blog

terça-feira, julho 31, 2007

1º esboço do plantel pós Simão

Com a chegada de Freddy Adu, creio que falta apenas um defesa direito (Belletti ou outro qualquer), para fechar o plantel. Se Sretenovic não convencer Fernando Santos, necessitaremos ainda de mais um central, mas acredito que o sérvio convença.

Assim sendo, está na hora de dar uma olhadela mais a sério ao nosso plantel para a época que aí vem, a do título, a acreditar no nosso treinador.


Guarda-Redes
Butt, Quim, Moreira.
Creio que a ordem será mesmo esta. O Quim é um bom guarda-redes, mas não é grande... e o Benfica precisa de um grande guarda redes na sua baliza! Moreira não é opção, nem me parece que venha a ser algum dia, em virtude das lesões sucessivas. Butt é experiente, tem qualidade e vem para ser titular... diz ele e acredito eu! Creio que ficamos mais fortes nesta posição do que estávamos no ano passado, apesar de eu ser um grande crente nas qualidade do Moretto.

Centro da defesa
Luisão, David Luiz, Zoro e Sretenovic
Em relação ao início da época passada, temos 2 baixas de vulto: Ricardo Rocha e Anderson, ambos jogadores de qualidade. Se não tenho dúvidas que Luisão, o melhor central em Portugal, e David Luiz podem formar uma dupla de sucesso, com um, mais autoritário e experiente, a comandar e o outro, mais jovem e entusiasta, a obedecer cegamente, no estilo Batman e Robin, já Zoro e Sretenovic são incógnitas absolutas. E se do Sretenovic ainda não vi quase nada, do Zoro tenho visto paulada e pouco mais. Não que eu tenha nada contra a paulada, antes pelo contrário: paulada é bom e recomenda-se! Mas acho que para se jogar no Benfica é preciso também algo mais e, por isso, tenho alguns receios neste sector. Preferia ter ficado com José Fonte no plantel e sonho com a inclusão de José Castro, ainda na sequência do negócio da venda do Simão.

Lateral direita
Nelson.
Aqui precisamos de um reforço para fechar o plantel. Nelson não é fiável. Ataca bem, defende mal, tem tiques de vedeta e é instável psicologicamente. Necessita de sentir o lugar ameaçado para render tudo aquilo que o seu talento indiscutível promete. Agora que o ex-suplente pouco utilizado da Académica de Coimbra nos foi subtraído insidiosamente pelo nosso grande rival, numa jogada plena de oportunidade e astúcia, Belletti seria certamente uma boa solução de recurso. Ou então Ilsinho, de quem também já se falou... então ou outro defesa de qualidade qualquer. E em último caso, porque não ensaiar Manu, que não tem sido propriamente um Chalana dextro a jogar a extremo, como defesa direito e tentar repetir o enorme êxito que foi o recuo de Miguel? Seja como for: maldito sejas Soares Franco, por nos teres gamado o Pedro Silva!

Lateral esquerda
Leo e Miguelito.
Leo é Leo e está tudo dito. Tem sido o melhor lateral esquerdo da superliga, desde a chegada a Portugal e deverá continuar a ser, enquanto cá estiver. Tem a titularidade assegurada, salvo algum imprevisto. Miguelito está em nítida crise de confiança e precisa sair dela rapidamente, que isto não é nenhum centro de apoio psiquiátrico! Fora com o jogador tímido e hesitante que temos visto e que regresse aquele Miguelito confiante e empenhado, que lhe valeu o título de melhor lateral da superliga há 3 anos e justificou a sua contratação! Seja como for, neste sector estamos iguais à época passada e não me parece que seja por aqui que vamos ter problemas.

Meio campo defensivo
Petit, Manuel Fernandes, Katsouranis e Romeu Ribeiro. Muita qualidade, muita experiência... aqui estamos em grande! Petit tem sido o melhor médio defensivo em Portugal nos últimos anos.Manuel Fernandes é um digno sucessor e uma espécie de versão mais sofisticada e melhorada do nosso amado e amável Pitbull... o que o Terminator 3 é para o pobre e desactualizado governador da Califórnia. Katsouranis é um jogador inteligentíssimo, capaz de dar algum equilíbrio ao meio campo defensivo, ao mesmo tempo que desequilibra na frente e coloca em causa toda a mecânica quântica, com uma nova e ousada teoria explicativa dos wormholes. Romeu Ribeiro é o jovem com pelo na venta, sangue na guelra e vontade de conquistar um espaço e, como é sabido, dá sempre jeito ter um barbudo anfíbio no meio campo defensivo. Aqui não temos problemas!

Meio campo ofensivo
Rui Costa, Nuno Assis, Freddy Adu
O maestro está de volta e vem com a batuta bem rija, a atender às exibições da pré-época! Nuno Assis regressa de suspensão prolongada e também vem com fome de bola. É verdade que saiu o Karagounis, mas eu acho que Nuno Assis preenche o lugar do grego na perfeição, apesar de serem jogadores com características diferentes. Este corre mais e cai menos, embora não segure tão bem a bola! Entra também a jovem promessa Freddy Adu que, se for metade do que já vi escrito sobre ele, não só conquistará o seu espaço na equipa, como será determinante na conquista do título, na cura dos leprosos e na transformação da água em vinho, para pouparmos uns cobres valentes na festa do título! E Freddy, se queres um conselho, aproveita que o maestre está de batuta rija para aprenderes umas coisas, como fez o Kaká! Também não me parece que estejamos mal servidos nesta posição específica.

