blog

quinta-feira, março 29, 2012

Castigo de Pablo Aimar

A notícia do castigo de dois jogos de suspensão a Pablo Aimar, pela expulsão no jogo contra o Olhanense, surgiu na tarde de terça feira. Obviamente que nessa altura as atenções estavam centradas no importante jogo da Champions pelo que esperei por quarta feira para ver a reacção do Sport Lisboa e Benfica a mais este ataque declarado ao clube. Chegamos a quinta e vejo, no Record, uma tímida tentativa de recurso ao castigo.

É deprimente, mais do que qualquer derrota ou exibição medíocre da equipa, ver que quem manda no SL Benfica não se preocupa em defender os interesses do clube. Este castigo a Pablo Aimar demonstra, claramente, que existe uma perseguição ao clube porque as imagens PROVAM que não há qualquer agressão nem intenção de agredir e, como disse no post do jogo, aceitando a expulsão pela perspectiva do árbitro, cabia ao CD ter um pingo de honestidade e nem sequer castigaria o jogador, como acontece tantas vezes, na Premier League. Escrevi, também, que devia ser por aqui que o Glorioso devia agir mas, mais uma vez, nem uma palavra sobre o assunto, nem uma menção sequer à questão do castigo. Nada. Como é possível? De que vale recorrer agora?

Pablo Aimar levou o primeiro vermelho directo da sua carreira. As imagens mostram, inequivocamente, que não há agressão, que foi um lance fortuito de dois jogadores chutarem a bola ao mesmo tempo mas, mesmo assim, o CD castiga Aimar com dois jogos, castigo esse inédito este ano. Nenhum jogador que levou vermelho directo teve uma punição de dois jogos, James dá um soco num adversário e leva somente um (Manuel José do Paços levou dois jogos mas um foi pelo vermelho e outro por injúrias). Pablo Aimar leva dois jogos num lance em que não há agressão. É um escândalo. E os nossos dirigentes calados. Nem uma reacção pública sobre o assunto. Saiem comunicados do clube a negar que Vieira tenha refilado com os jogadores mas para defender o clube nada. Para mim chega. Este foi o ponto limite. Não tenho o dom da palavra para expressar a minha indignação por esta postura de quem manda no SLB, só me restam palavrões e a minha senhora diz que é feio escrever palavrões nos textos do blog, por isso, apenas digo que esta gente mete-me nojo! Todos. Fazem comunicados por causa de assuntos da treta mas para defenderem o nosso melhor jogador que acaba de ser alvo de uma das maiores injustiças do futebol português, nem um pio.

Demitam-se por favor. Deixem o clube para quem o quer defender. Chega. Rua!

terça-feira, março 27, 2012

SL Benfica - Chelsea FC: 0-1

É com um enorme sentimento de injustiça que chegou a casa e começo a escrever estas linhas. Hoje o Glorioso não merecia perder.

Um dos maiores clichês do futebol é "quem não marca, sofre" e hoje sentimos, de forma muito cruel, essa grande verdade dos relvados. Fomos melhores e do outro lado estava uma equipa que, pode não estar no seu melhor, mas tem um conjunto fabuloso de jogadores, pagos a peso de ouro. E esta noite os nossos bravos jogaram de igual para igual, olhos nos olhos e foram superiores. Foram quem procurou vencer e fizeram tudo para o conseguir. Infelizmente os deuses do futebol não estiveram do nosso lado e bafejaram os azuis de Londres com uma sorte que não fizeram por merecer.

O jogo começou equilibrado com as equipas a mostraram muito respeito uma pela outra mas, aos poucos, o SLB começou a ser mais acutilante e a querer mandar no jogo. Muita garra, muita atitude e, principalmente, muita qualidade de jogo iam permitindo ao Benfica galga terreno e aproximar-se cada vez mais da baliza de Cech. Aimar e Witsel a serem os construtores de jogo do Glorioso com Gaitan e César muito activos nas alas. Cardozo com pouco jogo mas sempre que tinha a bola criava perigo, ou em aberturas ou em tentativas de alvejar a baliza. Foi com ligeiro ascendente vermelho que se chegou ao intervalo e na segunda parte entrámos a matar, muito fortes em cima do Chelsea com lances de golo a sucederem-se a um bom ritmo e cada bola que não entrava tornava o tal clichê cada vez mais presente. Cardozo fuzila e David Luiz tira em cima da linha de golo, alguém cabeceia e Cech faz grande defesa, remates em zona perigosa ou iam à figura ou passavam ao lado. O tempo ía passando e as oportunidades sendo desperdiçadas. Num típico contra ataque ao melhor estilo italiano o Chelsea chega ao golo num lance onde o azar acompanhou-nos com Jardel a escorregar no momento em que ía cortar a bola a Torres. O marcador gritava injustiça mas os deuses da bola não ligam a isso. É duro e cruel mas perdemos e estamos em clara desvantagem na eliminatória.

Porque é que este Gaitan aparece tão poucas vezes no campeonato? Jogão do caraças a fazer o que quis dos defesas blues e a roubar bolas a Ramires na raça. Jogasse sempre assim e já seríamos campeões nacionais. A equipa esteve muito bem mas, temos que admitir, temos um grave problema: Emerson. Um jogo paupérrimo e, pior que tudo, está naquela fase em que a bola pica muito e tudo o que o brasileiro tenta fazer corre mal. Se passa de primeira corre mal, se para a bola corre mal, se tenta avançar com a bola corre mal, tudo lhe corre mal e o público, que tem muitas virtudes mas não tem paciência nestas situações. Assobiar e pressionar só piora. Tenho a perfeita noção que a equipa tem medo de jogar pelo lado esquerdo, tem medo de meter a bola em Emerson e isso é trágico e com custos elevados. Se vai dando para a nossa Liga, na Champions pia mais fininho. E a culpa é óbvia, é do treinador que deixou chegar a este ponto. Não percebi muito bem as substituições. Parece-me que quis cedo demais ao pote Jorge Jesus. A equipa estava a jogar bem e Aimar nem sequer jogará no sábado pelo que, parece-me, podia ter ficado mais tempo em campo. César também estava bem. Aceito que Matic tenha entrado para refrescar o meio campo mas a saída de Javi foi um risco alto até porque ainda temos o jogo da segunda mão.

Na TSF estiveram uns 10 minutos a falar da arbitragem e de um penalty de Terry que ficou por assinalar. Assim se prova que sabem perfeitamente a influência num jogo que um lance destes pode ter. Tal como contra o Barça na época de Koeman o Benfica é prejudicado ao não ser assinalado a seu favor um claro penalty. Nos quartos de final da Champions, contra equipas tão fortes como são os adversários do Glorioso, torna ainda mais difícil a tarefa do Benfica. É injusto. Muito injusto. E deturpa, claramente, toda uma eliminatória. Assim é muito complicado.

