blog

quinta-feira, fevereiro 27, 2014

SL Benfica- PAOK: 3-0

Venham de lá esses Spurs.

Todos sabem que sou um grande crítico de Jorge Jesus mas não tenho problemas em reconhecer quando faz um bom trabalho. Mais do que a equipa, esta eliminatória foi ganha pelo treinador do SL Benfica. Fez tudo o que tinha de fazer. Tendo em conta a qualidade do adversário e o calendário competitivo a rotação do onze titular foi acertadíssima e, os resultados obtidos, a comprovação da qualidade do plantel. Mesmo a táctica 433 foi bem escolhida porque tendo tantas alterações que condicionam, logicamente, o jogo colectivo da equipa, um 433 preenche mais os espaços a meio campo, une mais os jogadores e dá uma maior coesão ao colectivo. Para além de tudo, Jorge Jesus agiu nos momentos certos da forma correcta. As substituições foram perfeitas.

Não há muita história na eliminatória, sempre controlada pelo Benfica. Podia ser mais bem jogada? Obviamente que sim mas com tantas mexidas de uma só vez é natural que o entrosamento, ainda por cima numa táctica não habitual, não seja o mais forte. Alguns passes falhados, a procura de melhor forma de Cardozo e Sálvio, Djuricic e André Gomes à procura do seu espaço. A exibição foi normal e esperada. Mesmo assim sempre superiores, sempre em controlo da eliminatória e a impedir o perigo de se aproximar da nossa área.

Finalmente Djuricic deu um ar de sua graça, a mostrar o porquê de tanto se esperar dele. Que seja para continuar. André Gomes tem que fazer mais, muito mais. A decisão está lá, falta a capacidade de execução. Cardozo e Sálvio à procura do ritmo e forma mas serão, sem dúvida, reforços de peso para esta recta final da temporada. E Artur...assim não.

Arbitragem normal, sem grande discussão. A falta do livre e a falta do penalty são claras.

Agora seguem-se os oitavos de final e um adversário de peso. Tottenham não será pêra doce e vai calhar numa fase crucial do campeonato mas o Benfica se quer ganhar, se quer triunfar, se quer novas páginas de glória não se pode lamentar mas sim jogar para ganhar. Seja contra quem for, seja onde for. 

quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Agora sim, o SENHOR está no Céu


Um dia tinha que ser. O corpo é frágil é de duração limitada e um dia teríamos que ver partir as nossas maiores glórias. Custa ser em tão curto espaço mas a vida é mesmo assim. Fica o enorme respeito pela história que deixam. É por eles que o SL Benfica é o Glorioso.

Obrigado, Senhor Coluna. 

Que daqui a 30/40 anos seja possível aos benfiquistas de então terem glórias como nós tivemos convosco!


segunda-feira, fevereiro 24, 2014

SL Benfica - V. Guimarães: 1-0

Vitória justa numa exibição pouco convincente.

Segue imparável o SL Benfica na liderança do campeonato nacional conseguindo aumentar a vantagem para os seus perseguidores e ficando cada vez mais perto do desejado objectivo de conquistar o 33º títulode campeão nacional. Após as mexidas para a Liga Europa, esta noite Jorge Jesus opta pelo 11 habitual apenas retocado pelas lesões e castigos: Jardel por Garay e Sulejmani por Gaitan. Sílvio por Maxi tem sido mais frequente durante a época. A rotação necessária e prova da qualidade do plantel.

Um dos temas do momento é a qualidade defensiva do SLB que impede que os adversários consigam chegar perto da nossa área e criar perigo contra nós. Muitos defendem que isso se deve ao trabalho defensivo que a dupla Lima e Rodrigo conseguem mal exista perda de bola no nosso ataque. Não vou voltar a essa discussão mas, para bem do debate, assumindo isso como um facto real não considero que seja ainda a melhor opção táctica para o Benfica. O sucesso defensivo do Benfica é, principalmente, devido à elevada posse de bola que o Benfica tem no seu jogo situação que impede, naturalmente, que corra riscos defensivos. Essa posse e coesão defensiva pode ser garantida (e, para mim, aumentada) com mais um elemento no meio campo. A dupla Lima e Rodrigo podem trabalhar muito (e trabalham) mas acabam por estar, muitas vezes, longe da área de finalização  e, pior, no momento de finalizarem falham muitas vezes. E é aqui que Cardozo faz falta. Cardozo tem golo nos pés, é referência no ataque, prende defesas, abre espaços para os colegas, etc. E marca golos. Muitos. Não estou mesmo nada convencido que esta qualidade defensiva se deva à ausência de Cardozo mas estou perfeitamente convencido que o menor acerto no ataque se deve à ausência de Tacuara.