Ala esquerda
Coentrão, Di Maria.
2 jovens, tão canhotos, como talentosos. Coentrão promete muito, mas a sério! Não promete como o Carlitos prometia. Di Maria acabou de ser campeão mundial de sub-20, torneio onde marcou 3 golos, e por isso não promete menos! A concorrência promete ser cerrada e creio que isso será benéfico para ambos. Não quero aqui Nelsons acomodados! E eu, pela minha parte, prometo não escrever mais nenhuma vez "promete"! A ausência de Simão será com certeza notada, ou não fosse ele o melhor jogador da superliga nos últimos anos, mas eu acho preferível apostar em sangue novo e promissor para o seu lugar, do que ir contratar outro Laurent Robert para vir aqui passar umas férias, apanhar um solito e ganhar uns cobres.

Ala direita
Andrés Diaz, Manu.
Andrés Diaz é uma incógnita e Manu não. Esse já sabemos que é um jogador muito esforçado mas não é nenhum Einstein. Dava-lhe jeito ter algumas lições sobre a nobre arte de jogar à bola com o Katsouranis. Sem Simão, que podia fazer também este lugar e com o brilhantismo que se lhe reconhece ficamos mais fracos, claro. Felizmente o nosso engenheiro meteu-nos a jogar em losango e, por isso, a posição de extremo direito será necessária apenas pontualmente. 3 vivas para o engenheiro! Hip, hip, hurra! Seja como for, tenho muita curiosidade em ver o que vale o Andrés Diaz, de quem não sei grande coisa a não ser que tem "muito boa técnica".

Avançados
Cardozo, Bergessio, Nuno Gomes, Mantorras e Dabao.
Muitas opções e qualidade a rodos. Dabao e Cardozo mais de área, Nuno Gomes mais como segundo ponta de lança. Bergessio móvel e lutador e Mantorras, não tão explosivo como antes da lesão, mas ainda um bom finalizador. Aqui acredito que estamos substancialmente mais poderosos e versáteis do que no ano passado, apesar da saída do Miccoli. Tenho muita, muita, muita fé no êxito de Cardozo! Tenho fé que seja este o ano em que aquele maldito franganote anémico do outro lado da segunda circular tem concorrência à altura! Quanto a Bergessio, estou completamente convencido que não será pior do que foi o Wanderley e, se conseguir só isso, já ficamos a ganhar. Mas tenho para mim que vai conseguir bastante mais do que isso.

E são estes, esperamos todos, os campeões do próximo ano. O engenheiro está confiante e já prometeu o título. Fica-lhe bem! Eu sinceramente acho que, com um ou dois pequenos ajustes (o mais importante é, sem dúvida, a questão do defesa direito), temos mesmo um plantel muito, muito promissor. Há qualidade, há juventude, há experiência, há batuta rija e, olhando para os adversários, não há desculpas!

Ouviste, Fernando? Não há desculpas!

45 comentários:

Alexandre disse...

Eu sempre ouvi maravilhas do Adu, mas acho estranho andarem todos a dormir e não haver ninguém que o queira comprar por 2 milhões.
Ainda no ano passado toda a gente o queria.

Anónimo disse...

guarda-redes:
concordo com tudo (menos com a avaliação ao moretto). o butt pode se tornar num valor seguro na baliza.
defesas centrais: luisão e david luiz são valores seguros mas os outros 2 prefiro nem falar neles. mais vale por o kastouranis a defesa central.
lateral direito:
não temos nenhum. por favor k venha o belletti.
lateral esq:
temos os melhores.
meio campo defensivo:
dos melhores tb, mas acho k é melhor emprestar o romeu ribeiro.
meio campo ofensivo.
aki tenho certos receios. o rui costa só deve fazer metade dos jogos. o assis é um jogador vulgar sobrevalorizado mais util como suplente e o adu vai precisar de tempo para se impor.
alas:
com o losangulo do santolas não se preciso para nada.
coentrão e di maria para jogar na posição 10.
diaz, quero vê lo jogar 1º
manu: já devia tar vendido
avançados.
cardozo vai render pouco se insistimos na porcaria do losangulo
bergessio: até agora ainda não vi nada.
nuno gomes: banco ou rua.
dabao: mais vale empresta-lo que o santolas ñ vai apostar nele.
mantorras: vão ser os 5 minutos da praxe.

e são estes que vão ficar em 3º (ou em 4º se o braga apertar) se o santolas não for posto rapidamente para a rua.

Anónimo disse...

Alexandre, isso já foi bem explicado, o Adu não podia (e parece que não queria) sair o ano passado, e os grandes também preferem não arriscar e se ele render no Benfica logo o vêm buscar, se dão 30 milhões pelo Pepe também não terão problemas em dar isso pelo Adu. E não achas estranho o Porto ter ido buscar o Anderson quando já era o futuro Ronaldinho, melhor jogador do Mundial Sub-17, titular no Grémio? Também aconteceu, mas acredito que tenhas achado mais piada que esta operação. Mas digo-te que a minha comparação não é inocente, acho o Adu parecido, mas com mais potencial, vamos ver como se adapta, mas se correr bem não fica mais que 1 ano aqui.

Pedro disse...

