blog

domingo, novembro 30, 2014

Académica - SL Benfica: 0-2

Siga na liderança.

Finalmente um jogo bem agradável do SL Benfica, com uma entrada muito forte e decidida, querendo responder, rapidamente, ao desaire europeu. Golo cedo fruto de uma excelente combinação entre os astros Enzo e Gaitan e a continuação de um ritmo forte em busca de mais golos e consolidação da vitória. Podiam ter chegado mais cedo mas só à beira do intervalo é que o capitão Luisão volta aos golos e dá a vantagem tranquila de dois golos que o campeão leva para o intervalo. Na segunda parte o ritmo do Benfica, naturalmente, abrandou mas o controlo do jogo foi total. Não me recordo de um lance de perigo da Briosa sendo que as vezes que chegou à nossa área foi através de livres muitos deles resultantes de faltas desnecessárias dos nossos jogadores.

Jorge Jesus tirou Lima e deu a titularidade a Jonas mantendo Talisca como segundo avançado e com o conforto do resultado mexeu cedo na equipa tirando o mesmo Talisca e metendo Ola John passando Gaitan, que estava on fire, para o meio campo. Depois entrou Derley para o lugar de Jonas e a um minuto do fim entra Lima. Nada a apontar de relevante. Foi o habitual do nosso treinador. Grande jogo de Gaitan pincelado por um belo golo bem acompanhado por Jonas, Enzo e Sálvio, claramente os jogadores que dão qualidade extra a esta equipa. Samaris mais seguro mas mesmo assim demasiado faltoso. Talisca numa noite não justificando plenamente a sua substituição. A defesa segura com uma palavra especial para André Almeida que mostra sempre muita segurança e acerto na sua missão defensiva. Júlio César com muito pouco por fazer.

A arbitragem foi certinha mas com o fiscal de linha a manchar deixando passar o fora de jogo de Luisão no lance do segundo golo. É por centímetros mas é real. A expulsão do jogador da Académica não tem qualquer discussão tal a dureza da falta.

Contra estas equipas "menores" a qualidade individual dos jogadores do Glorioso normalmente faz mossa e não permite grandes aventuras aos adversários. restava saber como a equipa ía reagir à eliminação europeia e a resposta foi excelente. Boa atitude, boa entrega e qualidade de jogo. Agora segue-se o Belenenses.

CARREGA BENFICA!

quinta-feira, novembro 27, 2014

Pela porta pequenina

O desfecho da jornada de ontem não só afastou o Glorioso da Champions como afastou das competições europeias. Com a vitória do Mónaco em Leverkusen o terceiro lugar do grupo ficou impossível de alcançar pelo Benfica e, como tal, acaba a prestação europeia do campeão nacional na época 2014/15. O próximo jogo na Luz com o Bayer é um mero pró forma para o Benfica.

Ser eliminado da Champions não é o fim do mundo. Por muito barulho que os defensores de Jorge Jesus façam não é isso que está em causa. Ninguém exige vencer a Champions e golear todos os adversários. Exige-se sim é empenho, é luta, é abnegação. E foi isso que não se viu nesta prestação do Benfica. Viu-se um Benfica medroso, sem ideias, sem soluções, com um discurso nada coerente com a sua história e, curiosamente, nada de acordo com o ego do seu treinador.

Não está em causa sair da Champions, está em causa a forma como se sai da Champions. E é isso que muitos recusam discutir refugiando-se na questão dos orçamentos.O desprezo com que se encarou a ida à Alemanha depois do "acidente" com o Zénit na primeira jornada diz tudo e nada tem a ver com orçamentos.

Todos sabem disso. Mas a teimosia em torno dos líderes impede maiores discussões.

quarta-feira, novembro 26, 2014

Zénit - SL Benfica: 1-0

Mais uma exibição catedrática na Champions.

Já nem discuto o onze nem a táctica habitual de Jorge Jesus. Já sabemos que é assim e raramente muda. Em jogos a doer então é "certinho direitinho". Vá lá que desta vez não inventou por causa de Hulk, colocou André Almeida que tem sido o habitual "dono" do lugar nos últimos jogos e o jovem português mais uma vez a demonstrar que não há razões para ter medo nem de tácticas especiais por causa do armário brasileiro.