Evidente que quando Cardozo está lesionado nada há a fazer senão ter que remediar e, felizmente, a equipa tem dado muito boa resposta. Não significa que não possa melhorar. Esta noite Rodrigo e Lima estiveram muito desinspirados mas quase toda a equipa o esteve. Excepções óbvias para Markovic, Luisão, Jardel e Oblak. Que jogo de Markovic. Vedeta em estado puro.

É isto que me irrita em Jesus, uma enorme lentidão em reagir à prolongada ausência de Jardel por lesão, procurando ao máximo evitar o gastar de uma substituição e depois acaba o jogo sem efectuar as três substituições. Ruben e Sálvio por Lima e Sulejmani foram boas substituições, só pecaram, no meu entender, por terem demorado demasiado.

A arbitragem foi razoável. Nenhum lance digno de relevo (assumindo como legal a posição de Markovic no fabuloso golo que marcou - ainda não vi imagens).

Não podemos ignorar o contexto competitivo em que o Benfica se encontra. Somos líderes com sete pontos de avanço sobre o nosso habitual rival e cinco pontos sobre o segundo classificado, o inesperado Sporting. Olhando para o nosso futebol e olhando para o futebol dos adversários é natural que encaremos com optimismo as jornadas que faltam. Optimismo é uma coisa, excesso de confiança é outra. Muito trabalho, jogo a jogo. Vitória a vitória.


quinta-feira, fevereiro 20, 2014

PAOK - SL Benfica: 0-1

Sem brilho mas eficaz.

Com um onze bastante diferente e um 433 sem ala direito o SL Benfica consegue uma boa vitória na Grécia garantido assim excelente vantagem na eliminatória. Muitas mexidas no onze mas perfeitamente normais e demonstrativas da excelente qualidade que o treinador tem ao dispôr. Curiosa a disposição táctica escolhida por Jesus, um 433 sem ala direito o que deixou, naturalmente, a equipa um pouco coxa uma vez que Djuricic e André Gomes tendiam para o centro. Não foi um bom jogo do SLB mas isso aceita-se uma vez que tantas mexidas afectam sempre o jogo colectivo da equipa. O jogo nunca fugiu do controlo do Benfica e, apesar de pouco perigoso, a bola rondou sempre bastante mais vezes a área dos gregos do que a nossa. A tal estabilidade defensiva tão falada ultimamente continuou apesar de a dupla atacante responsável por tal não estar presente. Curioso. 

Não foi uma oportunidade aproveitada por André Gomes e Djuricic. Ambos os jogadores estiveram francamente mal, o português muito mal no acerto e o sérvio muito ausente do jogo. Já Sílvio mostrou uma vez mais que se pode contar com ele tal como o gigante Jardel. Sulejmani precisa de mais jogo para perder a vergonha. Amorim também não esteve bem mas tem excelente entrega e capacidade táctica que anula muitos dos erros. Lima a fazer de Cardozo, ausente do jogo mas mortal quando a bola lhe chega em condições. Saudoso regresso de Sálvio com aqueles pormenores que nos encantam. Boa gestão de banco por parte de Jesus. 

Amarelo para adversário do SLB logo aos quatro minutos mostra bem que a arbitragem não é portuguesa. Lima em ligeiro fora de jogo no lance do golo. 

Primeira parte da eliminatória bem positiva com mais uma vitória fora de portas e novo jogo sem sofrer golos. Agora segue-se Guimarães na segunda e na quinta novo encontro com este PAOK. Este resultado pode permitir uma gestão na segunda mão até porque, temos que admitir, este adversário está longe da qualidade do Benfica.

quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Soltas #127

- Amanhã arranca a participação do SL Benfica na Liga Europa. Seria fabuloso repetirmos a caminhada do ano passado e chegarmos a Turim. Para isso temos que eliminar este primeiro adversário, PAOK de Salónica. Ambiente a ferver como costume na Grécia.