Tenho o Pedro Silva atravessado....
:)

Eu tenho fezada no Zoro...daquelas q não sei explicar, não o conheço de Itália e pouco mostrou nestes jogos de pré época. Mas tenho fezada...acho q qd assentar, se adaptar à equipa e ao clube vai ser uma peça bem útil a este SLB. E tendo em conta q Katsoranis pode fazer, bem, a posição não precisamos assim tanto de outro central. A lateral direita sim e deve ser esse o jogador q irá fechar o plantel.

De resto temos soluções a rodos e ao contrário de alguns acho q o sucesso desta época passará pelos pézinhos do maestro Rui Costa. Acho q vai ser ele a servia com a genialidade conhecida as futuras vedetas do futebol Europeu: Cardozo, Freddy Adu, Di Maria e o veterano Nuno Gomes :)

Só quero q o Santos saiba gerir isto tudo, desta vez não tem desculpas para o fraco plantel...será fraco se ele não o aproveitar.

Seja losango, seja 433, seja 442 clássico, há soluções para tudo.

Freddy Adu, Di Maria, David Luiz, Coentrão...fossem outros a terem 4 jovens estrelas do último mundial sub 20 e a esta hora já eram campeões do mundo com olheiros do melhor q há e rasgados elogios pelos magnificos negócios...

Engraçado q agora se diz q o se Freddy Adu fosse tão bom não tinha vindo para o SLB blá blá blá mas qd o "prodígio" perneta foi para o dragão essa argumentação foi posta na gaveta....enfim...o costume.

Olhando para a concorrência só posso ficar entusiasmado, olhando para o nosso plantel só posso ficar entusiasmado...mas depois olho para o banco...e volto a descer à terra...

Anónimo disse...

Pedro, eu acho que a tua fezada no Zoro é tipo a "paixão" que tens pelo Moretto, quando vês um gajo que todos atacam, tu achas que ele é o Messias :)
Falando a sério também vi coisas boas do Zoro em Itália, mas os jogos da pré-época foram maus de mais, espero que seja só falta de adaptação, etc.
Desculpem, vocês estão a brincar com a história do Pedro Silva, não estão? A Briosa é o meu 2º clube e lembro-me do gajo, não valia nada, se não fosse aquele golo monumental ninguém se lembrava dele!

Pedro disse...

Nope...ao Moretto vi qualidades excepcionais quer fisico quer tácticas antes de vir para o SLB. No SLB comprovou tudo o q pensava dele. Ou seja nunca se tratou de uma questão de feeling apenas e sum uma constatação de factos. Moretto é um dos melhores grs q já vi.

O Zoro é um feeling. É jovem, africano logo possante, 3 anos de titularidade em Itália onde o jogo assenta numa vertente muito defensiva, logo bom para um defesa contratado. Não estou à espera de uma vedeta mas sim em alguem q virá a ser muito útil...é esse o meu feeling. Apenas e só um feeling...e dou-lhe até meio da época para o confirmar...

E não me fales do Pedro Silva...quero esquecer-me rapidamente desse pesadelo...isso sim é dor...qual saída do Simão qual q...
hehehehehe

zorg disse...

americano: claro que a referência ao Pedro Silva era irónica. :)

Anónimo disse...

isso dos defesas italianos não é bem assim:
não conheço nenhum defesa vindo do campeonato italiano k consegue triunfar noutro (e não percebo porque, a maior parte deles são defesas fabulosos)
cannavaro,thuram, zambrotta, samuel fizeram epocas aquem das expectativas.
o unico gajo k triunfou foi o roberto carlos e estranhamente não teve sucesso no inter!

Anónimo disse...

- Derlei
- D.Luis
- Coentrão
- Zoro
- Bergessio
- Cardoso
- M. Fernandes
- Dabao
- Di Maria
- Andrés Díaz
- Butt
- Freddy Adu
- Sretenovic

13 jogadores em 6 meses, 11 dos quais agora em Julho. Mas achas que isto é alguma gestão desportiva? Mudar meio plantel a cada ano??? E o elemento mais importante que deveria ter sido logo o primeiro a ser acautelado nas transferências continua sem chegar; o lateral para substituir o Nélson. LFV rua!

Continuam as más exibições do Benfica. E o pior não são as más exibições é o que se vê em campo; apatia, jogadores fora de posição, falta de entendimento, a bola ter que vir da grande àrea adversária até aos defesas centrais. Ou seja os mesmos erros do ano passado. Os ayatollahs do Santolas disseram que não se deveria mudar de treinador porque evitava os erros do ano passado. Afinal, os erros continuam a ser cometidos. Mas alguém tirando um ayatollah acredita que este arremedo iria corrigira algo? Ele faz no Benfica os mesmos erros que fez no Porto e no Sporting. O dinheiro que gastam nesta chusma de jogadores poderiam ter ido buscar um treinador decente tipo Eriksson ou Camacho. Ayatollahs e Santolas rua! Malditos sejam todos, irão custar-nos outro campeonato.

Anónimo disse...

Já estamos a "lucrar" em publicidade! :)
http://sportsillustrated.cnn.com/soccer/

Pedro disse...

Não acho q esses todos tenham falhado mas o Zoro tem a vantagem de ser bastante jovem ainda. Eu acho q o filão africano está por explorar por isso agrada-me q o SLB tenha contratado o Zoro ainda jovem e agora o Adu q tem origem Ganesa . Volto a repetir não espero do Zoro um Luisão, mas sim alguem bastante útil. Vamos dar tempo ao rapaz.