Num jogo equilibrado as oportunidades desperdiçadas tem elevada importância e ambas as equipas se podem lamentar disso mas apenas uma pode lamentar de decisões do seu treinador que não ajudaram em nada a sua equipa. Jorge Jesus resolve meter Derley ao lado de Lima tirando Talisca quando tinha Samaris com amarelo e Enzo a manifestar problemas físicos. O resultado foi o esperado com os russos a tomarem conta do meio campo e a aumentarem, muito, a pressão sobre a nossa defesa. O golo surge pouco depois penalizando, factualmente, a decisão errada do treinador do Benfica. E com isto o Benfica volta a sair da Champions resta saber se será pela porta pequena ou pela porta minúscula. 

Mas nem tudo é mau, assim não levamos com Bayern nem com o Real, Barça ou Chelsea (ui, seria bonito!!!).

André Almeida esteve bem, a cumprir como cumpre habitualmente. A velocidade e força de Hulk impediram-no de subir e apoiar Gaitan mas com todos borrados por causa do brasileiro, o jovem benfiquista esteve muito bem não dando qualquer hipótese ao adversário. Sálvio e Gaitan tentaram mas não foram suficientes. Lima a mostrar, mais uma vez, que ser a referência de ataque do SLB é demasiado para ele. Talisca precisa de crescer muito para este nível e Samaris muito, mas mesmo muito, longe de justificar os 10 milhões pagos por ele. Defensivamente, Jardel voltou a tremer ao mesmo tempo que demonstra capacidade de desarme de nível superior, Luisão teve golo nos pés e a expulsão no final do jogo parecia a de um jovem inexperiente. Maxi o raçudo habitual. Enzo tentou pautar o jogo do Benfica mas precisava de mais apoio dos seus colegas mais perto de si.

O árbitro começou a mostrar demasiado cedo os amarelos e por tudo e por nada o que fazia antever uma razia durante os 90 minutos mas conseguiu aguentar até aos descontos para expulsar Luisão. Tirando isso nada de relevante a assinalar. Um lance entre Ola John e Hulk podia ser considerado falta mas pareceu-me ser fora da área.

E assim acaba mais uma aventura na Champions. Sempre a varrer...ou não.

Venha mas é lá a Briosa.

Viva o Benfica!!!!

domingo, novembro 23, 2014

SL Benfica - Moreirense: 4-1

Por estar no Meu Arena a curtir ao som de Martin Garrix não pude assistir a nada do jogo que permitiu ao SL Benfica continuar na caminhada rumo ao Jamor.
Ganhámos. Dois golos de Jonas e dois golos de Sálvio.

Contem-me como foi.

Ruo ao Jamor.

terça-feira, novembro 18, 2014

Soltas #131

- Irrita-me que um jogo a brincar da Selecção Nacional seja um dos motivos para não ter SL Benfica durante o fim de semana. Que despachem lá isso que quero ver o Campeão em acção.

- E por falar em acção, vamos regressar à viagem com destino ao Jamor. Vamos defrontar o Moreirense e, concerteza, voltar a ver algumas caras na equipa do Benfica que têm tido pouco tempo de utilização. Será desta que Nélson Oliveira joga? Pizzi e Cristante terão mais minutos? Como sempre digo, espero que a "revolução" não seja exagerada.

- Gaitan renovou contrato com o SLB. Boa notícia para todos. O facto da cláusula ter baixado de valor assustou alguns mas é um procedimento normal neste tipo de renovações. O jogador aceita renovar mas a cláusula baixa. A ligação ao clube é prolongada mas fica mais "fácil" poder ser adquirido por outro clube. Normal.

- Maxi acaba contrato com o Benfica no final desta época. Pensava que ele já tinha renovado e por isso fiquei surpreso com esta informação. Acredito que até ao final da época clube e jogador prolongarão a excelente ligação que os une. Maxi é para ficar.

- Os números divulgados em torno da Benfica TV, agora BTV, são um orgulho para todos os benfiquistas. Primeiro ano com 17 milhões de euros de lucro é fabuloso e o potencial para crescer ainda existe. Para quem como eu que sempre defendeu esta estratégia contra muitos é uma alegria ver estes resultados.