- Sálvio regressa aos convocados. Tenho dúvidas que possa jogar mas quem sabe se um bom resultado não permita ver Sálvio 3 ou 4 minutos? Seria excelente para ele e para a equipa. Vitória sem grande desgaste físico é o objectivo. 

- A lesão de Garay levanta suspeitas. Em Paços de Ferreira não se viu nada de relevante e não houve notícias sobre a lesão até ao momento da convocatórias. Precaução para poder jogar na Liga Europa pelo futuro clube? Esperemos que não. Cardozo tem uma mialgia no adutor esquerdo. 

- Enzo Perez renovou contrato com o SL Benfica. Reconhecimento mais que justo por um jogador que tem dado tudo pela equipa e sempre em altíssimo rendimento. Sempre fui um dos que defendi a sua qualidade e, claramente, que o percalço inicial está ultrapassado. Fossem todos assim.

- Parece que será o FCP o nosso adversário nas meias finais da Taça da Liga. Sinceramente não estava à espera de outra decisão. Por ser o clube que é e por, honestamente, não sentir que a argumentação do Sporting tinha o peso suficiente para a punição que pretendia. Não me admira da existência de dolo por parte do clube azul mas acho quase impossível provar isso num atraso de "meros" 3 minutos.

- Ouvi parte da entrevista de Bruno de Carvalho no programa Dia Seguinte da SIC Notícias. Admito que gosto do estilo do Presidente do Sporting. Gosto da paixão que ele demonstra, gosto de o ver próximo dos adeptos e da equipa, gosto de olhar para o líder máximo e sentir que sente paixão pelo clube. Gostava de olhar para Vieira e sentir o mesmo. Infelizmente não vi nada de diferente no discurso dele sobre o Sistema. Disse que era bacoco mas nada mais. 

- Acho muito bem que o SL Benfica não vire costas ao Sporting neste movimento que o clube de Alvalade pretendeu iniciar. Não sei o que vai sair dali mas os clubes devem sempre conversar para melhorar o nosso futebol.

- Antes era o Arsenal o beneficiado pelo calendário, agora é o City. Mourinho, não perde oportunidade para defender a sua equipa, e espicaçar os adversários. Por vezes ultrapassando o limite do razoável mas muitas vezes não é ele que começa os ataques. 

- Poderá este PSG ombrear com o trio maravilha da Europa (Real, Barça e Bayern)?

- Na Ucrânia não é o futebol que está ao rubro mas sim as ruas. Impressionante a força do povo quando está unido e sem medo da "autoridade". Imagens brutais que nos chegam via TV e Internet. 

domingo, fevereiro 16, 2014

Paços Ferreira - SL Benfica: 0-2

Mais três pontos e continuação no caminho certo.

Este era daqueles jogos que estava a encaminhar-se para ser uma grande dor de cabeça: relvado em péssimo estado, Paços bem fechadinho lá atrás e desinspiração dos nossos jogadores no último terço. Uma primeira parte que andou sempre nestes moldes, com a bola no Benfica, a trocar, a rodar, a procurar jogo directo, sempre a esbarrar nos jogadores adversários. Não estava fácil e quando soube que Cardozo não estava no banco temi o pior porque este é daqueles jogos que Tacuara costuma resolver.

Na segunda parte Jorge Jesus terá pedido mais velocidade à equipa uma vez que entrámos com outro ritmo, abrindo um pouco a defesa do Paços mas continua a falta de acerto na fase final do ataque. Teve que ser uma bola parada a resolver e Garay a acertar nas redes adversárias. A partir daí tudo ficou mais fácil. O Paços teve que abrir o seu jogo, procurar empatar e isso é "mel" para os nossos jogadores que aliam velocidade a excelente técnica. Numa arrancada típica a estrela Markovic entra pela área do Paços e, sem apelo, fuzila as redes marcando o segundo golo e a tranquilidade sobre o resultado final desta tarde.

