blog

domingo, abril 29, 2012

Rio Ave - SL Benfica: 2-2

Tudo decorreu conforme esperado. Numa jornada em que todos esperavam que o Marítimo tirasse pontos ao clube corrupto quem falha é, novamente, o Sport Lisboa e Benfica e que, de forma definitiva, entrega o título a um dos mais patéticos treinadores de futebol que passou por aquela casa corrupta.


Este é um jogo perfeito para justificar o que foi esta época: arbitragens vergonhosas e um dos piores treinadores que passou pelo SL Benfica. Em 5 minutos o Olegário não vê dois penaltys claros a nosso favor e um treinador que teimosamente aposta num Aimar ao lado de Cardozo e depois a vencer tira Matic deixando ainda mais o meio campo desprotegido e, tal como no jogo com o porto, provoca a perda de pontos. Este foi o espelho do campeonato. Um espelho que foi alertado vezes sem conta desde a época passada mas ai que não se pode dizer nada à equipa. Agora que o autocarro se espetou contra o muro é que vamos dizer que o motorista não chegava com os pés aos pedais? Agora que se deu o acidente é que vamos dizer que os travões não funcionavam? Precaver o acidente enquanto ele ainda não aconteceu para certos benfiquistas é ser anti, é fazer o trabalho dos nossos rivais....sim, ser benfiquista dos puros é esperar que o muro se desvie para evitar chocar com o autocarro.


Mais uma época humilhante que desde cedo se viu que ía dar nisto. Mesmo após a miserável prestação da época transacta o catedrático da bola repete os mesmos erros até à exaustão levando a equipa a quebrar sempre nos momentos decisivos. Mas, verdade seja dita, temos um plantel do caraças, jogadores de classe mundial, e isso permitiu que a equipa ganhasse muitos jogos e conseguisse até fazer acreditar no título mas eis que entra o treinador nas contas e mais uma vez, com as suas geniais tiradas tácticas, consegue perder 8 pontos em 3 jogos passando de uma vantagem de 5 pontos para uma desvantagem de 3. O nosso adversário é tão fraco que de seguida resolve dar nova oportunidade à equipa da Luz que responde com um emocionante empate em Olhão. Não satisfeito com tudo isto, num jogo decisivo para as nossas cores, Jorge Jesus consegue perder em Alvalade. Mas havia quem ainda acreditasse, havia quem ainda acreditasse que o tal muro se desviasse e malandros daqueles que refilaram após essa fabulosa conquista da Taça da Liga. Hereges. Ainda vamos ser campeões pá!!! Claro que sim. Jesus, concerteza, que se sente campeão. Deverá apanhar boleia do seu amigo Vieira e ir festejar para os Aliados... é lá o lugar deles.


Pinto da Costa disse que queria festejar na próxima jornada em campo. Percebi logo que seriam campeões esta noite. O velho está caquético mas o SLB dá-lhe vidas extra com tantos tiros nos pés. Jesus andou a semana inteira a dizer que acreditava que os corruptos pediam pontos, Carlos Pereira a dizer que ía fazer a vida negra aos gajos por causa do Kléber. A resposta deles? Toma lá dois penaltys para aprenderes quem manda nesta merda. Revejam o primeiro penalty. Está lá tudo. O SLB precisava que eles vencessem o Porto, o que fez para que tal acontecesse? Nem sequer foi capaz de vencer o seu jogo. Nada.


Os mecos avençados do costume insultam tudo e todos que na blogoesfera dizem alguma coisa contra Vieira e Jesus. Compreendo. É para isso que são pagos. Mas os benfiquistas puros irem na conversa destes otários é que é pior. Somos roubados pelos árbitros? Quem mais do que a blogoesfera benfiquista denuncia isso? Não fosse o trabalho de alguns blogs em criarem videos com os roubos que aconteceram esta época e era o silêncio total nas hostes benfiquistas. Será que Vieira hoje esteve em Vila do Conde? Pois...


Desde o ano passado que se alerta para as falhas claras e óbvias de Jesus no comando da equipa. As suas opções e teimosias custaram-nos dois títulos. Se ele vai para o Porto? Para mim já lá está desde a época passada.


Acabou. Ao menos isso. Mas não acredito que os benfiquistas acordem, estão demasiado amorfos, totalmente condicionados por aquilo que a comunicação social diz em defesa de Vieira. E com isso iremos nos arrastar até às próximas eleições em que seremos inundados novamente com promessas vãs, cenários idílicos, a "obra feita" cuja factura um dia saberemos quão pesada é e será no futuro do Glorioso. Um dia a verdade virá ao de cima. Não falha. Tarda mas não falha.


Se estas duas épocas miseráveis não chegam para isto acabar não sei o que chegará. O que eu tenho a certeza que é que o clube corrupto nunca mais dará o flanco como deu esta época. Basta ver que em Janeiro trataram rapidamente de corrigir lacunas que tinham e com o à vontade com que os árbitros os ajudaram este ano e nos prejudicaram, sem que ninguém dissesse seja o que for, para o ano seremos cilindrados. Com estes incompetentes no poder seremos cilindrados novamente. É isto que querem?


A todos que durante a época alertaram para este estado de coisas, todos os que lutaram para que este fim não fosse desta forma, todos os que explicaram, detalhe por detalhe, os erros que se estavam a cometer e deram indicações para o que nos podia levar a inverter o caminho, todos vocês que foram estupidamente insultados mas nunca desistiram, aos bravos que desolados com tudo isto não se deixaram cegar por uma Taça da Liga, a todos que lutaram por um Sport Lisboa e Benfica vencedor, um grande abraço!! 


O Benfica somos nós!

Parabéns Vieira!!!




Concerteza que irás festejar como festejavas antigamente...

sexta-feira, abril 27, 2012

Bielsa


É o treinador da moda, um dos nomes mais referenciados nas caixas de comentários de blogs benfiquistas quando se equaciona hipóteses para treinar o Sport Lisboa e Benfica. Admito que não conhecia muito do seu trabalho e reparei nele no Mundial 2010 devido aos elogios do Nuno do Entredez que me fizeram olhar com mais atenção para o Chile. Depois disso "esqueci-me" dele e só dei conta quando fiz zapping e apanhei o Bilbao a massacrar o United para a Liga Europa. Vi boa parte dessa eliminatória com o United e as impressões foram as melhores mas foi nesta meia final que, por motivos conjugais, tive que acompanhar na totalidade, que deu para observar o seu trabalho com a atenção devida. E a conclusão é óbvia: O Bilbao joga muito à bola. Muito mesmo.