Mas como Jorge Jesus disse, eu também não estou convencido. Já vencemos em Anfield Road e já calámos Old Trafford, porque não ir a Stanford Bridge, jogar desta forma e derrotar os milionários de Londres? Sem medos!!!

CARREGA BENFICA!!

segunda-feira, março 26, 2012

domingo, março 25, 2012

Pontos perdidos

Está a ser impossível esquecer este descalabro. Está a ser impossível ignorar o Benfica, dizer o chavão "eles é que ganham o dinheiro". Está a ser impossível perder a dor que tenho na alma devido ao facto, real e concreto, que o mais sólido e forte plantel do Sport Lisboa e Benfica irá conquistar, se conseguir, uma mísera Taça da Liga.

O falhanço de Saviola aos 90 e tal minutos não me sai da cabeça mas os pontos perdidos em Olhão não são a causa desta "depressão" mas sim os pontos perdidos nos jogos anteriores. São os pontos perdidos que nos levaram de uma vantagem confortável de 5 pontos para a necessidade de que os corruptos percam pontos em dois jogos, e nós em mais nenhum, para podermos sonhar em ser campeões. Se tivéssemos feito o nosso papel, e aqui o principal culpado é, claramente, Jorge Jesus, tínhamos abraçado esta fase de jogos cruciais e eliminatória da Champions com o conforto de oito pontos de avanço e este empate em Olhão até se aceitaria como resultado de uma gestão da vantagem pontual obtida e impotância do jogo da Champions. Com os oito pontos de avanço podíamos dar prioridade ao jogo da Champions em detrimento do jogo com o Olhanense. Afastados do primeiro lugar o jogo em Olhão era o mais importante da época. Não foi assim encarado e acabámos de entregar, pela segunda vez, o título em bandeja aos corruptos. A confirmação será na próxima jornada: se perdermos até os mais crentes deitam a toalha ao chão; se vencermos deixamos os corruptos com uma enorme vantagem isolados na frente.

É isto que Jorge Jesus conseguiu com tantos pontos perdidos. As suas palavras "todos queriam estar na nossa situação" proferidas antes de Guimarães e repetidas antes de Coimbra parecem martelos na minha cabeça. E, engraçado, agora é o palerma do Vítor Pereira que está na nossa tal posição.

É patético ver que só agora, com tudo perdido, é que os manda chuva do clube acordaram para as arbitragens. Servirá de muito realmente...apenas para que o Vieira passe ao lado das críticas e ponha as culpas noutro qualquer...ele, nunca tem culpa de nada. Que continue ao lado do Gomes e do Oliveira que continuaremos a perder pontos sempre nos momentos decisivos da época.

sexta-feira, março 23, 2012

Olhanense - SL Benfica: 0-0

Nem sei como começar a análise a um jogo tão mau do Benfica quando era obrigatório vencer para continuar a luta pela conquista do título...

Tenho que falar da inépcia cada vez mais óbvia de Jesus em conseguir vencer estes jogos, em dar a volta a estas equipas que se fecham nos seus campos. Teima em colocar apenas dois elementos no meio campo e dois avançados na frente onde a bola não chega. Na minha opinião devíamos ter jogado com apenas um avançado e Matic no meio ao lado de Witsel e Javi. Jesus não pensa assim e mais uma vez não conseguimos vencer um jogo contra uma equipa muito mais fraca que nós. Não fossem as arrancadas de Maxi e nem tínhamos dado sinal de vida na primeira parte. A segunda também não foi muito diferente com a continuação de um número absurdo de passes errados e com a agravante de Jesus, mais uma vez, colocar Aimar num relvado miserável para o lugar do lutador e aguerrido Nolito. Para piorar Pablo Aimar é expulso e o SLB joga a segunda parte quase toda com menos um elemento, num campo pesado, numa série de jogos seguidos de elevado nível de dificuldade o que dá imenso jeito. Claro que a partir daqui o jogo ficou practicamente condenado e novamente perdemos pontos num momento proibido de o fazer. Mais uma vez falhamos. Más decisões técnicas, péssima execução dos jogadores, falta de forças, garra inexistente. E mais uma vez se prova que no SL Benfica ninguém percebe (ou quer perceber) como é o futebol em Portugal porque os jogadores continuam sem perceber que têm que ter a cabeça fria e não entrar em conflitos com os adversários porque os árbitros não perdoam. Emerson repetiu a gracinha com um amarelo perfeitamente desnecessário e que podia ter, como na Luz contra os corruptos, custar muito caro no decorrer do jogo.

Enquanto Maxi teve forças foi o único que mostrou vontade e qualidade. Nélson Oliveira é um lutador mas tem de aprender muito ainda para focalizar essa luta em termos objectivos para a equipa. De resto...mau, muito mau. Javi com passes falhados uns atrás dos outros, os centrais péssimos na colocação da bola, Gaitan como costume, Emerson do pior que se viu. Enfim...muito mau mesmo. E Saviola, foda-se, que falhanço foi aquele?

Sei que os benfiquistas irão falar muito da expulsão e Jesus já deu o mote. Eu não irei nessa onda porque no lance corrido, da forma como Aimar bate no jogador do Olhanense, é perfeitamente natural que o árbitro pense em agressão. Na repetição vê-se que Aimar toca na bola e a perna ressalta (quem já deu um chute numa bola ao mesmo tempo que outro jogador, sabe perfeitamente que a perna salta, a bola faz de mola) mas no lance corrido, na posição do árbitro, aceito que ele tenha visto uma agressão. Agora, e é aqui que o SLB tem de agir, a comissão disciplinar tem que perceber que não foi agressão, as imagens mostram, e não punir o jogador. É aqui que o Benfica tem de saber agir. De resto há um lance na área do Olhanense que não é o cabeceamento de Luisão já no final mas outro lance, em que parece que a bola bate no braço do jogador da casa mas sem repetições não deu para confirmar.

Foi mau, muito mau. E lá se foi o incremento de moral que a vitória de terça poderia ter dado à equipa. É angustiante ver tanto ponto desperdiçado. É de chorar quando vemos onde estamos e onde poderíamos estar. E muito por culpa própria, muito mesmo. O jogo de hoje demonstra que dificilmente teremos pedalada para este ciclo de jogos. Falhámos anteriormente quando se aproximou o momento de decisão do campeonato. A incompetência dos corruptos deu-nos nova vida, nova esperança e, mais uma vez, desperdiçamos a oportunidade. Assim não dá. Com este plantel, com esta qualidade, com este investimento é inaceitável que se perca uma vantagem de 5 pontos e que não se consiga dar a volta a um Olhanense que está privada de alguns dos seus titulares. Isto é brincar ao futebol. E que não se use a expulsão de Aimar para abafar esta situação que não é de agora, já vem da época passada.

