blog

quarta-feira, abril 30, 2014

da porcaria...

Ontem, num programa de debate desportivo o Carlos Daniel disse tudo sobre o "clube" que vamos jogar amanhã na 2ª mão da meia-final da Liga Europa:

"O que é mais triste é ser uma queixa apresentada pelo clube mais corrupto da história do futebol dos últimos anos. É um clube que desceu de divisão, sendo um colosso europeu... tiveram de descer de divisão porque têm uma sala de troféus conspurcada, com um histórico triste, têm um treinador que também já tem cadastro por causa de apostas e estão muito chateados porque houve um jogador, que na disputa dum lance atingiu um adversário e vão fazer queixinhas à UEFA do sr. Platini...Esta figura de queixinhas só faz pequena a juventus que não tem grande moral pra se queixar de coisa nenhuma"

domingo, abril 27, 2014

FC Porto - SL Benfica: 0-0 (3-4 gp)

Que puta de orgulho.

Sempre disse que a nível interno era para varrer tudo este ano mas dado o contexto competitivo assumi a defesa de um resguardar dos titulares para Turim em detrimento da luta pela final da Taça da Liga. Quis o destino que o jogo para o campeonato com o Sporting fosse adiado para meio da semana impedindo a realização desta meia final no seu momento correcto e depois aquela novela envolvendo os recursos do Sporting sobre os minutos de atraso do Porto, tudo adiando o jogo que acabou por se disputar no meio da meia final com a poderosa Juventus. Para piorar a situação temos lesões graves em jogadores como Sílvio e Sálvio e lesões menos graves em Gaitan e Fejsa que impediram uma melhor rotação da equipa nesta fase final. Assim, naturalmente, havia que tomar opções e concordo totalmente com Jorge Jesus em apostar tudo na Liga Europa. A única coisa que tinha mudado era reforçar o meio campo e não jogar com dois avançados mas Jorge Jesus não abdica do seu modelo.

Como seria esperado o Porto foi mais forte e, reconheça-se, por algum azar/azelhice não conseguiu marcar e, provavelmente, matar o jogo. Com a expulsão de Steven Vitória a coisa complicou bastante e, mais uma vez, era expectável que a equipa cedesse. Mas não cedeu. Mais uma vez a equipa respondeu com um brio enorme e com uma cultura táctica fabulosa e aqui dou todo o mérito a Jorge Jesus que consegue suprir a ausência de um jogador com uma excelente ocupação de espaços. As mexidas na equipa foram perfeitas (como era tão bom que fosse sempre assim) e a união de todos fez o resto. Nos penaltys fala-se em lotaria mas gosto de falar em qualidade dos guarda redes e aí, ambas as equipas, estam muito bem servidas. Felizmente eles falharam mais do que nós. 

Mais uma enorme vitória do colectivo e como tal é o colectivo que tem de ser elogiado. Todos, mas mesmo todos, estiveram fabulosos. Que lindo este Benfica, que lindo.

E o que dizer do árbitro? Repito-me: é tão fácil expulsar jogadores do Benfica. Tão fácil. Em contra partida mãos na bola e porrada da grossa de Fernando e Mangala muitas vezes nem falta eram. Siga. Nem assim. Pode ser que na terceira tentativa consigam.

Agora é Rio Ave. Duas vezes. Respeito e empenho é o que se pede. Leiria e Jamor cheios para um inédito triplete nacional. Seria tão bom. 

Em Turim é deixar a pele em campo e ser Benfica. Se formos Benfica o resultado final pouco importa.

Que alegria!!!!!

quinta-feira, abril 24, 2014

SL Benfica - Juventus: 2-1

Na luta.

Ao intervalo da eliminatória o Benfica leva para Turim uma vantagem merecida assente no cínico resultado de 2-1 não podendo, por isso, perder um segundo de concentração se pretender regressar a Turim para a final.
Jorge Jesus não abdicou do seu modelo de jogo surpreendendo com a inclusão de Cardozo em detrimento de Lima. Com as ausências esperadas de Sálvio e Gaitan as alas foram entregues, sem surpresa, a Markovic e Sulejmani com Enzo e André Gomes no miolo contra o super povoado meio campo da Juventus com jogadores de enorme poder físico e muita capacidade técnica. Mesmo assim o Benfica entrou muito bem não só pelo golo madrugador logo aos dois minutos mas conseguindo, igualmente, tirar a bola aos italianos e controlar o jogo com segurança. Infelizmente não conseguimos aproveitar os lances que tivemos e isso, nestas fases das competições, pode ser terrível. Na segunda parte a Juventus veio com tudo e empurrou o Benfica para trás e aqui a nossa equipa foi incapaz, talvez por incapacidade física, de fazer frente a essa pressão italiana.

