blog

quinta-feira, junho 30, 2011

Calendário 2011-12

Aqui está a caminhada que o Sport Lisboa e Benfica terá de percorrer para conquistar o desejado 33º título da sua gloriosa história.

Começamos em Barcelos e acabamos em Setúbal, mesmo aqui ao lado, pertinho para seguirmos todos juntos para o Marquês. Um campeonato em alta e podíamos fazer a festa em Alvalade mas o mais provável é que seja em Vila do Conde ou na Luz contra o Leiria. Na primeira volta vamos à Madeira duas vezes, ao Dragão e a Braga ficando as deslocações a Guimarães e Alvalade para a segunda volta. Parece-me um calendário equilibrado com a curiosidade de jogarmos duas jornadas seguidas em casa por duas vezes, jogamos na 4ª e na 5ª e depois na 15ª e 16ª.

Força Benfica!!! Rumo ao 33!!!!

Nuno Gomes no Braga

Parece que se confirma a ida de Nuno Gomes para o Braga.

Nuno Gomes acabou contrato com o SL Benfica, estava livre para negociar com o clube que entendesse melhor para o seu futuro e optou pelo Braga. Da mesma forma que é livre de o fazer também tem que aceitar as consequências dessa escolha. Optar por um clube que lhe fez a vida negra, enquanto jogador do Glorioso, nos últimos tempos, um clube claramente submisso e conivente com as prácticas corruptas e selvagens de outro clube mais azulado, um clube que cultiva o ódio ao Enorme, é claramente algo que os benfiquistas terão que ponderar no muito discutido regresso ao Benfica para cargos directivos.


Nuno, volto a repetir, és livre para assinares por quem quiseres, mas tens que ser homem para aceitar as consequências dessa escolha. Só falta fazeres como o outro e cantares e saltares ao som do famoso "SLB fdp SLB", depois não te queixes se não fores bem recebido na Luz.

terça-feira, junho 28, 2011

Novo arranque!!

A cada novo arranque de uma nova época, renovam-se as esperanças de uma época recheada de vitórias e conquistas. O Sport Lisboa e Benfica regressou aos trabalhos para preparar a época 2011-2012 e com isso mostrou o porquê de ser enorme, o porquê de ser sempre mais que qualquer um dos outros. Após uma época absolutamente desastrosa (para muitos, como eu, a pior de sempre) os jogadores chegam ao Seixal para trabalhar e são recebidos por uma enchente de benfiquistas cheios de alegria e vontade de os ajudar a vencer. Enormes!

Ainda há muito para definir no que diz respeito ao plantel do SL Benfica, entradas, saídas, dispensas, etc. Ainda temos um longo caminho para percorrer até dizer que o plantel está "fechado" e ouvem-se vários zunzuns críticos sobre a não resolução dessas dúvidas. Eu estou tranquilo, é perfeitamente natural que nesta fase ainda esteja muito por resolver. As pré-épocas são para isso mesmo, para que o treinador avalie e decida o que considera melhor, tempo para limar as arestas nos negócios, etc. Nenhum clube do mundo, seja ele o Barcelona, United ou Milão, tem, quando se apresenta para começar os trabalhos, o seu plantel definido. Por isso é com total naturalidade que encaro a actual situação do Glorioso. Espero sim, que daqui a duas semanas, se comece a ver tomadas de decisão. É tempo suficiente para resolver algumas pontas soltas. Quero que o SL Benfica comece a competição real com o seu plantel practicamente resolvido, tendo apenas, se for caso disso, uma ou outra situação pendente que pouco afetará, espero, o trabalho da equipa técnica. Por isso, nesta fase, é trabalhar e deixar trabalhar. Podemos confiar muito, pouco ou nada nos responsáveis do SLB que tomarão as decisões mas, nesta fase, temos que dar tempo.

Do que tenho visto até ao momento e olhando para aquelas notícias que consideramos mais fiáveis acho que estamos a trabalhar bem. Sim, também concordo quando se diz que contratamos demasiados putos estrangeiros para "ver no que dá" e que milhão aqui, milhão ali, pode faltar depois verba para os alvos realmente apetecíveis, é verdade e é um problema que o SLB teima em não resolver. Mas também tenho tido feedback muito interessante de alguns dos jogadores apontados ou mesmo contratados pelo Glorioso. Ultrapassando esse senão que é mais um erro de gestão do que técnico, acho que estamos a criar condições para ter um plantel fortíssimo. Se não sair mais ninguem para além de Coentrão (e, vá lá, Cardozo) e entrarem os que são sistemáticamente falados e já confirmaram contactos e vontade em vir para o SLB, Jorge Jesus terá à sua disposição opções para todos os gostos e de muita qualidade. Se conseguirmos que este grupo de trabalho tenha a vontade de vencer necessária e existindo união entre todos, teremos todo o direito em sonhar com uma boa época.

