blog

quarta-feira, novembro 28, 2007

SL Benfica - AC Milão: 1-1

Será que agora os detractores do Benfica irão falar em sorte ou em injustiça?

Quem percebe de futebol delicia-se a ver este Milão a jogar à bola. A simplicidade de processos, a extraordinária colocação das pedras em campo, o jogar de olhos fechados é simplesmente maravilhoso. Vários colegas de bancada exasperavam com a forma como os italianos ganhavam todos os ressaltos e todas as segundas bolas. Sorte diziam eles. Trabalho, muito trabalho táctico digo eu. Ter os jogadores bem posicionados em campo e todos saberem o que fazer e como o fazer faz com que a probabilidade de estarem sempre no caminho da bola seja enorme e isso depois reflecte-se no jogo jogado. O Milão não é uma costelação de estrelas, é uma autêntica equipa de futebol, muito disciplinada, perfeita tacticamente onde depois despontam alguns dos melhores jogadores do mundo.

E foi contra isto tudo que o Benfica entrou em campo receoso. E demasiado medo faz recuar a equipa e a despejar bolas sem nexo o que por sua vez aumenta o volume ofensivo do adversário. E numa falha à entrada da área, Pirlo, sempre ele, remata e marca golo. Sem ainda ter revisto o lance parece-me que Quim é muito mal batido. Temia-se o pior mas o Benfica conseguiu responder à altura e pouco tempo depois Maxi Pereira marca um golão após boa jogada individual. A partir daí o jogo foi bastante equilibrado com o Milão a procurar pautar o jogo e o Benfica quando tinha a posse da bola procurava a área italiana com rapidez. Os ataques do Benfica iam-se sucedendo e, mais uma vez, desperdiçámos muitas oportunidades de golo. Nestas cometições isso paga-se muito caro.

Na segunda parte o Benfica fez uma extraordinária exibição. Muito seguro de si empurrou o Milão para a sua baliza, curiosamente tivemos menos oportunidades de golo mas tivemos um dominio avassalador de jogo, sempre a carregar, sempre a pressionar, sempre em cima dos italianos que iam respondendo com perigosos contra-ataques. Dar um segundo a Pirlo é permitir que o génio encontre um companheiro e lhe endosse a bola. E quando esse companheiro se chama Kaká é natural que a jogada resulte em muito perigo para a baliza do adversário. Felizmente tivemos um David Luiz em grande que encheu o campo com, mais uma, extraordinária exibição. A qualidade de jogo do Benfica na segunda parte merecia um outro resultado mas infelizmente as coisas são como são e ficamos de fora da Champions.

Recado para Nuno Gomes: avançado --- área --- bola no pé --- frente à baliza --- rematar!!! Simples.

Foi exasperante as sucessivas más opções de Nuno Gomes quando se encontrava com a bola dominada e com a baliza à sua mercê. Um avançado tem que rematar naquelas condições. É inaceitável que Nuno Gomes tenha optado pelo passe. De resto acho que a equipa esteve muito bem, Maxi e Luis Filipe estiveram muito bem, Léo com dificuldades iniciais depressa acertou e juntamente com Rodriguez fizeram uma ala esquerda muito perigosa para o Milão. Petit lutador como sempre, Katsoranis muito certo a defender menos bem no passe onde falhou diversas vezes, Rui Costa um senhor com pormenores geniais. Luisão bem razoável e Quim, para lá do golo, esteve bem.

Compreendo perfeitamente as hesitações de Camacho nas substituições, a equipa estava a jogar bem e mexer no meio campo poderia ser suicidio, optou por trocas directas e penso que fez bem. Até porque quando arriscou tirando um central para por um avançado Kaká teve o espaço que nunca tinha tido e podia o Benfica ter sentido o sabor do venenoso futebol italiano.

As palmas no final do jogo foram muito merecidas, a equipa esteve muito bem. É com jogos destes que vamos ganhando traquejo para os voos que pretendemos ter.

Sobre o árbitro: Pode-se trocá-lo com o Jorge Sousa? Um ou outro pormenor que pode ter favorecido o Milão mas sem problemas em amarelar os italianos e marcou as faltas que Nuno Gomes normalmente sofre por cá que ninguem marca.

Agora é ir ganhar na Ucrania para seguirmos para a Taça Uefa. Estamos a pagar caro a derrota na Luz com os ucranianos e pelo segundo ano consecutivo os toscos do Celtic ficam à nossa frente na Champions....enfim.

Força Benfica!!!

Palhaçada

E depois não querem que se fale, neste sempre atento Blog, das arbitragens.
O palhaço chefe escolheu para apitar o clássico SL Benfica- FC Porto um palhaço da AF do Porto. Simplesmente ridículo. E como se não bastasse o palhaço escolhido chama-se Jorge Sousa.

Para quem não se lembra Jorge Sousa é o palhaço que eliminou o Benfica da Taça de Portugal na época de Koeman ao validar um dos golos mais ilegais que vi nos últimos tempos ao Vit.Guimarães; é o mesmo palhaço que já esta época não viu a cotovelada que o Nuno Assis sofreu, dentro da área, no jogo com o Leixões.

Mais estranho ainda é que o palhaço chefe castigou o palhaço Jorge Sousa por dois jogos, devido a erros cometidos em jogos anteriores. Findo o castigo o palhaço chefe resolve premiar o palhaço Sousa com a arbitragem do, quiçá, jogo mais importante do campeonato.

Há palhaçadas extraordinárias não há?

terça-feira, novembro 27, 2007

Vamos às compras (empréstimos)?

"O Real Madrid irá tentar na abertura do mercado reorganizar o seu plantel e pretende que Dudek, Diarra, Drenthe, Júlio Baptista, Soldado e Saviola arranjem novo clube, isto porque não fazem parte das opções do técnico Bernd Schuster."

Tendo em conta as boas relações de Camacho com o clube merengue será que vamos ter uma prendinha de Natal interessante?

Renovação de Léo

Começo a ficar intranquilo com esta demora em renovar com Léo. Pelo que parece o Benfica quer renovar por dois anos enquanto que Léo quer três.

Continua a existir em Portugal uma espécie de "alergia" aos jogadores trintões. Léo é o melhor lateral esquerdo que passou pelo nosso campeonato nos últimos largos anos, é um jogador fenomenal dentro do campo e um senhor fora dele. Fala sempre bem do clube e dos adeptos, não levanta problemas com ninguem e, ao contrário de outros, não criou qualquer problemas ao clube por causa da doença da mãe. É um profissional a 100% e, acima de tudo, um extraordinário jogador.

Tem 32 anos. Continua a ser um magnífico jogador e tem todas as condições para fazer mais duas épocas ao mais alto nível. Qual é o problema em depois, caso isso ocorra, em ter um jogador como Léo como opção para a lateral esquerda? Qual o problema em ter um jogador como Léo, com a sua experiência e postura, no banco?

Porra...esta quarta feira vamos defrontar o Campeão Europeu. Olhem para as idades dos gajos, olhem para as idades de Favalli e Cafu (por exemplo), laterais do AC Milan. Porque raio os 32 anos do Léo fazem tanta confusão?

E depois fala-se num Gilberto de 31 anos????

Um que devia ver o clássico pela TV...



Mais uma agressão do gajo do costume que passa impune, quer ao árbitro quer aos senhores dos sumaríssimos. Não foi uma, não foram duas, não foram três ...é constantemente. E sempre impune...tal como ficam impunes as entradas assassinas sobre Cardozo e Nuno Assis. Sempre a mesma história ao longo destes 25 anos...

domingo, novembro 25, 2007

Académica - SL Benfica: 1-3

Mais uma vitória à Camacho, cheia de garra, de suor, de esforço, de luta. O Benfica de Camacho nunca desiste e o jogo, por isso, joga-se até ao fim e mais uma vez nos minutos finais o Glorioso conquista os três pontos que são preciosos nesta fase do campeonato.

Vi o jogo pela televisão num jantar de aniversário por isso posso não ser tão exacto como costume na análise mas, do que vi, foi um jogo bastante equilibrado e enquanto esteve empatado a 1, o golo poderia surgir para qualquer equipa tal a fluidez e rapidez de jogo que se estava a ver. É muito estranho verificar que a Briosa ainda só venceu um jogo nesta Liga. A qualidade do futebol que practicou ontem não é compatível com tão fraca prestação, possui jogadores acima da média que deram muito trabalho à defesa benfiquista. É um daqueles casos típicos de só jogarem bem contra o Glorioso...

Numa noite de regressos, David Luiz encheu o campo, simplesmente impecável nos cortes e autoritário a sair com a bola jogável. É sem dúvida um "reforço" fantástico para esta fase crucial da BWin. Também Petit regressou aos relvados prevendo-se um Benfica na máxima força para os jogos importantes que aí vêm.

Sem Rodriguez foi Di Maria quem teve a oportunidade de ocupar a vaga e mostrou o seu potencial com jogadas rápidas, sem medo de encarar os adversários e com olhos postos sempre na baliza. Sem dúvidas nenhumas que irá ser um caso sério. E o que dizer deste "novo" Binya? Muito ágil, muito raçudo, bons pormenores técnicos e sem fazer faltas? Um diamante em fase de lapidação digo eu. Adu entrou e mais uma vez resolveu. O pequeno americano é o novo talismã benfiquista e não desperdiça as oportunidades que Camacho lhe vai dando.