Starblade calma lá. Muitas das entradas eram necessárias mesmo q os melhores não tivessem saído, quer para substituir os fracos quer para dar mais alternativas tácticas. E depois foi preciso substituir os melhores (Karagounis, Miccoli e Simão). Não vejo a coisa de forma tão radical até pq alguns como Dabao e Strenovic são apenas experiências...

Anónimo disse...

Tenho achado piada em como a nossa imprensa tem falado ao de leve, quase a sussurrar, no atraso do Lucho. Se fosse um jogador nosso já havia 30 manchetes a dizer que ele queria sair, emissários especiais a caminho de Buenos Aires, etc...
A nossa imprensa precisa duma "limpeza" a sério! Ainda hoje no Record um imbecil dizia sobre Dim Maria e Adu: "têm de mostrar porque é que foram contratados a peso de ouro"! "Peso de ouro"??? O Adu nem 1,5 milhões de euros custou, mas estes jornaleiros de merda já estão a preparar-se para cobrar dele. Claro que um dos "ics" do recreativo do campo grande custou 2 milhões (por 50% do passe), e o Anderson tinha custado 7 ou 8 milhões (50% do passe), mas o Adu é que veio a "peso de ouro". Já não há vergonha nenhuma para estes filhos de puta!!!

Anónimo disse...

Pedro, grande parte destas entradas eram desnecessárias. Precisavamos urgentemente de um lateral para substituir o Nelson (e que continua sem vir). Precisavamos de 2 avançados (e se calhar só 1 se o Kikin não tem sido mandado embora) e de um médio. Mais nada.

Ou seja 4 jogadores. Aparecem 11 e ainda falta o lateral. Isto é mesmo a rebentar com o plantel. Culpa do LFV + Santolas. Um porque não sabe tirar partido dos jogadores, o outro porque transformou o Benfica num entreposto de jogadores. Era necessário um novo GR? E já com 33 anos? Era necessário um pseudo-avançado tipo Bergessio? Coentrão? Tinhamos cá o Paulo Jorge. Foram dispensar um extremo para ir buscar outro extremo.

Se há esta rotação de jogadoores é porque em vez de trazerem 1 ou 2 bons e 2 "apostas", trazem 1 bom e 10 apostas.

Anónimo disse...

Starblade, explica essas contas porque pela tua lógica não teríamos contratado o David Luiz e neste momento só teríamos 2 centrais no plantel.

Anónimo disse...

Desculpa, já vi que estavas a contar com o David Luiz, por isso teríamos 3 centrais.

Anónimo disse...

Americano, quando estranham que o Adu seja tão bom como dizes e só tenha custado 2 milhões falas no Anderson, mas agora são 7 ou 8 milhões por 50% do passe do Anderson.

Decide-te

Anónimo disse...

Anónimo, quando escreveres um português que eu entenda, será mais fácil esclarecer-te. O que eu digo é que dizer que o Adu veio a "peso de ouro", quando o preço dele foi 1,5 milhões de euros é ridículo, e que não criaram essa pressão com a chegada do Anderson, apesar de ele ter custado 10 vezes mais.

Anónimo disse...

Em relação ao preço, se o clube-bordel conseguiu o futuro Jardel emprestado, o Sporting conseguiu o grande Pedro Silva emprestado, porque nós não havemos também de fazer bons negócios?

GR1904 disse...

Eu nao acho que estejamos mais fortes nem mais equilibrados que o ano passado, muito pelo contrario.

Sairam jogadores experientes, mt influentes na manobra da equipa e, acima de tudo, grandes jogadores que eram titulares do Benfica.

Falo, claro está, de Simão, Karagounis e Miccoli. Suprir jogadores desta estirpe e qualidade é um grande bico de obra. E ao olharmos para os reforços, nao vemos ninguem que esteja ao nivel desse trio. À excepçao, talvez, do Manuel Fernandes. Não incluo o Cardozo, que alias acho excelente, pq joga numa posiçao orfã desde que o Van Hoidjonk saiu do Benfica.

Tudo o resto, sao dois argentinos perfeitamente desconhecidos (ninguem diga que ja tinha ouvido falar em Bergessio e Diaz), um deles nem titular era da equipa onde estava integrado; um puto de 19 anos que não é considerado nenhum prodigio das pampas nem sequer titular da selecçao sub19 argentina; um americano que tem tido mais fama que proveito até agora, talvez seja mais resultado do marketing fortissimo do Tio Sam do que do talento que possa ter e que vem de um campeonato sem peso nem competitividade nenhuma; um central costa-marfinense que vem de uma equipa mediana italiana e se tornou mt mais conhecido pelos incidentes racistas em San Siro do que pela sua qualidade comprovada; e um central sérvio que vem da 2ªdivisão desse campeonato dos balcãs.

Acho sinceramente que nos estamos a iludir mt mais pelos nomes que vieram do que pela qualidade que possam ter, sendo que a grande maioria dos reforços não provou coisíssima nenhuma para poder pensar que estamos mais fortes depois das 3 saídas que enumerei no inicio deste comentario.

Pedro disse...