Felizmente haverá benfiquistas que irão continuar a acreditar e serão capazes de contagiar muitos outros com a sua crença. Eu não serei um dos que acredita mas espero ser contagiado. Infelizmente já tenho muitos anos disto e sei como as coisas funcionam. Acreditem ou não, quando o Jardel falha aquele cabeceamento logo no início da partida disse para mim um irritante "já fomos". Com aquela táctica contra uma equipa destas falhar uma oportunidade tão clara é morte certa quase sempre...infelizmente, mais uma vez, acertei..

Terça feira lá estarei. CARREGA BENFICA!!

PS: Saviola, foda-se!!!!!!!

quinta-feira, março 22, 2012

Soltas #110

- Depois da qualificação para a final da Taça da Liga, hoje em Olhão, joga-se muito do futuro do Glorioso. É importantíssimo vencer para acalentar esperanças na conquista do 33º título de campeão. Vencendo iremos colocar enorme pressão sobre os corruptos que irão defrontar Melgarejo e companhia e poderão tropeçar se não tiverem a ajuda dos "herois"...

- Por falar em "herois" a táctica dos corruptos é óbvia e já gasta mas também sabemos que terá sucesso. Pressão em cima dos árbitros para anular todas as jogadas ofensivas do SLB que resultem de bolas paradas. Já sabemos como será e poderemos confirmar esta noite em Olhão isso mesmo. E o mais patético é que tudo resulta de um lance onde há falta clara sobre Luisão...enfim.

- De repente um ex jogador do clube corrupto aparece a falar dos tais bloqueios que Jesus treinou com ele num clube qualquer. Gaspar, esse exemplo de jogador portista: sem jeito para a bola mas imensa qualidade na arte de bater em canelas. Quanto terá custado esta aparição pública? Sobrará fruta para Paços?

- Fala-se num ciclo de jogos exaustivo e que a equipa não terá pernas para acompanhar. O nosso adversário da Champions jogou na quarta com o City e amanhã jogará com o Tottenham. O campeonato já foi mas precisa de vencer para lutar pelo acesso à liga milionária. Não há desculpas. Não pode haver desculpas com o excesso de jogos e pouco tempo de descanso.

- Gil Vicente é, merecidamente, o nosso adversário na final da Taça da Liga. É a sua primeira final na história. Parabéns. Mas queremos vencer a nossa quarta Taça.

- E de repente em Espanha volta-se a ter campeonato. Parece que Jesus conversou com Mourinho e o Real perde 4 pontos em 2 jogos. Expulsões de jogadores e treinadores e ainda falta o jogo em Barcelona. Seria escandaloso o Real não ser campeão após 10 pontos de avanço. Ronaldo é que não para e parece o Cardozo a marcar golos...uns atrás dos outros.

- Li algures um iluminado sportinguista escrever que o Sporting passou a ser um alvo a abater pela arbitragem quando Jorge Jesus disse, no início da época, que "o Sporting este ano conta para o título" e que a partir daí a máquina vermelha tratou do assunto. E é isto. O Sporting é isto...

- Fala-se na necessidade do SLB realizar 50 milhões em vendas. Não me parece que isso signifique problemas financeiros mas sim um acautelar da situação face ás condições da economia geral. E tendo em conta a qualidade do nosso plantel é perfeitamente lógico que sejamos alvo dos ataques dos tubarões europeus e que dois jogadores possam ser vendidos. Não me choca. Já me chocará se a necessidade de venda for mesmo fruto de problemas financeiros do clube...tendo em conta os últimos números apresentados e as receitas da Champions algo estaria muito mal se fosse fundamental vender jogadores.

- Depois de Ranieri, Moratti quer Villas-Boas?? A ser verdade o dono do Inter está senil..

- E o basket? Que se passa?

- Parece que há uma professora que acaba um cântico infantil com um "Viva o Benfica". Finalmente uma boa notícia no que diz respeito à Educação neste país. Esta Senhora Professora devia ser reconhecida imediatamente pelo nosso clube.

quarta-feira, março 21, 2012

É este o fora de jogo reclamado?

Não, meus caros, não é o braço que está em causa. É o ombro e a anca. É este o fora de jogo que reclamam? É isto ??? É este um lance que merece tanto berreiro? Imagino que seria se sofressem um golo como o terceiro que o Proença nos marcou na Luz a vosso favor...

Adiante...

terça-feira, março 20, 2012

SL Benfica - FC Porto: 3-2

Se mais provas eram precisas, esta noite ficou provado que não existe justiça divina. Se existisse um clube tão corrupto, tão sujo, que representa tudo o que há de podre no futebol não podia escapar a tamanha goleada, não podia ter tanta sorte a impedir que fosse para o intervalo de saco cheio e, para cúmulo, marca um golo sem saber como.

Sem árbitro a ajudar o clube corrupto e o SLB sem medo só dá vitória do Benfica. Sempre. Em qualquer lugar. Esta noite, mais uma vez se provou, que sem os árbitros a ajudar estes gajos são banais. Um Capdevilla velho e sem ritmo mete o mais patético jogador de futebol que anda nos nossos relvados no bolso. Medo? Porquê medo? Sem medo e temos isto, um massacre. Tirando aqueles 10 minutos após o primeiro golo cagado dos gajos só deu Benfica. Foi massacre. Bolas ao poste foram três, Nolito falha um golo feito, mais dois ou três remates à figura... Como é possível aqueles gajos terem tanta sorte? Após o intervalo o jogo acalmou mas o sinal mais foi sempre do Glorioso, sempre mais perigoso, sempre mais rápido sobre a bola, os corrupto despachavam a bola para o Lolk que atirava-se para o chão. Era isto o jogo deles. Cardozo entrou e, como costume, facturou o golo que nos leva para a final em Coimbra. Mas saí do estádio com sabor a pouco. Era para goleada. Mostrámos, claramente, que somos muito superiores e que se vamos para cima deles sem medo os gajos borram-se todos e se não têm a protecção do árbitro então a goleada é um cenário bem real.

Mas Jesus voltou a não ver bem as coisas. Aimar não pode jogar tão avançado. Os melhores lances do Glorioso surgiram sempre quando Pablo pegava na bola mais atrás e avançava de frente para a baliza. Desgastá-lo lá na frente, entre os centrais adversários, é um desperdício. Fora isso, desta vez, Jesus esteve bem no banco, nas substituições. Gaitan para dar velocidade, Cardozo para arrumar a questão e Saviola para o esgotado Aimar e aproveitar, com a sua inteligência, os espaços na defesa do fcp. Menos mal.

Witsel fez um jogão. Encheu o campo e meteu aqueles mecos azuis todos no bolso. Capdevilla rapidamente percebeu a mais valia do Hulk (velocidade e força) e não deu hipóteses ao gajo. Excelente jogo. Aimar quando tem a bola nos pés e fabuloso. Gaitan e Saviola entraram muito bem e Cardozo, enfim, ainda vale a pena dizer mais qualquer coisa? Bom jogo de Nelson Oliveira, muito lutador, muito esforçado e desgastou muito a defesa portista. Nolito menos certeiro mas com uma alma enorme. E falando de alma, Maxi Pereira pois claro, fantástico. Jardel tremeu bastante mas com o crescendo da equipa também acalmou e fez uma segunda parte muito boa. Luisão e Javi patrões no meio campo. Eduardo também um pouco tremido mas aguentou-se bem.