Sofremos mais do que estava à espera, Binya e Katsoranis ainda não funcionam na perfeição e o eixo da defesa voltou a ser diferente. Dessa forma é natural que ocorram algumas descompensações que foram bem aproveitadas pelos jogadores da Briosa, mas se conseguirmos estabilizar no que a lesões diz respeito, com o regresso de Petit e de David Luiz a equipa tem tudo para se solidificar e melhorar cada vez mais.

Camacho mais uma vez arriscou ao tirar Nuno Gomes para meter Adu mas, em abono da verdade, funcionou muito bem. Com Cardozo fixo na frente Adu teve muita mobilidade para fazer jogo e com Di Maria sempre perigoso na ala esquerda as opções de passe de Rui Costa foram mais directas o que permitiu uma maior objectividade no futebol de ataque do Benfica. Sofreu um percalço ao ter que substituir Nuno Assis e resolveu logo mexer na táctica da equipa ao meter Cardozo (que me pareceu não estar 100% fisicamente...).

Sobre Olarápio não há muito a dizer. Duas ou três faltas mal assinaladas mas pouco mais a observar. Ainda não vi bem o lance da lesão de Nuno Assis por isso não comento a fundo.

Agora vem o Milão e depois o Porto. Dois jogos para vencer.

sexta-feira, novembro 23, 2007

Regresso à BWin

Selecção é passado, é hora de falarmos de futebol a sério, ou seja, falarmos do próximo jogo do Sport Lisboa e Benfica.

Vamos a Coimbra defrontar a Académica e temos que regressar com os 3 pontos. Camacho terá algumas dores de cabeça com a ausência supresa de Rodriguez e a dúvida sobre a utilização de Cardozo. Por outro lado tudo aponta para que David Luiz e Petit possam já regressar à competição. E claro não esquecer a moral que Maxi Pereira deve vir após ter dado aquele nó ao Ronaldinho. Se Cardozo não jogar novas oportunidades serão dadas a outros jogadores. Quais serão?

É para ganhar e resolver o jogo cedo. É isso que se deseja pois na quarta temos a recepção ao Milão e depois aos andrades. Uma semana em grande !!!!

PS: Calhou-nos a Briosa para a Taça de Portugal. No Estádio da Luz.

quinta-feira, novembro 22, 2007

Euro 2008 aí estamos nós.

Com muita controvérsia, com muita discórdia, no último jogo, a jogar malzinho, o que interessa é que Portugal conseguiu "a classificação" e conquistou a presença no Campeonato da Europa 2008. Por muito que isso obrigue uns quantos a engolir uns sapos Scolari cumpriu o único objectivo exigível e obrigatório: o apuramento.

Como o conseguiu é irrelevante. Será que os portugueses não estão já fartos das vitórias morais? Do jogar bonito e depois ver a competição no sofá? Demos um banho de bola como nunca tinha visto à Alemanha e no final ficamos todos em casa no aconchego do lar. Desta vez não. Desta vez estamos lá como todos nós queríamos.

Eu não sou um adepto de Scolari, acho que ele como treinador deixa muito a desejar, ainda ontem cometeu erros que nos podiam ter saído caros e, principalmente, discordo totalmente quando dizem que ele enfrentou o Porto. Bem pelo contrário, o Porto até hoje só ganhou com com Scolari. Se não fosse o Sargentão ainda lá tinham o manitas de trapo a titular da equipa. Não gosto do Scolari que convoca Decos e Pepes, que dá a titularidade a brincas na areia que prejudicam a equipa com as suas brincadeiras, etc.

Mas gosto do outro Scolari, do Scolari que dá murros na mesa, que mete os intelectuais deste futebol tuga no sitio onde merecem, onde responde à letra aos parvos jornalistas, que irrita os tachistas de país. Esse Scolari eu gosto. E é por esse Scolari que me dá gozo especial as suas vitórias por Portugal.

Os ingleses não tiveram a mesma sorte que nós. França e Espanha tiveram tantas ou mais dificuldades que nós. Mas o tuga habituado a feitos extraordinários no que a futebol diz respeito não se compadece com o simples apuramento para o Euro 2008. Tirando Queiroz com os miúdos mais ninguem deu tantas alegrias a Portugal com a Selecção como Scolari. Doa a quem doer.

Depois do Euro 2008 é bom que Scolari saía. Por ele e por nós. E só espero que depois venha alguem tipo Oliveira para eu me rir bastante...

quarta-feira, novembro 21, 2007

Bilhetes

Ontem a SIC noticiou que a Policia Judiciária está a investigar uma eventual venda ilegal de bilhetes que o Benfica disponibiliza a uma organização de defesa dos direitos humanos (ADDHU). Segundo Soares Oliveira está tudo legal, o Benfica disponibiliza convites de modo a permitir à tal organização angariar fundos para as suas "lutas". Acredito que o Benfica antes de oferecer os convites tenha obtido informação suficiente sobre a credibilidade da organização. Na reportagem mostraram vários miúdos, penso que em África, com camisolas do ciclismo do Benfica e cartazes a agradecer ao clube a ajuda. Penso que aquelas imagens valem muito mais que os 1000 convites que o Benfica disponibiliza. Ver o Benfica associado a este tipo de ajuda humanitária não tem preço. Parabéns aos envolvidos.

Mas isto lembrou-me um episódio com bilhetes falsos que se passou comigo no antigo Estádio da Luz. Era um Benfica-Porto e eu e mais um amigo fomos comprar o bilhete às bilheteiras em frente ao Colombo. Quando íamos entrar no Estádio o "pica" diz que os nossos bilhetes são falsos e para aguardarmos um pouco ali ao lado. A nós juntou-se um outro rapaz com o mesmo problema. Quando dissemos que tinhamos comprado os bilhetes na bilheteira do clube à 30 minutos atrás os responsáveis, Manuel Alves (então director financeiro do clube) e um policia, que nos questionaram. Lá fomos todos à bilheteira em frente ao colombo com a garantia que iríamos ver o jogo sem problemas. Quando chegámos à bilheteira entramos na mesma vimos que o "guichet" onde tinhamos comprado estava encerrado. Nunca me esquecerei, terceiro a contar da direita. Dissemos que tinha sido naquele "guichet" mas não tinha reparado no vendedor (a partir desse dia passei a olhar bem na cara dos vendedores) mas tinha a certeza absoluta que tinha sido ali. O rapaz que estava connosco também o confirmou. Quando questionado um dos vendedores que lá estava disse que "aquele guichet esteve sempre encerrado". Ao ouvir aquilo comecei a rir-me e disse para o policia e para o Sr.Manuel Alves "se ele diz isso então já sabem quem está envolvido nesta marosca, foi neste guichet que comprei os bilhetes". O Sr. Manuel Alves acena com a cabeça e chama um outro homem, velhote, para nos levar ao Estádio. E lá fomos os três chavalos ao lado do velhote para irmos para o Estádio. Qual o eu espanto quando o velho se vai dirigindo para a porta onde estavam a entrar os adeptos do porto. E nós estavamos bem identificados com os cachecois do Glorioso. "ó amigo para onde nos está a levar?" , "não se preocupem estão comigo" respondeu o velhote acelarando o passo para a porta em causa. E eu a olhar para aquela fraca figura que liderava um poderoso grupo de 3 putos com 16/17 anos... E lá entramos no meio de tanto azul. Estavam umas dezenas de gajos sentados no corredor de acesso às bancadas que pareciam estar sobre molas tal o salto que deram quando nos viram a entrar, concerteza para nos cumprimentar como é seu apanágio. E eis que o velhote manda um berro "O que é que foi, caralho?", "Tudo já sentado e já". E os gajos lá se afastaram e o velhote nos manda lá por um corredor lateral e, claro, quando fechou a porta os 3 putos "cresceram" muito.
Foi uma aventura!!!

segunda-feira, novembro 19, 2007

Soltas #43

1. Parece que está perto o acordo para a contratação do Christian Rodriguez. Fala-se em 5 épocas.

2. Como uma noticia boa não podia vir sem uma má o nosso 26 lesionou-se ao serviço do Uruguai e está em risco de falar o jogo com o Brasil.
Espero que não esteja em risco de falhar o jogo com a Académica.

3. Já que se fala em contratos, para quando a renovação do Léo?

4. Petit diz que quer jogar 45 min em Coimbra. É isto que se pretende. Vontade e querer. Com o regresso dele e de David Luiz a equipa fica muito mais forte para atacar os jogos decisivos que ai vêm.

5. Entretanto a equipa do Scolari, após mais uma magnifica exibição derrotou a poderosa Arménia por 1-0. Mas o resultado poderia ter sido outro se o árbitro tive expulso um arménio que deu uma joelhada na cabeça do Ricardo, antes do golo Tuga.

6. Já que falamos em "erros", o que dizer do lance que dá o apuramento à Itália?!?!?

7. Oxalá os finlandeses não sejam como o Raikonen e entrem devagarinho, porque se a equipa lusa voltar a jogar como jogou arrisca-se ao mesmo resultado que teve aquando da ultima visita finlandesa ao nosso país.

8. Venha mas é os jogos do Glorioso que isto assim não tem pica...

sexta-feira, novembro 16, 2007

6 jogos para Bynia!!!!!!!!!!!!!!!!

O nosso jogador foi hoje suspenso por 6 jogos pela UEFA devido àquela entrada feia sobre o jogador do Celtic.

Já estou como Camacho: "O problema do Bynia é ser desconhecido"!