Jesus manteve o seu esquema habitual apenas com Amorim no lugar do castigado Enzo. Desta vez foi rápido a agir quando Gaitan levou o amarelo, eram demasiados jogadores do SLB amarelados numa fase em que o jogo ainda estava em aberto. Maxi e Gaitan de fora na próxima jornada. Tranquilo, há plantel mais que suficiente. 

Exibição apagada da dupla atacante mas excelente exibição da defesa e de Fejsa. Dá gosto ver os artistas Markovic e Gaitan em luta defensiva, ganhando bolas e ajudando os colegas. Excelente. Mais um jogo tranquilo de Oblak.

A arbitragem foi bastante razoável sendo o único senão um segundo amarelo que ficou por mostrar ao central do Paços numa falta em tudo idêntica à que deu o amarelo a Maxi Pereira. 

Não há outro caminho que não seja o de lutar, jogo a jogo, pela vitória. Estamos muito fortes mas há ainda muita competição. Cabecinha no sítio, fato macaco sempre vestido, empenho que depois a qualidade faz o resto.

Venha o próximo.

quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Os jogos que faltam


5 vitórias nos 5 próximos jogos e devemos entrar, definitivamente, no comboio do título. É manter esta atitude competitiva e esta vontade de vencer e essas vitórias ficam mais perto. Depois era colher o sumo da vitória dos verdes sobre os azuis.

terça-feira, fevereiro 11, 2014

SL Benfica - Sporting: 2-0

Ficaram a dever-nos uma goleada. Que os golos em falta apareçam nos próximos jogos.

No domingo fui um dos que sorri com o 11 surpresa de Leonardo Jardim porque significava que a equipa do Sporting ía abdicar de algo que podia incomodar o Benfica. A nossa vulnerabilidade verifica-se quando o adversário ganha supremacia no meio campo, com esta táctica Jardim não abdica totalmente dos três homens no meio mas abdica de profundidade no ataque permitindo que a defesa do Benfica não esteja tão preocupada com os avançados e possa juntar-se e pressionar o meio campo do Sporting. E depois a qualidade individual dos nossos jogadores faz o resto. O que eu previa aconteceu e esta noite, com Jardim a não mudar a sua estratégia, o Benfica deu um banho de bola ao Sporting onde a vitória por dois golos é absurdamente escassa para tudo o que se fez em campo.

Nas análises que faço ao futebol do Benfica não sou injusto, sou realista. O que Fejsa hoje fez é trabalho total de Jorge Jesus. Aquele ocupar da zona central da defesa com os dois centrais a abrir para as laterais é trabalho de Jorge Jesus. Tal como fez com Javi agora faz com Fejsa. Nisto, reconheço sem problemas, que Jorge Jesus é catedrático. Os meus problemas com ele são outros como bem sabido. Hoje a cátedra ficou toda do lado de Jardim e a Jesus, simplesmente, bastou não inventar. Foi um rolo compressor sem sequer forçar muito. Desde o minuto primeiro até ao último só deu Benfica, só deu golo na baliza de Patrício. Foi pena, merecíamos mais, por tudo.

Rodrigo mostrou hoje o porquê de ainda lhe faltar um bocado assim para ser o jogador que se diz que é mas percebo a demora em Jesus o tirar. Muito do jogo do Benfica passou por Rodrigo foi pena a decisão ser quase sempre má. Todos os jogadores estiveram em bom plano com destaque para Enzo Perez, mais um jogão, Fejsa, Garay e Luisão. Gaitan apagado no início mas quando abriu o livro foi um festival, Markovic cada vez melhor, mais decidido e mais pragmático, pormenores de soberba qualidade como aquele passe divinal para Rodrigo. Lima um excelente jogo de luta e entrega mas muito longe da zona de decisão. 

O árbitro só teve uma falha: não amarelar o jogador do Sporting que derrubou Markovic ainda na primeira parte cortando uma jogada perigosa de contra-ataque. Há uma mão na área do Sporting mas, sem ver as imagens, parece-me um remate à queima roupa mas preciso de ver as imagens para perceber a posição dos braços.

