blog

segunda-feira, dezembro 30, 2013

Nacional - SL Benfica: 0-1

Entrada a ganhar na Taça da Liga.

Como eu desejava, Jorge Jesus não inventou e colocou em campo um 11 com uma base sólida de titulares habituais com pinceladas de jogadores com menos minutos. Dado as mini férias não havia razão para grandes mudanças principalmente num campo que não é fácil. Apostou, igualmente, no 433 que tanto defendo e parecem-me óbvias as melhorias no jogo e consistência da equipa. As substituições também não foram más o que me leva a escrever algo raro: foi um jogo sem nada de relevante a apontar a Jorge Jesus. Deve ter sido das rabanadas.

Faltou muita qualidade no passe final e no acerto da transição ofensiva e foi isso que condicionou bastante o jogo do Benfica. Enzo, Gaitan, Markovic e Lima estiveram muitos furos abaixo do que podem fazer. Markovic até entrou com muito ritmo e vontade mas demasiado individualista (Gaitan também padeceu do mesmo mal) perdendo muitos lances que podiam ter tido outra conclusão e dado outra tranquilidade ao resultado.

Basicamente foi isso que falhou, a transição ofensiva foi fraca e isso impediu momentos de finalização que dessem uma maior vantagem e consequente tranquilidade. Verdade seja dita o Nacional também não causou grande perigo excepto num remate fora da área que Oblak defendeu bem e outro lance num rápido lance de contra ataque que Fejsa não conseguiu "matar" no meio campo. 

Não houve nenhuma exibição de nota alta. É bom realçar a tranquilidade que Oblak transmite. Lima continua péssimo. Bom regresso de Amorim. 

Xistra com boa arbitragem. As festas "fizeram" mal a esta malta...

Acabar o ano a ganhar é sempre positivo. Vencer na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, principalmente fora, é um enorme passo para as meias. É isto que se quer. A exibição continua a não permitir grandes sonhos mas, enquanto formos ganhando...

Boas entradas a todos. Que 2014 traga as alegrias que 2013 nos tirou.

domingo, dezembro 29, 2013

Soltas #125

- Começa esta fim de semana a Taça da Liga, competição onde o SL Benfica é hegemónico. Como costume assistimos à habitual desvalorização da competição por parte daqueles que nunca a conquistaram.

- O Glorioso vai à Madeira disputar a primeira jornada da fase de grupos com o Nacional. Após paragem para o Natal espero que o treinador não abuse nas mudanças na equipa e que construa um 11 forte com vários habituais titulares. A competição é sempre para ganhar e a Choupana não é o melhor local para mudanças drásticas.

- Se o Benfica passar irá jogar as meias finais na casa do vencedor do grupo que inclui verdes e azuis que vão jogar entre si esta noite. Que preferem, Alvalade ou Dragão? Se é verdade que esta parece ser uma boa altura para ganhar no Dragão prefiro sempre ir a Alvalade.

- Jorge Jesus continua com as suas alucinações. Disse que a prestação na Champions foi boa. Ficamos em terceiro num grupo de quatro equipas onde os nossos adversários eram o PSG, o Olympiakos e o Anderlecht. Terceiro lugar é uma boa prestação. Porque fizemos dez pontos. É esta a mentalidade que reina no Benfica actual, é isto que satisfaz muitos benfiquistas. Por isso se elogia rankings, potes e rectas finais de temporadas. Até quando?

- Parece que foi emitido novo empréstimo obrigacionista ...para pagar o anterior empréstimo obrigacionista. Quem vier a seguir que feche a porta.

- Com a chegada do mercado de Inverno começa o regabofe de entradas e saídas apontadas ao Benfica. Faz-me espécie certos nomes que se ouvem, alguns até já dados como consumados. Jogadores que nunca se ouviu falar e com a nossa formação a dar bons sinais. Enfim... Se for verdade a necessidade urgente de dinheiro para os cofres do clube temo uma sangria, por outro lado, tendo em conta as baixas expectativas para a época mais vale realizar bons encaixes do que manter uma equipa tão cara para nada ganhar.

- Lima por empréstimo. É o pagode total. 

- O ciganito regressou ao clube corrupto. Como eu escrevi na altura, mais um flop criado pela propaganda azul corrupta que sem a protecção dos árbitros mostraria ao mundo o fracasso que é. Assim foi. Em breve, graças aos Proenças e Olegários, voltará a ser a estrela que era...