Acho um exagero mas nisto a UEFA não perdoa (ou melhor, perdoa a quem lhe der jeito).

Entradas deste género na Liga tuga dão direito a 0 jogos de suspensão.

quinta-feira, novembro 15, 2007

Porque pimbolim é matraquilho...

E ele estava só a difendê o minino...
Nesta fase de seca (sem competição com a presença do Glorioso) as noticias também são poucas e até os blogs Gloriosos ficam afectados com isso.
Ora como estamos na altura da equipa do Scolari jogar nada melhor do que colocar aqui um post de um blog benfiquista que diz tudo aquilo que eu penso. E como era chato estar a copiar tudo o que este ilustre benfiquista disse e assinar com o meu nome, é mais justo colocar o link para o referido post.

Soltas #42

- Isto de jogos da Selecção e consequente interrupção dos jogos do Glorioso é uma maçada.

- Amanhã o Benfica irá jogar um particular com o Nacional, na Madeira. Rui Costa deverá descansar enquanto os menos utilizados deverão ter nova oportunidade. Jogadores que rapidamente precisam de mostrar serviço: Zoro, Bergessio, Coentrão e Diaz.

- Binya foi convocado para jogar pela sua Selecção confirmando a sua crescente evolução como jogador de futebol. Em breve irá conhecer o seu castigo pela entrada duríssima que fez em Glasgow, há quem peça 10 jogos de suspensão. A entrada é dura ninguem discute isso mas o jogador atingido não teve qualquer problema fisico como outros em outras entradas de outros jogadores. Como alguem disse num blog, esta perseguição a Binya acontece porque "é jogador do Benfica e está a tornar-se num bom jogador".

- No post anterior a discussão centrou-se no valor do passivo. É um facto que sempre se falou num passivo de 300 milhões e o mesmo nunca foi desmentido pela Direcção. Agora Vieira desdobrou o mesmo em exigível e não exigível. Por mim tudo bem. Um passivo grande não me assusta desde que esteja controlado, e por controlado entenda-se, os prazos e valores de pagamento das dívidas estejam de acordo com as reais condições financeiras do clube.

- O adepto de futebol é sempre ignorado no que aos problemas de futebol diz respeito. Não vi o programa Prós e Contras por isso até posso estar a ser injusto, mas já vi dezenas de outros progamas onde o tema é futebol e está lá tudo: dirigentes, árbitros, jogadores, jornalistas, etc. Aquele que faz isto tudo acontecer, aquele que é a razão principal de isto tudo existir, o adepto, é simplesmente ignorado. Só se lembram do adepto quando é para "sacar", falam todos menos aquele para qual o produto futebol se destina. Enquanto assim for muito dificilmente os problemas do futebol se resolverão.

- Veiga no Leiria? No Leiria de Bartolomeu? O Bartolomeu capacho do corrupto? Corrupto arqui-rival de Veiga e Vieira? Vieira que viu a sua relação com Veiga esfriar? A ser verdade esta "contratação" do Leiria acho que muita tinta os jornais irão gastar em novelas...jornais e alguns blogs numérico-tácticos.

- Lembram-se quando o saudoso Isaías foi falado para ir à Selecção Nacional ? Lembram-se da escandaleira que alguns fizeram por causa dessa simples possibilidade? Pois...os mesmos que agora meteram lá o bluff e o pepino e acham isso perfeitamente normal e correcto. É tudo uma questão de cor tá visto.

- Os árbitros ficaram todos ofendidos porque o seu "trabalho" foi re-avaliado por uma comissão. Onde já se viu alguem ser chamado à atenção e, em certa medida punido, pela mau trabalho realizado...Isso é só coisa para o comum mortal, nunca para os todos-poderosos Árbitros.

- Em Itália foi a enterrar o adepto da Lázio mortalmente baleado por um polícia. Como é que as coisas chegam a este ponto?