Foi uma vitória importante no sentido de cimentar a liderança e a confirmação que somos, de longe, a mais forte equipa nacional cujo primeiro lugar é totalmente merecido. Agora não podemos desperdiçar isto nas próximas jornadas. Este ano não pode fugir.

domingo, fevereiro 09, 2014

Adiado

Quero agradecer a todos os responsáveis pela segurança do jogo desta tarde pela tomada de acção que optaram. Evitaram uma tragédia. Num país onde todos nos queixamos que nada funciona hoje tivemos a prova que nem tudo é sempre mau.

Claro que todos queríamos que o jogo se realizasse e tirando alguns especialistas no assunto todos nós achávamos que aquela espumazinha não era suficiente para a interrupção do jogo. Numa Liga onde se joga em relvados como os de Barcelos na jornada passada era incompreensível que não se disputasse um derby por causa daquilo. O anúncio do adiamento do jogo foi mal recebido, obviamente, mas as autoridades responsáveis rapidamente trataram de informar tudo o que se passou e, vendo o que aconteceu após a saída dos espectadores, só nos podemos congratular pela rápida e certeira actuação dos responsáveis.

Leonardo Jardim surpreendeu ao colocar Slimani e Montero no onze inicial. Uma táctica super arriscada do treinador do Sporting porque tornava mais vulnerável o seu meio campo, ficando em igualdade numérica com o Benfica e sabendo nós que somos mais fortes individualmente que eles vi muitos sorrisos nas bancadas quando se viu o onze do Sporting. O que acharam?

Foi uma surpresa, aposto que Jesus não estava à espera mas acho que ía correr mal aos verdes.

Agora segue-se, esperemos, na terça feira às 20:15. Nem quero imaginar a dor de cabeça logística para compensar quem comprou bilhete. Enfim, são coisas que acontecem.

quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Penafiel - SL Benfica: 0-1

Nas meias finais rumo ao Jamor.

Jogo de só um sentido, com o Benfica sempre em cima do Penafiel que se fechou o mais possível na sua defesa. Relvado complicado mas melhor do que se esperava durante o dia. Mexidas naturais no 11 do Benfica mostrando, mais uma vez, a qualidade do plantel. Jogadores como Artur, Jardel, Ruben Amorim, Silvio, Sulejmani, Djuricic, Ivan Cavaleiro e Cardozo são, actualmente, opções de segunda linha. Não é preciso dizer mais sobre a qualidade do plantel.

O golo tardou e isso cria, com o aproximar dos 90 minutos, um ligeiro desconforto por bem sabemos como o futebol pode ser cruel mas, felizmente, desta vez não foi e o golo do Benfica acabou por surgir e a carimbar a merecida qualificação para as meias finais da Taça de Portugal.

Com tantas mexidas é natural que o jogo colectivo não seja o melhor mas gostei do que vi. É verdade que o adversário não é forte mas o controlo foi total. André Gomes apareceu e deu, mais uma vez, mostra do potencial que está ali. Mais minutos para Cardozo é sempre excelente porque precisamos de Tacuara na melhor forma para esta segunda metade da época. Amorim é craque.

Jogo sem grande história. Sem lesões e castigos e com vitória. Era o que se desejava.

Agora Amoreira ou Dragão.


terça-feira, fevereiro 04, 2014

Garay, tem juízo.

Garay, és um central excelente e com mercado em campeonatos interessantes. Rússia? Deixa-te disso. Isso é para onde vão troncos como o Bruno Alves. Ok, vais ganhar muito dinheiro mas achas mesmo que não consegues um bom contrato, no final da época, em Inglaterra, Espanha ou Itália?

E, Garay, achas que a tua Tâmara será feliz no frio da Rússia?

Tem juízo. Fica até ao final da época e depois escolhe um campeonato decente.

sábado, fevereiro 01, 2014

Gil Vicente - SL Benfica: 1-1

Inacreditável os dois pontos deixados em Barcelos.

O onze do costume. Faça chuva, faça sol, caía neve ou granizo Jorge Jesus não abdica da sua táctica e do seu onze fetiche. Mesmo quando se depara com um terreno pesadíssimo não coloca mais força no meio campo, deixa tudo na mesma, uma equipa que vive da velocidade e da técnica dos seus principais jogadores e que, obviamente, não ía conseguir meter todo esse potencial em campo. 