- Costa que existe uma guerra de bastidores na Liga por causa dos direitos televisivos. Espero que o Benfica não se deixe levar e mantenha o seu projecto BTV como prioridade. Ouvi falar da possibilidade de a BTV conseguir os direitos da Champions. Seria fabuloso.

- Por falar em números, parece que o novo presidente do Bayern desconfia do número de sócios do Benfica. Já não basta levar com a Merkl e agora este também quer festa? Deve ter andando a falar com alguns esverdeados tal a semelhança da argumentação. 

- Anda tudo louco com Mitrovic. Se valer meio Cardozo fico satisfeito.

- Futre, ao seu estilo, partiu a loiça. Os espanhois estão doidos. 

- Talisca vai-se estrear pela canarinha abrindo assim portas a outros mercados. Boa sorte miúdo.


terça-feira, novembro 11, 2014

Boa atitude


O povo costuma dizer que desculpas não se pedem, evitam-se. José Nuno Martins esteve muito mal nas considerações que fez sobre Bruno de Carvalho (e ao que parece ao Rogério Alves e ao Diamantino). Infelizmente situações destas ocorrem com demasiada frequência. O que não é habitual é alguém se retratar e pedir desculpas. E ainda mais raro é ser desta forma, com estas palavras carregadas de humildade no reconhecer do erro cometido.

"Na semana passada fui muito incorreto, mesmo grosseiro. Não é meu hábito usar linguagem imprópria. Envergonhei-me do que disse e hoje tenho de pedir desculpa às pessoas que magoei, de modo involuntário", comentou José Nuno Martins no programa Benfica 10 Horas, da BTV.

"Magoei três pessoas. O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho e o seu ilustre sócio Rogério Alves, que não são pessoas das minhas relações nem havia motivo para qualquer ofensa sobre elas, e Diamantino Miranda, meu amigo há anos, acerca de quem usei linguagem que não é própria, e deixo-lhe um abraço sentido", continuou.

Para concluir, o diretor do jornal das águias fez uma comparação com os adeptos que usam petardos nas bancadas da Luz: "Não posso criticar quem usa petardos para depois usar expressões incorretas e tão simbolicamente explosivas como um petardo. Espero não voltar a repetir. Essa não é a maneira de defender o Benfica".

Gostei.

domingo, novembro 09, 2014

Nacional - SL Benfica: 1-2

De exibição fraquinha em exibição fraquinha vai a águia enchendo o papo.

Mais uma vitória e respectivos 3 pontos mas muito pouco convincente para uma competição tão longa como é este campeonato com 34 jornadas. Terá que melhorar muito a equipa de Jorge Jesus para conseguir alcançar o principal objectivo que é ser bi campeão nacional.

Jorge Jesus entra na Choupana abdicando de 16 milhões e colocando Enzo e Talisca no meio campo. Não me parece que o Benfica seja clube para poder gastar 16 milhões em dois jogadores que não são opção, por decisão do treinador, contra o Nacional da Madeira mas também sei que enquanto o SL Benfica for vencendo ninguém quer saber destes pormenores. E a entrada em jogo foi das piores que se pode ter com o Nacional aos 54 segundos a marcar um golo aproveitando total apatia da nossa defesa. Felizmente a equipa reagiu e pouco depois chegou ao golo numa das habituais investidas de Sálvio a receber cruzamentos dos seus colegas no segundo poste. Apesar de um jogo fraco, o Benfica dominava e o segundo golo surgiu pouco depois por Jonas a aproveitar uma nesga na área adversária e encostar para golo.

A tranquilidade nunca foi total porque o Nacional lutou sempre pelo resultado e o campeão não mostrou a segurança necessária. Jesus na segunda parte procura segurar meio campo com a entrada de Samaris e saída de Lima. Tira Talisca e meter Derley e por fim Pizzi para o lugar de Jonas. As mexidas foram boas mas não tiveram correspondência na melhoria de jogo da equipa. Sempre em sofrimento, sempre aos repelões. Não houve nenhuma exibição individual que mereça destaque, estiveram todos bastante fraquinhos e isso nota-se sempre mais naqueles de quem esperamos sempre que a qualquer momento façam magia como Gaitan, Sálvio e Enzo. Talisca desta vez pouco esteve em jogo comprovando o que disse anteriormente de que ainda tem muito que aprender na componente defensiva para jogar numa posição mais recuada no terreno.