segunda-feira, novembro 12, 2007

Entrevista de Vieira ao DN

O Benfica anda agitado desde a última assembleia geral. Os resultados financeiros são bons mas os da equipa [de futebol] não ajudam. Sente-se um presidente contestado eternamente?
Não. E quem quis fazer a crise lá terá de assumir as suas próprias responsabilidades.
Quem quis?
Eu tenho uma direcção completamente unida à minha volta e quem foi eleito para dirigir o Benfica fui eu. Tenho uma determinada estratégia para o Benfica e há alturas em que sei que não sou consensual mas como deve calcular as decisões têm de ser tomadas. Estou para defender os interesses do Sport Lisboa e Benfica, não estou para defender interesses de mais ninguém.
De que interesses é que falamos?
Há pessoas que por vezes gostam de contestar. Não sei se gostam de aparecer, ou o que é que pretendem, mas eu não ligo muito a isso. Tenho uma linha de orientação, sigo-a. Hoje à volta do Benfica há um problema bastante grave que tem a ver com a profissionalização do Benfica.
Nos últimos tempos foram contratadas pessoas que são adeptas confessas de outros clubes, casos de Domingos Soares Oliveira e Cunha Vaz, que são do Sporting, José Veiga e Paulo Gonçalves, do FC Porto. Esse facto parece estar a causar algum mal-estar e ser a origem de alguns problemas. É assim?
Já houve outras pessoas que foram admitidas. Algumas eram do Benfica, outras não eram. Aquilo que peço é competência. Não estou preocupado se são do Benfica ou se são do Sporting. Os profissionais que vêm para o Benfica são avaliados pela competência. Toda a gente reconhece que o Domingos Soares Oliveira é um quadro de primeira linha. É o presidente da nossa comissão executiva, não há nada a apontar-lhe. Não sei o que é que as pessoas pretendem dizer por ele não ser benfiquista. Se as pessoas pensam que só por se ser benfiquista é que se defende os interesses do Benfica, eu faço esta pergunta: lembram-se de como estava o Benfica quando aqui chegámos? Nunca menti aos benfiquistas. Disse-lhes que sou um homem com princípios empresariais. Escolho as pessoas certas para trabalharem comigo. Tenho esse direito a escolher e escolho não só pelo facto de serem sócios do Benfica.
Essa clivagem sente-se no quotidiano?
Não. Não sinto esses problemas. Uma ou outra pessoa pode levantar esse problema mas não…
Nunca o questionaram directamente com isso?
Não... Sabe, quando se tem sucesso, ou quando se é competente, há inveja e isso talvez seja uma dessas razões. Mas nunca nenhum órgão social do Benfica me colocou esse caso concreto. Há uma determinada pessoa que um dia me falou numa situação mas eu respondi-lhe. Nunca me puseram em causa os profissionais que eu admiti para o Benfica. Qualquer dirigente eleito e qualquer benfiquista devem estar bastante orgulhosos pelas pessoas que em termos de profissionalização hoje lideram o Benfica, principalmente na comissão executiva liderada pelo dr. Domingos Soares Oliveira. Temos o Benfica como nunca o tivemos. O Benfica vem de um trauma passado bastante complicado, e agora tem uma estratégia, programada há três anos. Os resultados têm vindo sempre a aparecer e contrariamente ao que o senhor diz, que os resultados desportivos não têm aparecido, cuidado: que eu saiba, no nosso mandato, só o ano passado é que não tivemos nenhum título.
Conhecia a ligação de Tinoco Faria, actual vice-presidente da assembleia geral, com a empresa TBZ, com quem o Benfica tem negócios?
Não gostaria de comentar neste momento nada dos órgãos sociais do Benfica na praça pública. Ontem estive com o dr. Manuel Vilarinho, com o dr. José António Martinez, e com o dr. Valter Marques, respectivamente, os presidentes da assembleia geral do clube, da assembleia geral da SAD e do conselho fiscal, tanto da SAD como do Benfica, e conversámos muito seriamente sobre tudo o que se tem passado, não só sobre meras entrevistas mas sobre tudo o que tem acontecido desde o último plenário dos órgãos sociais. Existem na realidade situações que têm de ser devidamente clarificadas. Está já marcado para dia 19 o próximo plenário onde vão ser clarificadas algumas situações.
Portanto, não conhecia essa ligação de Tinoco Faria à TBZ?
Honestamente, posso-lhe dizer que não a conhecia.
Está à espera do pedido de demissão dele?
Vamos falar de outras coisas.
Como estão as suas relações com o anterior presidente, Manuel Vilarinho, na sequência de toda esta polémica recente?
O que lhe posso dizer em relação ao dr. Manuel Vilarinho é que ninguém nos consegue dividir. Ele tem as suas amizades, como eu tenho as minhas, mas quando falamos do Sport Lisboa e Benfica por muito que queiram furar não conseguem.
O senhor lida mal com as críticas, tem dificuldade em aceitar vozes contestatárias ou não?
Não.
Quando fala em despedir "intriguistas e incompetentes" está a referir-se a quê?
Eu normalmente com a crítica consigo coabitar muitíssimo bem porque há críticas que me podem fazer que são bastante positivas. Opiniões também. A única coisa que me incomoda bastante é a mentira e a perseguição.
A que se refere quando fala em "intriguistas, incompetentes", que têm de sair do clube?
Vocês vão aguardando… Quer dizer, aguardem e irão vendo o que vai suceder.
E aquilo que aconteceu na última assembleia geral com a contestação da claque? Como analisa esses acontecimentos?
Recordei muito o sr. Jorge Brito, que tinha bastante carinho por mim. Ele era um homem que falava um pouco como eu e lembro perfeitamente que me disse que por vezes o Benfica não é grato para quem se dedica inteiramente à instituição. Contou-me o que se tinha passado um dia numa assembleia geral com ele e, pronto, naquele momento lembrei-me dele. Fiz um sorriso e olhei para o ar, como quem diz: "olha, tinhas razão".
Mas o que é que tinha passado?
Tinha-se passado que o Benfica tem de cumprir uma lei no que se refere às claques.
E qual é a resistência?
Acho que houve uma precipitação bastante grande. Os jovens que estavam naquela assembleia quiseram demonstrar a sua força. Compreendo isso. Mas depois de uma mensagem ou duas, três mensagens, que recebi, nomeadamente de um grupo de sócios que esteve dentro dessa assembleia, compreendi perfeitamente o que se passou. Neste momento estamos a dialogar. Ao fim e ao cabo são sócios do Benfica, a grande maioria deles. Os No Name Boys são todos sócios, nos Diabos Vermelhos existem alguns sócios e outros que são sócios da claque. Pelo diálogo somos capazes de ultrapassar essas situações e criar harmonia porque eles fazem falta ao Benfica. São eles que andam à chuva e ao sol [atrás das equipas do clube], ao frio e à neve, fazem falta ao Benfica.
Vamos falar de futebol. A actual equipa resulta ainda, sobretudo, de escolhas de Fernando Santos. A situação em torno da saída de José Veiga acabou por comprometer também o arranque desta época?
A situação que envolveu José Veiga está mal explicada e eu não digo hoje uma coisa diferente do passado. Fui um dos grandes mentores da vinda dele para o Benfica.
E ele saiu porquê?
O sr. José Veiga, como sabe, teve um problema. É do domínio público o que se passou. Eu sei como é que o vi, como ele apareceu um dia perto de mim, e sei o que o aconselhei a fazer…
Fala das polémicas fiscais que a rodearam?
Sim, sim. Disse-lhe: "Zé, acho que a medida que tens de tomar é esta, para o teu bem e para o bem do Benfica, o caso concreto do João Pinto será resolvido, a porta fica aberta". O tempo depois foi passando, o sr. José Veiga diversas vezes me pediu para voltar. O que é certo é que na altura em que falei com ele, a situação não estava regularizada. Como devem calcular, não poderia estar no Sport Lisboa e Benfica. Mas eu acho também que aqui houve de certeza alguma persistência da parte dele ou de outras pessoas ligadas a ele, não sei… Isto no Benfica muda rapidamente, eu já vi coisas complicadíssimas, mas algumas das pessoas que me criticavam severamente por ter contratado o sr. José Veiga hoje se calhar são pessoas com relações com o sr. José Veiga…
Neste momento o futebol no Benfica é apenas um pelouro seu?
Neste momento o futebol no Benfica é um pelouro meu. Trabalho muito. E temos um departamento de prospecção liderado por Rui Águas.
Portanto, o senhor faz de Luís Filipe Vieira e de José Veiga?...
Não, eu não tenho necessidade de fazer de José Veiga. Neste momento, pelo plantel que o Benfica tem e pelo perfil do treinador, nós sabemos numa hora ou em duas horas de conversa o que precisamos.
Há acompanhamento do Benfica no dia-a-dia?
Há um acompanhamento. Estou em permanente contacto com o Rui, estou em permanente contacto com o nosso treinador e isso faz-se ou numa refeição ou numa ida ao centro de estágio. O Benfica não tem de fazer uma equipa nova, tem é de fazer determinado tipo de ajustamentos. Nada mais do que isso. Tem de ir para um determinado número de jogadores que o nosso treinador pretende. São coisas muito simples de fazer.
Ainda pensa hoje que o Benfica tem um dos melhores plantéis dos últimos anos? É uma afirmação sua, do Verão, em que também disse que qualquer treinador gostaria de treinar esta equipa. Mantém essa ideia?
Eu acho que qualquer treinador do mundo gostaria de treinar o Benfica.
Não falemos do Benfica, falemos desta equipa concreta…
Acho que o José Antonio Camacho está bastante feliz com o grupo que tem em casa. Aquilo que ele já disse publicamente é que são demasiados jogadores neste momento. O plantel do Benfica está com cerca de 30 jogadores, mas nós na abertura de época [o mercado de Inverno] sabemos o vamos fazer, sabemos já qual é a linha de orientação que temos, sabemos também o que é que vamos fazer de ajustamentos.
Porque saiu Fernando Santos?
Porque há alturas que nós temos de tomar uma decisão. E eu fui muito criticado dentro daquela casa, e se calhar muito criticado pela própria comunicação social, por não ter tomado uma decisão há mais tempo. Tenho uma óptima relação com o Fernando, acho que sempre tive, acompanhei-o sempre muitíssimo bem. Agora senti naquela altura que ele tinha de sair.
Mas porque é que não sentiu essa necessidade no final da época passada?
A decisão da saída do Fernando Santos não é tomada pelo Luís Filipe Vieira sozinho. Conversei muito, muito, com os meus colegas do conselho de administração da SAD. Equacionámos algumas situações. E depois do jogo com o Leixões foi… complicado. Aquela gestão tinha de ser feita de imediato.
Olhando para esse período do final da época passada, sente que se Fernando Santos tem feito a rescisão nessa altura, se também José Veiga não tem voltado, se Camacho tem entrado ainda antes do início da época, se… As coisas hoje não seriam diferentes?
Não, não penso nada disso. Só penso no futuro do Benfica. O passado é passado.
A decisão foi tomada tarde de mais?
Tenho um optimismo muito grande quanto ao homem que está à frente do [futebol] do Sport Lisboa e Benfica. Tenho uma confiança ilimitada em toda a gente que está no departamento de futebol. Vamos fazer uma grande equipa.
E que objectivo impôs ao treinador para esta temporada? A Fernando Santos tinha pedido que fosse campeão, a José Antonio Camacho pede o quê?
Qualquer treinador que vem para o Benfica tem como obrigação ganhar ou tem como plano ganhar, embora saibamos que no país em que estamos às vezes há alguns factores que complicam bastante… O José Antonio Camacho quando veio para o Benfica primeiro teria de ver o plantel e o grupo de jogadores que nós tínhamos. Isso está feito. Depois, qualquer treinador quer melhor e é natural que ele queira um ou outro jogador brevemente. É isso que o Benfica tem de estar preparado para fazer.
Pode saber-se quais são as posições em que o treinador quer melhorar a equipa?
Não. Isso não deve ser tornado do domínio público, até porque temos de respeitar todos os profissionais que temos dentro de nossa casa.
E o Benfica tem capacidade financeira para oferecer prendas ao treinador no Natal?
Isto não é uma questão de prendas. São coisas que têm sido trabalhadas. O Benfica tem hoje uma prospecção muito eficaz, muito eficaz mesmo. E estão detectados [os jogadores que são necessários].
O Benfica pagou nove milhões de euros por um jogador [Cardozo]. Qual é o tecto para a aquisição de um jogador que fosse considerado muito importante para o plantel?
Na primeira vez em que o Camacho esteve cá, o Benfica poderia ter contratado o Ronaldinho por dez milhões de euros e eu assustei-me um pouco, porque sei como foi a transferência do Simão na altura, logo seguida de uma lesão grave, no Bessa… Se o Benfica encontrar outro Ronaldinho, de certeza que agora terá capacidade financeira para fazer a aquisição.
Desta vez, não terá medo de investir tanto?
Não foi uma questão de medo.
Na altura, o que o fez não avançar para essa contratação de Ronaldinho?
Não tinha muita experiência numa situação dessas. Não estava habituado a lidar com milhões de contos no futebol e a contratar um jogador por 12 milhões de euros, como o Simão. Foi complicado para quem tinha avalizado esta operação, como eu, com o Manuel Vilarinho e, curiosamente, o sr. José Veiga.
O Benfica perdeu nos últimos anos alguns dos seus jogadores-emblema, como Tiago, Ricardo Rocha, este ano Simão. Mas perdeu também Manuel Fernandes, que está agora a chegar à selecção nacional. Porquê?
Não tinha condições para os manter.
Por causa das cláusulas de rescisão?
Não, não são só as cláusulas. O Simão já tornou público quanto é que foi ganhar para o Atlético de Madrid. É muito fácil a alguns opinadores falar, mas eu é que sei como é que temos de recuperar o Benfica. Sei quanto é que o Simão ganhava por ano no Benfica.
E o Manuel Fernandes era situação idêntica?
O Manuel Fernandes tinha renovado o contrato com o Benfica com uma condição: que nós não o penalizássemos se houvesse uma proposta válida para ele sair. Além do mais, terminava contrato esta época. A cláusula era de 16 milhões de euros e o Manuel foi transferido por 18 milhões. Nós tínhamos 50% do passe e os outros 50% eram de um fundo. O vencimento que o Manuel foi auferir está fora dos valores que o Benfica poderia suportar. Mais: o jogador queria ir para o estrangeiro. No futebol português, vamos ser confrontados com isso diariamente.
Pode garantir aos adeptos do Benfica que o clube não irá vender nenhum dos principais jogadores agora no período de transferências que se estende do Natal até final de Janeiro?
O Benfica, felizmente, conseguiu concretizar alguns sonhos que tinha, e curiosamente partindo sempre para pressupostos sem dinheiro, como foram os casos do estádio e do centro de estágio…
Está a falar nisso para depois dizer que não vende ou que pode vender?
O Benfica está super-apetitoso mas em breve vai ser altamente cobiçado…Ou seja, hoje, e depois de eu ter falado do Rui Costa [para presidente daqui a uns anos], isso complicou a cabeça a muita gente. Tenho a noção disso. Eu costumo dizer que não vejo a árvore, vejo a floresta. No Benfica, felizmente, vi e pensei sempre a dois anos de distância, nunca pensei a um ano ou a meses.
E, portanto, respondendo à minha pergunta …
Vou ser objectivo: se o Benfica vender algum jogador, as verbas que vier a realizar com essa venda, ou com essa mais-valia, serão para reinvestir no plantel. E nada se fará sem o acordo com o técnico. Sei o que tenho falado com ele e o Benfica não deverá mexer muito na sua estrutura principal.
Mas não fecha a porta a essa possibilidade de vender para reinvestir. É isso que tiro das suas palavras.
Há determinado tipo de jogadores que são muito importantes e irão ficar sempre no Benfica. Como há outros ex-jogadores do Benfica que brevemente poderão entrar na estrutura do clube.
Rui Costa vai terminar a época como jogador este ano?
Na altura própria os benfiquistas saberão qual é a decisão do Rui Costa. Eu sei qual é mas não devo falar nisso. O senhor é que introduziu Rui Costa na agenda como possível candidato a presidente, coisa que provavelmente ele também quer. Mas se Rui Costa quiser ser presidente do Benfica precisa do seu apoio para quê?
Não é a questão do meu apoio. Eu penso que o futuro do Benfica só poderá ser salvaguardado se se der continuidade à gestão e aos projectos. Sei que o Benfica não é uma monarquia, e quem quiser ser candidato a presidente tem de ser sócio e sujeitar-se a votos. O que eu disse é que iria preparar o Rui Costa para ser um futuro presidente do Sport Lisboa e Benfica.
E isso está a acontecer?
Tenho conversado muito com o Rui Costa. Iremos conversar muito mais ainda. O Benfica precisa de um presidente que seja preparado, tenha uma visão empresarial, saiba de futebol e tenha uma identificação clara com todos os benfiquistas.
A formação do Benfica tem sido a pior dos três grandes dos últimos dez, doze anos. Como vai dar a volta à situação e voltar a fazer do Benfica um clube produtor de talentos?
A minha memória é boa, primeiro deixe-me dizer…
Estamos a falar dos últimos dez anos e não dos últimos 30 nem 40…
Vamos ser claros: desde que o centro de estágio está a funcionar, o Benfica perdeu dois campeonatos em juvenis, um pela diferença de um golo para o Sporting, com os mesmos pontos, e no ano passado também por um golo que o Sporting nos marcou já depois da hora, um empate. O Benfica poderia ter sido campeão de juvenis em dois anos consecutivos. Basta olhar para as selecções nacionais e ver quantos jogadores do Benfica lá estão desde há três anos. Depois é recuar um pouco e ver o que existia.
Deixe-me dizer-lhe que normalmente as pessoas de fora o que valorizam é o número e o nome dos jogadores que aparecem na primeira equipa. Isso é o que não tem acontecido…
Neste curto espaço de tempo é verdade que não apareceram, mas o Miguel Vítor e o Romeu neste momento já fazem parte do plantel do Benfica. Temos algumas expectativas e por isso é que eles assinaram já mais quatro anos de contrato. Agora há que criar condições e os próprios sócios do Benfica têm de os receber bem. Não é com assobios que nós vamos resolver os problemas.
O treinador tem dito que a equipa do Benfica é muito jovem. O excesso de jovens também pode ser um problema, ou não?
Não sou treinador de futebol. O que eu tenho a dizer aos benfiquistas é que estamos a formar uma grande equipa.
O Benfica tem negócios privilegiados com algum empresário neste momento?
Um dos homens que trabalham muito connosco é o Jorge Mendes, que hoje deve ser o maior empresário do mundo do futebol. De resto, o Benfica trabalha com todos os empresários. Até há poucos meses [talvez fosse diferente]. Toda a gente conhece a personalidade do sr. José Veiga… Hoje o Benfica trabalha com todos.
E isso é um salto positivo em relação ao passado de que fala?
Sim, isso é um salto positivo. O Benfica, como grande instituição que é, tem de trabalhar com todos os empresários. Não pode dar a preferência a um, ou dois, ou três.
Têm falado muito ultimamente no Canal [de televisão do] Benfica. Como está e quando arranca esse projecto?
O Domingos Soares de Oliveira, já o disse, está a trabalhar afincadamente nesse projecto. Invertemos ali um pouco a [nossa] posição e brevemente penso que vai haver notícias. Neste momento, estão já cinco propostas em cima da mesa e iremos depois analisá-las.
A Câmara do Seixal queixa-se de uma dívida do Benfica de 170 mil euros…
A Câmara do Seixal? Não, não deve ter sido a Câmara do Seixal…
A Câmara do Seixal diz que enviou para execução fiscal uma parte da dívida do Benfica. Uma dívida de 170 mil euros referentes à água do centro de estágios…
Como deve calcular, eu sei o que se passa. Eu e o sr. Mário Dias temos estado em diálogo com a Câmara do Seixal. Mas não temos de dar notícias [a esse respeito] nem a Câmara do Seixal de certeza o fará. Vamos falando.
Existe alguma possibilidade de reatar relações com o FC Porto ou esse é um cenário completamente impensável?
As instituições são as instituições, as pessoas estão de passagem. Comigo… não falo, enquanto for presidente, com a pessoa que está no Porto [Pinto da Costa]. Todos sabem qual é a minha ideia.
Cortou esta semana relações com o diário desportivo Record. Porquê?
Publicaram uma notícia sobre um jogador nosso [David Luiz] que põe em causa o nosso departamento médico. Ao longo já de alguns meses [o jornal] tem uma linha editorial nitidamente para achincalhar mesmo os nossos profissionais - treinadores, jogadores, departamento clínico. Não me restava fazer outra coisa depois de ver as notícias que vi sobre "o regresso a coxear" [de David Luiz, aos treinos]; depois daquilo que se vê sobre o José Antonio Camacho, "que só fala espanhol"; depois, a propósito de umas pequenas curtas palavras do nosso presidente do conselho fiscal, o dr. Valter Marques, feitas de boa-fé, títulos especulativos com o "caos do Benfica". Nunca fazemos blackout e, desde que estou no Benfica, até me insurgi uma vez em que tentaram proibir a SIC de entrar na Luz. Os profissionais têm de trabalhar e não têm culpa nenhuma dos litígios que temos. Nunca fiz blackout, nem nunca se vai fazer isso no Benfica. A crítica tem de criticar, se jogam bem, se jogam mal, se foi boa aquisição. Têm de ter opinião, compreendo isso perfeitamente. Agora, perseguição, mentira, com isso não pactuaremos.
Curiosamente, esse jornal pertence a um grupo de comunicação social, a Cofina, que é dirigido por um sócio conhecido do Benfica, Paulo Fernandes. O senhor, segundo sei, tinha boas relações com ele. O que aconteceu? Como é que esse incidente vai posicionar-se nas relações entre ambos?
Eu já perdi amigos por causa do Benfica, porque defendo até às últimas consequências os interesses do Benfica. Sei distinguir entre ser presidente do Benfica e ser empresário. Tenho a certeza de que tenho essa virtude. Quando voltar a encontrar o sr. Paulo Fernandes iremos falar normalmente, mas sobre este assunto nem quero conversas. Vai ser difícil reatar [relações] se não houver um pedido de desculpas públicas sobre o que se passou, nomeadamente com a informação que eles deram, completamente deturpada. E de mentiras. Por exemplo, hoje parece que também vem no mesmo jornal que o plenário do Benfica é no dia 15, e que eu estou chateado com o sr. Vilarinho. No futuro, com esse meio de comunicação social [far-se-á] aquilo que está estipulado: ninguém do Benfica fala para esse Grupo [a Cofina] e para esse jornal [o Record].
Continua a ser sócio do Sporting e do Futebol Clube do Porto?
Ah… não fale nisso, que não tenho nada com essas situações. Já expliquei isso mais que uma vez.
Mas tem as quotas em dia ou não?
Nem me preocupo nada com isso. Sei que tenho as quotas do Benfica em dia. O resto… olhe, quem as tem estado a pagar que as vá pagando.

