Num agradável jogo de futebol o Benfica carimba, com relativa tranquilidade, a passagem à fase seguinte da Taça de Portugal.
Num jogo onde Camacho mexeu bastante na equipa, poupando Rui Costa e Maxi Pereira e impossibilitado de usar Rodriguez por lesão, a vitória do Benfica nunca esteve em causa e foi sempre o Glorioso a procurar a baliza adversária. Camacho apostou num 442 com Di Maria e Nuno Assis nas alas e com Cardozo apoiado por Nuno Gomes, ficando as tarefas defensivas a meio campo a cargo da dupla Petit e Binya. Edcarlos foi o parceiro e Luisão e nas laterais os "pequenos" Nelson e Léo, na baliza Butt teve nova oportunidade.
E foi com este 11 que o Benfica rapidamente tomou conta do jogo e assumiu as despesas do mesmo encostando a Briosa bem lá atrás defendendo com os seus 11 jogadores. O Benfica, fruto deste enorme povoamento à frente da área da Académica conseguia os seus melhores lances na marcação de bolas paradas e foi num deles que Edcarlos cabeceia ao poste e, pouco depois, Luisão inaugura o marcador. Sem diminuir a pressão o Benfica, numa excelente jogada colectiva, chega ao segundo golo numa boa desmarcação de Cardozo que volta a abanar as redes depois do bis na Ucrânia. Com 2-0 e o jogo totalmente controlado previa-se uma noite descansada para os benfiquistas e esperava-se mais minutos na segund aparte para Adu e Mantorras.
Na segunda parte veio o pior, Léo lesiona-se entrando para o seu lugar Luis Filipe, que se portou bem, e num lance em que Butt fica mal na fotografia a Briosa reduz o marcador para 2-1 e ganha um alento que não estava à espera. O Benfica abana um pouco, os jogadores tinham o jogo na mão e aquele safanão demorou tempo a ser assimilado pelos benfiquistas, permitindo à Briosa subir e acreditar que podia ir mais longe. Camacho refresca o ataque com Adu para o lugar de Di Maria e na primeira vez que o americano toca na bola quase que marcava um belo golo. Aos poucos o Benfica reassume o controlo do jogo e numa jogada de insistência apôs um canto, Nuno Gomes centra para Cardozo bisar novamente e, mais uma vez, de cabeça. Estava feito o resultado e o Benfica segue em frente na Taça de Portugal.
Butt desperdiçou mais uma oportunidade que lhe foi dada e é um dos sérios candidatos a sair em Janeiro, até pelo elevado ordenado que aufere. Luis Filipe entrou bem e tranquilo. Edcarlos é claramente uma boa opção à dupla David Luiz/Luisão e Binya regressou com a raça e atitude que lhe é típica, não desiste dos lances e sabe levar a bola para a frente. Gostei de Di Maria que enquanto teve pernas foi sempre muito prestável nas tarefas defensivas e no ataque tem olhos sempre para a baliza não se perdendo em rodriguinhos desnecessários. Com um Cardozo destes o medo de Nuno Gomes pela baliza contrária é disfarçado mas tinha o 21 benfiquista que ter rematado naquela tabelinha que fez com Cardozo na primeira parte.
Foi um jogo tranquilo onde a ausência da mestria de Rui Costa a meio campo foi colmatada com jogo directo às alas e com muita abnegação da dupla Binya e Petit, continuamos a perder algumas bolas de forma infantil que nos podem causar dores de cabeça desnecessárias perante adversários mais fortes mas, no seu conjunto, a equipa esteve bem, sólida a defender e rápida a atacar.
O árbitro pouco se mostrou o que é bom sinal. Pena ser tão poucas vezes. O único erro "grave" foi ter considerado falta num corte limpinho de Cardozo que permitiria um contra-ataque de superioridade numérica ao Benfica com Nuno Gomes totalmente isolado para receber a bola de Cardozo. O critério disciplinar foi coerente o que num jogo sem casos acaba por se aceitar.
Resta aguardar para que a lesão de Léo não seja grave e esperar para ver quem nos irá sair para a próxima eliminatória.
26 comentários:
O EdCarlos jogou bem, mas não pode continuar a ser batido, nas bolas colocadas nas suas costas, como tinha sido com o Maritimo...
Di Maria fez dos melhores jogos com a camisola do Benfica...
A lesão do Leo, não pareceu grave, creio que sai mais por precaução, foi uma pancada na cabeça, portanto nada de muscular, ou de osso partido...