O Vitór Pereira e o corrupto mor desta vez falaram de arbitragens. Está tudo dito. No campeonato elogiaram o Proença, hoje refilam. Bloqueios nas bolas paradas. É esta a queixa destes mecos corruptos. Pois bem...revejam como nasce o primeiro golo do clubeco corrupto, vejam como é que eles ganham a bola sobre o Bruno César. É preciso dizer mais alguma coisa? Sim...lembram-se de um amarelo que o Cardozo levou por rematar para a baliza em cima do apito do árbitro? Hoje o Hulk rematou para longe bem depois do árbitro apitar e o amarelo, claro, ficou no bolso...esse e mais uns quantos. Mas já estamos tão habituados a que eles possam bater e sairem impunes que já nem nos importamos quando é só isso que se tem a apontar...mas aquele roubo de bola sobre o César...revejam...

Foi sofrido mas foi limpinho, coisa que eles nunca poderão dizer. E hoje devia ter sido tareia das grandes. Jogámos mais que suficiente para isso. Estamos na final de Coimbra e queremos ganhar mas, acima de tudo, que esta demonstração inequívoca de qualidade da nossa equipa os faça crer que ainda estamos na luta, que os faça buscar forças para vencer em Olhão sem espinhas e preparar uma recepção à Benfica, ao Chelsea na terça feira.

Hoje fomos enormes e aqueles rapazes do topo sul hoje estiveram fantásticos. Após o primeiro golo sofrido cantaram mais alto e ao segundo golo sofrido ainda mais alto cantaram e foi assim até ao fim. Brutais. Enormes. Benfica!!!!

segunda-feira, março 19, 2012

Desvalorização da Taça da Liga

O corrupto mor deu a entender que o clubeco corrupto desvaloriza a Taça da Liga e que a sua única preocupação é o campeonato nacional. Basicamente isto quer dizer que não há dinheiro para fruta que chegue para ambas as competições.

Seja como for, o corrupto mor, apesar de mostrar claros sinais de senilidade, por vezes ainda tem a manha de largos anos à frente do clube corrupto e com estas declarações prepara terreno para uma eventual derrota, afirmando que "vão rodar jogadores" e a "preocupação é o campeonato" ao mesmo tempo que terá argumentos para forte bicada caso vençam podendo afirmar que até com segundas linhas vencem na Luz.

Ao SL Benfica só resta vencer. Pela sua história e por ser o detentor do título. A Taça da Liga vale o que vale (bem mais que uma Supertaça, atenção!) mas quando o SLB entra numa competição só pode ter como objectivo a sua conquista. Amanhã é um jogo que dá acesso à final por isso temos que vencer. Até porque, apesar da estratégia do corrupto mor, se a vitória for concludente, poderá ter efeitos no resto da temporada.

sábado, março 17, 2012

SL Benfica - Beira Mar: 3-1

Não fosse aquele irritante golo sofrido ao cair do pano e o SL Benfica tinha tido um jogo a roçar a perfeição.

Aproxima-se um ciclo terrível de jogos complicados na época do SLB, começando já na terça feira recebendo o Porto para a Taça da Liga, seguindo Olhanense, Chelsea, Braga, Chelsea novamente e Alvalade. Perante este cenário é quase obrigatório que o Benfica vença os jogos com equipas mais acessíveis de forma fácil e tranquila e ontem, foi isso que aconteceu, contra o Beira Mar.

O Benfica teve um ritmo de jogo lento, sem grande intensidade e com uma gestão de esforço racional que precisa, para ter efeito, que se marque cedo e foi isso que aconteceu o que permitiu que o jogo se tornasse fácil. Seguiu-se mais um e outro golo e cedo a equipa passou a gerir o jogo pensando já nos próximos confrontos. O público não gosta desta lentidão de processos da equipa e teimosamente recusa-se a perceber que há momentos da época em que é preciso gerir um resultado confortável e deixar as correrias e goleadas para outras alturas. Jesus apostou em Nélson Oliveira para o 11 titular e fez muito bem porque o míudo está em alta e a crescer de jogo para jogo. Não percebo o Witsel na lateral direita. Se André Almeida não serve para ser titular na Luz contra o Beira Mar o que é que está a fazer no plantel do SLB? Regresso de Aimar e isso faz uma diferença no jogo do Benfica brutal. Felizmente o resultado permitiu dar ritmo de jogo a Aimar e a retirá-lo para descansar para terça. Minutos nas pernas para Rodrigo são, igualmente, importantes.

Cardozo bisa e faz uma assistência. Não presta. Nem quer imaginar o que seria se prestasse... Gaitan a melhorar. Será? Espero que sim porque a equipa precisa do melhor Gaitan nesta fase. Jardel seguro e a mostrar que é uma mais valia no plantel para estes embates. A equipa portou-se bem no seu todo, não falhou no ataque e isso permitiu um jogo descansado. Aquele golo no fim é que já irrita... Jesus não quer dar, pelo menos publicamente, importância mas revela a fragilidade defensiva que a equipa padece...nos jogos mais a sério paga-se caro. E já sabemos isso.

A arbitragem foi razoável mas é impressionante a facilidade com que se dá amarelo aos nossos jogadores. Incrível.

Jogo sem grande história, cumprimos o nosso papel, vencemos tranquilamente e agora que venham os próximos embates.

sexta-feira, março 16, 2012

Visita a Londres!

O pedido de Jorge Jesus foi aceite: o adversário do Sport Lisboa e Benfica nos quartos de final da Champions é o Chelsea de Ramires e David Luiz.

Agora Jesus, mostra o que vales.

CARREGA BENFICA.

PS: A seguir segue-se visita a Milão ou a Barcelona...

Adenda- Jogámos a 27 de Março, terça feira. Se a segunda mão for logo na semana seguinte tivemos o melhor calendário pois o jogo será na quarta. Temos mais dias de descanso do que se jogássemos na quarta e logo depois na terça seguinte.

quinta-feira, março 15, 2012

O que a sorte ditará?