- 12 milhões por Bruma não é Galatasaray? 

- Em Inglaterra a Premier League está ao rubro com Arsenal, City, Liverpool e Chelsea colados na luta pela liderança. O campeão United com Moyes bastante atrás, veremos quanto tempo dura o novo treinador. André Villas Boas a seguir o seu percurso expectável sem Proenças e Olegários a ajudar.

- Excelente atitude de Ruben Amorim que prescindiu do conforto da sua casa para ir, durante uma noite, ajudar os sem abrigo de Lisboa. 

sábado, dezembro 21, 2013

V.Setubal - SL Benfica:0-2

Vitória simpática para termos uma consoada mais bem disposta.

Ontem foi o jantar de Natal do trabalho pelo que pouco consegui ver do jogo. Dois avançados, Matic e Fejsa no meio, Enzo e Gaitan nas ala foi a ideia com que fiquei. A primeira parte fui espreitando via net no telemóvel e na segunda sem net fiquei-me pela rádio quando possível por isso pouco posso dizer sobre a exibição da equipa.

Digam de vossa justiça.

Vencemos e não deixamos os rivais afastarem-se na classificação. Agora segue-se uma pausa para as festividades e esperemos que a equipa regresse das rabanadas com o espírito necessário para lutar pelos titulos desta época. A próxima jornada irá ditar o futuro do Benfica nesta competição.

PS: Li que a Olhanense a semana passada fez 22 faltas e ontem fez somente 7...

quarta-feira, dezembro 18, 2013

Pormenores



São de pequenos pormenores que se vão conquistando pontos e lugares na tabela classificativa. Um dos argumentos mais utilizados por adeptos dos clubes "pequenos" é que são eles sempre os prejudicados. Já por diversas vezes desmistifiquei esse mito e aqui temos, mais uma vez, a prova que é uma argumentação falsa. O Belenenses já jogou com os três "grandes" e foi prejudicado de forma ostensiva em dois deles mas estrondosamente beneficiado num deles. Sem surpresa nenhuma foi o SL Benfica o clube prejudicado no confronto com um clube de menor dimensão. Tem sido assim ao longo destes anos todos. A dualidade de critérios é gritante e sem pingo de pudor.

Em momento algum pretendo abrandar as críticas que faço à gestão de Vieira e à incompetência de Jorge Jesus mas não podemos ignorar estes pequenos pormenores que no final das contas fazem a balança pender para um lado injustamente.

O clube azul é claramente o clube mais beneficiado da história do futebol português mas os verdes levam vantagem nas decisões mais absurdas que vi num relvado de futebol. Este penalty é quase tão surreal como a defesa do Ricardo um metro dentro da baliza e da expulsão de Cardozo por dar murros na relva (esta coincide com o facto do Benfica ser, claramente, o clube mais prejudicado por decisões absurdas dos árbitros). 

PS: A primeira foto foi retirada do google e a segunda do Facebook do Colunas.

segunda-feira, dezembro 16, 2013

Sorteio Liga Europa 2013/14


PAOK é o adversário que se segue no início da campanha deste ano da Liga Europa. Que seja o primeiro de muitos mas se até do Esbjerg tinha receio...

domingo, dezembro 15, 2013

Olhanense - SL Benfica: 2-3

A ferros mas conta.

Em mais uma demonstração de cátedra impossível de alcançar por maior parte dos comuns mortais, Jorge Jesus compensa a ausência de Enzo Perez no meio campo do Benfica voltando à velha táctica do 442 com Fejsa e Matic no meio. O 433 é bom para o PSG mas não serve para ir ao Algarve jogar com o Olhanense. Gostava, sinceramente, de não me chatear com tudo isto.

Começar logo a perder e depois de conseguir o empate ver o adversário colocar-se em vantagem não é por acaso nem por azar, é consequência. Consequência de 4 anos de erros, de teimosias, de implicações. Mais uma vez a equipa é salva por rasgos individuais e consegue assim conquistar os preciosos três pontos e adiar a hecatombe que se avizinha. Já tivemos mais que tempo suficiente para dar a volta, para as coisas mudarem, para os jogadores mostrarem maior intensidade de jogo. Infelizmente jornada a jornada as esperanças são goradas pela realidade que é o nosso futebol.