O golo de Jonas parece perfeitamente legal mas é um daqueles casos que se fosse anulado também não seria nenhum escândalo. Lances destes não deviam ter discussão tal a dificuldade da decisão do fiscal de linha. Já o lance anulado ao Nacional foi errado e irá provocar conversa habitual dos antis. Júlio César não se faz ao lance e isso é errado porque se defende a bola não havia discussão. 

Para se ser campeão é preciso vencer jogos onde a boa exibição não aparece mas o SL Benfica tem nos dado demasiadas exibições cinzentas mesmo quando o adversário está longe do nosso poderio. Tenho algum receio e espero que mais esta paragem no campeonato permita que a equipa melhore o seu jogo.

Líderes novamente. Carrega Benfica.

terça-feira, novembro 04, 2014

SL Benfica - Mónaco: 1-0

Exibição cinzenta que valeu pelo milhão de euros e pela luz ao fundo do túnel.

Se for possível compro este resultado até ao fim da época e não se fala mais nisso mas, infelizmente, as coisas não são assim e esta exibição com pouca cor, vai de encontro a outras exibições cinzentas, não permite ganhos de confiança. Muito menos na Champions. Há que ser directo: este Mónaco é muito fraco e se tiver o azar de apanhar um grande nos oitavos leva um saco cheio para o principado. O problema é que este actual Benfica não é muito diferente e não apresentamos futebol que permita acreditar num confronto com um adversário mais forte. 

Jorge Jesus mexeu, e bem, na equipa dando a titularidade a Derley e recuando um pouco Talisca indo Lima para o banco. Samaris a seis e Enzo a oito, sem surpresas neste campo.O Benfica entrou a tentar ganhar mas a bola não saía bem, o passe era errado mas sempre capaz de suster as investidas dos franceses. Verdade seja dita o Mónaco nunca criou grande perigo e só teve por cima no jogo quando Samaris saiu e o Benfica voltou a jogar no típico 442 com a entrada de Lima já na segunda parte. O jogo aí partiu, o Benfica no contra ataque foi perigoso mas foi igualmente vulnerável no meio campo permitindo ao adversário chegar mais vezes à nossa área. Felizmente Júlio César disse presente e num canto Talisca voltou a resolver o jogo a nosso favor.

Não houve nenhuma exibição de encher o olho, talvez Jardel que teria as atenções sobre si fez uma bela exibição, tal como Júlio César a ser o guarda redes seguro que conheço e a dar a tranquilidade à defesa que bem precisa. Talisca muito bem no ataque, menos bem no processo defensivo. Maxi e Luisão patrões, Almeida a sentir as dificuldades lógicas da posição e adversário mais forte. Enzo a ser Enzo. Derley incansável na luta. Lima entrou muito mal.

Parece que há uma mão de Jardel na área. Não vi nem me lembro de reclamações dos jogadores franceses. O árbitro exagerou nos amarelos. Não sei o que os árbitros de baliza estão ali a fazer. A dois metros de um lance que da bancada foi evidente e mesmo assim deixa que a decisão errada seja tomada. Não dá para perceber.

Empatados com o Zénit e a um ponto do Mónaco. Está tudo em aberto e o encontro na Rússia será nova final. Não sei o que esperar nem faço grandes prognósticos.

Venha o Nacional na visita à Madeira.


segunda-feira, novembro 03, 2014

Luisão até 2017


Luisão viu o seu contrato com o Sport Lisboa e Benfica prolongado por mais um ano, ficando dessa forma ligado ao campeão nacional até 2017. É a novela habitual sempre que há interesse de outros clubes no nosso capitão mas, verdade seja dita, é uma renovação perfeitamente lógica.

O que Luisão dá à equipa do SL Benfica não é fácil de obter no mercado. A liderança, o hábito, o conhecimento do clube e competição, são coisas que não se pagam, obtêm-se apenas e só jogando e tendo anos de casa. Por isso a renovação por mais um ano é uma boa decisão. Resta agora acertar na transição, no jogador certo para receber o testemunho do grande capitão.