Que expectativas tem em relação ao processo "Apito Dourado"? Acha que vai finalmente penalizar alguém no futebol português?
Acho que se passaram situações muito graves ao longo de muito anos no futebol português. Muito graves, muito graves. A Liga não vai pôr uma esponja nisto. A justiça, eu acredito na justiça, mas depois de ler algumas notícias que têm vindo nos jornais já não sei o que é que vai acontecer. Só sei que o Benfica foi altamente prejudicado ao longo de muitos anos.
Já pensava isso quando, no Alverca, era amigo pessoal do presidente do FC Porto, Pinto da Costa?
Não vou dizer se pensava ou não pensava. Só quando se entra num mundo como o do Benfica é que nós nos apercebemos de muitas coisas. No Alverca aquilo era para não subir ou para não descer. Pronto, era para andar ali.
Deu alguma contribuição à investigação "Apito Dourado"?
Não devo dizer nada. Está em segredo de justiça.
Mas foi ouvido?
Não interessa se fui ou não. Mas gostaria de ter ouvido o nosso secretário de Estado [do Desporto, Laurentino Dias] que teve tanto cuidado com o Nuno Assis, [dizer alguma coisa] em relação à corrupção no futebol.
Esperava mais do secretário de Estado neste processo?
Devia ser ele o primeiro a interferir nisto a sério, e a querer a verdade.
Mas como é que interferiria?
Pelo menos devia ter-se mostrado interessado. Só disse que "a justiça vai funcionar, a justiça vai funcionar". O certo é que hoje vimos alguns dos arguidos e algumas das pessoas que estão lá nas suas escutas e parece que nem se passou nada. O que eles dizem é que é inválido, é inconstitucional. Mas nunca vi nenhum deles desmentir, dizer que não disse. Nunca vi! Aqueles que estão lá nunca disseram "eu não disse nada disto, é mentira esta escuta". O que quer dizer é que estas conversações existiram para prejudicar nitidamente alguém e favorecer outro.
Alguma vez falou com Carolina Salgado?
Não.
Viu ou pensa ver o filme Corrupção?
Não o vi, mas tenho curiosidade em ver.
Com Hermínio Loureiro na presidência da Liga, sente alguma diferença na liderança do órgão que dirige o futebol profissional em Portugal?
O sr. Hermínio Loureiro, se seguir aquilo que normalmente são os seus discursos, poderá ficar na história do futebol português. Estou convicto de que é um homem determinado. Penso que até hoje não teve medo dos telefonemas que foi recebendo das mesmas pessoas que por vezes lhe dizem "olha que fomos nós que te pusemos aí". Ele tem-se rido para elas e ainda bem.
Essas pessoas são do futebol?
São pessoas do futebol.
Dirigentes de clubes?
Dirigentes que já não deviam estar no futebol há muitos anos. Há um que agora vai falando, insurgindo-se contra os árbitros, que tem mais escutas telefónicas. Nem sei onde é que param.
E é quem?
O sr. [João] Bartolomeu [presidente da U. Leiria]. As escutas todas que ele tem vão daqui até, sei lá, até Santa Apolónia [estação ferroviária em Lisboa].
Acha que há muitos dirigentes do futebol português que deviam sair neste momento?
Muitos mesmo. Se levarem isto até às últimas consequências deviam sair mesmo.
Quer dizer mais nomes?
Não vou dizer nomes porque não me compete. Já me chatearam tanto que eu não quero dizer mais nada.
Disse há pouco que o clube estava a ficar cada vez mais apetitoso. Há pouco tempo falhou a OPA do empresário Joe Berardo no Benfica. O que está a querer dizer? Há outros interesses que se estão a posicionar com os olhos postos no Benfica? Também se falou do interesse de alguns empresários chineses e depois a coisa acabou por morrer rapidamente. O que é que nos pode dizer sobre estas situações?
É bastante evidente a recuperação que o Benfica fez em todas as vertentes. O Benfica era uma feira de vaidades. Hoje o clube tem uma direcção das mais coesas que teve na sua história. E os números são claros para toda a gente.
Mas sente que os sócios não dão valor, não valorizam esse aspecto da vida do clube e valorizam muito mais a vitória ou a derrota em cada fim-de-semana?
É compreensível, todos temos essa paixão. Agora, compete-nos a nós ter a cabeça fria para não cairmos na tentação em que muita gente caiu. Estou a consolidar o Benfica. O passivo está a baixar drasticamente. Curiosamente, há muita gente que fala do passivo de 300 e tal milhões de euros. Mentira. O Benfica tem um passivo bancário na ordem de 120 milhões de euros. Depois em fornecedores, e com estádio e Somague, à volta de cem milhões de euros, porque 80 milhões de euros não são exigíveis ao Benfica. Por isso, o passivo deve situar-se à volta dos 220 milhões de euros.
O Benfica, este ano, corre o risco sério de não se apurar para nenhuma competição europeia. Está com a Liga dos Campeões em perigo e também com a passagem à Taça UEFA em perigo. Que tipo de estragos é que isso pode fazer nas contas desta época?
Se toda a gente pensar com pessimismo. Amanhã o Estádio da Luz pode cair e então isso é que é dramático para o Benfica. Eu não vivo com "ses".
Este cenário deve estar na cabeça dos dirigentes do Benfica. Ou não?
Por exemplo, os movimentos do Manuel Fernandes ainda não estão no exercício passado. Sabemos o que orçamentámos. [O cenário colocado na pergunta] não é um drama. O Benfica pode ser penalizado em termos financeiros, mas não seria um drama. Já provámos que temos cabeça para pensar e teríamos muitas alternativas em todos os aspectos. Brevemente teremos uma alternativa que vai ser uma "bomba" e as pessoas vão dizer: "Mais uma vez nos surpreenderam."
Qual é que vai ser a "bomba" de que fala?
Não, deixem estar, tenham calma.
Não quer revelar?
Nós vamos surpreendendo sempre, sabe porquê? Porque nunca estamos satisfeitos, porque temos um grupo de profissionais que todos os dias pensam.
Uma "bomba" de gestão ou uma "bomba" no futebol?
Uma "bomba" de um Benfica em si. Será um acto [de gestão] muito importante em termos futuros.
Em duas frases: porque acha que falhou a entrada de Joe Berardo no Benfica?
Enquanto eu estiver no Benfica falha a do Joe Berardo e falham todos os Berardos. Toda a gente vai falhar. Quem tiver apetite de comprar o Benfica não vai comprar. Enquanto eu estiver cá, ninguém compra. Deixe-me dizer isto com alguma mágoa: já ouvi algumas pessoas muito importantes do Benfica dizerem que no futuro o Benfica poderá vir a perder a maioria ou que esta poderá passar para outras mãos. Comigo, enquanto eu estiver cá, poderei garantir aos benfiquistas que ninguém consegue lá chegar.