Claro que Jesus irá chamar para si o mérito de ter colocado Sulejmani depois do intervalo. Já o conhecemos.

Matic é um monstro e Fejsa, para consumo interno, é um luxo. Ola John depois de tantos meses desaparecido eis que regressa mas não será desta forma que voltará a cair nas boas graças dos adeptos. Lima marcou. Rodrigo esteve em campo? Gaitan excelente. Sílvio no melhor e no pior, Luisão, Garay e Maxi "normais". Artur, mais uma vez, a deixar bem claro que não é guarda redes para o Glorioso, mais um golo evitável. Oblak a entrar em dois lances a dar mostras que pode ser bem superior a Artur, a saída ao cruzamento foi de uma segurança muito boa e a estirada para evitar o remate que passou ao lado dava para cortar a bola se ela fosse à baliza. Uma diferença abissal em relação a Artur.

Golo de Lima em fora de jogo e logo de seguida dois lances legais anulados por fora de jogo. Um deles Rodrigo ficava sozinho de baliza aberta. 

É difícil ter esperança. Temos um plantel fabuloso mas muito mal orientado e não há forma de mudar porque o treinador é de uma incompetência que não pensei alguma vez ver a ser paga por 4 milhões ano. No Bonfim já estará de regresso ao banco. Enquanto for matemáticamente possível lá estaremos na luta, somos Benfica.

terça-feira, dezembro 10, 2013

SL Benfica- Paris St. Germain: 2-1

Uma prestação de Champions à Jorge Jesus.

Pouco mais há a dizer de mais uma paupérrima prestação do SL Benfica na Champions. Resta-nos a ida para a Liga Europa onde, de facto, podemos fazer figura. Tanta coisa com o Pote 1 e é isto que temos como retorno. Enfim, nada que me espante.

Mais uma vez o 433 a mostrar que é, de longe, superior ao 442 ou 4132 mas aposto, igualmente, que rapidamente Jesus o irá ignorar e voltar à sua teimosia. Já não espero nada de relevante. Foi uma ida ao Estádio da Luz com a moral de rastos, mesmo por obrigação. O ambiente na Luz está de cortar à faca e quando os que não se calam resolvem protestar com silêncio parece que estamos num velório. Antes estes protestos dos adeptos eram sentidos pelos jogadores do Glorioso, actualmente ficam ofendidos com qualquer manifestação de desagrado. Modernices.

No Benfica de antigamente esta teria sido uma exibição miserável, neste actual Benfica foi quase um luxo. O PSG não estava na sua máxima força mas o SLB também não estava. Quero ver este 433 oleado e com Cardozo mas queria tanta coisa que não acontece que esta será apenas mais uma. 

Afinal quando um jogador do Benfica é atropelado na área adversária isso é penalty. Coisas que a Europa nos mostra. 

Para quem falou tanto na final da Champions no Estádio da Luz a resposta em campo foi completamente ao contrário. Infelizmente tem sido típico deste Benfica. Agora é esperar até Fevereiro para voltarmos a ter Europa, até lá pode ser que algo tenha mudado. A continuar neste marasmo até tremo só de pensar no que podíamos apanhar nos oitavos da Champions.


segunda-feira, dezembro 09, 2013

Esperança?

Não demorou uma semana a permanência do SL Benfica no primeiro lugar da Liga. Mais uma vez a equipa demonstra uma enorme incapacidade de aproveitar o mau momento dos adversários e perde pontos em casa com primodivisionários.

Estamos a pouco mais de um terço da época, estamos na Europa, a "apenas" dois pontos da liderança no campeonato nacional e continuamos a disputar as duas taças internas. É isto suficiente para se ter esperança? 

Obviamente que não. Se o coração não se sobrepôr à razão não há quaisquer motivos para os benfiquistas se sentirem esperançados numa época positiva. A equipa não joga bem desde a pré época, não revela atitude nem vontade de vencer mesmo estando no topo da classificação e com o principal adversário a atravessar uma crise. O treinador demonstra, jogo após jogo, que a sua teimosia impera sobre tudo o resto com uma táctica fraca que qualquer Arouca dá a volta, substituições patéticas e uma gestão de plantel inacreditável com jogadores que custaram 8 milhões a nem sequer se sentarem no banco e putos que ora não são convocados, ora são a primeira aposta para a Champions. A Direcção é incapaz de mudar este estado de espírito, fala com os jogadores mas, claramente, a mensagem não passa da mesma forma que é notório, no relvado, que a equipa está desligada do treinador. As bancadas estão vazias, o Estádio apático.