Não vou discutir se foram mais fortes ou mais fracos que o Sporting, se mereceram ou não a qualificação, não é isso que me faz escrever o post mas sim a qualidade do futebol apresentado pela equipa espanhola, uma equipa longe dos recursos dos grandes clubes espanhois, mesmo dos grandes nacionais mas que consegue implementar em campo uma qualidade fabulosa. Mais do que os resultados concrectos o que está em causa é a filosofia de jogo, os princípios básicos que uma equipa deve respeitar, o modelo de jogo e o que Bielsa fez do Bilbao é excelente. O Bilbao nunca ataca à doida, a opção é sempre progressão em posse, em controle da bola, em segurança, se não há espaço para avançar é sem problemas que recuam o jogo para a sua defesa para iniciar nova ofensiva. Quem também fazia isto de forma fabulosa era o Chelsea de Mourinho em que trocava a bola até ao Cech se fosse preciso até encontrar espaço para penetrar na defesa adversária. A estratégia é simples e lógica, com a bola no nosso lado não sofremos e a probabilidade de marcar é muito superior. Tão lógico e a maioria dos adeptos não percebe, quer é pontapé para a frente. Foi frequente ver o Bilbao perto da área do Sporting fazer recuar o jogo para o seu meio campo devido a não ter espaço para entrar na área. Não cede à tentação de despachar a bola de qualquer maneira para dentro da área adversária e procura fazer rolar a bola, com paciência, até encontrar espaços para furar a defesa adversária. Os jogadores dão sempre uma ou duas linhas de passe ao portador da bola. O que falta a este Bilbao é uma melhor qualidade individual dos seus jogadores para conseguirem efectivar o que tacticamente é planeado: o passe final de ruptura, a qualidade de finalização, a recepção em momento chave, etc. Tivesse Bielsa, no Bilbao, jogadores como Pablo Aimar e Saviola...


Parece-me que a equipa expõe-se demasiado na defesa mas não sei se isso se deve à táctica em si ou ao facto acima mencionado da qualidade individual dos jogadores. O Bilbao ocupa muito bem os espaços mas não pressiona muito o portador da bola o que permite que o adversário consiga entrar com velocidade no seu espaço defensivo. Mas não é algo limitativo, pode ser corrigido, pode ser melhorado quer com treino quer com melhor qualidade individual dos jogadores.


Não conheço a personalidade de Bielsa mas o que aqui é dito mostra-nos alguém muito interessante. Não sei se alguma vez terá vontade de vir treinar para a Liga Portuguesa, não sei se o Benfica terá capacidade financeira para o convencer até porque se fala que é uma das primeiras opções do Barcelona para substituir Guardiola uma vez que encaixaria que nem uma luva naquele modelo de jogo mas seria com muito, mas mesmo muito, agrado que veria o SL Benfica a jogar daquela forma. Com este modelo de jogo e com os nossos jogadores...ui!!!



terça-feira, abril 24, 2012

Deprimente


Sabemos que estamos com o actual treinador do Sport Lisboa e Benfica pelos cabelos quando nos dizem que Vieira está a pensar, seriamente, numa antiga paixão para o substituir e a nossa primeira reacção não é um "fosga-se, passamos de cavalo para burro???".


É deprimente...

Tacho


sábado, abril 21, 2012

SL Benfica - Marítimo: 4-1

É doloroso ir à Luz com o sentimento de mero cumprir de calendário ainda para mais da forma como correu esta época. Mas temos que lá estar, temos que dizer "presente" sempre.


E quando chego ao estádio esboço um sorriso, Pablo Aimar ía jogar e eu ía ter mais uma oportunidade de ver o mágico número 10 do SLB a jogar. O SL Benfica entrou muito forte e por momentos esqueci-me completamente que o adversário era o Marítimo tal a forma como o Benfica os engoliu na primeira parte. Foram 2 golos perfeitamente naturais que nos deram a vantagem justa e impediram que o Pessanha fizesse o seu típico anti jogo irritante. Na segunda parte o golo sofrido da ordem, não há nada a fazer sobre isto. Sofremos golos sempre. A equipa acordou e voltou a carregar e rapidamente marcou mais dois golos e selou o destino do jogo de forma definitiva.


O jogo de hoje demonstra mais uma vez que podíamos ter feito muito mais não fosse a teimosia inexplicável do treinador. Capdevilla dá muito mais à equipa do que Emerson e Nolito então nem se fala, principalmente quando joga com Aimar e Saviola por perto. E irrita-me ver Jesus doido no banco, a refilar duramente com os jogadores quando o marcador assinala 4-1 a nosso favor e depois vê-lo em Alvalade completamente apático. Quem perceber que explique.


Nolito é a figura do jogo pelo que jogou, pelo que marcou e pelo que deu a marcar nem sequer tem discussão. Atrás dele temos Cardozo e Artur. Se Artur é consensual pelas defesas que fez já Tacuara poderá levantar alguma discussão dado não ter marcado golo algum. Não marcou mas jogou muito e todas as jogadas de ataque, de perigo do Glorioso, passaram pelos pés do paraguaio e o ataque do Benfica desapareceu quando ele saíu. Aimar claramente em défice físico mas compensou Matic com nova boa exibição. César também em bom plano e Maxi é Maxi. De resto a equipa esteve bem sem grandes problemas.


A arbitragem quase que nem se deu por ela. Um lance na nossa área com o árbitro a considerar  simulação do avançado do Marítimo e uma falta sobre Aimar (acho) que podia ter dado o segundo amarelo ao jogador que a fez mas foi um jogo tranquilo em que ninguém complicou. Aimar tem de uma vez por todas de parar de refilar com os árbitros. Ninguém lhe explica isso?


Os grupos de apoio ao Benfica resolveram protestar com o estado actual do Glorioso abdicando daquilo que mais gostam, de cantar pelo Benfica. Isso resultou num silêncio total no Estádio da Luz durante 45 minutos interrompido por quatro cânticos vindo das bancadas e duas "salvas" de palmas que duraram, no máximo, 5 segundos cada. Ainda bem que não precisamos das claques para nada...