domingo, novembro 11, 2007

SL Benfica - Boavista : 6-1

O que nos faltou o ano passado tivemos em fartura desta vez. E que gozo me deu esta vitória folgada, uma goleada das antigas. O Manha é rídiculo, passou o tempo todo a dizer que a vantagem no marcador do SLB era injusta, que o Boavista não estava a ser em nada inferior, que estava a ter falta de sorte, blá blá blá. Quando as bombocas começaram a entrar, umas atrás das outras, na segunda parte o silêncio do Manha foi categórico.

Camacho apostou em Nuno Gomes para acompanhar Cardozo e penso que ficou bem visivel que o Benfica só têm a ganhar com isso, foram inumeros os lances que um criou para o outro e inumeros os lances em que eles arrastavam defesas proporcionando espaços para os colegas aproveitarem. Binya claramente com medo de pôr o pé à bola voltou a receber um voto de confiança do treinador e, felizmente para ele e para a equipa, esteve bem no posicionamento a meio campo. Rui Costa era o motor da equipa e enquanto as pernas aguentam a magia acontece no relvado da Luz. Luisão e Katsoranis são uma grande dupla de centrais com o brasileiro a subir de produção a cada jogo. O elo mais fraco desta equipa continua a ser o lado direito, Luis Filipe e Maxi são, temos que admitir, demasiado fracos para jogarem os dois ao mesmo tempo. Até pode ser uma questão de confiança e adaptação mas a verdade é que as coisas não resultam e o Benfica apanha muitos sustos por aquele lado.

Este terá sido o Boavista mais "atrevido" dos últimos anos na Luz, procurando a nossa baliza e não fazendo o habitual anti-jogo. Léo sentiu algumas dificuldades na primeira parte mas era o Benfica que mandava no jogo. Cardozo desta vez não falhou e inaugurou o marcador após boa jogada do Maestro. Podia ter bisado num fantástico lance a que o guarda redes do Boavista ainda deve estar para saber como defendeu aquele cardozaço. Merecia um golo destes Tacuara que acabou por sair lesionado após entrada duríssima que Paraty ignorou. É incrivel como os nossos avançados são varridos sistemáticamente e os árbitros simplesmente ignoram.

Com a justa expulsão de Zé Kalanga estava dado o mote para o Benfica acentuar a pressão em busca da tranquilidade mas num venenoso contra-ataque, Luis Filipe é comido em velocidade e o Boavista consegue empatar o jogo e o pior temia-se no Estádio da Luz: o Boavista fechava-se na área, anti-jogo, arbitragem manhosa, estava o caldo entornado. Felizmente o Glorioso não deu hipóteses e rapidamente Maxi Pereira faz o segundo golo. A partir daí o Boavista acabou e os golos do Benfica aconteceram com toda a naturalidade.

Até deu para o árbitro assinalar dois penaltys a nosso favor. Ena, ena. No primeiro Nuno Gomes, que pediu a Katsoranis a oportunidade de marcar, não desperdiçou; no segundo Nuno Gomes dá a oportunidade a Bergessio para ganhar confiança e este falha não querendo que o marcador ficasse em números pouco atractivos para a Nação Benfiquista.

Não percebo porque Camacho, que já berra finalmente, não dá minutos a Adu. Era um jogo perfeito, estava garantida a vitória, menos um jogador na equipa adversária, era uma boa oportunidade para Adu ter mais minutos pois era um jogo no qual seriam permitidos erros próprios de quem se está a ambientar. Optou por dar minutos a Bergessio aproveitando as mesmas razões.

O árbitro não teve hipóteses de influenciar o jogo. Quando mostra, e bem, amarelo ao Léo perde toda a margem de manobra para não mostrar o amarelo a Zé Kalanga. Era o segundo portanto vermelho e expulsão. Decisão correcta de Paraty. Os penaltys pareceram-me não ter contestação e, inclusivê, na sequência do falhanço de Bergessio há outro penalty a nosso favor que o árbitro não terá visto.