Não sei se Jesus é culpado ou inocente mas em 2011 trazer à baila situações ocorridas em 2002...enfim. Já tramaram um ex-presidente do Glorioso com tácticas semelhantes...

Alguém se surpreende com o que Jorge Baptista disse? Mas alguém tem dúvidas que é verdade o que ele disse?

quinta-feira, junho 23, 2011

Ao ataque!!!!

Pode não dar em nada e tendo em conta a porcaria de Justiça que temos em Portugal o mais provável é que não dê mesmo nada, mas é isto que o Sport Lisboa e Benfica tem que fazer. Não podemos ser alvos fáceis de notícias mentirosas, temos que mostrar que brincar com o nome do Glorioso custa muito caro.

Pedidos de indemnizações num total de 132 milhões de euros pode parecer exagerado mas imaginem só a possibilidade de vencermos em Tribunal, imaginem o pânico deles, imaginem os custos que terão de sair dos seus bolsos para lutar esta guerra?

Agora é preciso ter estaleca para comprar esta guerra, é preciso perceber que o sistema irá contra-atacar, iremos ser alvo de notícias patéticas e quando a bola rolar iremos ser, ainda mais, prejudicados pelos senhores dos apitos, os nossos jogadores serão espezinhados pela imprensa "especializada", as opções do treinador sempre criticadas e tudo farão para nos impedir de vencer. Temos que perceber isto e dentro do SLB tem que existir essa noção e estarem preparados, protegendo a equipa e responder de forma duríssima a qualquer ataque, dentro ou fora dos reolvados.

terça-feira, junho 21, 2011

Quatro dos nossos!

David Simão, Miguel Rosa, Nélson Oliveira e Rúben Pinto foram apresentados esta tarde por Rui Costa e farão parte do plantel do Sport Lisboa e Benfica para a época 2011-2012. São quatro jovens provenientes das nossas camadas jovens que terão agora a sua oportunidade para mostrarem o seu valor e vingarem ao mais alto nível.
Não tenho a menor dúvida que qualquer um destes jovens terá mais empenho que alguns jogadores que por lá andaram nestes últimos anos. Não lhes ponho o cunho de titulares, terão que mostrar em campo o seu valor ao treinador, mas defendo que para ocupar o lugar de jogadores de plantel, jogadores menos utilizados, é preferível apostar nestes nossos míudos do que em estrangeiros que custam, no seu todo, alguns milhões que podem e devem ser canalizados para outras prioridades.


Bem vindos míudos. Boa sorte!!!!

Drenthe

Enquanto não são definidos os moldes da compra de Fábio Coentrão ao SL Benfica por parte do Real Madrid vai-se discutindo as possibilidades de negócio que vão surgindo na imprensa. Depois de Garay, Gago e Sarabia eis que surge, como forte hípotese, a cedência do holandês Drenthe a acompanhar a quantia de 25 milhões.

Se a quantidade de euros me parece muito bem, o jogador em causa não me convence. Ser jogador de futebol é muito mais do que mera qualidade técnica ou capacidade física. Não há que negar, técnica e fisicamente, Drenthe é, como diz o grande Futre, fantástico. Tem poder físico, velocidade e técnica muito acima da média mas, infelizmente, isso não o faz o grande jogador que o seu potencial permite. Basta recordar as palavras duras que o Presidente do Hércules, clube onde este emprestado esta última época, para percebermos que está ali um problema e não uma solução. Tivesse Drenthe a humildade necessária para trabalhar e ouvir os ensinamentos de Jesus, para crescer como jogador e quiçá, tornar-se num lateral de eleição, e eu seria totalmente a favor da sua vinda para a Luz. Mas tenho muitas dúvidas que isso aconteça. E não esquecendo o seu elevado salário. Penso que é uma opção demasiado arriscada para o Sport Lisboa e Benfica existindo outras opções ao alcance do clube mais confortáveis e seguras no que ao profissionalismo e rendimento futuro diz respeito.

segunda-feira, junho 20, 2011

Carraça de volta

No meio da confusão de nomes de novos jogadores, da indecisão da venda de Fábio Coentrão, da entrevista de Jesus e da derrocada do Futsal é dado como certo o regresso de António Carraça ao SL Benfica como Director para o futebol.