Eu acho q estamos....Cardozo é a substituição de Miccoli, jogadores diferentes mas um substitui o outro e, atendendo às caraterísticas do nosso futebol Cardozo poderá ter mais sucesso q Miccoli. Karagounis saiu mas regressaram Manuel Fernandes e Nuno Assis. Se nenhum deles têm a magia do grego os dois permitem um maior leque de soluções e, como são dois, mais alternativa. Sobra Simão. Aqui sim ficamos mais fracos. Teoricamente. Mais fracos pq Simão era o melhor, em termos de qualidade individual ficamos, até ver, a perder. Mas ganhamos um leque de opções q antes não tinhamos: Bergessio, Di Maria, Coentrão, Adu são opções que antes não tinhamos. Perdemos em qualidade individual podemos ganhar bastante em qualidade colectiva. Num exemplo extremo é preferível ter 5 bons jogadores do q 4 cepos e um excepcional.

Eu não estou nada iludido pelos nomes...estou sim confiante pela contratação correcta q o Benfica fez este defeso. Não andámos às aranhas, queriamos um ponta de lança puro, fomos buscar, queriamos avançados de apoio, fomos buscar, etc. Falta o lateral direito é certo...vamos aguardar.

Agora se eles vão render...ninguem sabe...mas isso serve para todos. Quer para os nossos quer para os vics no outro lado da segunda circular quer para os q estão em litigio com os ex clubes e chegam ao dragão....

O problema é o Santos....Fosse outro e se calhar estava na estratoesfera em termos de expectativa...

Anónimo disse...

Eu acho que temos plantel para grandes alegrias esta época, só é pena termos um treinador sem mãozinhas pra ele.

Dabao, Coentrão, Di Maria, Adu são 4 jovens de grande valor e em quem deposito muitas esperanças. como tal quero ver de que forma o santolas os vai queimar, porque prevejo que é isso que vai acontecer...

Se ele queimar os nossos jogadores como tão bem fez a época passada, e se nada ganhar, vou apoiar o regresso da inquisição para o condenar como herege e bruxo!

GR1904 disse...

Cardozo não é substituição de Miccoli e são jogadores completamente diferentes.

O que se passou para se ter a ideia que o paraguaio é o substituto do italiano, foi que o Benfica quis apostar no Cardozo ao invés de manter o Miccoli. E eu nisso, até concordei, visto que há anos que precisamos de um ponta de lança poderoso. Mas por mim, teriam ficado os dois em vez de terem vindo os argentinos que ainda não mostraram nada, nao os conhecemos e, principalmente o Di Maria, vem para o lugar do Coentrão que, esse sim, é que deviam apostar forte e feio. Por curiosidade, vejam o youtube do Coentrao no 1º jogo do campeonato do mundo disputado no Canada e o youtube do Di Maria ao longo, sublinho, ao longo do mesmo torneio. Ninguem pode dizer que o argentino é melhor que o portugues, bem pelo contrario! Com um senão adicional, é que segundo deu para ver, este argentino é um ala esquerdo puro e o Santos não gosta mesmo nada de jogar com extremos, é um apologista puro do losango.

Mais ainda, se temos um treinador que não aposta em miudos, então é que não se compreende mesmo porque esse argentino e o Adu vieram para o nosso clube. Se bem que eu ache que o Adu tenha sido uma aquisição bem feita, pelas caracteristicas do nosso plantel.

A questão do Miccoli em relação aos argentinos é até bem curiosa. O italiano regressou a Itália, para ingressar no Palermo a troco de 4,5 milhoes de euros. O Benfica foi buscar o Di Maria e o Diaz, totalmente desconhecidos e longe, mto longe, de terem o estatuto de estrelas nos respectivos países, por 6 milhoes de euros que nem correspondem à totalidade dos seus passes. Eu sei que na altura em que se contrataram estes dois argentinos, o Benfica tinha acabado de receber dinheiro fresco pelo Simao e o Miccoli já estava no Palermo, mas so a comparaçao dos valores envolvidos nestas duas situaçoes, torna evidente que teria sido possivel o Miccoli ficar. Sem discussao na sua utilidade, qualidade e sem sequer levar em linha de conta a paixão que este italiano demonstrou pelo nosso clube.

E ao contrário de ti, Pedro, a comparaçao que eu faço não é entre ser "preferível ter 5 bons jogadores do q 4 cepos e um excepcional", mas sim entre ter um grande jogador que jogue de caras na equipa e ter 3 que não oferecem nada à equipa que seja valioso no imediato. Principalmente depois do nosso melhor jogador ter saído.

Bruno Pinto disse...

Fiz um post extenso sobre o Benfica (plantel e mercado) no meu blog. Estão à vontade para comentar!

paixaodofutebol.blogspot.com

Cumprimentos.

Pedro disse...

Eu tb queria Cardozo e Miccoli juntos no mesmo ataque...ui ui. A questão Miccoli nunca foram os 4/5/6 milhões de euros da sua contratação, a questão Miccoli é a mesma q levou o Simão a sair : o ordenado. E por esse prisma Cardozo é o seu substituto e se pensarmos no Nuno Gomes como titular penso q Cardozo é, teoricamente, um melhor parceiro.

"ter 3 que não oferecem nada à equipa que seja valioso no imediato"

Oferecem alternativas tácticas ao treinador e, teoricamente, melhor opções qualitativas do q as q existiam. É esse o pressuposto de todas as contratações. Perdemos um fantástico jogador, é um facto e não vale a pena perder mais tempo com isso mas ganhámos 2(3) jogadores bons q irão preencher outras lacunas do plantel e, quiçá, substituir na perfeição quem saiu.