Ganhámos, vencemos bem, cumprimos o calendário e agora todos a rezar para que os corruptos percam pontos. É a isto que chegámos. Se para alguns é suficiente para mim não é.


Sou do Benfica, com muito orgulho, com muito amor!

sexta-feira, abril 20, 2012

Novo Benfica

Cada vez que vejo Sporting, Braga em finais europeias e o Porto a ganhá-las fico convencido que estamos perante o novo Benfica. 
Um Benfica em que uma presença numa meia-final já é um resultado espectacular. Um Benfica em que um 2º lugar no campeonato já é um bom resultado. 
Um  Benfica em que não se devem exigir resultados extraordinários (anteriormente conhecidos por TÍTULOS) porque isso dá muito trabalho e agora não apetece. 
Um Benfica em que se quer manter um treinador que em 3 anos ganhou 1 campeonato e nos fez passar 2 épocas das mais humilhantes da nossa história, só porque se sair vai para o rival.
O Benfica dos dirigentes, que só saem do seu gabinete para dizer que o Witsel tem qualidade para jogar num clube de topo.

Se calhar aquele novo símbolo com BENFICA SEMPRE é o tal novo Benfica. O Benfica do Vieira. O Benfica dos 2ºs lugares. SEMPRE.

quinta-feira, abril 19, 2012

Passar de cavalo para burro?

Eu sei que os jornais nesta fase adoram brincar com nomes e fazer 358 equipas para o Sport Lisboa e Benfica mas há sempre algumas notícias que tem um fundo de verdade e esta pode bem ser uma delas, tendo em conta o negócio Gaitan. E como seria mau para o Glorioso esta possibilidade... Não só Witsel é 10 vezes superior ao Anderson como o brasileiro ganha 10 vezes mais do que merece. Mesmo com enorme redução de ordenado seria sempre um dos mais bem pagos do plantel e não tem, claramente, qualidade para isso. 

terça-feira, abril 17, 2012

Soltas #111

- Depois da conquista da Taça da Liga regressa o campeonato com a recepção ao Marítimo no Estádio da Luz, sábado, às 17 horas. Estádio cheio demonstrando que ainda se acredita ou meia casa para cumprir calendário? Acho que será a segunda mas estarei lá até ao fim.


- Gaitan enche, naturalmente, páginas de jornais em Portugal e Inglaterra. Muitos milhões e jogadores envolvidos na transferência. Por mim era dinheiro e mais nada. Cedência de jogadores só se trouxerem valor acrescentado ao plantel e não gosto deste tipo de empréstimos onde valorizamos jogadores de outros clubes e quando ficam "no ponto" regressam à casa mãe.


- Se concordo com a venda de Gaitan não digo o mesmo às possíveis saídas de Javi Garcia, Witsel e Rodrigo. Os dois últimos acho que deviam ficar mais uma época antes de serem vendidos para, jogando com regularidade, se afirmarem como jogadores de top, já o centro campista espanhol é um daqueles jogadores difíceis de substituir não só pela valia técnica mas principalmente pela empatia entre clube e jogador e liderança dentro de campo. Javi Garcia, tal como Luisão, têm qualidades que não se compram.


- Capristano vem defender a permanência de Jorge Jesus no SLB. Concerteza que este não será apelidado de abutre. "Outros vão esfregar as mãos se isso acontecer" diz Capristano sobre a possível saída de Jesus. Já estou a ver os "outros" a pensarem :" ui, sem Jesus no Benfica, vamos dar-lhes 5-0 na próxima vez que cá vierem e vamos dar a volta na Luz a uma meia final da Taça de Portugal em que estamos em desvantagem por dois golos e ainda vamos ser campeões na casa deles"..espera...afinal..aham..


- É inacreditável nos dias de hoje acontecer o que aconteceu na meia final da Taça de Inglaterra entre Chelsea e Tottenham onde foi validado um golo que não chegou a entrar na baliza. Até quando a UEFA/FIFA vão continuar "cegos" perante estas afrontas à verdade desportiva? Eu sei que lhes convêm deter o controlo sobre as competições mas até quando os clubes e, principalmente, os adeptos vão tolerar isto?


- Por falar em UEFA, é irónico ouvir o Platini a queixar-se do preço dos hotéis na Ucrânia. Se ainda calha-se qualquer coisita aos bolsos da UEFA, né sôr Platini?


- O arguido Paulo Pereira Cristovão foi readmitido nas suas funções de dirigente no Sporting. Diz tudo sobre a postura do clube neste caso Cardinalgate. 


- Hoje temos jogão de bola: Bayern-Real. Aposto no Real mas não vai ser nada fácil. Amanhã será Barça-Chelsea onde muitos benfiquistas querem ver os ingleses derrotados e humilhados mas eu não consigo torcer por vitórias do Barcelona. Sábado o clássico decisivo do campeonato espanhol: Barça-Real, quatro pontos separam os gigantes de Espanha e se o Barça vencer Mourinho e CR7 muito terão que pedalar para serem campeões...


- Nunca hei-de perceber o porquê de clubes insistirem com jogadores como Balotelli e Adriano, por exemplo. Arranjam sempre problemas por onde passam, desportivamente não valem o ordenado que recebem mas há sempre clubes interessados em pagar um balúrdio pelos seus "préstimos". 

domingo, abril 15, 2012

Refilar

Eu sou do tempo em que após um qualquer empate no Estádio da Luz os jogadores, treinadores e dirigentes só iam para casa depois de passarem por um corredor humano que lhes dava uns valentes calduços... e isto numa altura em que o Benfica vencia frequentemente.


Agora cai o carmo e a trindade se meia dúzia de rapazes dão umas bocas aos profissionais pagos a peso de ouro do Sport Lisboa e Benfica perante a perspectiva de mais uma época humilhante. Realmente as coisas já não são o que eram...

sábado, abril 14, 2012

SL Benfica - Gil Vicente: 2-1

Quarta final, quarta vitória, quarta Taça da Liga para o nosso Museu. É esta hegemonia que o SL Benfica tem obrigação de passar para o resto das competições nacionais.