Ter esperança em quê? Que motivos têm para ter esperança?

sexta-feira, dezembro 06, 2013

SL Benfica - Arouca: 2-2

Tão deprimente quanto previsível...

Finalmente conseguimos alcançar o primeiro lugar aproveitando uma derrota do nosso principal adversário que aparenta estar a atravessar uma crise que raramente se vê por aquelas bandas, recebemos em casa o último classificado numa jornada em que, teoricamente, os nossos rivais têm jogos dificeis. E é esta a resposta desta equipa?

Uma equipa com fortes problemas internos, que passa a semana sem treinar, que está em último lugar na tabela classificativa, que terá um orçamento inferior a 10% do nosso e chega à Luz e por duas vezes tem os três pontos na mão sem que o SL Benfica consiga, por uma vez, estar à frente do marcador. É deprimente. Passei a semana a falar que só acreditava se visse uma mudança de atitude nos jogadores, se o facto de estarmos na liderança lhes desse um "clique" motivacional. Mas não, nada. Total ausência de vontade de vencer, ausência de desejo de ser campeão, sem atitude, sem fibra, sem garra. Vergonhoso. Tudo feito em esforço, pontapés patéticos, cruzamentos ao nível de amadores, defensivamente lastimoso. Miserável. Passaram imagem de que se estão a cagar para tudo isto.

O treinador não tem culpa dos cruzamentos, dos falhanços mas tem muita culpa na falta de atitude geral, e, acima de tudo, tem toda a culpa pela patética táctica que teima em aplicar no Benfica com os sucessivos resultados catastróficos. Voltamos ao 442 e voltamos a ser vulneráveis defensivamente. Uma equipa que pôs dois autocarros na sua área consegue marcar dois golos ao Benfica e ter pelo menos mais duas boas oportunidades de golo. Isto diz tudo do que é o Benfica actual. Jogamos com dois avançados e o treinador mete o Funes para ter alguém dentro da área. Não me lembro de ver algo assim nos tempos mais recentes. E o que dizer das substituições? Um plantel de sonho para a realidade nacional e o Benfica faz 45 minutos, na Luz, com o último classificado da Liga, com o Gaitan a lateral esquerdo tendo André Almeida no banco. Brilhante. E depois tira Markovic, um dos poucos jogadores capazes de furar a defesa fechada do Arouca. Genial. E claro, a célebre substituição aos 85 minutos quando não está a vencer. 4 milhões é pouco...

Enzo e Maxi a terem a atitude normal, o resto, miserável. Lima e Rodrigo sem palavras. Artur, já chega, não tem qualidade para o SL Benfica. Cortez....não me lembro de ver uma exibição tão má como a deste pobre brasileiro nestes 45 minutos. Onde estão aqueles que diziam que era vedeta e que Jesus ía fazer dele um novo Coentrão? Onde estão vocês? O Funes parecia uma barata tonta, pobre coitado. Tão mau que até Fejsa fez ter saudades do Fernando Aguiar...

No meio disto tudo só não perdemos porque empatamos num penalty muito duvidoso. É possível que tenha existido um toque no pé de Sulejmani mas, sinceramente, não o consigo ver nas imagens da Benfica TV. De resto, apesar dos assobios, não vejo o que se possa apontar ao árbitro.

Como todos bem sabem, nunca demonstrei qualquer tipo de esperança para esta época, acho que só mesmo um queda vertiginosa dos nossos rivais nos poderá dar hipóteses de sucesso mas custa muito assistir, jogo após jogo, aos mesmos erros. É frustrante ver o Benfica assumir uma táctica, ter uma melhoria substancial no seu jogo e depois, no jogo seguinte, o senhor 4 milhões, voltar a insistir na sua teimosia. Cansado de tudo isto. 

Não é só a crise que explica o deserto que são as bancadas do Estádio da Luz.