E é um regresso, no mínimo, estranho dado que Carraça foi despachado por Vieira da Formação.

E Rui Costa? É despachado ou continua a fazer figura de corpo presente? E aceita essa condição?

Consta que Carraça será mais um a acrescentar ao grupo de não benfiquistas com poder de decisão dentro do SL Benfica. Será que não há benfiquistas com capacidade? Custa-me a acreditar. Aceito perfeitamente que se recorra a profissionais, independentemente do seu clube de coração, para determinadas áreas que se querem profissionais dentro do clube mas no futebol tem que haver quem sinta o clube, quem pense também no orgulho que é trabalhar em prol do Sport Lisboa e Benfica e não estar apenas a pensar no dinheiro ao final do mês.

Espero que Carraça seja o melhor profissional do mundo e que seja realmente o que o Benfica precisa. Simplesmente, não acredito nisso....

quarta-feira, junho 15, 2011

O adeus de Nuno Gomes

Finalmente, dirão alguns. A minha opinião sobre o assunto divide-se em duas perspectivas: desportivamente é perfeitamente natural este desfecho, Nuno Gomes nunca foi consensual, o seu rendimento deixou sempre muito a desejar e, acima de tudo, nesta altura o treinador não conta com ele. Em dois anos de Jorge Jesus o jogador Nuno Gomes nunca foi uma opção válida, seja certo ou errado, para o treinador e, por isso, faz todo o sentido que a longa ligação entre jogador e clube tenha o seu término; O problema é que o adeus dá-se numa altura em que se sente falta de ligação entre plantel e o emblema na sagrada camisola, e Nuno Gomes é um dos pilares do balneário, alguem que lá está à tempo suficiente para sentir o peso da camisola, de passar mensagem para quem chega. Aceito perfeitamente que, desportivamente, Nuno Gomes não consiga dar o que a equipa precisa (ou o treinador deseja) mas considero que a sua presença no balneário, no relvado, nos treinos, ainda seria muito importante para o clube.

A real dimensão deste adeus (que um dia teria que acontecer) estará sempre dependente do que acontecer na próxima época, se as bolas entrarem e as vitórias aparecerem ninguem se vai lembrar de Nuno Gomes e da sua ausência, se as bolas baterem na trave e a época que terminou der mostras de se repetir então o saudosismo e a falta de referências que Nuno Gomes eventualmente seria irá dar motivos de forte contestação.

A partir deste momento Nuno Gomes é livre para decidir o seu futuro como melhor entender. Se quiser continuar a jogar futebol e encontrar clube, em Portugal ou no estrangeiro, só lhe desejo as maiores felicidades e toda a sorte do mundo, excepto se alguma vez defrontar o Sport Lisboa e Benfica. Pelo anos que envergou o Manto Sagrado, Nuno Gomes será sempre uma referência do clube e terá o seu devido lugar na gloriosa história do Benfica.

Adeus Nuno, obrigado por tudo!

terça-feira, junho 14, 2011

Dedé vs Garay

Caros amigos, o Glorioso Sport Lisboa e Benfica precisa de um bom central para fazer dupla com o capitão Luisão. Sidnei parece ser carta fora do baralho devido ao seu comportamento pouco profissional, Jardel e Miguel Vítor deverão ser, caso fiquem na equipa, opções de plantel. Desse modo tudo aponta para a veracidade das notícias de o Benfica estar a negociar um central de qualidade. Os nomes mais fortes são o brasileiro Dedé e o argentino Garay.


Para contratarmos Dedé ao Vasco temos de pagar uma quantia relevante mas é possível que a inclusão de jogadores como Éder Luiz, Fillipe Bastos ou mesmo Menezes possam fazer baixar o valor a pagar pelo central brasileiro; No caso de Garay pode ser envolvido no negócio Coentrão e chegar ao Benfica sem custos de aquisição mas com um salário elevado.


Qual seria a melhor opção?

domingo, junho 12, 2011

Futsal: o espelho de um clube.

O que aconteceu este fim de semana no Futsal é um bom espelho do que foi esta época do SL Benfica em todas as modalidades: equipas sem crença, sem capacidade de reação, sem alma, sem a chama imensa que permite ir buscar forças para lutar contra as adversidades e conquistar uma vitória que parecia estar perdida.

Inacreditável...

quarta-feira, junho 08, 2011

Airton, Envangelista e Jardim

Tudo aponta para que Airton regresse ao Flamengo por empréstimo. Uma decisão que não fará sentido algum se formos contratar outro "Airton". Eu gostei do jogador, acho que tem qualidade suficiente para estar no plantel e acho que quando foi chamado a jogar cumpriu a sua missão. Este entra e sai de jogadores acaba sempre por desperdiçar meios financeiros que podem e devem ser canalizados para contratações/renovações de jogadores chave.