Podemos estar aqui a dar bitaites mas apenas os jogos dirão se eles são bons ou não. Eu preferia que, por exemplo, invês destes dois tivesse vindo o Daniel Carvalho, alguem q daria garantias mais imediatas...mas tb podia falhar como falharam Shevchenco e Ballack, dois dos melhores jogadores na Europa. Isto das transferências tem muito q se lhe diga. Uma coisa me deixa satisfeito: é sentir q se contratou o q se pretendia e não para encher chouriços...

visconde gay disse...

Bem podem ir buscar uma equipa galáctica...que com este treinador não vamos a lado nenhum! Vai uma aposta? ;)

Anónimo disse...

Sem um Verdadeiro 10 que aguente os 90 minutos não há nada para ninguém.

DANIEL CARVALHO JÁ!

Belleti para por o nelson no banco a aprender a lutar e a não fazer m3rda jogo sim jogo sim...

ala direita manu andres diaz? MEDO...

Anónimo disse...

Gostava de ter um defesa direito melhor que o Belletti, mas se não puder ser que venha o Belletti.
Quanto ao Adu, espero que tenha mais sorte que o último americano que passou pela Luz.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

Anónimo disse...

zorg o moretto é óptimo? gostavas de ter o fonte? adaptar manu á direita? nelson com talento inquestionável? aiaiai tenhámos dó! o benfica não vai ter o ze castro e pronto..belleti viria para arrumar co nelson mas também nao vem..o fonte faz-me lembrar o julio cesar k ja jogou no SLB de tao mau k é..nuno gomes vai ser importante para transmitir expriência aos muitos jovens que agora temos e pouco mais k isso (e já é bom pk ele golos n marcará muitos)..quanto ao treinador nao vou falar mais dele pk todos sabem o k penso..o quim não é grande, é ENORME! desde preud'homme k nao vejo a nossas redes tão bem entregues! abraço a todos

Anónimo disse...

starblade és ´das pessoa k mais gosto de ouvir aki comentar...ouçam este miúdo pessoal! chega dos benfiquistas cegos k continuam o bater palmas ao joão pinto kuando vão á luz, k reclamavam do elevado salário k alguns jogadores como karagounis recebiam mas k apoiam a estadia do MANCOrras no clube para jogar 15min por mês e ganhar 8mil contos nesse mesmo período, e chega de benfikistas k creem nos discursos populistas e absurdos do vieira pas televisões. abram os olhos pf! somos os maiores? CLARO. mas estamos longe de ter uma boa gestão para fazer de nós também os MELHORES. quem dera a clubes como valencia, inter, roma, lyon, terem a força que o benfica tem a nével de massa e de marca. falta.nos a seriedade do dirigismo de certos clubes estrangeiros. e já agora uns óculos para não deixar entrar a poeira k o vieira lança pos olhos dos benfikistas.

Pedro disse...

Quim é enorme?!?!?!?!?!??!?!?!

Tás a reinar já percebi....

Anónimo disse...

O quê? Já estão a malhar no Zoro por um ou dois jogos?!?!?!? Não sejamos como os outros adeptos do clube que joga no WC da 2ª Circular. É certo que ele já deveria saber que não podia passar ao Nelson, mas de resto não estou a ver motivo para tanta crítica...

Concordo com grande parte da crítica do Pedro. Acho que vemos os jogadores mais ou menos da mesma forma. A única diferença, ainda que pequena, é que eu acho que o Katsouranis é o nosso melhor médio defensivo. Não tenham memória curta, afectada pelas últimas exibições menos conseguidas, porque ele vai voltar!

Anónimo do Costume: O Mantorras (é com "t") se está manco é também por culpa do Benfica, pelo mau profissional que contratou para fingir que era médico. Se, para poupares uns cobres, achas bem abandonar um jogador que ainda assim conseguiu marcar golos importantíssimos, também deves achar piada ao que fizémos ao Eusébio, impedido de voltar ao Benfica por um presidente que exigiu que ele treinasse à experiência.
Quanto ao JVP nunca me fez mal nenhum, nem ao Benfica, muito antes pelo contrário. Foi uma vítima das péssimas circunstâncias que existiam na 2ª metade da década de 90 e se foi embora foi porque a besta que lá estava o mandou. Aplaudi-lo-ei sempre!
Os discursos populistas não serão o forte do LFV, porém, numa certa parte da população, surte algum efeito (tal como conseguiu o Siciliano junto das antas que o admiravam). Não gosto é de o ver a colocar objectivos irrealistas demais... Podia ter dito 200.000 em vez dos 300.000, entre outras afirmações. Também não gosto de certos discursos de fora para dentro, pois acho que não demonstram a força do Benfica, mas apenas alguma desorganização.

Anónimo disse...

