance de penalty a favor da Briosa com o resultado em 3-0 que ficou por assinalar só me resta dizer que, apesar de ter recusado o Sporting, encaixa perfeitamente no perfil lagarto.

Um belo regresso às vitórias gordas e mais golos de Cardozo que o colocam cada vez mais isolado na tabela dos melhores marcadores. "Deixem passar o maior de Portugal".

sexta-feira, dezembro 04, 2009

18 Milhões

Ontem, Domingos Soares Oliveira, o homem que controla a massa no Sport Lisboa e Benfica, informou que o clube terá 18 milhões de euros para gastar, caso queira, no mercado de Inverno.

Com as notícias de prejuízos que ultimamente têm vindo a público e após os sucessivos investimentos avultados no reforço da equipa de futebol o clube ainda ter 18 milhões para investir em jogadores é surpreendente.

Das duas uma: ou estamos a ser muito bem geridos e as contas estão totalmente controladas ou ...

quarta-feira, dezembro 02, 2009

BATE Borisov - SL Benfica: 1-2

Missão cumprida.

Três jogos sem vencer seria demasiado para este actual Benfica por isso a equipa tratou de regressar às vitórias e, de uma assentada, resolver a qualificação para os 16 avos da Liga Europa e a questão da liderança do grupo.

Temos que ser realistas e admitir que a equipa está num momento de baixa de forma. Se fosse apenas um quebra de rendimento físico não ficaria muito preocupado pois sei perfeitamente que é impossível para qualquer equipa do mundo manter o ritmo de jogo elevadíssimo que o Benfica apresentou neste primeiro terço da época, mas, infelizmente, a quebra não é tanto física mas sim qualitativa. O futebol apresentado pela equipa deixou de ser tão fluído e tão certeiro como foi até à bem pouco tempo. Pode-se argumentar que a quebra física dos jogadores impede que os mesmos estejam tão disponíveis para os apoios e as linhas de passe como antes mas a quebra que vejo não resulta da falta de apoios mas sim na finalização das tabelas, na forma como o último passe teima em não sair bem. E estas falhas permitem que o adversário ganhe a bola com a nossa equipa balanceada para o ataque o que provoca situações de perigo na nossa defesa. Mas como acredito totalmente na qualidade e vontade desta equipa sei que bastarão alguns jogos e consequentes vitórias para o Benfica voltar a ser o Benfica que Jesus nos ofereceu.

Hoje o treinador fez descansar Aimar e Di Maria e colocou em campo Filipe Menezes e Coentrão que deram muito bem conta do recado mas quem voltou a encher o campo e a demonstrar, jogo após jogo, que 7 milhões dados por ele foram uma pechincha, foi Javi Garcia. Estou encantado com o espanhol. Quem também demonstrou mais uma vez que se pode contar com ele foi Miguel Vítor que não acusa a pressão seja em que estádio for. A primeira palavra negativa da época para David Luiz que tem que ter mais cuidado na forma como se exprime principalmente quando tem a braçadeira de capitão no braço. Estranhamente a equipa sente dificuldades nos lances de bola parada defensivos, algo que eramos muito fortes. Nota-se a falta do patrão Luisão.

Não vi os ultimos 20 minutos de jogo mas penso que a história não foi muito diferente do que se viu durante o resto do jogo. Um Benfica claramente superior e que bastava acelarar um bocado e fazer a bola rolar pelos nossos artistas para abrirmos a defesa contrária e causar perigo às redes adversárias.

O importanto foi conseguido: a qualificação e primeiro lugar do grupo. O nome do Sport Lisboa e Benfica saíu dignificado. Não podia ser de outra forma perante adversários claramente inferiores. Agora podemos encarar o jogo na Luz contra o AEK com total tranquilidade e pensar na sorte que o sorteio ditará.

Força Benfica!!!