O Gil Vicente foi um valoroso adversário e dignificou muito a nossa vitória que foi merecida pelo que jogámos e pela aplicação dos jogadores do Benfica que quiseram conquistar esta Taça. Não salva a época mas é sempre bom vencer e conquistar troféus oficiais. Jorge Jesus mexeu bastante na equipa, não só pela ausência de Luisão e pelo regresso de Aimar. Deu a titularidade a Rodrigo e Nélson Oliveira como dupla atacante e Matic no lugar de Javi Garcia e o SLB desde cedo pegou no jogo e não deixou o Gil ter espaços para jogar. Fomos mais fortes, mais rápidos, mais ofensivos o que é perfeitamente natural dado a qualidade obviamente superior dos nossos jogadores. Mesmo assim ao não matarmos o jogo fomos dando crença ao Gil que acreditou sempre e numa das nossas típicas falhas consegue um empate perto do fim. Jesus mete o proscrito Saviola em campo e é El Conejo que marca o golo que nos permite levantar a quarta Taça consecutiva.


Matic fez um jogo do caraças e Witsel é craquíssimo como poucos. Rodrigo a soltar-se e a espaços a mostrar o grande Rodrigo que já vimos esta época. De resto equipa equilibrada e coesa com exibição bem agradável. Não posso deixar de referir a tranquilidade que Capdevilla dá ao lado esquerdo e a forma como a equipa joga com mais confiança por aquele lado. 


Jorge "super dragão" Sousa entrou num jogo com um critério largo na questão dos amarelos e não vejo mal nenhum nisso se o árbitro for coerente e, parece-me, que o foi. Alguns erros de análise a faltas e alguns erros nos foras de jogo assinalado mas sem qualquer influência no resultado. O amarelo ao Gaitan foi escusado mas o a Saviola acertado. Tenho algumas dúvidas na posição do jogador do Gil que faz o golo mas as repetições incidiram sempre no jogador que faz o passe e não nele que marca. 


Nota-se alegria nos nossos jogadores mas nota-se que é a alegria na medida certa dada a importância da competição e o contexto do clube no campeonto nacional. Gosto disso. Eu quero sempre ganhar e estou satisfeito por ver o clube conquistar mais um troféu mas também sinto uma enorme frustração em mais uma época (e que época!!!) com apenas esta conquista.


Chamem-na como quiserem mas é nossa. CARREGA BENFICA!

sexta-feira, abril 13, 2012

É completamente isto...

Benfica, um conto noir

Leiam. Esta excelente e retrata bem o actual estado a que o Benfica chegou.

Cardinalgate parte 1

Tenho-me abstido de opinar sobre este tema. Quero aguardar mais avanços na história para comentar. Não podemos dizer que nada temos a ver com isto porque tudo o que envolve o futebol nacional terá, sempre, a ver com o Sport Lisboa e Benfica. Por exemplo, o árbitro desta eliminatória que está em causa entre Sporting e Marítimo foi Artur Soares Dias, o mesmo que apitou, da forma que todos sabemos, o último derby. Árbitro esse que nessa eliminatória foi ameaçado pelo dirigente do Sporting agora em causa neste processo todo.


Bem, adiante, vamos a algumas notas que são deveras curiosas:


- Afinal, parece que quem denunciou a situação foi o Cardinal ao detectar o depósito de 2 mil euros na sua conta e pediu escusa do jogo por isso.


- A pessoa que fez o depósito em dinheiro vivo foi detectada pelas câmaras quer do aeroporto quer da agência bancária (segundo Jornal da Uma da SIC) e é um empregado de Paulo Pereira Cristovão e, atenção, elemento bem conhecido de uma das claques do Sporting.


- Parece, igualmente, que alguém fez chegar o papel comprovativo do depósito ao Sporting e o clube de Alvalade denunciou a situação ao mesmo tempo que começa a passar a mensagem de que foi uma "armadilha" para apanhar o fiscal de linha. 


- O dirigente do Sporting foi considerado arguido (vale o que vale) e começam a surgir informações que, através da sua empresa de segurança, fazia vigilância aos árbitros e depois procedia a chantagens.


 Vamos aguardar por mais desenvolvimentos para se ter uma opinião mais concrecta sobre culpas neste caso. A teoria da "armadilha" é tão fraca, tão manhosa, tão incompetente que me custa muito a acreditar na sua veracidade. 


Tem sido interessante ler alguns opinadores que rapidamente já vieram a terreno defender que nada pode acontecer ao Sporting mas que pediram 3 anos de castigo a Jorge Jesus por ter dito que o fiscal de linha viu o fora de jogo no terceiro golo do Porto na Luz mas não quis assinalar. A coerência destas almas é de ir às lágrimas.


No meio disto tudo admito um certo gozo porque me lembro do que a maioria dos lagartos disse e ainda diz sobre a "escuta" a Vieira. Agora têm no bucho o pagamento confirmado de 2 mil euros na conta de um fiscal de linha que ía fazer um jogo deles. Sempre podem dizer que era para conselhos matrimoniais...

Quarta Final

O futebol profissional em Portugal tem quatro competições: Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça sendo a ordem apresentada o ranking de importância que dou a cada uma delas.


Campeonato e Taça de Portugal são e serão sempre uma obrigação para o Sport Lisboa e Benfica, qualquer falha em as conquistar são e serão sempre um enorme fracasso desportivo. A Taça da Liga surge em terceiro lugar e por último fica a Supertaça que é um mero jogo que até pode ser conquistado por uma equipa que não tenha conquistado nada na época anterior. A Taça da Liga é uma competição real, onde todas as equipas profissionais a disputam e onde o nível de dificuldade é acrescido fruto das várias eliminatórias e fase de grupos necessárias ultrapassar para se chegar à final. Tem muito mais valor e mérito do que a Supertaça. Defendi que o Glorioso não devia ter participado nesta competição, quando ela foi criada, como forma de repúdio a tudo o que se passava e passa no futebol nacional. Não foi essa a opção dos dirigentes e o SLB entrou na competição e, como tal, é para ganhar. Fomos eliminados na primeira edição pelo futuro vencedor do troféu e nos três anos seguintes fizemos o que temos de fazer sempre: vencer.