Pedro, tal como tu és "Morettista", também tens de perceber que há "Quinzistas" :)
Em resposta a um amigo aqui que refere que o Adu é mais produto que marketing que outra coisa, digo que esse argumento já enjoa. Já o viram jogar??? É que eu sou obrigado a relembrar que no Mundial 2002 a selecção de "produtos" de marketing bateu a nossa selecção, e ainda neste mundial enquanto Portugal (que tinha o Coentrão) ganhou um jogo e levou baile do Chile e da Gâmbia a jogar contra 10, a equipa de Adu, Altidore e outros "produtos de markeing" maravilhou e chegou aos 1/4 de final, depois de bater o Brasil e golear a Polonia. Chega dessa arrogância em relação ao desconhecido, o Coentrão e os outros juniores portugueses não chegam aos calcanhares do Adu em termos de talento. E não é só ele, enquanto o nosso ponta de lança deu nas vistas por roubar o cartão ao árbitro, o americano (Altidore) com 5 golos (apesar dos seus 17 anos), foi um dos melhores marcadores do torneio.

João Bizarro disse...

Os que começam já a criticar o Adu e dizem que é produto de Marketing, vejam os jogos dos EU no ultimo mundial Sub20.

João Bizarro disse...

estudem:

http://www.fifa.com/u20worldcup/statistics/players/topgoals.html

Anónimo disse...

Continuo a achar que o sector mais fraco é a defesa. Temos o Luisão e o Léo, e aí temos do melhor que há em Portugal, depois David Luiz, já demonstrou qualidade, mas também imaturidade. Depois há Zoro, a defesa lateral não, por favor, como central tem de mostrar mais, Sertenovic é uma incógnita e Nelson não tem concorrência. Parece que Andres Diaz faz todo o corredor direito.

João Bizarro disse...

Parece-me que anda aqui a mesma pessoa mas com nicks diferentes.

Será o lado benfiquista do jaco?

GR1904 disse...

Pedro, o facto desses 2 ou 3 jogadores oferecerem alternativas tácticas ao treinador que dantes nao tinhamos, nao significa que a sua utilidade seja efectiva. Temos um treinador que não joga com extremos, logo esse pressuposto cai por terra pq de nada vale ter essas alternativas tacticas se elas nao vao ser equacionadas. E a isto junta a idade de dois dos reforços para agravar a situaçao, qd toda a gente sabe que o Santos não é propriamente um treinador que aposte na juventude.

Quanto à teres dito que “se contratou o q se pretendia e não para encher chouriços”, então o Diaz e o Stretenovic (que o Santos ja disse publicamente que ainda nao os conhecia e nao estava ainda definido se iriam ficar no plantel) e agora o keeper de 2 metros que ja foi despachado para o Olhanense, são o quê? Andaram preocupadissimos a verem-se livres de Beto, Paulo Jorge, Marco Ferreira, José Fonte e companhia para depois gastarem dinheiro em gajos que nem se sabe se vao assentar arraiais no Benfica?

Mas concordo ctg em relaçao ao Daniel Carvalho e ao facto do Nuno Gomes poder ter um papel importante este ano com um ponta de lança do género do Cardozo na frente. Foi assim que ele rendeu mais, qd tinha o Brian Deane e o Van Hoijdonk na equipa. Mas tb tinhamos treinadores que percebiam isso.

Americano, quando quiseres referir-me estás à vontade, menciona o meu nick ao invés de dispensares termos como “amigo”. Eu já vi o Adu jogar e já agora, aproveito para dizer que os vídeos expostos no blog não mostram nada comparado com outros do Adu que tb estao no youtube. E tb aproveito para explicar melhor o que quis dizer com o marketing, não vá ter exposto mal o meu pto de vista e ser mal interpretado. Tem so a ver com o facto dos americanos, tal como deves mt bem saber, usarem e abusarem do marketing pessoal promocional para posicionarem uma figura que deu nas vistas por qualquer razão. Adu tem talento e nunca pus isso em causa, alias, cheguei mesmo a dizer que foi uma contrataçao acertada tendo em conta as caracteristicas do plantel. O que se passa é que os americanos endeusaram demasiado este jogador quando e como nao deviam tê-lo feito. Ainda bem que veio. Por isso, americano, essa do Mundial 2002 não sei a que se refere, porque eu estou a falar do Adu e da paranóia americanda em torno apenas desse rapaz e presumo que ele nem sequer tenha estado presente nesse mundial. E neste mundial dos sub21, ninguem tem duvidas que a nossa selecçao era tudo menos uma selecçao, ao contrario da selecçao americana. A começar pelo treinador que todos aqui criticam, passando pelas exibiçoes e acabando na falta de profissionalismo de alguns jogadores. Se consideras que há aqui alguma arrogância em relaçao ao desconhecido, eu considero que há algum desprezo em relação ao que é nacional. É que te estás a esquecer que eu nunca fiz comparaçao entre o Adu e o Coentrão, mas sim entre o Di Maria e o Coentrão. E sim, sou arrogante quando digo que o Coentrão é melhor do que o Di Maria. Para além de ser portugues, joga na mesma posiçao, ja ca estava primeiro e pelo que ja vi, bem ou mal, deixa-me mais convicto das suas qualidades do que o argentino.

Abraços e boas férias.

Anónimo disse...

@anónimo do costume: desde o Preud'homme k nao vês a nossas redes tão bem entregues??? Deves tar a gozar... O Quim é bom guarda-redes (mesmo com as falhas gritantes a nível de saídas dos postes), mas o Enke era bem melhor...