Mais uma paragem no campeonato. Vamos em 4 vitórias seguidas e este tempo pode ser bom para recuperar Cardozo, que espero que não tenha nada de grave e para que Petit, David Luiz e Nélson sejam totalmente integrados na equipa e ganhem ritmo. Vamos precisar deles para os jogos que aí vêm.

Seis a um, já estava com saudades de um resultado destes!!!

sábado, novembro 10, 2007

Com pelo na venta


Vitória por 4-2 sobre o Sporting com golos de Wang Gang, André Carvalhas (2) e Orphée Demel.

João Alves fez alinhar de início Daniel Casaleiro; Abel Pereira, Airton Oliveira, Miguel Vítor e João Pereira no eixo da defesa.
Leandro Pimenta e David Simão foram os Médios Interiores, Lassana Camará e André Carvalhas jogaram nas Alas Direita e Esquerda respectivamente.
Wang Gang jogou no apoio directo a Orphée Demel, hoje a estrear-se de águia ao peito.

sexta-feira, novembro 09, 2007

Soltas #41

- Depois da terça feira europeia regressamos, domingo, à liga Bwin onde iremos defrontar, na Catedral, o Boavista. O ano passado contra este adversário fizemos, provavelmente, a melhor exibição da era Santos mas o resultado ficou em 0-0. Desta vez é imperativo conquistar os três pontos para mantermos a dinâmica de vitórias na Liga até à 12ª jornada.

- Muito se tem falado no seio da familia benfiquista da mudança de atitude de Camacho nesta sua segunda experiência no Glorioso. Parece um Camacho mais acomodado, menos interventivo, menos "explosivo", que era a sua imagem de marca. É verdade que a equipa não foi escolhida por si mas quando aceitou ser treinador do Benfica sabia que era com este plantel que tinha que trabalhar.

- Cardozo deve ser o único avançado do mundo a que é exigido que joga magníficamente com os dois pés. É impressionante a forma como os "críticos" batem na tecla de Cardozo ser fraco com o pé direito (curiosamente nem um comentário após aquele excelente remate com o dito pé na Escócia...) como se ser melhor com um pé do que com outro não fosse normal num jogador de futebol. Como se existissem muitos esquerdinos bons com o pé direito ou destros bons com o pé esquerdo. Mas nada disso interessa...um avançado do Benfica tem que ter dois pés mágicos, correr mais que qualquer um, conseguir fintar 7 jogadores numa só finta, etc etc

- Depois de Tinoco Faria agora Vieira "zanga-se" também com Vilarinho...Os amigos começam a separar-se. Não gosto de nenhum dos três, dois deles dão-me asco até, mas espero que se entendam pois estou um bocadinho farto do lavar de roupa suja em público...

- David Luiz regressa aos trabalhos sem limitações segundo um jornal, a coxear segundo outro. É pá...afinal é o mesmo jornal. E assim vai a nossa comunicação social desportiva. Importante mesmo é o regresso do jovem central que tanta falta está a fazer à equipa. Tudo aponto para que no jogo contra a Académica quer Daviz Luiz quer Nélson e Petit estarão disponíveis...mas também já ouvi isto tantas vezes..

- O corrupto continua na sua senda de fugir à Justiça com base em pormenores técnicos. Defender a sua "honestidade" é coisa que ele ainda não fez. Quer que os casos sejam julgados nos tribunais onde os seus tentáculos chegam, quer que as escutas sejam consideradas inválidas, contesta a questão técnica da coisa, nunca a questão de facto. Querem melhor prova?

- Lá por fora Pelé pede a abolição das barreiras nos livres. A ideia não me agrada, acho que a marcação de um livre directo faz parte da beleza de um jogo de futebol. No campeonato de raguebi é que vi algo interessante que foi o facto de as equipas médicas entrarem no campo sem precisarem de autorização do árbitro e com o jogo a decorrer. Pensei logo "ora aqui está uma boa medida para acabar com as fitas", mas depois lembrei-me que estamos a falar de futebol e que rapidamente um jogador iria cair dentro da pequena área e a equipa médica lá ficar durante largos minutos a "tapar" a baliza...

terça-feira, novembro 06, 2007

Celtic - SL Benfica: 1-0

Se há derrotas que me deitam abaixo esta é uma delas. Estou profundamente desiludido com o resultado de hoje, estou profundamente desiludido com Binya, estou profundamente desiludido.

O Benfica, tal como em Milão, perdeu uma excelente oportunidade de fazer história, este terá sido o mais fraco Celtic que poderíamos apanhar, o tal "inferno" de Glasgow não existiu (se bem que inferno para mim é na Grécia ou na Turquia, ali é espectáculo, é fantástico, completamente diferente), entramos de uma forma soberba no jogo, totalmente autoritários e com três boas oportunidades de golo, duas de Cardozo e uma cabeçada de Luisão, que podiam ter dado a justíssima vantagem no marcador ao Benfica. O Celtic ía respondendo no seu futebol típico de força e velocidade pondo à prova Quim mas o controlo do jogo era nosso, eramos uma equipa coesa e inteligente a jogar à bola. Infelizmente no futebol à uma máxima que não falha "quem não marca, sofre" e o Benfica sofreu no pior momento possível, à beira do intervalo. Tal como em Manchester no ano passado, uma boa exibição, sem o devido reconhecimento do marcador, cai por terra à beira do intervalo. Num lance onde a sorte nos foi madrasta...

O que eu temia aconteceu na segunda parte com o Benfica mais nervoso, menos certeiro e, principalmente, menos pressionante. Com isso os escoceses foram impondo o seu fulgor físico e, aos 60 minutos, o Benfica acabou. As bolas eram perdidas, o chutão para a frente passou a dominar o estilo de jogo do Benfica e o Celtic agradecia. As substituições não trouxeram nada de relevante à equipa, não percebendo porque é que saíu Maxi Pereira e não Luis Filipe. O lateral português esteve péssimo, passes errados, sem força nos duelos individuais, ultrapassado várias vezes sem capacidade de recuperação, centros patéticos. Mas desgostoso mesmo deixou-me Binya que vinha a fazer uma boa exibição, com bons cortes, bom controle de bola, boas iniciativas estraga tudo com uma falta escabrosa daquelas. Aquele lance revela uma burrice que não consigo aceitar num jogador de futebol profissional. Não aceito. Muito menos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. Há lances que não perdoo e este é um deles. Binya por mim está de castigo. E sim, não retiro uma vírgula ao que disse sobre ele nos jogos anteriores...

Estou mesmo desiludido. E completamente lixado com a marcação daquele livre directo, na primeira parte, sem cima da baliza do Celtic. O que se passa com estes jogadores que não marcam a merda de um livre directo de forma directa???? Daquele sítio era rematar directo à baliza...porquê inventar, porquê?

As contas estão muito complicadas mas nada está perdido, se ganharmos os dois jogos que faltam e o Celtic não vencer o seu jogo com os ucranianos podemos chegar ao segundo. No mínimo seguiremos para a Uefa que é, exactamente, o mínimo exigido ao Glorioso.

Bolas...

Hoje...

Queremos 11 destes:


Atitudes como a do Nuno Assis no golo do Paços podem ficar na bancada.
Só é pena o original não estar presente.

segunda-feira, novembro 05, 2007

Benfiquismo vs Profissionalismo ?

As recentes declarações de dirigentes e ex-dirigentes do Benfica trouxeram de novo à baila a longa conversa que ocorre nos blogs sobre a existência de demasiados não-benfiquistas em cargos importantes dentro do clube.

Até à uns bons anos atrás a ideia de ter não-benfiquistas dentro do clube causava-me forte indignação, quando Vale e Azevedo foi buscar Alvaro Braga Junior não calei a minha revolta, como era possível irmos buscar alguém ligado aos clubes do norte para dentro do SLB? Até que vi uma entrevista que ABJ deu à RTP onde o vi defender o club e e responder muito bem às habituais perguntas venenosas do jornalista como nenhum benfiquista o tinha feito então. Fiquei convencido, de facto é possível existir profissionalismo como em qualquer outra empresa. Depois tivemos casos de reconhecidos benfiquistas, notáveis, que foram os grandes mamões do clube, benfiquistas que iam às compras a Itália e o clube é que pagava, benfiquistas que arranjam empregos com ordenados bem chorudos às amantes dentro do clube, etc etc. Ser benfiquista, infelizmente, não era garantia de bom trabalho.

Dessa forma e com o advento das SAD's foi com alguma naturalidade que se começou a ver profissionais, adeptos de outros clubes, a trabalhar no e em prol do Benfica. Domingos Soares Oliveira é um desses casos. Aliás não percebo o porquê de haver tanta dificuldade em explicar os motivos de ele ocupar o cargo que ocupa. É o homem dos bancos? E depois? É natural que tendo os bancos financiado tão fortemento o projecto Benfica que queiram ter alguém de sua confiança à frente das decisões financeiras de todo o grupo, uma garantia que tudo será profissional e, acima de tudo, que os objectivos sejam cumpridos. E neste caso os objectivos são a obtenção de receitas, de preferência cada vez maiores. Aqui o profissionalismo de DSO é claro: gerar receitas. Se não as gerar, senão fizer um bom trabalho os próprios bancos encarregam-se de o despachar. Não é DSO que toma decisões sobre contratações, sobre treinadores, etc. E mesmo assim duvido que seja imposição dos Bancos, é concerteza, um nome apoiado por eles, um nome que foi aceite por Vieira. Senão seria outro concerteza.