Na primeira conquista vencemos o Sporting numa final que ainda hoje dá que falar por causa de um penalty mal assinalado à beira do fim do jogo mas que teve na primeira parte um penalty sobre Aimar que ficou por assinalar que os opinadores gostam de esquecer. Ainda hoje a SIC quando tem que mostrar imagens de um Benfica-Sporting mostra imagens desse lance. Curiosamente o nosso adversário dessa final nem lá devia estar porque eliminou o Rio Ave nas meias finais devido a um golo marcado num dos foras de jogo mais evidentes que tenho memória. A segunda conquista deu-se na primeira época de Jorge Jesus onde o rolo compressor estava activo e esmagou Sporting nas meias finais e cilindrou o clube corrupto na final apesar das tentativas de Bruno Alves em lesionar toda a equipa do Benfica debaixo da habitual complacência do árbitro Jorge Sousa que, curiosamente, irá ser o árbitro de amanhã também. A terceira conquista foi o ano passado contra um honroso Paços de Ferreira depois de, mais uma vez, eliminarmos o Sporting nas meias finais. Os nossos adversários tiveram oportunidades de conquistar a Taça mas não foram fortes o suficiente. A teoria da desvalorização apenas existe para suavizar o fracasso deles pois viu-se bem a vontade que tinham os jogadores do Porto na meia final da Luz com os enormes festejos que fizeram quando deram a volta ao marcador e a festa que era feita nas bancadas e os verdes, bem, se é uma competição tão insignificante porque é que ainda subsiste tanta raiva com o penalty do Lucílio? Pois... O Sport Lisboa e Benfica para conquistar as três Taças que tem no seu historial teve que respeitar os adversários e lutar para vencer, ultrapassando SEMPRE em todas as competições adversários difíceis, nunca tivemos, como outros, caminho aberto dado por sorteios simpáticos.


Mas não tenhamos ilusões, uma Taça da Liga não salva época nenhuma. Não salvou a época passada e não salvará esta época. O ano passado sentiu-se isso mesmo no momento dos festejos da equipa com os adeptos e não me admirava que o mesmo acontecesse este ano. E, diga-se, ou o SL Benfica joga a sério e encara o Gil Vicente como um grande adversário ou  teremos um novo nome na lista dos vencedores do troféu.


Quero ganhar como sempre quero ganhar. Os jogadores que honrem a camisola, o treinador que cumpra o seu papel e que se traga a quarta Taça da Liga para o Estádio da Luz.


CARREGA BENFICA!!!


PS: As referências ao "quarto" ou "quarta" presentes  neste post não são gozação ao Sporting.

quinta-feira, abril 12, 2012

Fecharam a porta do QUARTO

Desde 2ª à noite que era uma barulheira do caraças ali vinda do QUARTO. 
Agora parece que fecharam a porta... 
Será chuva, será gente... Acredito que seja por isto 

 Entretanto já escreveram ao presidente da Liga a dizer que afinal são a favor de que não hajam descidas.

Armadilha

"Armadilha??? Bolas, porque é que não pensei nisso quando tive que admitir que recebi o árbitro cá em casa!?!?" - Corrupto mor quando soube da notícia das buscas da PJ ao Sporting...

terça-feira, abril 10, 2012

Estavas a olhar para onde???

Não há qualquer dúvida neste lance. Izmaylov agarra a camisola de Luisão, está tão esticada que até do Estádio da Luz se via o agarrão e o árbitro, Artur Soares Dias, está perfeitamente enquadrado com o lance e a ver toda a acção. Não marcou porque não quis. Simples. O mesmo árbitro que no meio de uma confusão habitual na marcação de um canto ou livre a favor do SLB viu uma falta ofensiva de Nelson Oliveira. Mais do que a não marcação dos penaltys é a puta da dualidade de critérios que me tira do sério. É eles fazerem tudo isto às claras, à descarada. Sem o mínimo pudor. Meus amigos há imagem mais esclarecedora do que esta fotografia? Vejam os três intervinientes e vejam como foi ajuizado o lance. Tão simples, tão fácil. É tão fácil prejudicar o SL Benfica.


E a Direcção calada...a apoiar Fernando Gomes, a sentar-se ao lado de Salvador e Oliveira. Calada.

segunda-feira, abril 09, 2012

Sporting - SL Benfica: 1-0

Arbitragens e Jorge Jesus. Jorge Jesus e arbitragens.


A política no SLB é não falar de arbitragens, durante uma época inteira assistimos a vergonhosas, mas habituais, arbitragens e no  Benfica a resposta era silêncio até que se perdeu uma vantagem estupenda que tínhamos de avanço e lá surgiram as primeiras críticas, muito tímidas. Segue-se o escandaloso castigo a Aimar que da Direcção não mereceu uma reacção enérgica perante tamanha barbaridade aos olhos de todos. Para culminar, em vésperas deste derby, Jorge Jesus diz que os árbitros nacionais até são muito bons quando comparados com os estrangeiros... 


Sendo assim meu caro Jorge então não valerá a pena falar daquele penalty claríssimo sobre o Gaitan logo no primeiro minuto que alteraria, completamente, o jogo? Ou agora, que se perdeu mais um título, já se fala à boca cheia de arbitragem? Aqui no Mágico sempre mantivemos a luta contra estas arbitragens mas quando vocês as perdoam...como é? Teremos que falar das tuas opções então, teremos que falar da tua inexplicável teimosia, teremos que falar da tua incapacidade gritante em incentivar a equipa e de dar um coice a um jogo que não nos está a correr bem e virar o resultado a nosso favor? Mantêns a tua teimosia em usar esta táctica que não dá qualquer resultado positivo com apenas dois médios. Ainda não percebeste que estes jogos ganham-se no meio campo e para isso tens que ter um meio campo forte e, curiosamente, até tens jogadores capazes de lutar e sair com a bola jogável. Witsel, Matic que tão bem jogou em Londres e Javi...é assim tão complicado perceber a mais valia que este meio campo daria à equipa? És assim tão teimoso ou incompetente? Já sabes qual a minha resposta a isso não já? Nolito não merecia ser titular em detrimento de um Gaitan em défice físico que podía entrar e ser determinante na segunda parte, por exemplo? É assim tão descabido? E não meu caro Jorge Jesus, não é conversa após o jogo, isto é dito desde a época passada...os mesmos erros, as mesmas teimosias apenas com intervinientes diferentes. Nunca um treinador teve o que tu tens ao dispôr e apenas ganhas as míseras Taças da Liga (se ganhares!!!)...sempre com erros de palmatória na análise ao jogo e incapaz de mudares o rumo dos acontecimentos. Djaló como primeira opção para virar um resultado adverso em Alvalade? A sério? O puto até tentou mas...enfim. E o que dizer de Capdevilla que faz um jogo monstro em Londres e na Luz com o Braga, mostrando o que deve ser um lateral esquerdo e voltas a ser teimoso metendo o pobre do Emerson que foi muito voluntarioso a defender mas revelou, novamente, todas as limitações que tem e que o espanhol não tem.