Obelix

Anónimo disse...

gr1904, que fique bem claro que não citei o teu nome apenas por preguiça de andar para trás e ver quem tinha feito o comentário concreto, quando usei o termo "amigo" foi por me lembrar que tinha sido alguém cujas opiniões respeito, não um desses arruaceiros que passam por aqui.
Eu discordei e discordo é da tua frase:
"um americano que tem tido mais fama que proveito até agora, talvez seja mais resultado do marketing fortissimo do Tio Sam do que do talento que possa ter e que vem de um campeonato sem peso nem competitividade nenhuma;"
E por isso referi o mundial 2002 e esta selecção, porque a maior parte dos jogadores joga nessa liga, e quando são chamados a competições de nível mundial, mostram resultados. A maior parte das pessoas (não estou a dizer que é o teu caso) nunca viu um jogo da MLS, por isso diz que é fraca, tal como dizem das selecções americanas, mas por desconhecerem, não por conhecimento de causa.

Anónimo disse...

Butt é bom?Crente no Moretto??Ai ai

GR1904 disse...

Está eslcarecido, americano.

Mas não querendo entrar num debate que já ultrapassa o assunto que estava a ser discutido, deixo duas notas:

- A selecçao americana vai aos mundiais pq está inserida na CONCACAF (associação da américa do norte, central e caraíbas), que tem as vagas que tem graças aos critérios da Fifa e é das confederaçoes unanimemente consideradas como das mais fracas do mundo. Dificil era, tendo em conta as selecçoes da CONCACAF, os EUA nao se qualificarem para os mundiais.

- E convenhamos que ficar sistematicamente pela fase de grupos nos mundiais não é apresentar resultados.

PS: Concordo com a vinda do Luis Filipe e do central brasileiro Luizão, titular da selecçao brasileira sub21 e companheiro do nosso David Luiz.

Anónimo disse...

Desculpa gr1904, essa tenho que rebater e apresento-te os resultados dos últimos mundiais:
1998 - fase de grupos, só derrotas, foi péssimo, mas era uma selecção a dar os 1os passos
2002 - passámos o grupo (com Portugal), eliminámos o México, e perdemos 1-0 com a Alemanha nos 1/4, resultado tremendamente injusto e que se deveu a uma exibção do outro mundo do Kahn. Tivéssemos passado e encontraríamos a Coreia nas 1/2, com quem já tínhamos empatado, e podíamos ser finalistas!
2006 - Ficámos pela fase de grupos, juntamente com a Rep. Checa (!!!), mas foi uma vergonha como a FIFA definiu os cabeças de série, sendo o México e Portugal cabeças de série e ficando os EUA no 4º pote, apesar de estar à frente de ambos no ranking da FIFA. No grupo de Portugal, passava com uma perna às costas.
E isso da CONCACAF é muito bonito, mas a qualificação na Europa também não é complicada, Portugal anda a lutar com a Polónia e a Finlândia, por exemplo! Além de que os EUA tem ficado constantemente à frente do México, por isso mesmo que houvesse uma só vaga, estaria sempre qulificado.
E reafirmo que Scolari à parte, há bastante tempo que Portugal tem ficado atrás dos EUA em todas as provas de carácter mundial, incluindo camadas jovens, algo impensável há 10 anos.
Vale a pena alargar horizontes e olhar para o mercado americano, ainda é barato, começa a haver muito talento, e fisica e tacticamente são melhores que os latinos. Espero que o Adu me ajude a provar isto!

GR1904 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GR1904 disse...

Enumeras 3 mundiais, só numa das edições é que passaram a fase de grupos, sendo que numa delas foram só derrotas, e dizes que isso é apresentar resultados? Definitivamente, temos critérios muito diferentes de "resultados" positivos.

E comparas a CONCACAF à UEFA? E ainda dizes que a qualificaçao na Europa não é complicada? Já vimos a Holanda ficar de fora duma fase final, por acaso às custas de Portugal, é só um exemplo. Na Europa tens 8 grupos de qualificação, cada um tem 2 vagas e, no minimo, 3 potenciais candidatos às fases finais, o que significa que em cada grupo fica spr alguma selecção de fora mas com valor para ir às fases finais. Enquanto que na CONCACAF tens spr as mesmas 2 selecções de sempre para quantas vagas? Três? Duas não são de certeza, pq todos os mundiais aparecem aqueles países caraíbenhos que são despachados em dois tempos dos mundiais e que só lá vão pq a Fifa tem uns critérios que, sendo justos do pto de vista desportivo, não promovem em nada a competitividade nas fases finais.

Em tom de brincadeira, basta ir ao site duma e doutra confederaçao e percebe-se logo que 95% dos países da CONCACAF são bons é para passar uns dias de férias na praia.

E sim, vale a pena alargar horizontes, por isso é que sempre disse que o Adu era uma boa contrataçao e espero sinceramente que ele consiga por em pratica todo o seu talento em prol do Benfica.

Abraço.

Anónimo disse...

enumero 3 mundiais mas Portugal só esteve em 2, sendo 1 a vergonha que todos conhecemos. E volto a referir que neste último não passámos a fase de grupos, mas a Rep. Checa também não passou no mesmo grupo, enquanto o México passou no de Portugal. Mas apesar de admitir que é mais fácil de chegar lá, cá também não é complicado, não é por acaso que as grandes equipas europeias raramente falham. E volto a referir que nas camadas jovens a tendência tem sido a mesma, sendo que a maior parte dos jovens ou joga na MLS, ou na Liga Universitária, logo há valor ali.