Com os resultados de ontem à noite já temos definidos as 8 equipas que irão disputar os quartos de final da Champions. O sorteio é amanhã e temos cerca de 24 horas para equacionar os possíveis cenários que a sorte nos poderá ditar:

Diz-se que no futebol não há impossíveis mas vencer o Barcelona numa eliminatória a duas mãos deve estar muito perto disso. Nos últimos anos só me lembro do Barcelona ser eliminado pelo Inter de Mourinho, numa eliminatória bem atípica. De resto é sempre finais atrás de finais. Champions ou Taça de Espanha. Por mim só mesmo na final é que os espero apanhar...
02-98

O Bayern é o exemplo máximo do pragmatismo e eficácia dos alemães. Podem estar mal na competição interna mas na Europa raramente falham. São uma super equipa que joga muito à bola e quando engata tem um ritmo de jogo avassalador.
30-70


Não acho o Real Madrid tão papão como a maioria mas não posso negar que são, neste momento, uma grande equipa. Mais do que a qualidade do seu plantel é o homem que os dirige do banco que me assusta mais. Mourinho saberá anular as nossas virtudes e explorar os nossos defeitos. Seria uma eliminatória engraçada com monumental invasão a Madrid mas muito difícil de passar.
30-70


O colosso italiano já não é a máquina de futebol de outros tempos. Tem jogadores fabulosos mas também nós temos. Tem mais experiência europeia e isso pode ser fundamental numa eliminatória mas, em ritmo de jogo, sinto que estão ao nosso nível. Jogando aquilo que o nosso potencial permite acredito que podemos jogar, olhos nos olhos, para a qualificação.

40-60

Aí está a equipa que Jorge Jesus prefere. E percebe-se porquê. O Chelsea tem enorme jogadores, capazes de mudar o rumo de um jogo (ontem foi um bom exemplo disso) mas é uma equipa com enorme lacunas que o estilo do nosso jogo pode aproveitar e ser letal. Como qualquer equipa inglesa de topo, apresenta uma intensidade de jogo brutal que o SL Benfica ainda não consegue ter. Se conseguirmos suportar essa pressão inicial podemos , perfeitamente, os eliminar.
50-50

Os nossos amigos franceses podem atravessar-se, novamente, no nosso caminho. Já conhecemos o saber de os eliminar por duas vezes e não há duas sem três. São uma equipa aguerrida com alguns jogadores perigosos mas, no geral, sinto que somos mais fortes e com melhor jogo. Em casa são fortíssimos mas já lá fomos ganhar.
60-40

O brinde que todos desejam neste sorteio. O Apoel tem feito uma campanha brilhante nesta Champions mas, sejamos honestos, é a equipa mais fraca de todas em prova. Teremos que ser humildes e lutar muito para vencer mas é a equipa, teoricamente, mais acessível. Não tem grandes valores individuais e faz do conjunto e da alma a sua grande arma. Excelente ambiente em casa mas sem intensidade de jogo como os restantes possíveis adversários.
70-30

Claramente que espero que nos calhe o Apoel Nicosia, do Chipre mas, com a sorte que temos, acho que nos vai calhar o Bayern...

E vocês, que esperam do sorteio?

terça-feira, março 13, 2012

Futebol nacional mete nojo

Como é possível a meio de uma competição as regras da mesma serem alteradas? Como é possível decidir, a meio de um campeonato, que não há descidas? Onde está a defesa da verdade desportiva? Isto serve que interesses? E que justificação foi aquela do anormal do Presidente da Liga a ir buscar o exemplo das ligas americanas? Pode repetir? Ligas americanas onde a tecnologia é utilizada para defender a verdade desportiva? Onde os árbitros explicam ao público as decisões que tomam? Onde reina um espírito de honestidade onde os infractores são severamente punidos? Onde existem tectos salariais? Realmente tem tudo a ver com a nossa Liga...

Segundo me disseram o Sport Lisboa e Benfica não esteve presente nesta reunião. Fiquei chocado. O Sport Lisboa e Benfica devia estar presente e repudiar publicamente votando contra esta palhaçada. Quem cala consente e não posso aceitar o silêncio do Presidente Luis Filipe Vieira nesta matéria. Aguardo posição pública do clube sobre isto.

Ainda existe a possibilidade de isto ser chumbado na Federação.


domingo, março 11, 2012

Paços de Ferreira - SL Benfica: 1-2

E de repente surge uma luz ao fundo do túnel...

Quem diria que após o descalabro das últimas três jornadas, o SL Benfica ainda tivesse bem pertinho de poder conquistar o 33º título da sua Gloriosa história? Achava que só teríamos hipóteses se o clube corrupto perdesse pontos rapidamente mas nunca pensei que tal fosse já na jornada seguinte e em casa com a Briosa. Mais uma vez se prova que sem frutinha a ajudar o clube corrupto é um equipa banal.

Mas Jesus continua, teimosamente, a não perceber como defrontar as equipas pequenas do nosso campeonato que são muito aguerridas em sua casa. E isso ía-nos custando, novamente, pontos. Felizmente que a equipa conseguiu ter alma para ir empurrando o Paços até conseguirmos o golo do empate e, nesse momento, acho que todos os benfiquistas sentiram que seria uma questão de tempo até a reviravolta estar concluída. Jesus mexeu no 11 titular e colocou Saviola ao lado de Cardozo e com a alas para Bruno César e Nolito, Witsel e Javi no meio. Não começámos mal é um facto mas continuamos a mostrar uma fragilidade absurda na nossa defesa. Sofremos golos em todos os jogos. E é por isto que me incomoda bastante que Jesus teime em não proteger a equipa deixando-a vulnerável às investidas do adversário, mesmo que esse adversário seja um Paços que está longe, muito longe, da qualidade dos nossos jogadores. Mas a verdade é que o Paços carregou forte e chegou ao golo fruto da sua insistência. Há demérito do Benfica, sem dúvida, mas também há mérito do adversário.

Para a segunda parte Jesus tira Nolito e Saviola e coloca Gaitan e Nelson Oliveira. Não percebi nem concordei com a saída de Nolito que era um dos poucos que procurava jogar a bola com inteligência e com sentido de baliza. O Paços entra muito bem e por pouco não dilata a vantagem mas aos poucos o SLB toma conta do jogo e pressiona o Paços cada vez mais. Nélson entrou muito bem e numa das suas já típicas arrancadas mete a bola para Gaitan empatar. Pouco depois de livre directo, finalmente, o Benfica chega à vantagem por intermédio de Bruno César. Estava dada a volta ao marcador e com duas expulsões o Paços pouco mais pode fazer e o Benfica controlou o jogo até ao final.

Não dá para perceber o que se passa com Saviola. A falta de ritmo de jogo não pode ser desculpa suficiente para quem tem tanto futebol nos pés. Nada sai bem e a sua substituição foi natural o que diz bem da sua fraca exibição. A equipa não teve nota artística elevada mas teve garra e atitude, principalmente, na última meia hora. Mas exige-se mais a este grupo de jogadores. Não se pode dar de avanço a estas equipas que contra nós têm uma alma que estranhamente anda ausente no resto do campeonato.