Não posso concordar, com o post, em relação ao Xistra.
No inicio do jogo deixou passar vários cartões, por entradas por trás dos jogdores da Académica, inclusive um penalty sobre o Assis, e depois do 2-1, resolveu começar a inventar faltas junto à área do Benfica, matando todos os contra-ataques do Benfica, nessa altura, inclusive uma jogado entre o Cardozo, e o Litos que INEXPLICADAMENTE foi marcada falta ao Paraguaio !!!
Xistra deixou um pénalti claro por marcar.
Filipe bem? Fosga-se, o homem não faz uma única boa opção. Faz passes queimados, tudo o que é jogador passa pelo seu corredor. É uma grande nódoa.
A equipa venceu, mas nota-se claramente a falta de ideias por parte de Camacho. Além de lances de bola parada (como o de Petit para Luisão, na lateral, cabecear para o centro da área), dá a ideia que os treinos do Benfica são iguais aos do Abrantes, quando eu lá jogava nas camadas jovens - corrida, uns exercícios com bola, peladinha. É absurdo que esta equipa não tenha mecanismos ensaiados, tanto a defender como a atacar. A defender, defendem apenas 6 (os quatro da defesa, mas os dois trincos), o que, em 4-4-2 é um suicídio com equipas mais poderosas. Neste sistema, os alas têm de "cair" logo sobre os laterais adversários e, se for caso disso, acompanhá-los até ao nosso, e os avançados têm de servir de tampão, logo que a equipa adversária comece a construir jogo. Nada disso se vê. A atacar... bem, a atacar é o caos completo. Vale-nos termos jogadores que desequilibram, mas não há ideias treinadas de como sair a jogar. A equipa parece um mau jogador de xadrez, na entrada começa a lançar os bispos e os cavalos e a abrir peões para cima do adversário, mas depois tem de recuar porque não sabe o que fazer. As bolas perdidas nas transições ofensivas são mais que muitas, não há um único movimento interior do ala que permita que o lateral suba, os avançados não mostram entendimento na hora de um ficar mais fixo e o outro deambular. Há quem diga muito mal de Nuno Assis, eu pelo contrário acho que ele pode ser muito útil a esta equipa como "10" e, jogando onde joga (Camacho tem um atraso grave), ou seja, a extremo direito, é dos poucos que ainda se lembra de "queimar linhas", para que a superioridade numérica possa aparecer por algum lado. Binya começou bem a época, é um bom tampão de meio-campo, mas é limitadíssimo. Além disso, faz muitas faltas. Não me parece uma solução credível. Para que joguemos em 4-4-2 (o sistema que, sem dúvida, tendo Nuno Gomes e Cardozo, mais se adequa às características dos jogadores que temos) é necessário ter alas que funcionem no colectivo, que saibam atacar bem, com velocidade e técnica para ir à linha, mas que saibam também fazer diagonais e trocar com Rui Costa (esse sim, sabe bem deslocar-se a uma ala, quando vê o ala chegar-se ao meio) durante o jogo. O único que faz isso é Rodriguez. Tanto Dí Maria,, Adu ou Coentrão (ainda?) não o sabem fazer. Maxi é um bom jogador se quisermos dar estrutura ao meio-campo, mas é muito mais lateral do que será algum dia ala. Gostaria de ver duas opções alternativas, e confesso que inesperadas, no Benfica, mas acho que Camacho teria de trabalhar e pensar além de fazer de árbitro nas peladinhas para que isso acontecesse: Bergessio à direita. Acho que é um jogador com características parecidas com Lisandro. Aguerrido, veloz e com capacidade para aparecer, em diagonais, na área para finalizar; Adu como segundo ponta-de-lança - a forma como aparece a finalizar parece ser mais de um homem de apoio ao atacante do que um ala. Um João Pinto, digamos assim.
Estamos na próxima eliminatória da Taça, mas ainda há muito a fazer...
Não acho q o lance sobre o Nuno Assis dentro da área seja penalty e o tal lance do Cardozo é mencionado no post. No computo geral achei positiva a exibição do Xistra.
Ricardo acho q tens muita razão no q dizes. É a qualidade dos jogadores e a alma e empenho q aplicam em jogo q nos vai safando. É verdade q Camacho tem a sua cota parte disso mas é preciso mais e esse "mais" é para mim um dos grandes handicaps do espanhol...