O que digo hoje já o dizia a época passada. Os meus acérrimos críticos, os "yes-men", ao menos reconheçam isso, ok? Por mim caro Jorge Jesus já não disputarias, sequer, a final da Taça da Liga, mas como quem manda no Glorioso está-se a cagar para tudo isto provavelmente lá terei que levar contigo mais um ano onde terás novamente grandes contratações ao dispôr, um plantel fortíssimo, onde jogaremos muito bem e lutaremos pelo título até que se chegue à hora decisiva e, mais uma vez, a equipa falhará, seja por opções tuas, seja por inaceitável desgaste físico, seja por lacunas incríveis no plantel após o mercado de Inverno...Já chega. Já chega de Jorge Jesus.


Arbitragem...eu repito-me, jornada após jornada, é tão fácil assinalar penaltys contra nós, é tão fácil expulsar os nossos jogadores. E a Direcção do SLB caladinha... O monte de merda que apitou este jogo não vê um claríssimo penalty sobre Gaitan logo no minuto inicial mas não hesitou um segundo a considerar penalty o mergulho do Wolfsqualquercoisa. Sim, está lá o braço do Luisão e por isso aceito o penalty mas o gajo cai quase duas horas depois do Luisão tirar a mão. Mas o árbitro não hesita um segundo. Era aquilo que ele estava à espera. De uma queda dentro da nossa área. E aquele agarrão do Izmaylov ao Luisão dentro da área? Não houve um penalty deste género assinalado a favor do Barça? E os amarelos? Pára uma jogada do SLB para assinalar falta do Schaars e o amarelo ficou no bolso mas logo a seguir não hesitou a mostrar amarelo ao Javi. Revejam os lances e revejam a forma como ele amarela jogadores do Benfica. Carriço arranja uma confusão enorme e o gajo amarela o Witsel...João Pereira pisa o Gaitan e nada, embrulha-se com Nélson Oliveira e pimba, amarelo aos dois. É inacreditável...todas as jornadas a mesma merda e no Glorioso apenas silêncio. Até que os jogadores perdem a cabeça...os desabafos de Maxi em Olhão e de Artur hoje mostram que os jogadores se sentem desprotegidos, isolados e cansados de ver o seu esforço ser constantemente ofendido e gozado por estes montes de esterco que nos apitam...


O Sporting foi mais perigoso é o que os comentadores dizem. Claro que foi, aproveitou e bem os erros do Glorioso e beneficiou de uma arbitragem que lhe permitiu aproveitar esses erros. A perder desde o primeiro minuto com Polga amarelado se calhar a intensidade de jogo era menor mas claro, não interessa debater isso porque dá muito trabalho...Um lagarto acaba-me de me dizer "que quando o nosso melhor jogador foi o Artur.." justificando ele com isso a vitória dos verdes. Esquece-se ele, como costume, que os guarda redes estão lá para isso. E, curiosamente, o melhor jogador deles também se chama Artur mas não me parece que seja assalariado do Sporting...pelo menos não devia ser.


Não me conformo em perder este título. Não me conformo. Temos um plantel formidável e ficaremos, talvez, por mais uma taçita da Liga. Com cinco pontos de avanço acabamos a lutar por um segundo lugar que deveria envergonhar TODA a estrutura profissional do Sport Lisboa e Benfica. TODA.


Agora, claro, a culpa será minha e de todos aqueles que têm alertado para os sucessivos erros que o clube comete. Eu tenho moral para falar dos árbitros porque falo também dos erros próprios. O clube, infelizmente, não fala dos erros dos árbitros logo terá que ser julgado pelos erros próprios. Mas sim, a culpa é minha, que estou lá todas as semanas e sofro com tudo isto. Eles, que têm poder de decisão, não têm culpa nenhuma. Está tudo bem não é? Vamos apoiar e no fim fazer contas, é isso não é?


Sou do Benfica e isso me envaidece. Sempre.

sexta-feira, abril 06, 2012

Reservas

Curioso como certos opinadores do futebol nacional ficam tão incomodados com a revolta de Rui Costa ou o festejo de um golo do Gobern mas nem ligam a este tipo de notícias. A integridade moral de alguns bananas que poluiem a blogoesfera revela-se quando ignoram estas situações mas fazem reports sobre que papel higiénico o Glorioso pôe ao dispôr das equipas de arbitragem quando vão à Luz.


Havia de ser bonito se ali na notícia, ao invês do nome do corrupto mor, estivesse o nome de Luis Filipe Vieira. Mas isto não é novo, já por duas vezes os lagartos contratam treinadores para a época seguinte no decorrer da competição em que estão a lutar contra essas equipas por um lugar na classificação. Mas aos campeões da verdade desportiva o que incomoda é o SL Benfica contratar, no mercado de Inverno, o Jardel à Olhanense. Isso é que é grave. Onde já se viu contratar alguém no mercado de Inverno e, escândalo dos escândalos, pagar?

quinta-feira, abril 05, 2012

Penalty porquê?

Há benfiquistas que concordam com a marcação do penalty contra nós, ontem, em Stanford Bridge. Eu defendo, desde o primeiro segundo, que não há falta alguma, os jogadores "chocam" ombro a ombro e Javi Garcia, simplesmente, foi mais forte. As imagens seguintes mostram claramente:



Os jogadores estão alinhados, não há entrada de Javi às costas de Cole como muitos dizem. Expliquem-me onde é que está a falta? 

Um agradecimento ao Blog A Minha Chama.

quarta-feira, abril 04, 2012

Chelsea FC - SL Benfica: 2-1

Se há momentos que demonstram que somos, realmente, o melhor clube do Mundo, este jogo em Stanford Bridge é um excelente exemplo disso mesmo. Enormes, bravíssimos, campeões. Que orgulho.