Espero que o Gabinete de Comunicação do SLB venha a terreiro desancar mais esta arbitragem medonha e vergonhosa que assistimos em Paços de Ferreira. Não pode ser o treinador do Benfica a assumir essa tarefa pois é passível de ser castigado. Tudo começou com um amarelo vergonhoso a Javi num lance em que TODOS vêem que não há sequer falta para depois seguir-se novo amarelo a Bruno César por ser atropelado dentro da área num penalty claríssimo que até o aziado Manuel Queiróz foi incapaz de ignorar. As expulsões dos jogadores do Paços foram justas e a primeira só pecou por tardia tantas faltas duras aquele jogador fez. Os lances sobre Nélson Oliveira não são penalty.

Se queremos ser campeões temos que cometer cada vez menos erros. Jesus tem que mostrar que está ao serviço do SL Benfica e decidir bem porque a margem de erro é inexistente. E a Direcção tem que tomar uma enérgica atitude contra as arbitragens que estão a decidir muita coisa neste campeonato. Relembro que nesta jornada o Braga teve a preciosa ajuda dos árbitros ao ver um golo limpo anulado ao adversário. Se deixarmos morrer o assunto, se acharmos que temos que jogar muito e sermos superiores ao adversário e à equipa de arbitragem em breve termos nova desilusão.

Foi-nos dada uma nova vida no campeonato. Acredito que com esta pressão os corruptos vão ceder. Têm deslocações complicadas e sem as ajudas dos "herois" não se safam. Façamos a nossa parte: lutar e vencer os nossos jogos. Se vencermos seremos campeões. Apesar de tudo..

PS: E o que dizer de Melgarejo? Será que vai haver falatório? Só se for por aquela bola ao poste...claramente intencional...

sexta-feira, março 09, 2012

Venham os 1/4s


Os adversários já conhecidos são fortes mas há alguns acessíveis. Dos que há por conhecer também os há fortes e acessíveis. Se tivermos sorte com o sorteio as meias-finais são já ali. Se não tivermos sorte com o sorteio temos de suar, dar tudo em campo, mais ainda que neste jogo contra o Zenit.

Na Liga interna temos de voltar às vitórias, pressioná-los até ao fim. Ganhar sempre. 
Se os outros escorregarem, melhor. 

O que esperar agora?

Simples: vencer todos os jogos.

Sem esquecer o que se passou na últimas 3 jornadas (erros próprios e erros dos árbitros) o Sport Lisboa e Benfica tem que demonstrar cabalmente que é uma equipa fortíssima, que quer ser campeão e que nunca deixará de lutar até ao fim. Para nos vergarem têm que nomear todos os Proenças e Xistras desta vida.

Que a visita a Paços de Ferreira traga uma vitória e uma exibição plena de atitude. Não se trata de nota artística elevada mas sim de clara e inequívoca vontade de vencer, de lutar.

terça-feira, março 06, 2012

SL Benfica - Zenit: 2-0

Porque será que este Jorge Jesus não aparece mais vezes no campeonato nacional? Um Jorge Jesus correcto tacticamente, com boas opções durante os 90 minutos e com um discurso final interessante? Se ele existe porque raio desaparece tanta vez?

Podemos estar desmotivados mas quando entramos na Catedral esses sentimentos ficam de lado e queremos acreditar que o Glorioso pode vencer qualquer equipa do Mundo. Depois do descalabro interno o apuramento para os quartos de final da Champions ficou, animicamente, mais difícil mas a equipa respondeu muito bem aos dissabores passados e apresentou uma postura e atitude que se desejava. Sempre senhora de si e em controlo do jogo, a equipa do SLB sabia que tinha que enfrentar um jogo de paciência uma vez que o Zenit estava com o autocarro bem estacionado lá atrás e a imitar o anti-jogo e queimar tempo digno de qualquer Paços ou Gil Vicente quando vêm à Luz. É pena nem todos os adeptos perceberem que estes jogos são para se jogarem com calma, com trocas de bola, com posse à procura de um espaço, de uma oportunidade. E o Benfica teve-as, infelizmente não entraram como era suposto o que teria tornado, penso eu, esta qualificação épica. Nestes jogos custa entrar o primeiro e ele só apareceu no final da primeira parte após jogada de insistência colectiva. O mais difícil estava feito e na segunda parte os russos tinham que abrir para lutarem pela qualificação. Assim foi e os espaços nas costas da defesa do Zenit foram mais que muitos e o SL Benfica teve nos pés dos seus jogadores a possibilidade de golear sem espinhas este adversário e brincar o resto do tempo que faltaria para o apito final. Mas as bolas teimam em não entrar e a tranquilidade só apareceu no cair do pano num muito festejado golo de Nelson Oliveira que tinha entrado para o lugar de Cardozo.

Jesus desta vez leu bem o jogo e mexeu como tinha que mexer. Com vantagem no marcador havia que segurar o meio campo e para isso o treinador meteu Matic que foi um óptimo apoio para Javi e permitiu soltar Witsel para tarefas mais adiantadas no terreno. Nolito também entrou muito bem no jogo e deu a dinâmica que a equipa precisava aproveitando os espaços defensivos que se abriam na equipa russa. Este equilíbrio que Jesus deu à equipa era o equilíbrio que se pedia em Guimarães e na sexta com o clube corrupto. Não custa nada, é só não inventar.

Rodrigo precisa de recuperar a estupenda forma que tinha antes de ser ceifado pelo tronco alves, a vontade está lá toda mas o repentismo e a clarividência não estão afinadas mas o tempo tratará disso. Quem não sei se terá tempo é Gaitan que teima em não pôr em práctica tudo o que pode dar à equipa. Já Maxi esse nunca falha tal como Luisão e Javi que foram imperiais. Artur a precisar de levar uns safanões para ver se desperta. Mas o senhor da noite foi Witsel com um jogão enorme, esteve em todo o lado e magnífico no controle da bola. Excelente jogo.

Quando se tem um árbitro a sério a coisa corre muito bem. Houve lances que não concordei com a sua decisão mas só o facto de sentir que não era intencional, que os erros eram para os dois lados indiscriminadamente, foi um alívio. Não pode ser sempre assim? Parece-me falta sobre Bruno César à entrada da área do Zénit. De resto um ou outro lance irrelevante.

Estamos nos quartos de final e encaixámos uma importante receita. Quem será o senhor que se segue? Gostava muito de evitar Real Madrid e Barça, os outros são equipas para jogarmos de igual para igual, sem temor, lutando claramente pelo apuramento.

Não estou minimamento esquecido do que se passou mas hoje vencemos. E vencemos bem. Numca competição muito importante onde queremos que o Glorioso jogue sempre, cresça como equipa e vá chegando cada vez mais longe. Para isso é preciso lá estar e nós estamos.

CARREGA BENFICA!!!

segunda-feira, março 05, 2012

Digam-me que é mentira!!!!

Estou contigo, Rui!!