Foi uma vitória relativamente fácil que íamos complicando na 2ª parte, onde tivemos períodos de muito mau futebol.
Missão cumprida, venha a próxima eliminatória, de preferência com um adversário da 2ª divisão para ver se o Adu é titular esta época.
P.S. - Pedro, não podia concordar menos contigo na avaliação da arbitragem. Foi péssima, muito pior que a do Jorge Sousa, por exemplo. Além do penalty claríssimo sobre Nuno Assis, há um ligeiro desvio com a mão de Káká, num lance que o Nuno Gomes reclama, mas a SIC como é normal mostrou apenas uma repetição e nem comentaram. Também não admira, passaram 2 repetições a dizer que o Pedro Roma não tinha feito falta sobre o Nuno Assis, só à terceira é que viram que ele foi abalroado pelo Pavlovic, e não pelo GR. Mais uma série de cacetadas dadas principalmente pelo Litos não assinaladas, e o lance de Cardozo foi a cereja em cima do bolo, nem ele sabe o que marcou, quis apenas impedir o 2 para 1 no ataque do Benfica.
Esta dualidade de opniões é uma maravilha!!!
Para mim aquilo não é penalty e tb eu só vi a "carga de ombro" na repetição. E penso q seja apenas isso, carga de ombro. Jorge Sousa cortou propositadamente TODOS os lances a meio campo do SLB, o Xistra ontem não inventou faltas contra nós, pelo menos em numero q possa considerar significativo. Teve aquele lance do Cardozo q é ridículo o assinalar falta mas, tendo em conta o q são as arbitragens tugas contra nós, foi uma exibição positiva. Não concordo, por exemplo, com o amarelo a Binya mas foi um critério coerente e qd assim é menos mal.
o arbitro esteve mesmo muito mal e sempre a prejudicar o glorioso. o penaltie sobre o nuno assis é claro!
em relação a equipa gostava de ver o adu a jogar no lugar do nuno gomes e deu para ver que o butt deve sair em janeiro.
muito negativo foi a assistência! lisboa não merece ter um clube como o glorioso!
John, o Benfica tem algumas culpas na assistência, é inadmissivel os detentores não terem (pelo menos)um direito de preferência nos jogos da taça. O nosso marketing trabalha muito bem, mas neste capítulo falha.
Uma carga de ombro contra igual região do corpo pode ser punida tecnicamente?
Pode. Se for praticada por negligência, não estando a bola a distância jogável ou quando cometida com excesso de combatividade.
Portanto, penalti claríssimo sobre o Nuno Assis.
Rasta e o q é "excesso de combatividade"? É uma análise demasiado subjectiva para podermos tê-la como base para uma decisão...é um pouco como a famosa intensidade de Poncio Monteiro...
No lance corrido quantos é q se aperceberam do "encontrão" sobre o Nuno Assis? Qts não pensaram q o choque tinha sido apenas e só com o Pedro Roma? Olhando para a reptição ninguem ficaria escandalizado com a marcação de penalty mas, na minha opnião, não é penalty...mas, verdade seja dita, já vi penaltys assinalados por muito menos...
A assistência é natural para o jogo em causa. Não sei preços mas sei q não há uma politica concertada para chamar adeptos a estes jogos...qd assim é, com tanto jogo, tanta despesa e tanta dificuldade no dia a dia é natural q as assistências nestes jogos menores reflitam tudo isso.
Oh Pedro, já pareces o "Coijo":
"Aquilo num é penalty, para mim num é penalty. Aquilo foi a àguia... que caiu abaixo "
:-)
LOL
Este Xistra é o árbitro que esteve quase um ano sem arbitrar jogos do Benfica.
Depois da vergonha do ano passado, mostrou o 2 amarelo ao Miccoli e consequente expulsão no jogo contra o Estrela da Amadora sem nenhuma razão. LEMBRAM-SE???
E isto porque na jornada a seguir iamos jogar no dragão, por isso se este pertence ao sistema de certeza que não é o vermelho.....
Se um jogador está parado e vem outro a correr na sua direcção e, ombro com ombro, derruba o 1º, não será excesso de combatividade?
A carga de ombro é legal quando 2 jogadores que disputam a bola, lutam ombro a ombro para ganhar a melhor posição. Não foi bem o caso.