Jorge Jesus tentou mexer e a entrada de André Almeida deu um pouco de músculo ao desgastado meio campo e depois Lima a procurar os espaços que a subida dos italianos no terreno podia criar. Curiosamente foi a entrada do jovem Cavaleiro que mais alterou o jogo e a sua velocidade pôs em sentido a Juventus e abriu caminho para o golaço de Lima que nos dá a magra mas preciosa vantagem na eliminatória.

O jogo impediu que os nossos avançados tenham tido muito jogo mas lutaram bastante. A defesa teve mais trabalho do que em qualquer outro jogo desta época o que diz muito da qualidade do adversário que defrontámos. A ter que realçar alguém, realço a excelente exibição de Siqueira. André Gomes será grande jogador mas ainda muito macio para a exigência de um jogo destes. Mas no conjunto a equipa esteve, enquanto teve forças, muito bem. 

Para nosso azar ao defrontarmos tão forte equipa tivemos que levar com o Proença da Turquia que ignorou um claríssimo penalty sobre Enzo na segunda parte ainda com 1-0 no marcador. Foi muito lesto a amarelar André Gomes mas muito lento a fazer o mesmo ao Pogba. 

Estamos em vantagem mas é dos piores resultados para se ter em competições europeias. No nosso pensamento tem que estar a ideia de marcar em Turim e se isso acontecer acredito que a final será nossa. Estamos em vantagem mas não acredito que não soframos um golo lá, por isso, resta lutar à Benfica e marcar. Se Gaitan e Fejsa estiverem a 100% ficaremos ainda mais fortes. Para um meio campo tão poderoso como o da Juventus só Enzo Perez como jogador raçudo não chega, precisa da ajuda de Fejsa. E Gaitan gosta é destes jogos.

Vamos a eles.

JJ já sabes da minha promessa. 

quarta-feira, abril 23, 2014

O sonho europeu


Teremos tempo para análises à época, ao que foi feito e como foi feito. Agora é tempo de jogar e lutar para ganhar.

Este post é para ti Jorge Jesus que sei que me estás a ver: Eu tenho o sonho de ver o Benfica conquistar uma competição europeia, se me deres a satisfação de ver esse sonho realizado fica aqui a promessa que, no próximo ano, não direi uma única palavra contra ti. Qual milhão de euros de prémio qual quê não é JJ? Isto sim é que te fará lutar com todas as forças para eliminar a poderosa Juventus e ir a Turim trazer o caneco para a Luz.

Jorge, repito, se ganhares a Liga Europa prometo que na próxima época não direi uma palavra contra ti.

quinta-feira, abril 17, 2014

Enorme Enzo!


SL Benfica - FC Porto: 3-1

Podia falar de muita coisa mas a emoção tolda-me o pensamento. Desta vez deixo as análises técnico-tácticas para outros. Espero que compreendam.

Foi bom demais. Foi emocionante demais. Foi brutal. Foi Benfica. Isto é Benfica.
Enormes. Bravos. Campeões. 

Festejar, saborear esta vitória épica!!!

Obrigado Benfica!!!

terça-feira, abril 15, 2014

O melhor Rennie é ganhar amanhã

Foi anunciado que a meia final da Taça da Liga entre FC Porto e SL Benfica será a dia 27 de Abril que calha, exactamente, no meio da eliminatória com a Juventus para a Taça da Liga.

É evidente que os jogos com a Juventus são muito mais importantes que a meia final da Taça da Liga mas o "problema" é que essa meia final é com o arqui rival FCP com quem iremos jogar amanhã a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. E os jogos estão interligados. Se formos eliminados amanhã damos de bandeja a Taça de Portugal aos azuis e, pior, a Taça da Liga ganha importância porque é demasiado penalizador para o Benfica perder duas meias finais aos pés do principal adversário que atravessa a pior época que nos lembramos. Esta guerra psicológica tem que ser vencida pelo Benfica com vista a que a próxima época comece já a ser ganha nesta fase. Ou perdida. Se o FCP ganhar a Taça de Portugal acaba a época a festejar e será com eles que iremos começar a nova época disputando a Super Taça correndo o grande risco de a perdermos e começar logo tudo num grande deja vu de 2010/11.

Tudo isto apenas fortalece a minha grande azia em relação ao jogo da primeira mão e a forma como encaramos a importância daquela ida ao Dragão. Cada dia que passa a azia cresce por termos desperdiçado uma grande oportunidade de derrotar o nosso grande rival dos últimos anos e dar um passo largo rumo à tão ambicionada dobradinha.

O melhor remédio para esta minha azia é mesmo vencer amanhã e rumar ao Jamor.

Não me lixes Benfica.

domingo, abril 13, 2014

Arouca - SL Benfica: 0-2

Já não vai fugir.