Anda a circular um video onde se vê Rui Costa, exaltadíssimo, a refilar duramente com, aparentemente, um delegado da Liga no final do jogo de sexta feira. A razão para tal é simples, o Rui Costa tinha acabado de assistir a mais uma enorme roubalheira de um árbitro ladrão que nos afastou do título e depara-se com elementos da comitiva portista numa zona do estádio interdita a eles. Repito, estavam numa zona interdita. Quando o Benfica vai ao Dragão aquele delegado não permite, e bem, que elementos da comitiva benfiquista andam em zonas interditas.

A reacção de Rui Costa é exagerada? Só quem não é benfiquista é que o poderá afirmar. Por muitos erros "políticos" que Rui Costa ande a cometer enquanto dirigente do SL Benfica de uma coisa todos nós temos a certeza, ele é um dos nossos, é um benfiquista que ama e sente o clube como qualquer um de nós, sentiu a roubalheira como eu ou vocês sentiram. E ao deparar-se com mais uma afronta às regras do clube corrupto com a complacência habitual da Liga o homem passou-se. Como eu me passava também.

Falta-nos mais Rui Costas no Benfica, falta-nos mais benfiquismo nas cúpulas directivas do clube, falta-nos mais quem sinta o clube desta forma.

Rui, ainda não percebi qual o teu papel actualmente no clube mas, aqui, nesta situação, nesta revolta com o benfiquismo a correr nas veias, estou contigo.

domingo, março 04, 2012

Parabéns Rapazes da Luz


04 de Março de 1992 nasceu aquele que se tornaria o maior movimento de apoio a um clube de futebol em Portugal. Todas as classes, todos os credos, todas as raças, tudo unido por uma cor, um amor, uma crença. Um espírito único de apoio ao Sport Lisboa e Benfica

20 anos de apoio sem fim. Parabéns a todos. Parabéns a nós.

SL Benfica Vais Vencer
Estamos Contigo Até Morrer
Somos Rapazes Sem Nome
Nossa Vóz é Teu Poder


sexta-feira, março 02, 2012

SL Benfica - FC Porto: 2-3

O que eu temia aconteceu, de uma possível vantagem de 8 pontos a realidade trouxe-nos uma queda para segundo lugar a três pontos (que na realidade são quatro) da liderança.

Não sei o que alguns benfiquistas pensam sobre isso mas, para mim, é inaceitável. É inaceitável que o Sport Lisboa e Benfica, com o plantel fenomenal que tem, com jogadores de qualidade ímpar em Portugal esteja na posição que está, que seja incapaz de vencer um jogo decisivo, que demonstre total incapacidade em gerir e controlar um jogo em que está em vantagem. Meus caros, o primeiro amarelo ao Emerson é a prova cabal que quem manda no SLB ou está-se a cagar para tudo isto ou não percebe nada, mas mesmo nada, do futebol em Portugal. Um jogo decisivo, contra a equipa com quem estamos empatados em primeiro lugar, com Pedro Proença como árbitro e um jogador do Glorioso vai dar um pontapé na bola para a afastar do local onde será marcada uma falta? Mas serei o único a ver a incompetência que isto revela? Todos os jogadores do SLB deviam estar mais que avisados, treinados e preparados para estas arbitragens. Sejamos sérios, era o Pedro Proença, caraças!!!! E, no preciso momento em que Emerson leva amarelo eu sabia (e os meus companheiros de bancada também) que ele ía para a rua. Como é possível não se conseguir evitar algo queestá à vista de todos?

É inaceitável...e depois, ao fim desta desgraça toda, eis que surge Vieira a dar umas bicadas ao Proença mas sem ser capaz de ser claro e objectivo nas críticas. "Vocês viram", "todos viram o que aconteceu"...mas o que é isto??? E ainda deixa escapar que já estavam avisados de uma arbitragem assim. Porra....e o que fizeram para a evitar? Nada.

Sobre o jogo o que podemos dizer? Pinto da Costa disse que este era um jogo decisivo, Jesus disse que não decidia nada. O Porto entra com tudo, faz 20 minutos que não nos deixa passar do meio campo e chega à vantagem. É preciso dizer mais da forma como eles encaram estes jogos e a diferença abissal para nós? Claro que o facto de termos jogadores soberbos como Aimar, Nolito e Cardozo faz com que ao mínimo lance de perigo o jogo inverta-se. Bastou o primeiro lance de golo para o SLB com Cardozo a permitir defesa de Hélton para o jogo virar e o Benfica passar a controlar totalmente a partida até ao intervalo. O empate foi natural como teria sido mais um ou dois golos do Benfica. Não aconteceram mas não precisamos de esperar muito para a superioridade do Glorioso ficar vincada no marcador no início da segunda parte. Aimar sai lesionado e entra Rodrigo e o Benfica não sai de cima da área do Porto e de repente aconteceu aquilo que aconteceu que deu o segundo golo ao clube azul. Witsel sofre falta claríssima, Gaitan perde a bola, não consegue parar o ataque do Porto e a bola acaba nas nossas redes. Depois temos a expulsão e o jogo para o Glorioso acabou porque o Porto não é o Sporting e, claramente, não ía deixar fugir a possibilidade de mais uma vez festejar no nosso Estádio.

Jesus ...nem sei o que dizer. Não sei se diga que foi humilhado por Vítor Pereira ou se, simplesmente, se está a cagar e fez o que desejava satisfazendo interesses que não os do Benfica. Cardozo passou os últimos 10 minutos em campo a arrastar-se e a pedir substituição. O paraguaio já não corria e não fazia pressão, era menos um em campo quando já estavamos a jogar com menos um. E Jesus nada...se quem manda no SLB sente-se o desespero que se sentia na bancada Sagres tudo isto mudava. E já. É ofensivo para os restantes jogadores que Gaitan jogue tanto tempo nesta equipa. É obsceno olhar para o jogo de Nolito e depois comparar com Gaitan...o argentino tem tanto potencial e recusa-se em evoluir, em tornar-se jogador. Chega. Um treinador a sério, sendo incapaz de fazer dele um jogador de futebol, tem que o tirar da equipa. Sem dó nem piedade. De Emerson só falo da estupidez absurda que foi aquele primeiro amarelo e defendo que jogadores estupidos não têm lugar no SLB. Aimar e Nolito fizeram um jogo fenomenal. Cardozo bisou e ganhou practicamente todos os lances que disputou pelo ar. Luisão estranhamento trapalhão e Artur a revelar muito nervosismo e preciso de rever o lance do primeiro golo porque parece-me que a bola não pode entrar como entrou....