Sair da Champions desta forma só envergonha a UEFA, o Benfica e os benfiquistas só podem ter um orgulho do tamanho do amor que têm para com este fabuloso clube. Este perto de ser épico, esteve perto de ser histórico mas, apesar da derrota e da eliminação, foi Benfica. Enorme. Perante tantas adversidades, depois de um resultado injusto na primeira mão onde nos foi roubado um penalty escandaloso, depois de uma série de lesões que nos obrigam a ter uma dupla de centrais inédita e impensável, depois de um penalty assinalado num lance normalíssimo de futebol onde Javi foi mais forte que o adversário, depois de uma expulsão (justa) de Maxi por acumulação de amarelos, depois de tudo isto...o Glorioso carregou sobre o Chelsea, encostou o Chelsea às cordas e pôs pânico nas caras dos adeptos blues a desesperarem pelo fim do encontro. Não há vitórias morais mas se existissem o que aconteceu hoje seria a maior vitória moral de sempre. Enorme jogo de todos os bravos, uma exibição fabulosa que comprova que temos uma equipa fantástica que se pode bater com qualquer um sem medos. Mesmo 10 contra 12 fizemos frente aos milionários de Londres. No livre de Aimar, no final do jogo, as lágrimas queriam começar a cair pelo rosto só de pensar no que podia sair dali...depois de tudo, ter aquela emoção, aquela possibilidade de final feliz...obrigado campeões, obrigado.

Jesus teve que "inventar" na defesa e não foi isso que impediu uma entrada brutal e autoritária do SLB mostrando claramente que queria mostrar quão injusto foi o resultado da primeira mão. Todos os jogadores estiveram à altura com uma exibição fabulosa, cheia de alma e, bolas, do outro lado estava uma grande equipa, com jogadores como Torres, Lampard e Mata que, naturalmente, também sabem jogar à bola e criar lances de golo. E com mais um jogador (ou dois...) e com o Benfica a procurar o resultado de forma declarada é natural que tenham conseguido aproveitar os espaços na nossa defesa e terem oportunidades de resolver cedo o jogo, mas não resolveram e nós não nos vergamos. Quiseram nos vergar mas não vergaram. Correram connosco da Champions mas não foi por futebol foi por coisas que esta UEFA gosta de manter no seu controlo.

Aimar, Matic, Javi, Emerson, Capdevilla, Witsel, César, Cardozo, Rodrigo, Maxi, Nelson, Djaló, Artur, Gaitan...ENORMES!!! Que jogão fizeram os nossos meninos. Todos. Matic encheu o campo e até o Djaló fez o que eu achava impensável e quase que marcava. Tivesse Nélson menos egoísmo nos pés e acredito que a esta hora estavamos em delírio com um golo de Djaló à beira do fim. Terás tempo para fazer gosto ao pé com o manto sagrado...pode ser já na segunda feira.

Que dizer de uma arbitragem destas? Que dizer quando não mostra amarelo ao Terry numa falta daquelas e depois amarelo, de imediato, ao Cardozo? E o mesmo ao Mikel que viu perdoado uns dois amarelos ainda na primeira parte? No lance do penalty não existe qualquer falta, Javi Garcia, simplesmente, é mais forte que o adversário...vejam onde há contacto, ambos em igualdade, Javi toca onde Cole lhe toca, só que o nosso jogador foi mais forte. Simples. Depois a confusão resultou numa série de amarelos que nos sairam caro. Não faz sentido continuar a levar amarelos por refilar decisões dos árbitros. Custa ver isto a continuar a acontecer no SLB. É urgente alguém ensinar os jogadores a não refilar...todos os dias, em todos os treinos, falar e avisar os jogadores para não refilar. É que um amarelo desnecessário pode custar muito caro como hoje se viu.

"Michel Platini, lálálá". Lindo. Os nossos bravos nas bancadas foram Benfica. Enormes. A acompanhar a exibição dos bravos dentro de campo. Sem nunca desistir, a responder às adversidades do jogo com mais apoio, mais paixão, mais empenho. Se fosse assim por todos que vão à Luz e o ambiente na Turquia seria brincadeira de criança. Parabéns bravos. Orgulho imenso em todos vós, companheiros. Enormes.

Para o ano há mais. Agora é centrar todas as atenções e forças para o campeonato. Que repitam a exibição segunda feira, que transportem a raiva que sentem neste momento para o campeonato e, juntos, conquistemos o 33º título da nossa Gloriosa história.

Acabo de escrever este post e estou com um sorriso nos lábios, estou feliz apesar de uma derrota que nos tira da Champions, estou feliz apesar de termos sido roubados. Benfica é isto. Ter tanto orgulho neste clube deixa-me feliz. OBRIGADO BENFICA!!!!

terça-feira, abril 03, 2012

Que esperar de Londres?

O SL Benfica joga amanhã a segunda mão dos quartos de final da Champions em Londres, com uma desvantagem de 0-1 fruto da derrota sofrida na luz com o Chelsea, dentro de um contexto muito complicado devido a uma onda impressionante de lesões que afectaram todo o centro da defesa impossibilitando a Jorge Jesus utilizar practicamente todos os seus centrais subsistindo dúvidas se Luisão poderá ser utilizado.


Se a situação está má, ainda mais complicada fica se pensarmos que na segunda feira iremos a Alvalade para mais uma jornada do campeonato nacional, jogo que temos que vencer para manter esperanças na conquista do título. E deve ser este o principal objectivo do Benfica: atacar o título. A Champions é uma prova fantástica que qualquer adepto de futebol deseja que a sua equipa vença mas há que ter prioridades e pés bem assentes na terra e encarar a realidade como ela é. Neste momento o SL Benfica dificilmente terá condições de encarar as duas competições com ambição de vencer pelo que terá de optar por aquela que deve ser o objectivo principal, todos os anos, do clube: ser campeão nacional.