O Benfica até conseguiu lutar contra o estado do relvado e esteve sempre por cima do adversário. Muita luta, muita atitude, muita crença num relvado lastimoso. Nestes jogos as oportunidades são sempre escassas pelo que o sucesso depende sempre da capacidade de aproveitamento das mesmas. Rodrigo falha uma estrondosa e Cardozo, pouco tempo depois de entrar, consegue acertar no pé do guarda redes. Teriam que ser as bolas paradas a decidir o jogo e assim foi. Um penalty para o SLB convertido por Lima e um ressalto após um canto para o Gil Vicente empatar. À beira do fim Cardozo falha o que não se pode falhar e o segundo penalty é desperdiçado e desperdiçados são dois pontos numa fase crucial do campeonato.  Não só vamos permitir que verdes se colem a nós antes do derby como reduzimos drásticamente os problemas que azuis teriam após a derrota nos Barreiros. Típico Benfica de Vieira e Jesus. Típico.

De que ser ter um homem que ganha 4 milhões de euros no banco que é incapaz de perceber que com menos um jogador que o adversário e com o relvado nestas condições, quando se marca um golo que nos dá vantagem se deve, imediatamente, meter mais força no meio campo? Pelo contrário, Jorge Jesus nada faz apenas fazendo entrar Cardozo aos 73 minutos de jogo. O jogo era para segurar, era para meter um jogador forte tacticamente, com capacidade de luta e técnica para segurar a bola. Era logo mal Lima estava a colocar a bola na marca de grande penalidade. Mas o senhor 4 milhões pensa sempre muito à frente. E depois uma substituição aos 89 minutos quando está empatado. Sim pq aos 89 minutos há muito tempo para quem entra mudar o rumo do jogo. Obviamente que o Catedrático sabia que Djuricic ía sofrer penalty. Era óbvio.

Enfim.

Os adeptos de Artur devem estar regozijados com o golo sofrido por Oblak. Eu mantenho tudo o que disse sobre Artur e sobre Oblak. Vejo no puto muito mais segurança do que em Artur mas este golo é um golo onde Oblak tinha que fazer muito mais. Não fez. Se repetir o mesmo mais algumas vezes tem que ter o mesmo destino de Artur e o SL Benfica procurar alternativas para a baliza. E Rodrigo, ainda bem que foi vendido ontem senão hoje eram menos uns milhões. Que falhanço. E tu Cardozo porque raio pegaste na bola? Quem pega na bola assim tem que marcar, não marcaste e agora irás sofrer bastante por isso. Inaceitável. És culpado sem dúvida mas o principal é quem devia mandar e decidir estas coisas. Mais uma vez nada fez. É injusto estar a ser tão duro para com os jogadores quando a equipa, no seu colectivo, esteve sempre com uma atitude excelente. Mais uma vez os jogadores ultrapassaram os equívocos tácticos do treinador. Mais uma vez a história se repete. E sobre Siqueira apenas digo que não tenho qualquer tolerância para jogadores estúpidos.

Bruno Paixão assinala dois penaltys a favor do SLB. Ambos acertados. Compreendo que o do Gaitan levante dúvidas porque o Bruno Alves fazia em todos os jogos o que o jogador do Gil fez e nunca era falta. A expulsão de Siqueira é correcta, amarelo por clara simulação, aquilo foi mergulho à Liedson e falta estupida a merecer novo cartão. Nada a dizer excepto da estupidez do jogador. Não há qualquer razão para expulsar Brito do Gil Vicente na falta que faz depois do amarelo do penalty. É uma falta normal. Nada a dizer.

Mais uma vez Jorge Jesus falha num momento chave. Amanhã dificilmente o Sporting desperdiçará a oportunidade de se colar a nós antes de vir à Luz. Jorge Jesus tem sido sempre isto no Benfica. Num ano em que o principal rival está nas ruas da amargura não conseguimos descolar e iremos enfrentar um pobre Sporting como o adversário mais directo. Quatro milhões de euros por ano para isto. Fabuloso.

Mas a culpa deve ser minha.