PS: Querem ver que o Bruno estava mesmo a falar do Benfica? Nem essa merda vos pica, vos incentiva, vos faz mossa...

Bazófia ao rubro!!

«É importante os adversários começarem a dar mais luta» - Bruno de Carvalho

Tenho gostado da postura do Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho. Fez algo que acho fundamental num Presidente de um clube de futebol: aproximou-se dos adeptos. Poucos percebem a importância dessa postura mas basta ver a união e a crença que se instalou no clube de Alvalade desde a sua chegada. Gosto de o ver no banco, gosto de o ver activo, gosto de o ver sempre com os adeptos, não como um Presidente em busca de apoio popular, mas sim como um adepto com mais responsabilidades que o normal. É esse o espírito que quero no Benfica e que vejo afastado do meu clube à mais de uma década.

Mas, meu caro Bruno de Carvalho este tipo de frases pode ter um efeito contrário ao desejado. E olha que eu como benfiquista tenho verificado isso com o meu Presidente. Vamos lá ver como o Estoril, o Braga, o Paços e o Vitória respondem a esta tua provocação.

PS: Quando se dá um passo maior que a perna...

terça-feira, dezembro 03, 2013

457 milhões

Entretanto o passivo da SAD voltou a subir para os 457 milhões de euros.

É um número assustador e se tivermos em conta que pouco ganhámos com tal investimento, que o Estádio, supostamente, já estaria quase pago e que o Centro de Estágios foi pago com o patrocínio da CGD, o passivo do Sport Lisboa e Benfica torna-se ainda mais assustador.

domingo, dezembro 01, 2013

Rio Ave - SL Benfica: 1-3

Finalmente no lugar que é nosso. 

É frustrante estar à quatro anos a reclamar para que a equipa se apresente numa determinada táctica, que se fundamente o porquê dessa táctica ser melhor e a demonstrar, cabalmente, as lacunas da táctica preferida do treinador. Ano após ano, jogo após jogo, o treinador continua sempre a apostar na sua táctica mesmo que nos jogos em que se vê "obrigado" a usar o 433 o jogo colectivo do Benfica seja categoricamente superior. Não muda, mantêm a sua teimosia. São muitos anos disto, já sabemos o que esperar dali, por isso, mesmo no topo da classificação, a crença é pouca.

Fejsa, Matic e Enzo, no meio campo, são um luxo que qualquer treinador gostaria de ter. Dão uma segurança à equipa muito boa e permite uma capacidade de transição ofensiva de qualidade superior. Queira o treinador perceber isso de uma vez por todas. Rodrigo na ala quando tem Suljmani, Ola John, Cavaleiro, disponíveis no plantel é algo com o qual não concordo, a teimosia das adaptações também é algo que já tem assinatura de Jorge Jesus. É aguentar e esperar que as coisas, como hoje, corram bem. Ajudou o Rio Ave ser um adversário pouco perigoso mas, mesmo assim, bastou uma falha para sofrermos golo. Não percebo muito bem o que o treinador do Rio Ave quer quando a sua equipa só por uma vez foi à nossa área. Adiante. Felizmente um livre directo muito bem marcado por Lima impediu que o Rio Ave ganha-se alento com o empate e trouxe o avançado benfiquista de regresso aos golos. Expulsão de um jogador do Rio Ave e pouco depois novo golo de Lima encerraram as dúvidas sobre a vitória do SLB.

Não foi uma boa exibição do Glorioso, bem pelo contrário, mas após o arrumo táctico em 433 o jogo melhorou bastante. Matic em crescimento exibicional, Lima de regresso aos golos tal como Rodrigo, Enzo menos bem que o habitual talvez fruto de um toque que sofreu, Fejsa a ser um tampão incrível no nosso meio campo.A defesa não está mal mas quando falha dá golo. A rever,obrigatoriamente.

Bruno Paixão tem uma facilidade incrível em mostrar amarelos a jogadores do Benfica. Pareceu-me que Enzo levou uma cotovelada que ficou por punir. Expulsão do jogador do Rio Ave acertada.

Estamos numa posição que achava muito difícil de alcançar. Aproveitámos um deslize do rival o que é coisa rara. Mas gostava de ter visto mais garra, mais atitude, mais vontade de alcançar o primeiro lugar. 

Estamos lá. Agora é aguentar até ao apito final da última jornada.