Os últimos passos rumo ao tão desejado 33º título de Campeão Nacional estão a ser dados pela equipa do SL Benfica com enorme seriedade e competência. Um jogo contra uma das poucas equipas que nos tirou pontos esta época, desejosa de pontos para se manter na primeira divisão e a inevitável euforia do estarmos muito perto, são factores que podiam complicar a busca pela vitória. Mas nada disso se verificou, tivemos um Benfica adulto e concentrado sabendo bem que não podia esperar pelo golo, tinha que ir à procura do mesmo e foi isso que aconteceu desde o primeiro minuto.

Não foi uma exibição avassaladora nem tivemos rolo compressor mas, não fosse a excelente exibição de Cássio, e o resultado teria sido bem mais amplo. Quarta feira há jogo fundamental e a equipa sabia disso pelo que não tivemos correrias loucas mas sim gestão dos momentos do jogo como Jesus gosta de referir. Jesus não pode gerir do banco como pretendia devido à saída por lesão de Oblak mas depois os inevitáveis Sálvio e Cardozo entraram para render Rodrigo e Markovic respectivamente.

Sem Luisão e Fejsa entraram Jardel e André Almeida e a equipa não se ressentiu. O colectivo está fortíssimo e isso é mérito do trabalho semanal, mérito do treinador. Aqui, não discuto nem nunca discuti, a sua mais valia. Espero que a opção tenha sido táctica e não necessária e que os jogadores estejam na máxima força para a meia final da Taça.

Nada a referir à arbitragem. Achei excessivo o amarelo ao jogador do Arouca naquele lance da bola fora pela linha lateral.

Está tão perto que quase dá para sentir o gosto do título. Faltam dois pontos. Espero que os verdes não nos estraguem a festa pois quero ser campeão na Luz, a jogar, e não no sofá, por isso irei torcer para que vençam no Restelo para que a festa na nossa casa seja fabulosa.

Rumo ao 33!!!!!!!

sexta-feira, abril 11, 2014

Conhecer o terreno antes da Final


E tinha que nos calhar a Juventus, equipa "dona" do Estádio onde se irá jogar a Final da Liga Europa.

À beira de se sagrar tri campeã italiana a "vechia signora" aposta tudo em ganhar também esta competição no seu próprio estádio e, dizem as más linguas, até "forçou" a eliminação da Champions para concretizar esse objectivo. É um adversário de peso e só um SL Benfica na máxima rotação e qualidade os poderá eliminar mas, sinceramente, é perfeitamente possível.

Acima de tudo jogar sem medos rumo ao sonho de Turim.



quinta-feira, abril 10, 2014

SL Benfica - AZ Alkmaar: 2-0

180 minutos para Turim.

Como se esperava o SL Benfica eliminou os holandeses do AZ com relativa facilidade. Depois da vitória na primeira mão era esperada nova vitória esta noite e o Benfica não defraudou essas expectativas. Não foi um jogo brilhante (ainda para mais depois da fenomenal exibição contra o Rio Ave) mas foi o jogo suficiente para ter sempre o jogo e a eliminatória controlada. Tirando ali o forcing final do AZ a meio da segunda parte que culminou com dois remates parados por Artur pouco mais se sentiu perigo de a eliminatória complicar. Tivesse Cardozo num dia sim e ao intervalo já se estava a pensar, completamente, em Aveiro no jogo com o Arouca. Assim, tivemos que esperar pela segunda parte.

Estamos, novamente, nas meias finais da Liga Europa. Com todo o mérito. A gestão do plantel de Jorge Jesus, finalmente, está a ser bem feita e os resultados estão à vista. Pena a meia final no Dragão para a Taça de Portugal mas ainda há possibilidade de dar a volta. Boa exibição de alguns jogadores como Rodrigo, um dos melhores jogos dele, André Gomes, Siqueira, André Almeida entrou muito bem e Cardozo. Sim, Cardozo. Quem disser que Cardozo não jogou nada (como os mecos da TSF) não percebe nada de bola. Teve azar do guarda redes em conseguir parar duas bombas suas e teve azelhice em outros dois lances que mereciam melhor finalização. De resto muito disponível para a equipa e a fazer as suas excelentes aberturas para os colegas furarem a defesa adversária. 

Jesus desta vez mexeu rápido apesar de ter apenas duas substituições para fazer visto que teve que gastar uma a substituir o azarado Sílvio. Que pena o lateral português sofrer tamanha lesão. Como são injustos os deuses da bola. Era bonito o Benfica accionar a cláusula de compra.

Arbitragem sem nada a apontar.

E agora? Venha quem vier terá que morrer. Um amigo disse que a Juventus nas meias finais será mais perigosa na final por causa da pressão que existirá em levá-la à final. É um bom argumento. Sevilha seria uma deslocação muito interessante para a maré vermelha e o Valência, admito, não conheço bem a equipa e conseguiu uma remontada épica.

