O que eu temia aconteceu, de uma possível vantagem de 8 pontos a realidade trouxe-nos uma queda para segundo lugar a três pontos (que na realidade são quatro) da liderança.
Não sei o que alguns benfiquistas pensam sobre isso mas, para mim, é inaceitável. É inaceitável que o Sport Lisboa e Benfica, com o plantel fenomenal que tem, com jogadores de qualidade ímpar em Portugal esteja na posição que está, que seja incapaz de vencer um jogo decisivo, que demonstre total incapacidade em gerir e controlar um jogo em que está em vantagem. Meus caros, o primeiro amarelo ao Emerson é a prova cabal que quem manda no SLB ou está-se a cagar para tudo isto ou não percebe nada, mas mesmo nada, do futebol em Portugal. Um jogo decisivo, contra a equipa com quem estamos empatados em primeiro lugar, com Pedro Proença como árbitro e um jogador do Glorioso vai dar um pontapé na bola para a afastar do local onde será marcada uma falta? Mas serei o único a ver a incompetência que isto revela? Todos os jogadores do SLB deviam estar mais que avisados, treinados e preparados para estas arbitragens. Sejamos sérios, era o Pedro Proença, caraças!!!! E, no preciso momento em que Emerson leva amarelo eu sabia (e os meus companheiros de bancada também) que ele ía para a rua. Como é possível não se conseguir evitar algo queestá à vista de todos?
É inaceitável...e depois, ao fim desta desgraça toda, eis que surge Vieira a dar umas bicadas ao Proença mas sem ser capaz de ser claro e objectivo nas críticas. "Vocês viram", "todos viram o que aconteceu"...mas o que é isto??? E ainda deixa escapar que já estavam avisados de uma arbitragem assim. Porra....e o que fizeram para a evitar? Nada.
Sobre o jogo o que podemos dizer? Pinto da Costa disse que este era um jogo decisivo, Jesus disse que não decidia nada. O Porto entra com tudo, faz 20 minutos que não nos deixa passar do meio campo e chega à vantagem. É preciso dizer mais da forma como eles encaram estes jogos e a diferença abissal para nós? Claro que o facto de termos jogadores soberbos como Aimar, Nolito e Cardozo faz com que ao mínimo lance de perigo o jogo inverta-se. Bastou o primeiro lance de golo para o SLB com Cardozo a permitir defesa de Hélton para o jogo virar e o Benfica passar a controlar totalmente a partida até ao intervalo. O empate foi natural como teria sido mais um ou dois golos do Benfica. Não aconteceram mas não precisamos de esperar muito para a superioridade do Glorioso ficar vincada no marcador no início da segunda parte. Aimar sai lesionado e entra Rodrigo e o Benfica não sai de cima da área do Porto e de repente aconteceu aquilo que aconteceu que deu o segundo golo ao clube azul. Witsel sofre falta claríssima, Gaitan perde a bola, não consegue parar o ataque do Porto e a bola acaba nas nossas redes. Depois temos a expulsão e o jogo para o Glorioso acabou porque o Porto não é o Sporting e, claramente, não ía deixar fugir a possibilidade de mais uma vez festejar no nosso Estádio.
Jesus ...nem sei o que dizer. Não sei se diga que foi humilhado por Vítor Pereira ou se, simplesmente, se está a cagar e fez o que desejava satisfazendo interesses que não os do Benfica. Cardozo passou os últimos 10 minutos em campo a arrastar-se e a pedir substituição. O paraguaio já não corria e não fazia pressão, era menos um em campo quando já estavamos a jogar com menos um. E Jesus nada...se quem manda no SLB sente-se o desespero que se sentia na bancada Sagres tudo isto mudava. E já. É ofensivo para os restantes jogadores que Gaitan jogue tanto tempo nesta equipa. É obsceno olhar para o jogo de Nolito e depois comparar com Gaitan...o argentino tem tanto potencial e recusa-se em evoluir, em tornar-se jogador. Chega. Um treinador a sério, sendo incapaz de fazer dele um jogador de futebol, tem que o tirar da equipa. Sem dó nem piedade. De Emerson só falo da estupidez absurda que foi aquele primeiro amarelo e defendo que jogadores estupidos não têm lugar no SLB. Aimar e Nolito fizeram um jogo fenomenal. Cardozo bisou e ganhou practicamente todos os lances que disputou pelo ar. Luisão estranhamento trapalhão e Artur a revelar muito nervosismo e preciso de rever o lance do primeiro golo porque parece-me que a bola não pode entrar como entrou....
Quando Vieira disse na TSF que já estava avisado para a arbitragem que aí vinha ía explodindo... Como é possível este ladrão ser nomeado para este jogo e ninguém no SLB dizer coisa alguma? A blogoesfera encheu os seus blogs com videos feitos por anónimos benfiquistas com o currículo de Proença em jogos do Glorioso, como referi, a papinha estava toda feita. Mas os responsáveis do SLB nada disseram. Não disseram nada sobre a nomeação de Xistra para Guimarães, não disseram nada da roubalheira em Coimbra e nada disseram deste bandalho vir apitar este clássico decisivo. E agora, que 8 pontos foram à vida em três jornada, é que o Presidente do Sport Lisboa e Benfica vem dizer entre dentes que Proença não deve apitar mais jogos do SLB...agora??? Já se sabia que Proença nos ía roubar. E foi tão óbvio...revejam a postura com que ele vais mostrar o segundo amarelo a Emerson...bandido. Minutos antes, num lance em cima da área do Porto uma falta igualzinha de ou Djalma ou Álvaro Pereira, não me recordo, e o amarelo ficou no bolso. E só foi numa zona do terreno bem mais perigosa...mas nada. Ao jogador do Benfica, foi logo a correr para o expulsar. E claro, não me posso esquecer, mais um golo dos corruptos, em fora de jogo no Estádio da Luz...
E claro que já fomos. Um plantel de sonho para a nossa realidade interna e vamos ficar a ver navios, uma época a zeros...a Taça de Portugal já foi, o campeonato perde-se após termos uma vantagem de 5 pontos, segue-se a Taça da Liga e a Champions mais não é do que um miminho que temos que aproveitar enquanto dura. Não sou pessimista, sou simplesmente realista. Depois de perdermos em Guimarães disse que ou respondíamos à altura em Coimbra ou estavamos feitos. Em Coimbra falhámos novamente. Todos com que me cruzei hoje perceberam que não estava nada confiante. Não se trata de ser pessimista ou optimista, trata-se de ser realista, de saber muito disto, de ter muitos anos disto, de conhecer muito bem o futebol nacional. Infelizmente quem manda no SL Benfica não sabe ou não quer saber.
E somos nós que sentimos a humilhação de ouvir o que aqueles mecos azuis cantam, pela segunda vez consecutiva, no nosso rico estádio.
PS: Houve um animal qualquer que num blog qualquer disse, convictamente, que íamos perder 5 pontos em Guimarães e em Coimbra e que ficaríamos três pontos atrás do Porto após este jogo...só podia ser o Pinto da Costa...