Mais difícil é aceitar a presença no Benfica de elementos como Paulo Gonçalves ou Jorge Gomes, pessoas sem qualquer relevo profissional e intimamente ligados ao clube corrupto. Que mais valias podem eles trazer ao clube? Será que não há benfiquistas com aptidões para fazerem o que estes dois fazem no Benfica? Jorge Gomes terá sido contratado para olheiro...será assim alguem tão bom que mereça o lugar? Tem trabalho feito? E o que dizer de o chefe de Segurança do Estádio da Luz ser alguem ligado às claques sportinguistas? Alguem que lida directamente com os benfiquistas, com as claques benfiquistas, tem ligações às claques sportinguistas? Faz algum sentido?

Profissionais no Benfica, bem pagos, para desempenhar funções meramente empresariais, onde o seu trabalho é analisado consoante os resultados apresentados, tudo bem, não me choca que não sejam benfiquistas. Agora para as outras posições a primeira opção tem que ser benfiquista e nunca, mas nunca, alguem publicamente ligado a clubes rivais. Não faz sentido e é minar todo um sentimento benfiquista pelo clube. Clubes não são empresas por muito que digam em contrário, clubes são geridos racionalmente, sem dúvida, mas nunca desligados da emoção. E essa emoção só existe a quem ama o clube.

domingo, novembro 04, 2007

Paços Ferreira - SL Benfica: 1-2

Com o resultado de sexta feira era importantíssimo o Benfica conquistar os três pontos esta noite, de modo a depender apenas de si próprio para a conquista do título de Campeão Nacional.

E entrou disposto a isso o Glorioso. Bastante pressionante sobre a bola, rápido a sair para o ataque, bem cedo o Benfica encostou o Paços à sua baliza. Para se levar de vencida uma equipa como o Paços Ferreira, sempre bem orientada por José Mota, é preciso correr mais que eles, o que não é nada fácil. O Benfica tinha a lição estudada e sabia que tinha de arregaçar as mangas para conquistar os três pontos. Todos os jogadores trabalharam e esforçaram-se para alcançar os objectivos da equipa e esse é, talvez, o principal legado de Camacho: a equipa luta e não desiste.

O golo de Rodriguez foi o corolário da supremacia encarnada na Mata Real. Como seria de esperar o Paços respondeu com raça e atitude e aproveitando um erro da nossa defesa (canto parvo, desatenção de Nuno Assis e desconcentração defensiva do resto da equipa) chegou ao empate. Até ao fim da segunda parte o Benfica sentiu dificuldades em assentar o jogo. Na segunda parte o Benfica entrou, outra vez, com garra e atitude e bem cedo Camacho mexe na equipa, primeiro Nuno Gomes, depois Di Maria e por fim o talismã Adu. Foram boas substituições que trouxeram dinâmica e velocidade à equip se bem que a última, Adu por Cardozo terá sido arriscada caso a vitória não tivesse sido alcançada. Katsoranis à beira do fim marca golo e o Benfica leva os três pontos para casa sem antes apanhar um valente susto com uma bola na barra da baliza de Quim.

Tem sido assim nos últimos jogos, sofrer, lutar, sofrer, lutar, para nos minutos finais obter a recompensa. Começa a lembrar o célebre campeonato dos "golos nos últimos 5 minutos", por mim, venha ele.

Não fizemos uma exibição de encher o olho em termos técnicos, mas em termos tácticos estivemos bem e o conjunto esteve sempre unido e batalhador. O espírito de equipa está presente mas são notórias algumas falhas na transição ofensiva. E temos que ser ainda mais pressionantes. Temos que cair ainda mais depressa em cima do adversário que tem a bola e, depois, temos que ser mais certeiros na transição para o ataque, não se podem falhar tantos passes.

Rui Costa pautou muito bem o jogo a meio campo, Binya não esteve tão bem como vinha estando e Cardozo, desta vez, não me agradou apesar de ser inegável o seu esforço e luta com os centrais adversários. Rodriguez parece não saber jogar mal e Nuno Assis esteve muito mexido. Nuno Gomes entrou bem tal como Di Maria, Léo a crescer a cada jogo. É ala direita que mais problemas nos levanta com Luis Filipe a ter erros que não são toleráveis a este nível e Maxi, por muito boa vontade que tenha, não funciona como médio direito.

O árbitro esteve assim assim com alguns erros de análise nalgumas faltas. A choradeira não se irá fazer esperar pelo lance que dá a falta que resulta no segundo golo do Benfica. A mim não me parece ser falta mas aqueles lances, em Portugal, são sempre assinalados. Sempre que um jogador passa a bola e depois choca com o adversário é considerado obstrução pelos nossos árbitros. Erradamente. Mas é um facto. Agora, como "beneficiou" o Benfica irá dar horas e horas de debate sobre o assunto. Foi uma falta mal assinalada como tinham sido duas a favor do Paços poucos minutos antes.

Era muito bom que Petit e David Luiz recuperassem, a equipa precisa deles e seria muito bom eles regressarem nesta fase ascendente. Precisamos de jogar muito melhor, muito mais concentrados e muito mais rápidos sobre a bola se quisermos obter um bom resultado na Escócia. Somos bem superiores a eles, não há que ter medo.

sábado, novembro 03, 2007

Cansado

Estou cansado. Estou farto deste futebolzinho podre e corrupto que aturamos há 25 anos. Estou farto de ano após ano ser sempre a mesma coisa, sempre os mesmos erros, sempre a mesma vergonha, tudo em beneficio dos mesmos. E surgem processos como o Apito Dourado onde a culpabilidade dos corruptos é inquestionável, onde as provas são inequívocas e as autoridades nada fazem. Ninguem é culpado, ninguem é castigado. Isto cansa. De que serve trabalhar arduamente todos os dias, suarmos, gastarmos dinheiro, para depois chegar ao fim de semana e levarmos sempre com a mesma história?

Ontem mais um episódio desta longa e penosa novela. A imagem acima é demasiado clara, demasiado evidente para alguém se escudar no "errar é humano". É propositado. Só não se marca fora de jogo num lance destes quem não o quer mesmo fazer. Não há outra interpretação. E não é só o golo, é a impunidade total que os jogadores do clube corrupto têm para bater nos adversários, é o cortar de jogadas de ataque da equipa visitante sem qualquer razão, é criar faltinhas inexistentes à entrada da área para ver se cai um golo do céu e depois, no final do jogo, nem um comentário do treinador adversário, nada, silêncio total, quando contra o Benfica, sem qualquer razão, fazem tempestades. Chega!!!

Obrigado à Tertúlia pela foto.

sexta-feira, novembro 02, 2007

Soltas #40

- Foi-se a Taça da Liga. Para os responsáveis técnicos do Benfica terá sido um alívio, para os jogadores menos utilizados terá sido uma oportunidade perdida, para os adeptos ainda não percebi mas parece que não incomoda muito, apesar de ser concensual que se já lá estavamos era para ganhar.

- Uma competição que irá servir de arma de arremesso aos benfiquistas sempre que falarem de arbitragens, tudo fruto de um lance muito duvidoso que deu um penalty a favor do Benfica logo na primeira eliminatória. A isso junta-se agora uma falta de Luis Filipe dentro da nossa área não assinalada, já o golo ilegal do Setúbal na Luz e o penalty sobre Adu no Bonfim passam, como costume, ao lado da conversa.

- Andrade de Sousa um ex-vice do Benfica dá umas alfinetadas à gestão de Vieira. As suas criticas vão de encontro ao que muito se tem falado na blogoesfera sobre a influência de não benfiquistas nas decisões máximas do clube. Eu acredito que seja possível juntar o profissionalismo com o benfiquismo e ter alguem que ame o clube a tomar as melhores decisões para o seu futuro. Infelizmente os benfiquistas que por lá têm passado não têm deixado saudades...

- Luis Lourenço, um tarolas ex-qualquer coisa do Vitória de Setúbal, veio a terreiro proferir declarações sobre o Benfica ter salários em atraso. Ao que se chegou...Felizmente a resposta da SAD do Benfica foi rápida e concisa como tem que ser nestas situações. Há gajos que não se mancam...

- Petit e David Luiz nunca mais regressam. Nunca mais recuperam dãs lesões, apesar de volta e meia ouvirmos que estão a "acelarar para o próximo jogo". O que me incomoda é isto acontecer tantas e tantas vezes no clube...

- Os outros é que jogam à brava, marcam carradas de golos e são mágicos e afins mas as notícias são sempre sobre os nossos. Já andam aí clubes atrás de Cardozo, Di Maria e David Luiz. Não me admiro nada que seja verdade. São jogadores que não enganam nínguem, a sua elevada qualidade salta à vista de qualquer um que perceba minimamente de futebol e qualquer bom negociador tenta contratá-los quando eles ainda estão "baratos" mas a proposta ventilada sobre Cardozo é simplesmente rídicula. Tão rídicula que custa acreditar na veracidade da notícia.

- Ainda não percebi o EdCarlos no meio campo ao lado do Binya...

- A repressão já chegou aos cachecois. Sem palavras...

- Ter o nome inscrito no Guinness como o clube desportivo com o maior número de sócios não vale de nada, isto sim é um motivo de orgulho para figurar no livro dos recordes. Só rir...