Seja quem for o Benfica tem condições para vencer. Rumo a Turim! Para vencer!

segunda-feira, abril 07, 2014

SL Benfica - Rio Ave: 4-0

Cada vez mais perto.

A primeira parte do jogo desta noite mostrou um dos melhores SL Benfica que vi nos últimos largos anos com uma aplicação e entrega dos jogadores claramente concentrados na tarefa que tinham: manter a vantagem pontual para o segundo classificado, ganhar o jogo e tornar cada vez mais perto o sonho do título. Tudo isto aliado a uma qualidade de jogo colectivo e individual de encantar. O Rio Ave, simplesmente, não teve qualquer hipótese. Foram 2 podiam ter sido muitos mais sem nunca termos tido um lance de perigo na nossa área. A forma implacável com que o nosso meio campo cortava a bola ao adversário e saía com ela jogável não deixavam o Rio Ave respirar nem ter bola. Impressionante. Parabéns a todos, jogadores e equipa técnica. Excelente.

Pouco mais há a dizer excepto o regresso aos golos de Cardozo, de penalty é verdade, mas não deixam de ser golos e importantes porque voltaram a pôr o SLB como a equipa mais goleadora do campeonato. Gostei de ver Rodrigo a dar a bola a Cardozo (por ordem de Jesus parece) e de Luisão chamar os colegas para festejarem todos com Tacuara. Só faltou um abraço a Jorge Jesus. Seria o ponto final de uma guerra surda que pode existir naquele balneário. Fica para a próxima Tacuara.

Aos sete minutos dois amarelos para jogadores do Rio Ave em lances que, no Estádio, foram totalmente merecidos. São pormenores destes que me fazem acreditar que o sistema está mesmo debilitado. Os dois penaltys foram evidentes.

Faltam 5 pontos para o Glorioso Benfica se sagrar campeão nacional pela 33ª vez. Desta vez, acredito, não claudicaremos no final. A equipa está fortíssima e empenhada em ganhar o que perdeu injustamente o ano passado. 

Vamos a eles. Invasão a Aveiro. 

quinta-feira, abril 03, 2014

AZ Alkmaar - SL Benfica: 0-1

Mais um passo a caminho de Turim.

Boa entrada do SL Benfica nestes quartos de final da Liga Europa com uma preciosa vitória no terreno do adversário numa fase em que os jogos decisivos se vão acumulando. O AZ é uma equipa longe da qualidade do Benfica e isso foi bem notório neste jogo onde sempre que o Benfica acelerava um pouco abria brechas na defesa adversária. Mas isso não impediu uma boa entrada dos holandeses que aliada a alguma passividade dos nossos jogadores dava a entender que seriam mais fortes o que realmente são. Felizmente, o Benfica percebeu o que tinha de fazer e, com muita maturidade, tomou conta do jogo e aos poucos foi gerindo a bola cada vez mais perto da baliza adversária. 

O golo esperado surgiu logo a abrir a segunda parte com Sálvio a fazer o tão desejado gosto ao pé depois da prolongada lesão. A partir daí só deu Benfica e ficaram a dever-nos mais alguns golos que, espero, possamos cobrar nos próximos jogos. Nada a apontar, inclusivê deu para limpar cartões e tudo com Gaitan e Maxi a levarem amarelo que os irá impedir de jogar a segunda mão mas permite que estejam livres para disputar as meias finas como se espera.

Com a ausência de Fejsa a aposta recaíu naturalmente em Amorim que, mais uma vez, demonstra a sua fragilidade física ao lesionar-se com alguma gravidades (espera-se que não seja tão grave assim). André Almeida foi o seu parceiro e a aposta de Jesus na velocidade de Rodrigo para aproveitar as lacunas defensivas dos AZ mantendo a aposta em Cardozo. Tirando a lesão de Amorim correu tudo bem, mesmo com André Almeida a entrar a frio mas a ter uma boa exibição. Sobre dinâmicas e correrias e afins que muitos atacam em Cardozo era bom que vissem o jogo atacante do Benfica depois da saída dele.

Nada de relevante a apontar ao árbitro.

Primeira parte da eliminatória com boa nota. Tivemos a possibilidade de arrumar já a passagem às meias finais mas, acredito, que a mesma será carimbada no Estádio da Luz na próxima quinta feira.

Entretanto temos o Rio Ave na segunda e a caminhada gloriosa para o 33.

CARREGA BENFICA


terça-feira, abril 01, 2014

Quaresma impune???


Como é possível Quaresma não ter sido expulso?
Como é possível Quaresma não ter sido castigado?

O Sistema está ferido, fragilizado, mas ainda não está morto. Temos que fazer o nosso papel para o matar. Esmagar!!!!