Revendo o lance (http://www.zerozero.pt/video.php?id=7031) dá para ver que o Pavlovic nem se preocupa em jogar a bola, apenas se preocupa em tirar o Nuno Assis da jogada.
para certos jogos, até seria melhor o benfica alugar um estádio no norte (bessa, guimarães, braga...).
era uma boa oportunidade para os numerosos benfiquistas do norte, ver o glorioso sem dar dinheiro a chulos.
Pedro gosto de ver que sempre que o benfica ganha o árbitro é um espectaculo, e quando perde o árbitro é sempre culpado.
Ah, e tb gostei de ver que a taça é realmente pouco importante, pois o pedro roma já pôde jogar este jogo. Aliás, só não pôde jogar um esta época.
Parabens pela vitoria, que foi merecida.
Alexandre, o Ricardo estava lesionado, a tua piada não é muito oportuna.
Ó Pedro... desculpa lá... mas se o Xistra apitou bem, então não tens de que te queixar acerca do Jorge Sousa... O Xistra apitou mal, e muito!
Quanto ao perderem muitas bolas a meio campo... só reforça aquilo que eu disse da outra vez... acho que somos um bocado anjinhos... principalmente no meio campo.
este comentador é um urso de todo o tamanho!
http://www.youtube.com/watch?v=LORHSI_anUs
O Tacuara está no bom caminho mas não gosto nada da nova maneira de bater os livres.
Ele não é o Simão. Se marcar mesmo á figura, poucos Gr's vão consequir segurar a bola.
estrangeiro.
Volto a repetir-me o Jorge Sousa cortou-nos o jogo todo a meio campo, o Xistra não fez isso.
Falhou no lance do Nuno Assis? A maioria pensa q sim eu aceito a decisão do Xistra. Foi uma "boa" arbitragem tendo em conta o q é normal. Por exemplo tendo em conta essa arbitragem em q expulsa o Miccoli esta arbitragem foi um luxo.
Alexandre pensei q viesses reclamar por o Roma ter sido titular...LOL...Será q o Domingos percebeu as ordens do Padrinho?
hehe
Pedro,
Achas que foi "boa" porque ganhámos.
Não tivesse o Tacuara resolvido e se calhar a tua visão sobre o trabalho do Xistra era diferente.
Relativamente ao penalti sobre o Nuno Assis, continuo à espera da tua resposta: "Se um jogador está parado e vem outro a correr na sua direcção e, ombro com ombro, derruba o 1º, não será excesso de combatividade?"(Acho que descrevi a situação de jogo de forma bem objectiva).
Concordo com resto da análise ao jogo, só não posso concordar que se ache que "aquilo" ontem foi uma "boa" arbitragem.
Mas consideras o excesso de combatividade o derrube ou o facto do outro estar parado? Se um deles estiver parado não se aplica a "carga de ombro"? Um jogador bem mais forte q outro normalmente derruba-o com a carga de ombro...
Não me parece q no caso do lance com o Nuno Assis ele estivesse parado.
Não...não tem nada a ver com o facto de termos ganho o jogo. Não funciono assim pq podes ver nos arquivos do blog q já fiz ataques cerrados a arbitragens em jogos q ganhámos.
De facto, é frustrante, numa arbitragem não muito boa, mas ainda assim razoável, passarem o tempo a falar do árbitro. Não há nada mais para falar? Na nossa equipa, por exemplo? Que raio de maneira de viver o futebol...
Para mim frustrante é que, jogo após jogo, o Benfica tenha que lutar contra estas arbitragens habilidosas.
Custa-me ver pessoas acomodadas à vergonha que é o nosso futebol.
Acho que se a arbitragem não foi boa, há que dizê-lo, sempre. (Sim, Pedro, como também tens feito)
Mas chega de falar no Xistra, até porque agora a minha discussão com o Pedro centra-se na definição de "carga de ombro".
Estás-te a esquecer que a carga de ombro só é legal quando os dois jogadores estão na disputa da bola. O Pavlovic nem se preocupou em jogá-la. Placou (com o ombro é verdade) o Nuno Assis.
Mas agora esquece esse lance.
Um jogador tem a bola controlada. Um jogador adversário corre, não ao seu lado mas na sua direcção e derruba-o, acertando em cheio com seu ombro no ombro adversário.
Deve ser marcada falta ou não?
Não pedro, pelos vistos o guarda redes dos jogos contra o benfica estava lesionado (obrigado americano). Afinal era ainda mais fácil de perceber do que aquilo que eu pensava. Mas desta vez não precisaram desse tal ricardo.
Enviar um comentário