.
Alguém pediu a este tarolas para comentar seja o que for? Tal como o Laurentino, este só aparece quando é para dizer baboseiras sempre com o Glorioso como alvo. Coentrão profere os disparates conhecidos e este tarolas ainda o vem defender? Mas esta malta não tem um pingo de vergonha? Diz a abécula que o Coentrão é livre de dizer o que pensa desde que não prejudique os interesses do clube. Ó cromo, então dizer que não tem condições para ficar no clube e que só pensa em sair é defender os interesses do Sport Lisboa e Benfica!??!?!! Mas também tens comissão é?

 
Em Dezembro ou Janeiro, quando este treinador saíu do Beira-Mar, a blogoesfera benfiquista, bem atenta, disse logo que ía para o Braga pela mão do Pinto da Costa. Na mouche. Há quem critique os blogs e o que neles se fala ou comente mas nos últimos anos, são os blogs as melhores e mais credíveis fontes de informação. Entretanto o Pedro Emanuel é apresentado como treinador da Briosa...se perceberem o que isto quer dizer, façam as "contas" para a próxima época.

terça-feira, junho 07, 2011

Fábio, Nuno, Nolito e Enzo

O que se terá passado para tão acentuada mudança de discurso de Fábio Coentrão? Duvido que seja uma mera questão financeira. Qual o interesse em persistir neste tipo de declarações que chocam com o que disse no final da época e que cria, no seio da família benfiquista um desconforto para com o jogador?

Será um final de novela esperado. Mantendo-se Jorge Jesus como treinador principal do Sport Lisboa e Benfica é natural que Nuno Gomes, tão pouco utilizado nas duas últimas épocas, deixe de fazer parte do plantel principal do clube e que seja aproveitado para uma posição na estrutura de futebol onde possa passar a sua experiência e conhecimento aos jogadores que chegam. Mas deseja-se que não acabe com um esvaziamento de funções como acontece com Rui Costa.



Nolito fala à campeão e mostra empenho e vontade de trabalhar e lutar pelo Glorioso. É isso que se deseja a quem chega a este enorme clube. Mantenho as minhas reticências em relação a um jogador que aos 24 anos se mantêm numa equipa B, mesmo que seja o Barcelona. Mas um amigo meu aponto um argumento que me deu algum alento: a esperança que Nolito tinha em ser chamado à equipa principal do Barcelona, actualmente a melhor equipa do Mundo, fez com que fosse protelando a sua saída da equipa B até chegar a este momento em que sente que essa possibilidade é quase nula. Espero que sim, que tenha sido essa a razão para não sair da equipa B e que mostre em campo as qualidades que alguns defendem que tem.


Quando dois jornais falam do interesse do SL Benfica num jogador específico normalmente há qualquer coisa. Não conheço o jogador para além do que é falado na notícia e na blogoesfera há opiniões diferentes se bem que alguns criticam o número de golos marcados o que não será muito relevante tendo em conta que é, segundo a notícia, um médio ala direito. Será a solução que o SLB tem em carteira para substituir Sálvio? Quem conhece o jogador?

quinta-feira, junho 02, 2011

Sidnei e Fábio

O SL Benfica confirma o empréstimo do central Sidnei ao Besiktas da Turquia. É assim resolvido um dos problemas actuais devido ao esgotar de paciência dos responsáveis benfiquistas em relação ao jogador que teima em não demonstrar no relvado todo o seu potencial. Concordo com o seu empréstimo e possível futura venda, acho que teve oportunidades suficientes para deixar marca mas não teve o espírito suficiente para as aproveitar. Que seja feliz na Turquia e que o SLB consiga recuperar o investimento realizado.

Abre-se assim uma vaga no centro da defesa que poderá ser colmatada com a mais que provável venda de Fábio Coentrão ao Real Madrid incluíndo o central argentino Garay na transferência. A Marca fala em 22 milhões o que é, francamente, pouco. 25 milhões + Garay não será um mau negócio, por 22 é pouco. Garay até pode valer mais que 5 milhões de euros mas não nos podemos esquecer do alto salário que tem pelo que o Benfica precisa de incluir no valor a receber do Real o salário que irá ter que pagar. Gostava muito, mas mesmo muito, que se o Fábio realmente sair que o SL Benfica apresentasse, logo de seguida, o seu substituto. Seria uma prova inequívoca que estavamos a trabalhar bem nesta pré época.