A equipa vem evidenciando claros sinais de desgaste e com esta onda de lesões tudo se agrava brutalmente. Com o castigo a Aimar e a provável necessidade de recuar Javi Garcia para o centro da defesa o nosso meio campo não tem alternativas a Witsel e Matic. Nem quero imaginar o que será se o belga se lesiona em Londres... Com tudo isto na cabeça o que deverá fazer o treinador? Sendo certo que todos os jogadores querem jogar estes jogos da Champions como deverá o treinador optar? Eu, se tivesse essa dor de cabeça, pouparia Witsel em Londres para estar mais fresco para Alvalade. Matic e Aimar , com Gaitan e Nolito nas alas e Nelson e Rodrigo na frente numa táctica do tudo ou nada? Se calhar até será um bom jogo para Saviola jogando na inteligência com Nolito e Aimar poupando assim Rodrigo? Uma coisa é certa, eu entraria em campo em Stanford Bridge com o jogo de Alvalade no pensamento.


Que falta fazem alternativas às saídas de Amorim, Enzo e David Simão...percebem agora a falha enorme que foi a sua não substituição? Que jeito dava ter nem que fosse apenas um dos três no plantel...


Jesus não tem culpa das lesões dos centrais mas tem culpa de termos este problema estando em segundo lugar a um ponto do primeiro ao invês de estarmos isolados em primeiro com 8 pontos de avanço sobre o segundo classificado, situação que tornaria todo este contexto bem menos negro...

segunda-feira, abril 02, 2012

domingo, abril 01, 2012

SL Benfica - Sp. Braga: 2-1

Na luta!

Mais uma vez todos aqueles que desistem antes do tempo e começam a abandonar o seu posto no Estádio e a deixar a equipa sozinha perderam momentos únicos de benfiquismo puro. A alegria e emoção que todos aqueles abraços dados aos companheiros de bancada festejando um golo do Glorioso é algo que não se consegue descrever. Quem está lá sente, quem não está gostava de sentir. Os que perderam a oportunidade de sentir, tenham vergonha!

É este o Braga que merece ser campeão? Que é um justo líder? Um Braga que jogou como qualquer Paços de Ferreira na Luz, com o autocarro lá atrás e com o guarda redes a demorar todo o tempo do mundo para repôr a bola em jogo, é isto que é merecedor da liderança? Não me parece. Foram quase vulgarizados e somente a quebra física da equipa do Benfica é que permitiu aos minhotos entrarem no jogo. Os primeiros 20/30 minutos do SLB foram massacrantes com muita velocidade e acutilância não dando qualquer hipótese de reacção ao Braga que terá passando umas três vezes do meio campo nessa fase. Depois a prova que somos uma equipa azarada, num lance dividido Javi corta a bola mas acerta em Luisão que fica em dificuldades físicas durante uns 5 minutos e a equipa retraí-se bastante e abranda o ritmo. Depois já não o conseguiu recuperar e o jogo foi morno até ao intervalo. Na segunda parte mais do mesmo com o Benfica a atacar e o Braga sem grande vontade de procurar qualquer coisa que não fosse o empate, mais parecia que o objectivo era tirar pontos ao Benfica e não os conquistar..enfim. Jesus mexe na equipa tirando Cardozo e metendo Nélson Oliveira para dar nervo ao ataque mas, pouco depois, o azar bate novamente à nossa porta e Miguel Vítor cai no chão e tem que sair lesionado. Entra Matic e recua Javi e a equipa perde coesão e fio de jogo. Passámos a jogar com o coração e apostando nas arrancadas de Rodrigo e Nelson e da genialidade de Gaitan. Chegámos ao golo num penalty sobre Bruno César mas a vantagem durou pouco tempo porque, novamente, sofremos um golo no nosso Estádio. Quando tudo parecia perdido e a depressão começava a assolar as bancadas da Luz eis que a poucos minutos do fim, Gaitan inventa uma jogada e coloca a redondinha nos pés de Bruno César que remata para o fundo da baliza de Quim dando os três preciosos pontos e a manutenção do Sport Lisboa e Benfica na luta pelo título.

Bruno César bem mereceu o golo da vitória porque foi dos que mais tentou e lutou pelo golo. Tardou mas valeu!! E penso que estamos esclarecidos na questão Capdevilla/Emerson. O espanhol é tão superior ao brasileiro que Jesus devia pagar uma multa choruda por ter criado estes problemas todos na nossa lateral esquerda. Cap pode não ter velocidade (Emerson também não tem!) mas tem uma inteligência de jogo que Emerson nunca terá, Cap compensa a falta de velocidade com posição e qualidade de jogo. Que diferença. Se há jogador que merecia muito mais do que tem tido no SLB é Miguel Vítor. Um central muito bom, dos nossos, com uma garra e atitude que orgulha qualquer benfiquista. Uma excelente exibição que não merecia aquela lesão. Parece ser grave mas vamos torcer para que não seja e que rapidamente esteja disponível para ajudar a equipa. Witsel brilhante, Rodrigo a melhorar, Gaitan fantástico enquanto tem forças, Cardozo com pouco jogo e perdido no meio dos centrais do Braga. Maxi, Javi, Luisão e Artur o normal o que é bom. Nelson entrou bem já Matic entrou trapalhão e Nolito raçudo como sempre consegue compensar algum desacerto com a bola nos pés.

Finalmente um penalty a nosso favor. Nem queria acreditar quando João Ferreira apontou para a marca de grande penalidade. Depois de tudo o que ele não viu durante o jogo e a quantidade de amarelos que não mostrou aos bracarenses tive que me beliscar para ter a certeza que não estava a ter uma ilusão. Foi mesmo penalty e o árbitro assinalou. WOW!!!!

Nota-se que a equipa está desgastada e com estas lesões no centro da defesa temo muito para os próximos dois jogos. Em Londres os jogadores irão querer dar tudo e acredito que o próprio treinador também mas ou o jogo nos corre de acordo com os nossos melhores desejos ou será um jogo de muito esforço, muita luta e muito desgaste. Segunda feira seguinte joga-se o jogo mais importante da época onde temos que obrigatoriamente ganhar para lucrar com o embate entre Braga e Porto. Entraremos em Alvalade já a saber o resultado e pode ser possível que a vitória nos leve ao primeiro lugar. Terá a equipa pedalada suficiente para estes dois embates? Eu gostava muito de acreditar que sim mas sinto o meio campo muito desgastado.

Veremos.

Hoje vencemos. Amanhã regressamos ao trabalho. Sou do Benfica e isso me envaidece!!!

PS: Ninguém cala o speaker?