Quando Vieira disse na TSF que já estava avisado para a arbitragem que aí vinha ía explodindo... Como é possível este ladrão ser nomeado para este jogo e ninguém no SLB dizer coisa alguma? A blogoesfera encheu os seus blogs com videos feitos por anónimos benfiquistas com o currículo de Proença em jogos do Glorioso, como referi, a papinha estava toda feita. Mas os responsáveis do SLB nada disseram. Não disseram nada sobre a nomeação de Xistra para Guimarães, não disseram nada da roubalheira em Coimbra e nada disseram deste bandalho vir apitar este clássico decisivo. E agora, que 8 pontos foram à vida em três jornada, é que o Presidente do Sport Lisboa e Benfica vem dizer entre dentes que Proença não deve apitar mais jogos do SLB...agora??? Já se sabia que Proença nos ía roubar. E foi tão óbvio...revejam a postura com que ele vais mostrar o segundo amarelo a Emerson...bandido. Minutos antes, num lance em cima da área do Porto uma falta igualzinha de ou Djalma ou Álvaro Pereira, não me recordo, e o amarelo ficou no bolso. E só foi numa zona do terreno bem mais perigosa...mas nada. Ao jogador do Benfica, foi logo a correr para o expulsar. E claro, não me posso esquecer, mais um golo dos corruptos, em fora de jogo no Estádio da Luz...

E claro que já fomos. Um plantel de sonho para a nossa realidade interna e vamos ficar a ver navios, uma época a zeros...a Taça de Portugal já foi, o campeonato perde-se após termos uma vantagem de 5 pontos, segue-se a Taça da Liga e a Champions mais não é do que um miminho que temos que aproveitar enquanto dura. Não sou pessimista, sou simplesmente realista. Depois de perdermos em Guimarães disse que ou respondíamos à altura em Coimbra ou estavamos feitos. Em Coimbra falhámos novamente. Todos com que me cruzei hoje perceberam que não estava nada confiante. Não se trata de ser pessimista ou optimista, trata-se de ser realista, de saber muito disto, de ter muitos anos disto, de conhecer muito bem o futebol nacional. Infelizmente quem manda no SL Benfica não sabe ou não quer saber.

E somos nós que sentimos a humilhação de ouvir o que aqueles mecos azuis cantam, pela segunda vez consecutiva, no nosso rico estádio.

PS: Houve um animal qualquer que num blog qualquer disse, convictamente, que íamos perder 5 pontos em Guimarães e em Coimbra e que ficaríamos três pontos atrás do Porto após este jogo...só podia ser o Pinto da Costa...

quinta-feira, março 01, 2012

Os clássicos do Proença

O SL Benfica nunca venceu, o clube corrupto nunca perdeu. Impressionante...

Quadro retirado do Blog Gordo Vai À Baliza.

Soltas #109

- Amanhã joga-se mais um clássico na Luz. Vamos receber o clube corrupto em igualdade pontual depois de desperdiçarmos uma preciosa vantagem de 5 pontos. Pinto da Costa diz que o jogo é decisivo, Jesus diz que não decide nada e Vieira garante que o futuro é já amanhã. Eu quero é ganhar!!

- Segundo teste para a famosa "jaula" do Estádio da Luz. Porque será que tenho a sensação que irá acabar como na noite da estreia?

- Com a chegada de Lucho o meio campo do clubeco corrupto ganhou qualidade que não tinha. Não sei o que Jesus fará mas se não vencermos a batalha no meio campo dificilmente venceremos o jogo. Apostará na dupla Cardozo- Rodrigo para esfrangalhar a pobre defesa portista ou optará por apenas um deles para dar mais apoio a Javi Garcia? E Nolito ou Gaitan? Gaitan tanto pode rasgar a defesa portista como deixar Emerson completamente sozinho nas tarefas defensivas, Nolito é muito mais jogador de colectivo. Qual a opção?

- Financeiramente chegam boas notícias. Enquanto outros apresentam prejuízos enormes o SL Benfica apresenta lucros de 8 milhões no segundo semestre de 2011. Claro que contam as transferências de Fábio Coentrão e Roberto mas é assim que um clube como o Glorioso tem que funcionar.

- Nunca mais chega ao fim a novela da renovação (ou não) do contrato com a Olivedesportos. Acredito que Vieira esteja à espera que, desportivamente, a equipa esteja numa posição forte para assumir aquilo que a maioria dos benfiquistas não deseja.

- Por falar em polvo, o que se está a passar no futebol nacional ultrapassa todos os limites da decência e dignidade desportiva. Alterar as regras de uma competição com ela a decorrer é uma aberração. Quero acreditar, até não ter outra alternativa, que esta época irão descer as equipas classificadas nos lugares de despromoção e subirão as melhores equipas da segunda divisão. Um campeonato onde se decida, administrativamente, durante o decorrer da competição, que nenhuma equipa descerá é escandaloso.

- No meio disto tudo estas novidades em relação ao Boavista até fazem sentido. Se o clubeco corrupto fez muito pior, cometeu crimes muito mais graves e apenas "perdeu" seis pontos que sentido fez o clube das camisolas esquesitas ser tão fortemente punido? Só neste país...uma vergonha. Até quando?

- A equipa de Paulo Bento voltou a encantar na estreia de um dos estádio para o Euro 2012. Tolera-se porque com estas convocatórias para um jogo a brincar no meio de jogos importantíssimos dos clubes não se podia pedir mais. Claro que para quem se assume como candidato ao título o empate é, digamos, muito pouco. Mas, falando a sério, a FIFA/UEFA tem que rever estas datas. Os clubes pagam balúrdios pelos jogadores, as épocas estão numa fase importante e ficam sem os seus jogadores para preparar jogos importantes.

- Nuno Gomes, que está farto de jogar pelo Braga (ou não), disse que queria um empate no clássico. Parecem-me declarações lógicas de quem quis sair do SL Benfica para ir para o Braga. Aqueles que ainda desejam um regresso do jogador ao nosso clube para assumir funções de dirigente é que podem estranhar estas declarações. Parece-me que ficou claro que o futuro de Nuno Gomes não passará mais pelo Glorioso.

- Na terça feira o Sport Lisboa e Benfica fez 108 anos e celebrou tão magnífica data em mais uma Gala no Coliseu em Lisboa. Há uma foto que mostra o Coliseu com muitas cadeiras vazias. E tantos sócios e adeptos com vontade de assistir e poder privar um pouco com os seus herois. Houvesse sensibilidade para o benfiquismo em quem manda nestas coisas e o Coliseu estaria a transbordar como se fosse um jogo no Estádio da Luz.

- Por fim, Pedro Proença. Era um dos nomes mais temidos para apitar o clássico e claro, o polvo não ía falhar. E parece que já foi ao Dragão buscar o cheque... mais do que a nomeação e a arbitragem que este bandido realizará na sexta feira, o que me incomoda mais é o silêncio da direcção do Sport Lisboa e Benfica perante tudo isto. Este bandido foi um dos responsáveis por Quique Flores não ser campeão quando, contra este mesmo adversário, inventou um penalty de Yebda sobre Lisandro que nos roubou a vitória no Dragão. Agora, num jogo decisivo, eis que ele aparece novamente no caminho do SLB. Não tenho a menor dúvida que sermos roubados na sexta feira.